Gestão da Produção Industrial
Graduação EAD
Apresentação
O Curso Superior de Tecnólogo em Gestão
da Produção Industrial na modalidade EAD para a Faculdade CENSUPEG tem como
principal objetivo “constituir
profissionais competentes em construir e reconstruir o conhecimentos aptos
para atuar nos processos de planejamento, organização e gerenciamento da
produção industrial, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade
contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, transformados
em condutas pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando
pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem”.
Deste modo, aderindo a esta nova modalidade, a Faculdade Censupeg terá o
importante papel de fornecer a este profissional, que busca sua diplomação
nesta área, qualidade de ensino junto à inovação e praticidade do EAD.
O profissional de Gestão da
Produção Industrial deverá adquirir através de sua formação competências,
habilidades e atitudes necessárias para atuar em diferentes áreas, podendo
assumir a gestão ou consultoria de instituições públicas ou privadas, na medida
que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço de atuação para os
gestores se expandem significativamente. Nesse sentido, abre-se uma imensa gama
de possibilidades profissionais aos egressos do curso de Gestão da Produção
Industrial.
Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.
Mercado de Trabalho:
Gestão em Indústrias de Diversos Setores, Consultorias em
Empresas e Órgãos Relacionados a Indústria, Pesquisa e Ensino em
instituições de ensino como Universidades e Faculdades, dentre outros.
Disciplinas
- Introdução a manutenção industrial. Coleta e análise de dados de manutenção. Planejamento da manutenção. Manutenção corretiva. Manutenção preventiva. Manutenção preditiva. Manutenção classe mundial – práticas de manutenção moderna. Introdução ao OEE: eficiência global de equipamentos.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Introdução a finanças e custos. Classificação de custos e despesas. Gestão de custos. Custo de mão de obra. Custos indiretos de fabricação. Fundamentos de sistema de custeio. Sistema de custeio por departamentalização. Sistema de custeio baseado em atividades. Custeio variável e a teoria das restrições.
- Introdução a pesquisa operacional. Histórico da PO. Conceitos de modelagem e otimização. O enfoque gerencial da pesquisa operacional. Modelagem matemática. Modelos lineares e o método Simplex. Ferramenta computacional: Solver. Análise de sensibilidade.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Introdução aos sistemas de informação. Sistemas especialistas, sistemas de apoio a decisão e sistemas executivos. Implementando sistemas de negócios. Sistemas de informação – infraestrutura de TI. Desafios éticos, sociais e de segurança da tecnologia de informação. Indústria 4.0: histórico e conceitos. Arranjos produtivos na indústria 4.0. Desafios e oportunidades da indústria 4.0 no Brasil.
- O sistema Toyota de produção. Lead time, takt time e tempo de ciclo. Técnicas industriais japonesas (JIT). Manufatura celular. Kanban. Mapeamento do fluxo de valor. Nivelamento da produção. Estabelecimento de processos e procedimentos padronizados. Poka-yoke: estratégias e táticas da produção enxuta. TQM introdução.
- Automação industrial. Conceitos básicos de controle. Diagramas de bloco de processos. Sistemas de produção e automação. Eletrônica industrial. Instrumentação analógica e digital. Automação de processos contínuos - sistemas supervisores. Simulação e sistemas contínuos. Sistemas discretos.
- Terminologia logística. A relação entre a logística e as unidades organizacionais. Introdução as operações logísticas: controle das operações logísticas. Estratégia logística e planejamento. SIG – sistemas integrados de gestão aplicados à logística. Operadores logísticos. Cadeia de valor e logística. Planejamento de operações integradas. Medição de desempenho. Logística internacional. Tendências futuras da logística.
