logo da censupeg
  • Portal Online

       Portal Online
    • Inscreva-se vestibular
    • Continuar inscrição
    • Aluno Graduação
    • Aluno Pós-Graduação
    • Professor Graduação
    • Professor Pós-graduação
    • Gestão da unidade
    • Consultor
  • Cursos

       Cursos
    • Graduação EAD
    • Pós-Graduação EAD
    • Pós-Graduação Presencial
    • Pós-Graduação On-line com Aulas ao Vivo
    • Todos os cursos
  • Conheça o grupo

       Institucional
    • Saeshia
    • Quem somos
    • Jeito Censupeg de ser
    • Responsabilidade social
    • Ouvidoria
    • Programa de integridade
    • Proteção de dados

    •  Educação
    • Metodologias ativas de aprendizagem
    • Universo Neuropsicopedagogia
    • Referência em saúde
    • Conectativos
  • Faculdade Censupeg

       Regulação
    • Comissão própria de avaliação
    • PDI - Faculdade CENSUPEG
    • Portaria MEC
    • Parcerias
    • História da faculdade

    •  Acessos
    • Onde estamos
    • Autenticação de documentos
    • Carteira de estudante
    • Editais
    • Mentor PIPA
    • Selo Empreendedor
  • Blog
  • Ebooks
  • Contato
  • |
  • Menu acessível

Gestão Comercial

Graduação EAD

  • Apresentação
  • Disciplinas
  • Perguntas frequentes

Apresentação

O Curso Superior de Tecnólogo em Gestão Comercial da Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo constituir profissionais competentes em construir e reconstruir o conhecimentos aptos para atuar nos processos de planejamento, organização e gerenciamento das atividades comerciais, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, transformados em condutas pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem.

Deste modo, aderindo a esta nova modalidade, a Faculdade Censupeg terá o importante papel de fornecer a este profissional, que busca sua diplomação nesta área, qualidade de ensino junto à inovação e praticidade do EAD.

O profissional de Gestão Comercial deverá adquirir através de sua formação competências, habilidades e atitudes necessárias para atuar em diferentes áreas, podendo assumir a gestão ou consultoria de instituições públicas ou privadas, na medida que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço de atuação para os gestores se expande significativamente. Nesse sentido, abre-se uma imensa gama de possibilidades profissionais aos egressos do curso de Gestão Comercial. 

Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.

Mercado de Trabalho:
Gestão Comercial, Consultoria Comercial, Treinamento em Vendas, Empreendedorismo e Representação Comercial.

