Gestão Pública
Graduação EAD
Apresentação
O Curso Superior de Tecnólogo em Gestão
Pública na modalidade EAD para a Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo
“constituir profissionais competentes em
construir e reconstruir o conhecimentos aptos para atuar nos processos de
planejamento, projeção e gerenciamento da área pública, apresentando
flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de
situações diversas, presentes ou emergentes, transformados em condutas
pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando pessoas a
melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem”.
Deste modo, aderindo a esta nova modalidade, a Faculdade Censupeg terá o
importante papel de fornecer a este profissional, que busca sua diplomação
nesta área, qualidade de ensino junto à inovação e praticidade do EAD.
O profissional de Gestão Pública
deverá adquirir através de sua formação competências necessárias para atuar em
diferentes áreas, podendo assumir a gestão ou consultoria de instituições
públicas, na medida que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço
de atuação para os gestores se expande significativamente. Nesse sentido,
abre-se uma imensa gama de possibilidades profissionais aos egressos do curso
de Gestão Pública.
Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.
Mercado de Trabalho;
Política, ONGs, Assessoria, Consultoria e Concursos em Geral.
Disciplinas
- Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
- História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
- Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
- Introdução à Administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da Contingência Estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica; Teoria Cibernética da Administração.
- Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários mercadológicos; As evidencias físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise de SWOT; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa Start-up; Metodologia Start-up; Start-up e tecnologias.
- Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
- Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
- O que é um estudo de caso? Contextualização e conhecimento prático de programas e projetos na gestão pública. Atual cenário econômico do país; Atual cenário econômico dos órgãos públicos locais. Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; Ambiente interno e externo das organizações pública. Gestão da estrutura pública em um ambiente globalizado; Técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades.
- Tipos de demandas na Gestão Pública, abrangência, impacto das políticas públicas. As orientações legais para o funcionamento do estado, os direitos e deveres dos agentes sociais. A origem dos recursos, a implementação das políticas e a avaliação das políticas públicas.
- Conceitos e importância da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para as Organizações Públicas e Privadas. As atribuições dos órgãos de patrimônio: planejamento. As atribuições dos órgãos de patrimônio: organização. As atribuições dos órgãos de patrimônio: layout, As atribuições dos órgãos de patrimônio: controle. As atribuições dos órgãos de patrimônio: sistemas. A logística de suprimentos na administração pública e sua adaptação à gestão patrimonial: definições. A logística de suprimentos na administração pública.
- Ementa: Estado e sociedade, as funções e princípios da gestão pública, fundamentos e normatização dos atos praticados na administração pública, funções da gestão pública, principais peculiaridades da governabilidade e à governança na gestão pública, princípios Constitucionais, os componentes e as práticas da governança, principais atores sociais dos setores públicos e privados.
- Ementa: O poder de compra do Estado - fundamento constitucional, O sistema de compras da administração pública SIASG/COMPRASNET, regulamento e legislação do processo de licitação pública no Brasil, Modalidades licitatórias, concorrência e tomada de preços, convite, concurso e leilão, pregão presencial e pregão eletrônico, procedimentos licitatórios - fase interna e fase externa.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo rotina do gestor público; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências de tomada de decisão, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Ementa: Controle no Contexto da administração e do direito Administrativo, a responsabilidade civil do estado, os fundamentos de direito público, instituições de direito público, a teoria do estado, do estado brasileiro, os sujeitos de direito público e os sujeitos de direito privado, relações das ciências administrativas com o direito público e privado.
- Orçamento público, Planejamento do Orçamento Público, Plano Plurianual de Ação-PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias–LDO. Lei Orçamentária Anual–LOA, Receitas e Despesas Públicas, Plano de Contas e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
- Papel do Tribunal de Contas da União-TCU , controle externo perante a administração pública, controle social e os meios disponíveis à sociedade, o controle da sociedade em relação aos gastos públicos, mecanismos de controle e sua aplicabilidade, a responsabilidade do auditor, planejamento de auditoria: riscos e distorções, controles e procedimentos internos.
- As práticas de marketing aplicado ao setor público, a burocracia, objetivos da publicidade no setor público, as secretarias envolvidas na execução do marketing público, o planejamento das ferramentas de marketing para publicidade no setor público, a formação de parcerias estratégicas e a elaboração do Plano de Marketing.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo liderança e tecnologi; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Para que serve o inglês instrumental? Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
- Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
- Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
- Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos. Mercado Financeiro e Fintechs. Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira. Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções. Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital. Valor de Mercado das Empresas. Governança Corporativa. Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos. Relação Risco e Retorno. Otimização de Risco e Retorno. Análise de Risco em Decisões de Investimento I. Análise de Risco em Decisões de Investimento II.
- O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos a média e a proporções (grandes e pequenas amostras)
Diferenciais
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Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00
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Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos
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Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC
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Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho
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A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso
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Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional
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Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial
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No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo
Coordenadora Técnica

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.