- O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
- Fundamentos de segurança no trabalho; Normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho; Acidente de trabalho; Ergonomia; Doenças ocupacionais; Síndrome de Burnout; Higiene e qualidade de vida no trabalho; Comissão interna de prevenção de acidentes; Programas de saúde e segurança ocupacional; Acidente de trabalho: papel da comissão interna de prevenção de acidentes e serviço de engenharia de segurança e medicina; Riscos ocupacionais.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Para que serve o inglês instrumental? Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
- Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
- Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
- Conceitos legais de consumidor. O relacionamento dos conceitos de fornecedor e de empresário/sociedade empresária. Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço. Responsabilidade pelo vício do produto ou do serviço. As práticas comerciais. Os contratos empresarias e o Gestão da Produção Industrial do consumidor. Publicidade enganosa e abusiva. Desconsideração da personalidade jurídica. Âmbito de aplicação das normas de Gestão da Produção Industrial do Consumidor. Contratos de consumo. Esferas de responsabilização e sanções no CDC. Responsabilidade civil no âmbito do Gestão da Produção Industrial do Consumidor. Proteção do consumidor em juízo.
- O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos a média e a proporções (grandes e pequenas amostras)
- Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos. Mercado Financeiro e Fintechs. Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira. Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções. Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital. Valor de Mercado das Empresas. Governança Corporativa. Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos. Relação Risco e Retorno. Otimização de Risco e Retorno. Análise de Risco em Decisões de Investimento I. Análise de Risco em Decisões de Investimento II.
- Conceitos fundamentais; Característica dos fatores de produção; Matemática financeira; Característica do juro; Diferença entre juros e lucro, Sistema de capitalização simples; Mercado: eficiência técnica e financeira da engenharia; Desenvolvimento econômico e sustentabilidade; Análise da sensibilidade; Método do valor presente; Conceito de spread; Macroeconomia.
- História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
- Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
- Introdução à Administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da Contingência Estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica; Teoria Cibernética da Administração.
- Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários mercadológicos; As evidencias físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise de SWOT; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa Start-up; Metodologia Start-up; Start-up e tecnologias.
- Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
- Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
- O que é um estudo de caso? Contextualização e definição de estratégias e cenários para empreender; Atual cenário econômico do país; Atual cenário econômico das empresas; Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; Ambiente interno e externo das empresas; Objetivos empresariais; Gerenciamento de empresas em um ambiente globalizado; Métodos e técnicas do desenvolvimento empresarial; Técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades.
- Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
- Conceito geral de administração da produção e operações; Mecanismo da função produção – operações; A produção como ferramenta estratégica; Gerenciamento de processos e operações; Abordagem sistêmica; Caracterização dos arranjos físicos; TRF Métodos de trabalho; Estudo de tempos: determinação das tolerâncias e tempo padrão; Índice de rendimento operacional global: IROG; Decisão baseada em custos.
- Definindo o projeto; Desenvolvimento de um plano de projeto I; Desenvolvimento de um plano de projeto II; Estimativas de custos e tempo de um projeto; Gerenciamento de riscos I; Redução da duração de um projeto; Gerenciando equipes de projetos I; Gerenciando equipes de projetos II; Estratégia da organização e seleção de projeto I; Estratégia da organização e seleção de projeto II; Gerenciamento ágil de projetos; Fechamento de projeto
- O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Introdução ao controle estatístico do processo. Causas da variabilidade. Medidas de dispersão e variabilidade. Gráficos de controle para variáveis. Estabilidade e capacidade do processo. Índices de capabilidade e desempenho dos processos. Gráficos de controle para atributos: itens defeituosos. Gráficos de controle para atributos: defeitos.
- Conceito de metrologia. Termos fundamentais de metrologia: unidades e grandezas de medida. Tipos de medidas. Sistema métrico decimal: sistema internacional de medidas. Escolha correta do instrumento a ser utilizado na medição. Resolução dos instrumentos. Calibração. Padrões de referência. Medições e resultados de medições. Medição por coordenadas. Erros. Confiabilidade metrológica. Rastreabilidade.
- Planejamento e controle: conceituação. Planejamento e controle da produção – PCP. Necessidade de previsão da cadeia de suprimentos. Planejamento agregado de vendas e de produção. Gestão da demanda e previsão. Planejamento da necessidade de produção (MRP). Medindo a necessidade de recursos e capacidade produtiva. Programação da produção intermitente. Estratégia de estoque. Experimentação e análise de resultados.
Diferenciais
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Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00
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Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos
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Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC
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Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho
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A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso
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Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional
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Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial
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No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Coordenadora Técnica

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.