Disciplinas

Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Sistemas de Informação e Gestão Comercial
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
Mercado Financeiro e de Capitais - Optativa
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos. Mercado Financeiro e Fintechs. Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira. Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções. Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital. Valor de Mercado das Empresas. Governança Corporativa. Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos. Relação Risco e Retorno. Otimização de Risco e Retorno. Análise de Risco em Decisões de Investimento I. Análise de Risco em Decisões de Investimento II.
Gestão da Qualidade - Optativa
  • O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
Estatística - Optativa
  • O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos a média e a proporções (grandes e pequenas amostras).
Direito do Consumidor - Optativa
  • Conceitos legais de consumidor. O relacionamento dos conceitos de fornecedor e de empresário/sociedade empresária. Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço. Responsabilidade pelo vício do produto ou do serviço. As práticas comerciais. Os contratos empresarias e o Gestão Comercial do consumidor. Publicidade enganosa e abusiva. Desconsideração da personalidade jurídica. Âmbito de aplicação das normas de Gestão Comercial do Consumidor. Contratos de consumo. Esferas de responsabilização e sanções no CDC. Responsabilidade civil no âmbito do Gestão Comercial do Consumidor. Proteção do consumidor em juízo.
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência - Optativa
  • Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
Libras - Optativa
  • Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
Inglês - Optativa
  • Para que serve o inglês instrumental? Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Relacionamento com Clientes
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
Negociação e Gestão de Conflitos
  • A Negociação: estratégias e planejamento; As características de uma situação de negociação; A percepção, a cognição e a emoção; A comunicação; A ética nas negociações; Os relacionamentos nas negociações; As boas práticas nas negociações; As negociações internacionais e transculturais.
Marketing Digital e Comércio Eletrônico
  • Fundamentos do comércio eletrônico; Modelos de aplicação e banco de dados; Segurança das transações on-line; Estratégias digitais; Redes Sociais; Sistemas ERPs e e-commerce; Fatores geradores de negócios; Fundamentos, planejamento e dimensões do marketing digital; Monitoramento de resultados.
Comportamento do Consumidor
  • Definindo o comportamento do consumidor, sua importância e implicações para o marketing; Comportamento do consumidor em relação a preços, ofertas e promoções; Fatores sociais e demográficos que influenciam o comportamento do consumidor; Processo de tomada de decisão; Serviços: o produto intangível.
Análise de Custos e Formação de Preços
  • Visão geral dos métodos de custeamento; Custo nos processos de armazenagem; Custos para decisão; Teoria de preços; Formação do preço de venda; Precificação de serviços; Sistemas operacionais.
Comunicação, Expressão e Competências do Acadêmico CENSUPEG para o Ensino Superior
  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
Matemática aplicada a Finanças
  • O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
Marketing de Vendas e Serviços
  • A venda integrada ao sistema de marketing; Planejamento de vendas; Organização e desenvolvimento da força de vendas; Planos estratégicos da venda; Tipologias Varejistas; Classificando varejistas; Perfil do profissional de vendas.
Logística e Compras
  • Logística e gestão da cadeia de suprimentos; Decisões de compras e de programação de suprimentos; Custos associados aos processos logísticos; Logística e distribuição; Logística empresarial; Logística reversa de bens de pós-consumo e pós-vendas; Gestão em compras; Operadores logísticos.
Direito Comercial e do Consumidor
  • Evolução histórica do direito comercial; Nome comercial, título de estabelecimento, marcas e patentes; Princípios gerais do direito do consumidor; Banco de dados e cadastros de consumidores. Conceitos legais de consumidor. O relacionamento dos conceitos de fornecedor e de empresário/sociedade empresária. Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço. Responsabilidade pelo vício do produto ou do serviço. As práticas comerciais. Os contratos empresarias e o direito do consumidor. Publicidade enganosa e abusiva. Desconsideração da personalidade jurídica. Âmbito de aplicação das normas de Direito do Consumidor. Contratos de consumo. Esferas de responsabilização e sanções no CDC. Responsabilidade civil no âmbito do Direito do Consumidor. Proteção do consumidor em juízo.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Cenários para Empreender
  • O que é um estudo de caso? Contextualização e definição de estratégias e cenários para empreender; Atual cenário econômico do país; Atual cenário econômico das empresas; Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; Ambiente interno e externo das empresas; Objetivos empresariais; Gerenciamento de empresas em um ambiente globalizado; Métodos e técnicas do desenvolvimento empresarial; Técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades.
Planejamento Estratégico
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
Empreendedorismo
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
Ambientes e Cenários Empresariais
  • A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários mercadológicos; As evidencias físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise de SWOT; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa Start-up; Metodologia Start-up; Start-up e tecnologias.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Conceitos Iniciais - EXTENSÃO
  • Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
Teorias da Administração e das Organizações
  • Introdução à Administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da Contingência Estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica; Teoria Cibernética da Administração.
Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
Ética, Responsabilidade Social e Educação Ambiental
  • História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.

Diferenciais

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.

Parcelas de R$311,76 por
R$265,00*
Até o vencimento.
Informações por WhatsApp Inscreva-se

Sobre o curso

  • 2 anos
  • 26 Disciplinas
  • Graduação EAD
  • 15% desconto de pontualidade*

Logomarca da Faculdade Censupeg na cor branca.

Acesso rápido
  • Intranet
  • Menu acessível
  • Projetos de pesquisa
  • Universidade Corporativa
  • Webmail
Entre em contato
  • 0800 600 6808
  • censupeg@censupeg.com.br

Fique por dentro de tudo

Preencha o formulário para receber mais informações sobre a faculdade.

Ao informar meus dados, concordo* em receber comunicações da Faculdade CENSUPEG como notícias, conteúdos e oferta de cursos de acordo com a Política de privacidade.
*Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.


  • Política de privacidade
  • Editais
  • Regimento Institucional
© Faculdade Censupeg | Direitos Reservados
Checkout!