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Gestão de Saúde Pública

Graduação EAD

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Apresentação

O Curso Superior de Tecnólogo em Gestão de Saúde Pública na modalidade EAD para a Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo “constituir profissionais competentes em construir e reconstruir o conhecimentos, aptos para atuar nos processos de planejamento, organização e gerenciamento dos serviços de saúde pública, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, transformados em condutas pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem”. 

Deste modo, aderindo a esta nova modalidade, a Faculdade Censupeg terá o importante papel de fornecer a este profissional, que busca sua diplomação nesta área, qualidade de ensino junto à inovação e praticidade do EAD.

O profissional de Gestão de Saúde Pública deverá adquirir através de sua formação competências, habilidades e atitudes necessárias para atuar em diferentes áreas, podendo assumir a gestão ou consultoria de instituições públicas ou privadas, tanto no âmbito público como no privado, uma vez que, na medida que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço de atuação para os gestores se expande significativamente. Nesse sentido, abre-se uma imensa gama de possibilidades profissionais aos egressos do curso de 
Gestão de Saúde Pública.

Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.

Mercado de Trabalho:
Gestão Pública, Gestão Hospitalar, Logística de Saúde e Vigilância Sanitária, Saneamento Básico e Consultoria.

Disciplinas

Comunicação, Expressão e Competências do Acadêmico CENSUPEG para o Ensino Superior
  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
Ética, Responsabilidade Social e Educação Ambiental
  • História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
Teorias da Administração e das Organizações
  • Introdução à Administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da Contingência Estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica; Teoria Cibernética da Administração.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Conceitos Iniciais - Extensão
  • Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
Ambientes e Cenários Empresariais
  • empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários mercadológicos; As evidencias físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise de SWOT; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa Start-up; Metodologia Start-up; Start-up e tecnologias.
Empreendedorismo
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
Planejamento Estratégico
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Gestão Estratégica em Saúde
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
Acidentes do Trabalho e Previdência Social
  • Definição de acidente do trabalho. Estatística de acidentes do trabalho. Gestão de riscos de acidentes. Causas e consequências do acidente do trabalho. Papel da CIPA e do SESMT no acidente de trabalho. Normas e procedimentos para prevenir acidentes no trabalho. Papel da Previdência Social. Desenvolvimento ações de prevenção a partir de informações obtidas pela Previdência Social. Noções gerais sobre Legislação e Normatização. Legislação Previdenciária.
Gestão de Recursos Humanos em Serviços de Saúde
  • Gestão global de recursos humanos. Gestão de Recursos Humanos como vantagem competitiva às organizações. Relação entre a organização e seus recursos humanos. Principais métodos de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Importância do investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações. Desafios de tendências da gestão de Recursos Humanos. A Sustentabilidade nas Organizações. Tendências da moderna gestão de pessoas.
Gestão pública e Estrutura do SUS
  • Gestão pública e fiscal. Principais funções da gestão pública. Princípios constitucionais da gestão pública. Principais diferenças e semelhanças entre a administração pública e privada. Elementos necessários para a formação de um gestor público. Transparência, controle e fiscalização. Gestão Fiscal. Estrutura do SUS e suas principais normativas. Princípios e diretrizes do SUS. Avanços e desafios do SUS. Instrumentos de Gestão do SUS.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Saúde Pública da Comunidade Local.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
Gerenciamentos dos Resíduos em Saúde
  • Definição de resíduos. Classificação dos tipos de resíduos de saúde (RSS). Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Etapas envolvidas no gerenciamento de resíduos de saúde. Identificação de ações relacionadas ao sistema de gerenciamento de resíduos de saúde.
Biossegurança e Qualidade de Vida nos Serviços de Saúde
  • Conceito de biossegurança. Utilização da biossegurança. Principais legislações sobre biossegurança. Requisitos gerais de biossegurança. Classificação de risco biológico e os níveis de biossegurança. Barreiras primárias e secundárias de biossegurança. Importância de adotar medidas de biossegurança para utilização de materiais perfurocortantes e/ou biológicos. Qualidade de vida no trabalho. Características de um programa de qualidade devida no trabalho. Programas de qualidade devida no trabalho aplicados nas instituições públicas.
Saúde Preventiva e Promoção a Saúde
  • Conceito de saúde. Saúde preventiva. Histórico do processo saúde doença. Mecanismos, ações e programas de saúde preventiva. Ausência de doença. Modelos assistenciais em saúde. Educação em Saúde. Histórico das políticas de saúde no Brasil. Promoção da Saúde. Conceitos atuais e emergentes em promoção da saúde. Estratégias de Intervenção em Promoção da Saúde.
