logo da censupeg
  • Portal Online

       Portal Online
    • Inscreva-se vestibular
    • Continuar inscrição
    • Aluno Graduação
    • Aluno Pós-Graduação
    • Professor Graduação
    • Professor Pós-graduação
    • Gestão da unidade
    • Consultor
  • Cursos

       Cursos
    • Graduação EAD
    • Pós-Graduação EAD
    • Pós-Graduação Presencial
    • Pós-Graduação On-line com Aulas ao Vivo
    • Todos os cursos
  • Conheça o grupo

       Institucional
    • Saeshia
    • Quem somos
    • Jeito Censupeg de ser
    • Responsabilidade social
    • Ouvidoria
    • Programa de integridade
    • Proteção de dados

    •  Educação
    • Metodologias ativas de aprendizagem
    • Universo Neuropsicopedagogia
    • Referência em saúde
    • Conectativos
  • Faculdade Censupeg

       Regulação
    • Comissão própria de avaliação
    • PDI - Faculdade CENSUPEG
    • Portaria MEC
    • Parcerias
    • História da faculdade

    •  Acessos
    • Onde estamos
    • Autenticação de documentos
    • Carteira de estudante
    • Editais
    • Mentor PIPA
    • Selo Empreendedor
  • Blog
  • Ebooks
  • Contato
  • |
  • Menu acessível

Gestão do Agronegócio

Graduação EAD

  • Apresentação
  • Disciplinas
  • Perguntas frequentes

Apresentação

O Curso Superior de Tecnólogo em Gestão do Agronegócio na modalidade EAD para a Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo “constituir profissionais competentes em construir e reconstruir o conhecimentos aptos para atuar nos processos de planejamento, organização e gerenciamento do agronegócio, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, transformados em condutas pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem”.

Deste modo, aderindo a esta nova modalidade, a Faculdade Censupeg terá o importante papel de fornecer a este profissional, que busca sua diplomação nesta área, qualidade de ensino junto à inovação e praticidade do EAD.

O profissional de Gestão do Agronegócio deverá adquirir através de sua formação competências necessárias para atuar em diferentes áreas, podendo assumir a gestão ou consultoria de instituições públicas ou privadas, na medida que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço de atuação para profissionais dessa área se expande significativamente. Nesse sentido, abre-se uma imensa gama de possibilidades profissionais aos egressos do curso de Gestão do Agronegócio.

Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.

Mercado de Trabalho:
Administração de Propriedades Rurais, Gestão da Cadeia Produtiva de Alimentos e de Matéria Prima para Diversos Segmentos, Logística Aplicada ao Agronegócio, Gestão de Empresas de Produtos Agrícolas, Consultoria e Empreendedorismo.

