Gestão Hospitalar

Graduação EAD

Apresentação

O Curso Superior de Tecnólogo em Gestão Hospitalar na modalidade EAD para a Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo “constituir profissionais competentes em construir e reconstruir o conhecimentos, aptos para atuar nos processos de planejamento, organização e gerenciamento dos serviços de saúde, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, transformados em condutas pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem”.

Deste modo, aderindo a esta nova modalidade, a Faculdade Censupeg terá o importante papel de fornecer a este profissional, que busca sua diplomação nesta área, qualidade de ensino junto à inovação e praticidade do EAD.

O profissional de Gestão Hospitalar deverá adquirir através de sua formação competências, habilidades e atitudes necessárias para atuar em diferentes áreas, podendo assumir a gestão ou consultoria de instituições públicas ou privadas, tanto no âmbito público como no privado, uma vez que, na medida que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço de atuação para os gestores se expande significativamente. Nesse sentido, abre-se uma imensa gama de possibilidades profissionais aos egressos do curso de Gestão Hospitalar.
 

Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.

Mercado de Trabalho:
Gerência Hospitalar, Analista de Auditoria de Contas Hospitalares, Atuação em Clínicas Médicas, Laboratórios Clínicos, Maternidades, Casas de Repouso e Centros de Estética.

Disciplinas

  • Conceito de logística hospitalar e cadeia de suprimentos. Revolução da cadeia de suprimentos. Funcionalidade do sistema de informação da cadeia de suprimentos. Objetivos da gestão da cadeia de suprimentos. Abordagem sistêmica da logística aplicada em saúde. Sistemática de compra e seleção de fornecedores em estabelecimentos de saúde. Armazenagem, transporte e dispensação de estoques. Técnicas e Métodos aplicados à Logística. Planejamento logístico.
  • Administração financeira e suas áreas de atuação. Atribuições do administrador financeiro. Principais funções dos administradores financeiros de uma empresa ou organização. Administração financeira hospitalar. Impostos incidentes sobre as atividades. Gestão e planejamento financeiro hospitalar. Definição de contabilidade. Utilização dos indicadores da contabilidade. A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura de um plano de contas para os serviços hospitalares. Classificações e sistemas de custos hospitalares. Estrutura das demonstrações contábeis. Métodos de custeio utilizados em organizações de saúde.
  • Definição de estrutura financeira. Gestão financeira. Financiamento da unidade hospitalar. Dimensão da implantação do sistema orçamentário. Utilização dos recursos orçamentários e financeiros por meio de métodos de orçamentação. Legislação que compreende a estrutura do balanço orçamentário. Ações da gestão no planejamento orçamentário. Mensurar o planejamento financeiro, por intermédio do controle orçamentário. Sistemas de Custeamento. Métodos Tradicionais e avançados de Custeio.
  • Conceito de hotelaria hospitalar. Antecedentes e evolução da hotelaria hospitalar. A hospitalidade como novo paradigma da área hospitalar. Conceitos de hospedagem e hospitalidade. Administração da hotelaria hospitalar sistêmica versus a tradicional. Princípios de Hotelaria Hospitalar. Gestão dos Serviços de Apoio em Hotelaria Hospitalar. Qualidade nos serviços hoteleiros. Cuidado com o paciente hospitalizado. Setor de hotelaria hospitalar: funções, cargos.
  • Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing; Estuda os sistemas de comunicação organizacional com os diferentes públicos, as estratégias mais utilizadas e a aplicabilidade do Marketing em saúde nos serviços públicos e privados.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Conceito e diferenças entre o Direito Romano-Germânico e o Direito Anglo-Americano. Noções fundamentais de direito do trabalho. Contrato Individuais de Trabalho, relação de Emprego e obrigações decorrentes do contrato. Legislação sobre segurança e medicina do trabalho. Lei dos Planos de Saúde. Direito do paciente. Princípios constitucionais do Direito à saúde.
  • Conceito de gestão da manutenção. Política de manutenção. Planejamento da manutenção. Contratos de manutenção. Importância do processo de manutenção. Estratégicas para a realização da manutenção. Manutenção preventiva, corretiva, preditiva. Manutenção de equipamentos em estabelecimentos de saúde. Manutenção da infraestrutura de estabelecimentos de saúde: instalações prediais, refrigeração e climatização, sistema elétrico, iluminação, caldeiras, entre outros.