Vigilância Epidemiológica e Sanitária
  • Definição de epidemiologia. Área de atuação da epidemiologia. Importância da epidemiologia no contexto atual da saúde baseada em evidências. Contexto histórico das doenças transmissíveis ao homem no desenvolvimento da epidemiologia. Principais aplicações da epidemiologia na atualidade. Conceitos básicos de Vigilância em Saúde. Ações pertinentes à Vigilância em Saúde no Brasil. Esferas de atuação das vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e da saúde do trabalhador.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Saúde Baseada em Evidências
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
Contabilidade em Saúde Pública
  • Definição de contabilidade. Utilização dos indicadores da contabilidade. A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura de um plano de contas para os serviços hospitalares. Classificações e sistemas de custos hospitalares. Estrutura das demonstrações contábeis. Métodos de custeio utilizados em organizações de saúde.
Direito e Legislação Aplicada em Saúde Pública
  • Conceito e diferenças entre o Direito Romano-Germânico e o Direito Anglo-Americano. Noções fundamentais de direito do trabalho. Contrato Individuais de Trabalho, relação de Emprego e obrigações decorrentes do contrato. Legislação sobre segurança e medicina do trabalho. Lei dos Planos de Saúde. Direito do paciente. Princípios constitucionais do Direito à saúde.
Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde
  • Os gurus da qualidade e a evolução da gestão da qualidade. Três métodos universais da GQ. Administração da qualidade e o modelo japonês. Conceitos básicos em qualidade total. Dimensões da qualidade. Gestão de processos de qualidade. Assegurando processos repetitivos e conformes. A curva do ponto ótimo dos custos da não qualidade. As 7 ferramentas da qualidade. Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde. Acreditação hospitalar. Modelos de Acreditação aplicados às organizações de Saúde. Auditorias de qualidade. A organização de saúde e o ciclo de qualidade de serviço.
Mercado Financeiro e de Capitais - Optativa
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos. Mercado Financeiro e Fintechs. Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira. Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções. Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital. Valor de Mercado das Empresas. Governança Corporativa. Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos. Relação Risco e Retorno. Otimização de Risco e Retorno. Análise de Risco em Decisões de Investimento I. Análise de Risco em Decisões de Investimento II.
Gestão da Qualidade - Optativa
  • O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
Estatística - Optativa
  • O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos a média e a proporções (grandes e pequenas amostras)
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência - Optativa
  • Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
Libras - Optativa
  • Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
Inglês - Optativa
  • Para que serve o inglês instrumental? Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
Direito do Consumidor - Optativa
  • Conceitos legais de consumidor. O relacionamento dos conceitos de fornecedor e de empresário/sociedade empresária. Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço. Responsabilidade pelo vício do produto ou do serviço. As práticas comerciais. Os contratos empresarias e o Gestão Hospitalar do consumidor. Publicidade enganosa e abusiva. Desconsideração da personalidade jurídica. Âmbito de aplicação das normas de Gestão Hospitalar do Consumidor. Contratos de consumo. Esferas de responsabilização e sanções no CDC. Responsabilidade civil no âmbito do Gestão Hospitalar do Consumidor. Proteção do consumidor em juízo.
Economia em Saúde
  • Definição de economia em saúde. Microeconomia e macroeconomia. Reformas do setor saúde. Mercado de bens e serviços em saúde. Modelos econômicos. Financiamento da saúde. Limitações e contradições da econômica em saúde. Estrutura de contas da saúde. Aspectos Teóricos e Conceituais das políticas de saúde.
Sistemas de Informação em Saúde
  • Conceito de gestão da informação. Identificação dos sistemas de informação. Importância dos sistemas de informação para a tomada de decisão. Sistemas de apoio a decisão. Segurança das informações. Tipos de ameaças mais comuns à segurança da informação. Impacto na organização de problemas relacionados com a segurança da informação. Implementação de políticas de segurança das informações. Implantação de sistemas de informação para a governança de TI na saúde. Aspectos lógicos de um sistema de informações gerenciais (SIG). O SIG como apoio à inovação empreendedora.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Gestão em Saúde Pública
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.

Diferenciais

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00.

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho.

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.

Parcelas de R$311,76 por
R$265,00*
Até o vencimento.
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Sobre o curso

  • 2 anos e 6 meses
  • 31 Disciplinas
  • Graduação EAD
  • 15% desconto de pontualidade*

Logomarca da Faculdade Censupeg na cor branca.

Acesso rápido
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