Disciplinas

Comunicação, Expressão e Competências do Acadêmico CENSUPEG para o Ensino Superior
  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
Ética, Responsabilidade Social e Educação Ambiental
  • História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
Teorias da Administração e das Organizações
  • Introdução à Administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da Contingência Estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica; Teoria Cibernética da Administração.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Conceitos Iniciais
  • Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
Ambientes e Cenários Empresariais
  • A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários mercadológicos; As evidências físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise de SWOT; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa Start-up; Metodologia Start-up; Start-up e tecnologias.
Empreendedorismo
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
Planejamento Estratégico
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Cenários para Empreender
  • O que é um estudo de caso? Contextualização e definição de estratégias e cenários para empreender; atual cenário econômico do país; Atual cenário econômico das empresas; Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; Ambiente interno e externo das empresas; Objetivos empresariais; Gerenciamento de empresas em um ambiente globalizado; Métodos e técnicas do desenvolvimento empresarial; Técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades.
Cadeias produtivas do agronegócios
  • Dimensiona o funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, a evolução do conceito de complexo agroindustrial, a organização e coordenação das cadeias produtivas em seus diferentes segmentos, aplicado aos negócios agroalimentares, fluxos e operações, Infraestrutura dos sistemas, gestão de processos e aspectos da logística.
Fundamentos da extensão rural
  • Demonstra a realidade da agricultura brasileira, a questão tecnológica na agricultura, a extensão rural no Brasil, comunicação rural, planejamento e metodologia em Extensão Rural.
Gestão da Produção e Operações
  • Conceito geral de administração da produção e operações. Mecanismo da função produção – operações. A produção como ferramenta estratégica. Gerenciamento de processos e operações. Abordagem sistêmica. Caracterização dos arranjos físicos. TRF Métodos de trabalho. Estudo de tempos: determinação das tolerâncias e tempo padrão. Índice de rendimento operacional global: IROG. Decisão baseada em custos.
Gestão do composto de marketing
  • Entende o que vem a ser o marketing e sua aplicação, bem como compreender os tipos, as orientações e os compostos de marketing. Observa-se ainda a importância da segmentação de mercado, da pesquisa de marketing, do ciclo de vida do produto, do desenvolvimento de novos produtos, preços, produtos e do marketing digital.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Aprofundando Conceitos
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
Planejamento e Controle da Produção
  • Planejamento e controle: conceituação. Planejamento e controle da produção – PCP. Necessidade de previsão da cadeia de suprimentos. Planejamento agregado de vendas e de produção. Gestão da demanda e previsão. Planejamento da necessidade de produção (MRP). Medindo a necessidade de recursos e capacidade produtiva. Programação da produção intermitente. Estratégia de estoque. Experimentação e análise de resultados.
Políticas púbicas para o agronegócio
  • Mostra as políticas públicas em sua dimensão contemporânea, considerando conceito, delimitações, debates existentes e o ambiente institucional que o envolve, tendo em vista a vocação regional e política nacional.
Sistemas de Gestão da Qualidade
  • O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
Cadeias produtivas do agronegócio brasileiro
  • Combina a visão sistêmica da agropecuária e suas estratégias competitivas. Agrega valor à produção agropecuária. Aborda a Cadeia de Produção Agroindustrial e Fluxo de Recursos no Complexo do Agronegócio no Brasil.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: o agronegócio local
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
Gestão de Custos e Precificação
  • Estuda o aprofundamento dos sistemas de custeio, como custos, orçamentos e formação de preços. Demonstra o entendimento de demonstrativos financeiros, métodos de gestão de custos e aspectos relacionados ao Agronegócio.
Gestão orçamentária
  • Determina a elaboração de orçamentos financeiros, técnicas orçamentárias; tipos de orçamento, padrões orçamentários na área pública e na iniciativa privada. Diferencia a classificação contábil e classificação orçamentária, orçamentos flexíveis e análise de desempenho; orçamento das despesas operacionais.
Gestão de recursos ambientais
  • Compreende o conceito de Gestão de recursos ambientais, através de uma retrospectiva histórica, entender como se construiu a ideia recursos naturais renováveis e não renováveis. Responsabilidade social na gestão de recursos ambientais. Aspectos legais. Aspectos institucionais. Finalidades Básicas da Gestão Ambiental e Empresarial.
Agricultura e meio ambiente
  • Problematiza as distinções e características entre a agricultura moderna e a agricultura tradicional, de onde derivou a agricultura alternativa e sustentável como implicação da crise ambiental no contexto agrário e rural. Apresenta conceitos estruturantes que envolvem a relação entre agricultura e meio ambiente, debate as políticas públicas de incentivo à sustentabilidade no campo.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Inovações Tecnológicas no Agronegócio
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
Saúde e Segurança do Trabalho
  • Fundamentos de Segurança no Trabalho; Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho; Acidente de Trabalho; Ergonomia; Doenças ocupacionais; Síndrome de Burnout; Higiene e Qualidade de Vida no Trabalho; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Programas de saúde e segurança ocupacional; Acidente de trabalho: Papel da CIPA e SESMT; Riscos Ocupacionais; Acidente de trabalho.
Gestão da qualidade e segurança alimentar
  • Forma profissionais com conhecimentos e técnicas relacionadas à gestão da qualidade e segurança alimentar, além de desenvolver competências na gestão de perigos e contaminantes alimentares em toda a cadeia de produção, do campo à mesa do consumidor, proporcionando uma visão sistêmica de todo processo.
Cadeias produtivas do agronegócio: mercados futuros
  • Aprofundamento do estudo sobre as cadeias produtivas, qualidade de produção. Cadeias Produtivas da carne, leite e derivados, tendência e cenários. Análise Competitiva. Estratégias de comercialização. Aspectos estratégicos e logísticos da atividade agropecuária. Fundamentos dos mercados futuros.
Gestão da Logística Empresarial
  • Terminologia logística. A relação entre a logística e as unidades organizacionais. Introdução as operações logísticas: controle das operações logísticas. Estratégia logística e planejamento. SIG – sistemas integrados de gestão aplicados à logística. Operadores logísticos. Cadeia de valor e logística. Planejamento de operações integradas. Medição de desempenho. Logística internacional. Tendências futuras da logística.
Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Sustentabilidade e Inovação
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
Direito Agrário - Optativa
  • A reforma agrária no contexto jurídico Constitucional brasileiro; Função social da propriedade; Direito Agrário brasileiro; Estatuto da Terra; Propriedade rural; Das ações agrárias no Código de Processo Civil; Contrários agrários e seus aspectos gerais; Formas de contratos; Arrendamento rural; Desenvolvimento rural; Política de tributação fundiária; Dinâmica operacional e órgãos normativos e executores.
Direito Ambiental - Optativa
  • Princípios. Ética, o meio ambiente e a economia de mercado. Meio Ambiente na Constituição Federal. Competência. Atuações preventivas e repressivas da Administração Pública em matéria ambiental. Proteção do meio ambiente. Tutelas do meio ambiente. Políticas públicas. Responsabilidade Civil.
Mercado Financeiro e de Capitais - Optativa
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos; Mercado Financeiro e Fintechs; Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira; Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções; Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital; Valor de Mercado das Empresas; Governança Corporativa; Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos; Relação Risco e Retorno; Otimização de Risco e Retorno; Análise de Risco em Decisões de Investimento.
Inglês - Optativa
  • Para que serve o inglês instrumental? Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
LIBRAS - Optativa
  • Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
Relações Etnico - Raciais e Afrodescendência - Optativa
  • Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.


Diferenciais

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00.

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho.

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso.

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional.

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial.

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo.


Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.

Parcelas de R$311,76 por
R$265,00*
Até o vencimento.
Informações por WhatsApp Inscreva-se

Sobre o curso

  • 3 anos
  • 35 Disciplinas
  • Graduação EAD
  • 15% desconto de pontualidade*

Logomarca da Faculdade Censupeg na cor branca.

Acesso rápido
  • Intranet
  • Menu acessível
  • Projetos de pesquisa
  • Universidade Corporativa
  • Webmail
Entre em contato
  • 0800 600 6808
  • censupeg@censupeg.com.br

Fique por dentro de tudo

Preencha o formulário para receber mais informações sobre a faculdade.

Ao informar meus dados, concordo* em receber comunicações da Faculdade CENSUPEG como notícias, conteúdos e oferta de cursos de acordo com a Política de privacidade.
*Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.


  • Política de privacidade
  • Editais
  • Regimento Institucional
© Faculdade Censupeg | Direitos Reservados
Checkout!