Gestão Pública

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O curso de especialização docente em Gestão Pública apresenta conceitos referentes à área e sua relação intrínseca com as questões sociais.  As reflexões estimuladas pelos temas abordados visam a capacitação e a atualização dos profissionais para a atuação na área pública, seja com o papel de liderança política ou como educadores. 

Objetivos:
O curso tem como objetivo aprimorar os conhecimentos na área de Gestão Pública e sua relação com a sociedade. Busca estimular a reflexão do papel do Gestor Público frente ao desafio que envolvem as questões políticas e sociais.

Público-alvo:
Profissionais que buscam seu aprofundamento na área, como lideranças nos setores público e privado, professores, educadores, e demais profissionais que tenham interesse pelo assunto. 

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula

Disciplinas

  • Visão panorâmica sobre a comunicação empresarial como área interdisciplinar, a qual integra atividades, estratégias, políticas e suas respectivas ferramentas no contexto de quatro subáreas: administrativa, interna, institucional e mercadológica. Principais temas da comunicação empresarial: antecedentes; evolução histórica; especialização; aplicações; abrangência; produção científica; teorias da comunicação; paradigmas e metaparadigmas; gestão de crises, de conflitos e de reputação; ética e responsabilidade social; relações com diferentes públicos; o papel de porta-vozes e a arte de falar em público.
  • Elementos teóricos que possibilitam a compreensão de questões econômicas relacionadas ao cotidiano. Conceito de economia. Método de estudo da Ciência Econômica. Divisões da Ciência Econômica. Problemas econômicos fundamentais. Demanda, oferta e equilíbrio de mercado. Características dos mercados. Macroeconomia. Produto Interno Bruto (PIB). Crescimento econômico. Crises econômicas. Política econômica e fiscal. Política monetária. Inflação. Desemprego. Comércio internacional.
  • Direitos do cidadão no processo de fiscalização de obras e serviços públicos. Como os recursos arrecadados com os tributos são aplicados na sociedade. Contratos administrativos e os preceitos legais que os regulamentam. Características, requisitos e formalização dos contratos. Contratos de gestão versus termos de parceria. Conceito e abrangência de controle nos contratos. Características e Controle pelos Tribunais de Contas. Controle judicial. Áreas de atuação e limitações do Ministério Público. Conceito, funcionamento e crimes na Lei n. 8.666/1993.
  • Concepções de Estado e Sociedade Civil. A reformulação do conceito de "Público". Modelos de gestão e parcerias na Administração Pública. Privatização. Descentralização. Franquia pública. Terceirização. Convênio. Consórcio público
  • A constituição do homem moderno; a conquista da autonomia: Descartes e Kant; a ética do social: as discussões sobre o contrato social e o individualismo; a noção de Estado; a transformação dos alicerces tradicionais da ética através do nominalismo e a crise da ética tradicional; o conceito do novo homem a partir das utopias; o conceito de humanidade e a política; o homem contemporâneo; o conceito de crise; modelos de concepção do homem: o inconsciente, o homem-massa, o homem robotizado; o homem enquanto produtor e consumidor; a tecnologia e as perspectivas do futuro.
  • Abordagens aprofundadas sobre finanças, orçamentos públicos e órgãos de controle relacionados à administração e à gestão pública. Licitações e o processo necessário para a arrecadação, a programação e o processo de elaboração do orçamento. A integração do orçamento ao planejamento, o ciclo orçamentário e a execução, a controladoria dentro do contexto público brasileiro. O processo de planejamento, orçamento e execução orçamentária. Exemplos cotidianos que permitem uma melhor compreensão dos conteúdos apresentados.
  • Ação Coletiva; identidades coletivas; paradigmas de interpretação dos movimentos sociais; movimentos sociais no Brasil. O conceito antropológico de cultura; identidades sociais : gênero, étnica, classe, religiosa, regional, nacional; Cultura Popular x Cultura Erudita ; Cultura x Estado : Patrimônio Cultural, Povos indígenas, Remanescentes de Quilombo.
  • Origem e desenvolvimento da OSM, considerações gerais e conceituais, as características das organizações e a organização das atividades administrativas. Fundamentos de instrumentos de organização, sistemas e métodos. Redesenho de informações para um roteiro de diagnóstico organizacional. Sistemas administrativos, Estrutura organizacional, Departamentalização, Linha e Assessoria, Delegação e descentralização. Hierarquia. Análise e estrutura de sistemas. Métodos e organização do Trabalho. Instrumentos de desenho organizacional.

Diferenciais

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.