Gestão do Agronegócio
Graduação EAD
Apresentação
O Curso Superior de Tecnólogo em Gestão do Agronegócio na modalidade EAD para a Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo “constituir profissionais competentes em construir e reconstruir o conhecimentos aptos para atuar nos processos de planejamento, organização e gerenciamento do agronegócio, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, transformados em condutas pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem”.
Deste modo, aderindo a esta nova modalidade, a Faculdade Censupeg terá o importante papel de fornecer a este profissional, que busca sua diplomação nesta área, qualidade de ensino junto à inovação e praticidade do EAD.
O profissional de Gestão do Agronegócio deverá adquirir através de sua formação competências necessárias para atuar em diferentes áreas, podendo assumir a gestão ou consultoria de instituições públicas ou privadas, na medida que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço de atuação para profissionais dessa área se expande significativamente. Nesse sentido, abre-se uma imensa gama de possibilidades profissionais aos egressos do curso de Gestão do Agronegócio.
Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.
Mercado de Trabalho:
Administração de Propriedades Rurais, Gestão da Cadeia Produtiva de Alimentos e de Matéria Prima para Diversos Segmentos, Logística Aplicada ao Agronegócio, Gestão de Empresas de Produtos Agrícolas, Consultoria e Empreendedorismo.
Disciplinas
- Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
- História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
- Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
- Introdução à Administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da Contingência Estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica; Teoria Cibernética da Administração.
- Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários mercadológicos; As evidências físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise de SWOT; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa Start-up; Metodologia Start-up; Start-up e tecnologias.
- Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
- Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
- O que é um estudo de caso? Contextualização e definição de estratégias e cenários para empreender; atual cenário econômico do país; Atual cenário econômico das empresas; Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; Ambiente interno e externo das empresas; Objetivos empresariais; Gerenciamento de empresas em um ambiente globalizado; Métodos e técnicas do desenvolvimento empresarial; Técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades.
- Dimensiona o funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, a evolução do conceito de complexo agroindustrial, a organização e coordenação das cadeias produtivas em seus diferentes segmentos, aplicado aos negócios agroalimentares, fluxos e operações, Infraestrutura dos sistemas, gestão de processos e aspectos da logística.
- Demonstra a realidade da agricultura brasileira, a questão tecnológica na agricultura, a extensão rural no Brasil, comunicação rural, planejamento e metodologia em Extensão Rural.
- Conceito geral de administração da produção e operações. Mecanismo da função produção – operações. A produção como ferramenta estratégica. Gerenciamento de processos e operações. Abordagem sistêmica. Caracterização dos arranjos físicos. TRF Métodos de trabalho. Estudo de tempos: determinação das tolerâncias e tempo padrão. Índice de rendimento operacional global: IROG. Decisão baseada em custos.
- Entende o que vem a ser o marketing e sua aplicação, bem como compreender os tipos, as orientações e os compostos de marketing. Observa-se ainda a importância da segmentação de mercado, da pesquisa de marketing, do ciclo de vida do produto, do desenvolvimento de novos produtos, preços, produtos e do marketing digital.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Planejamento e controle: conceituação. Planejamento e controle da produção – PCP. Necessidade de previsão da cadeia de suprimentos. Planejamento agregado de vendas e de produção. Gestão da demanda e previsão. Planejamento da necessidade de produção (MRP). Medindo a necessidade de recursos e capacidade produtiva. Programação da produção intermitente. Estratégia de estoque. Experimentação e análise de resultados.
- Mostra as políticas públicas em sua dimensão contemporânea, considerando conceito, delimitações, debates existentes e o ambiente institucional que o envolve, tendo em vista a vocação regional e política nacional.
- O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
- Combina a visão sistêmica da agropecuária e suas estratégias competitivas. Agrega valor à produção agropecuária. Aborda a Cadeia de Produção Agroindustrial e Fluxo de Recursos no Complexo do Agronegócio no Brasil.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Estuda o aprofundamento dos sistemas de custeio, como custos, orçamentos e formação de preços. Demonstra o entendimento de demonstrativos financeiros, métodos de gestão de custos e aspectos relacionados ao Agronegócio.
- Determina a elaboração de orçamentos financeiros, técnicas orçamentárias; tipos de orçamento, padrões orçamentários na área pública e na iniciativa privada. Diferencia a classificação contábil e classificação orçamentária, orçamentos flexíveis e análise de desempenho; orçamento das despesas operacionais.
- Compreende o conceito de Gestão de recursos ambientais, através de uma retrospectiva histórica, entender como se construiu a ideia recursos naturais renováveis e não renováveis. Responsabilidade social na gestão de recursos ambientais. Aspectos legais. Aspectos institucionais. Finalidades Básicas da Gestão Ambiental e Empresarial.
- Problematiza as distinções e características entre a agricultura moderna e a agricultura tradicional, de onde derivou a agricultura alternativa e sustentável como implicação da crise ambiental no contexto agrário e rural. Apresenta conceitos estruturantes que envolvem a relação entre agricultura e meio ambiente, debate as políticas públicas de incentivo à sustentabilidade no campo.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Fundamentos de Segurança no Trabalho; Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho; Acidente de Trabalho; Ergonomia; Doenças ocupacionais; Síndrome de Burnout; Higiene e Qualidade de Vida no Trabalho; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Programas de saúde e segurança ocupacional; Acidente de trabalho: Papel da CIPA e SESMT; Riscos Ocupacionais; Acidente de trabalho.
- Forma profissionais com conhecimentos e técnicas relacionadas à gestão da qualidade e segurança alimentar, além de desenvolver competências na gestão de perigos e contaminantes alimentares em toda a cadeia de produção, do campo à mesa do consumidor, proporcionando uma visão sistêmica de todo processo.
- Aprofundamento do estudo sobre as cadeias produtivas, qualidade de produção. Cadeias Produtivas da carne, leite e derivados, tendência e cenários. Análise Competitiva. Estratégias de comercialização. Aspectos estratégicos e logísticos da atividade agropecuária. Fundamentos dos mercados futuros.
- Terminologia logística. A relação entre a logística e as unidades organizacionais. Introdução as operações logísticas: controle das operações logísticas. Estratégia logística e planejamento. SIG – sistemas integrados de gestão aplicados à logística. Operadores logísticos. Cadeia de valor e logística. Planejamento de operações integradas. Medição de desempenho. Logística internacional. Tendências futuras da logística.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- A reforma agrária no contexto jurídico Constitucional brasileiro; Função social da propriedade; Direito Agrário brasileiro; Estatuto da Terra; Propriedade rural; Das ações agrárias no Código de Processo Civil; Contrários agrários e seus aspectos gerais; Formas de contratos; Arrendamento rural; Desenvolvimento rural; Política de tributação fundiária; Dinâmica operacional e órgãos normativos e executores.
- Princípios. Ética, o meio ambiente e a economia de mercado. Meio Ambiente na Constituição Federal. Competência. Atuações preventivas e repressivas da Administração Pública em matéria ambiental. Proteção do meio ambiente. Tutelas do meio ambiente. Políticas públicas. Responsabilidade Civil.
- Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos; Mercado Financeiro e Fintechs; Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira; Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções; Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital; Valor de Mercado das Empresas; Governança Corporativa; Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos; Relação Risco e Retorno; Otimização de Risco e Retorno; Análise de Risco em Decisões de Investimento.
- Para que serve o inglês instrumental? Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
- Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
- Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
Diferenciais
-
Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00.
-
Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.
-
Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho.
-
A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso.
-
Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional.
-
Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial.
-
No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo.
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Coordenadora Técnica

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.