Gestão Ambiental

Graduação EAD

Apresentação

Nos dias de hoje, já de forma tardia na tentativa de reduzir o aquecimento global e aumentar a consciência em relação ao ecossistema e preservação ambiental, as preocupações relacionadas ao assunto Natureza e Sociedade voltaram à tona. O profissional que trabalha com Gestão Ambiental é imprescindível no processo de controle dos danos e reversão da degradação ambiental. Ele trabalha elaborando projetos e mais projetos ambientais que visam a preservação do meio ambiente e o mais importante, o acompanhamento do progresso dessa variável que existe em todas as empresas.

Com o desenvolvimento sustentável sendo abordado em todos os assuntos no globo, esse profissional passou a ter um importantíssimo papel na sociedade implementando projetos de exploração natural, técnicas não poluentes.

A possibilidade de construir novos empreendimentos com alto potencial de crescimento e influência está mais presente do que nunca, a visão para realidades concretas, gerando valor social e econômico para toda a sociedade com um olhar voltado para a sustentabilidade e para a responsabilidade e impacto que as empresas geram em todo o ecossistema é o principal legado que o profissional Gestão Ambiental deve deixar e são essas competências que o aluno desse curso aprenderá.

Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior

Mercado de Trabalho:
Assessoria e Consultoria Ambiental, Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais, Certificação, Educação Ambiental, Gestão da Sustentabilidade, Planejamento Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas.

Disciplinas

  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • História da ética; Conceito e Princípios da Ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade Social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança Desenvolvimento de líderes; Habilidades de Liderança; O papel da Liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de Coaching; Coaching de Equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e Organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Conceito Iniciais, são propostas atividades que farão você resgatar a sua história de vida e projetar o seu futuro, assim como, resgatar experiências e aprendizados com pessoas da sua comunidade.
  • Introdução à administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da contingência estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica e Teoria Cibernética da Administração.
  • Para que serve o inglês instrumental?; Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
  • Língua Brasileira de Sinais: Uma Conquista Histórica; História da Educação de Surdos; Surdez: Conceito, Causa e Políticas de Prevenção; Libras como Língua Natural e Português como Segunda Língua; Língua Brasileira de Sinais: Aspectos Linguísticos e Gramaticais; Comunidade Cultura e Identidade Surda; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para Crianças Surdas.
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos; Mercado Financeiro e Fintechs; Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira; Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções; Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital; Valor de Mercado das Empresas; Governança Corporativa; Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos; Relação Risco e Retorno; Otimização de Risco e Retorno; Análise de Risco em Decisões de Investimento.
  • Cultura e Etnicidade; Educação Multicultural e Diretrizes Básica da Lei Brasileira; Ética e Questões Éticas; Etnia e Raça; Desigualdade Étnico-Raciais; Combate ao Racismo de Discriminação; Formação Sócio Cultural do Brasil.
  • A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários Mercadológicos; Especificação de requisitos para um cenário de negócios; As evidências físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa start-up; Metodologia start-up enxuta; Start-ups e tecnologia.
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo; Tipos de empreendedorismo; Perfil e comportamento empreendedores; Tipos de inovação; Modelagem do negócio; Desenvolvendo modelos de negócios; Canvas; Pitch; Tendências de mercado nacional e internacional; Empreendedorismo social: contexto; Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto; Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Cenários para Empreender, são propostas atividades para desenvolver habilidade na análise de cenários empresariais, identificando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
  • Resíduos sólidos; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Política nacional de resíduos sólidos; Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais; Identificação, classificação e análise de resíduos; Introdução, definição, tipos de isolamento, tipos de 16 resíduos e gerenciamento de resíduos de saúde; Gerenciamento da logística reversa de resíduos sólidos urbanos e de saúde; Tratamento de emissões gasosas; Danos causados pela poluição, dispersão de poluentes e técnicas de controle; Poluição Atmosférica; Poluição, energia e o meio ambiente; Gestão ambiental: reciclagem e a questão dos lixos nas cidades.
  • Evolução urbana e a modificação da paisagem; Evolução urbana e planejamento ambiental: histórico; Diferentes abordagens de planejamento; Níveis de planejamento e bases legais; Planejamento Ambiental Urbano; Questões socioeconômicas, ambientais e políticas no planejamento urbano; Qualidade de vida e saúde nos centros urbanos.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Influências Econômicas nas Organizações, são propostas atividades para desenvolver habilidades na solução de problemas, compreendendo a interconectividade de temas e áreas em cenários comuns nas empresas.
  • Ciclo Hidrológico; Bacia Hidrográfica; Recursos Hídricos; Gerenciamento de Recursos Hídricos; A Política Nacional de Recursos Hídricos; Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos; Direito do uso da água no Brasil; Agência Nacional de Águas; Usos múltiplos das águas; Utilização de sistemas de informações geográficas para o planejamento de recursos Hídricos; Planos de Ações de Recursos Hídricos; Manejo integrado dos Recursos Hídricos.
  • Saneamento ambiental e sua importância socioambiental; Diretrizes Nacionais do Saneamento Básico; Educação Ambiental; Qualidade da água. Resolução CONAMA 357/2005 e Resolução CONAMA 430/2011; Remoção de compostos orgânicos na água; Processos gerais e estações de tratamento de esgoto; Redes coletoras; Resíduos sólidos; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Drenagem urbana – conceitos e objetivos; Fundamentos da hidrologia urbana.
  • Conceituação de Impactos Ambientais; Origens e Difusão da Avaliação de Impactos Ambientais (AIA): Tratados Internacionais e Legislação do Brasil; Legislações Ambientais Específicas; Previsão de Impactos e Indicadores de Impactos; Avaliação dos Impactos Ambientais no meio Antrópico; Avaliação de Impactos Ambientais no Meio Biótico; Gestão Ambiental: técnicas de avaliação de impactos ambientais; Indicadores Ambientais; Monitoramento de Impactos Ambientais; Participação Pública na Avaliação de Impactos Ambientais; Tomada de decisão baseada na Avaliação de Impacto Ambiental; Percepções de riscos, planos de gestão dos impactos e componentes estruturantes de um plano.
  • Meio ambiente: aspectos conceituais e estudos no Brasil; Importância do Licenciamento; Licenciamento ambiental; Histórico, conceitos, objetivos; O Processo de Licenciamento Ambiental; Licenciamento ambiental e estudo prévio de impacto ambiental; Procedimentos para a obtenção das licenças ambientais; Autorizações Ambientais; Termo de referência; Relatório de impacto ambiental (RIMA); Relatório de controle ambiental (RCA): conceitos, aplicabilidade, análise e discussão; Programas de controle, mitigação, compensação e monitoramento; Cuidados, aspectos e estudos importantes do licenciamento ambiental.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Aplicando Soluções, são propostas atividades de análise de cenários empresariais, com a finalidade de identificar estratégias necessárias que devem ser adotadas pelas empresas para que obtenham eficiência e eficácia em seus processos ambientais.
  • Ecossistemas e Biomas; Degradação Ambiental; Degradação do Solo; Ação Antrópica no Planeta; Ciclo do Carbono, Efeito Estufa e as Queimadas; Ciclo Biogeoquímico, Nitrogênio, Fósforo, Enxofre e Água; Desenvolvimento sustentável das áreas sociais, econômicas e socioambientais; Conceitos sobre mata de galeria, mata ciliar, resiliência, ecossistema estável e ecossistema perturbado; Sucessão e importância para áreas degradadas (Ênfase em agronegócio);Etapas de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD);Modelos de recuperação de áreas florestais; Definição de diretrizes para execução do PRAD.
  • Risco e controle ambiental: saneamento e saúde pública; Futuro sustentável dos recursos hídricos; Doenças de veiculação hídrica; Conceito e análise de efluentes; A importância dos reservatórios; Sistema de Microdrenagem: captação das águas pluviais, galerias e pequenos canais; Água de consumo: fontes, tratamento, padrões de potabilidade e análise bacteriológica; Elaboração e implementação de programas de monitoramento da qualidade; Emissários submarinos de esgoto; Autodepuração de recursos hídricos; Esgotos: Tratamento; Técnicas de tratamento para fins domésticos e industriais.

Diferenciais

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00.

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.