  • Noções de projetos. Gerência de projetos; metodologia de gerência de projetos - ciclo de vida da gestão de projetos; análise de riscos e medidas gerenciais derivadas. Sistema de gerenciamento de portfólio e os métodos de classificação e seleção de projetos. Metodologia de gerenciamento de portfólio. Planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Legislação sobre projetos hospitalares e organização hospital.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Para que serve o inglês instrumental? Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
  • Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
  • Conceitos legais de consumidor. O relacionamento dos conceitos de fornecedor e de empresário/sociedade empresária. Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço. Responsabilidade pelo vício do produto ou do serviço. As práticas comerciais. Os contratos empresarias e o Gestão Hospitalar do consumidor. Publicidade enganosa e abusiva. Desconsideração da personalidade jurídica. Âmbito de aplicação das normas de Gestão Hospitalar do Consumidor. Contratos de consumo. Esferas de responsabilização e sanções no CDC. Responsabilidade civil no âmbito do Gestão Hospitalar do Consumidor. Proteção do consumidor em juízo.
  • O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos a média e a proporções (grandes e pequenas amostras)
  • O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos. Mercado Financeiro e Fintechs. Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira. Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções. Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital. Valor de Mercado das Empresas. Governança Corporativa. Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos. Relação Risco e Retorno. Otimização de Risco e Retorno. Análise de Risco em Decisões de Investimento I. Análise de Risco em Decisões de Investimento II.
  • Conceito de políticas públicas. Particularidades na implementação das políticas públicas. Fatores que motivam a implementação das políticas públicas no Brasil. Ciclo das políticas públicas. Humanização de acordo com o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Política Nacional de Humanização. Princípios e diretrizes. Importância da Humanização na constituição dos serviços de saúde.
  • História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • Introdução à Administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da Contingência Estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica; Teoria Cibernética da Administração.
  • Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
  • A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários mercadológicos; As evidencias físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise de SWOT; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa Start-up; Metodologia Start-up; Start-up e tecnologias.
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • Conceito de biossegurança. Utilização da biossegurança. Principais legislações sobre biossegurança. Requisitos gerais de biossegurança aplicados a laboratórios. Classificação de risco biológico e os níveis de biossegurança. Barreiras primárias e secundárias de biossegurança. Importância de adotar medidas de biossegurança para utilização de materiais perfurocortantes e/ou biológicos.
  • Definição de epidemiologia. Área de atuação da epidemiologia. Importância da epidemiologia no contexto atual da saúde baseada em evidências. Contexto histórico das doenças transmissíveis ao homem no desenvolvimento da epidemiologia. Principais aplicações da epidemiologia na atualidade. Conceitos básicos de Vigilância em Saúde. Ações pertinentes à Vigilância em Saúde no Brasil. Esferas de atuação das vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e da saúde do trabalhador.
  • Fundamentos de Segurança no Trabalho; Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho; Acidente de Trabalho; Ergonomia; Doenças ocupacionais; Síndrome de Burnout; Higiene e Qualidade de Vida no Trabalho; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Programas de saúde e segurança ocupacional; Acidente de trabalho: Papel da CIPA e SESMT; Riscos Ocupacionais; Acidente de trabalho.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Conceito de gestão da informação. Identificação dos sistemas de informação. Importância dos sistemas de informação para a tomada de decisão. Sistemas de apoio a decisão. Segurança das informações. Tipos de ameaças mais comuns à segurança da informação. Impacto na organização de problemas relacionados com a segurança da informação. Implementação de políticas de segurança das informações. Implantação de sistemas de informação para a governança de TI na saúde. Aspectos lógicos de um sistema de informações gerenciais (SIG). O SIG como apoio à inovação empreendedora.
  • Os gurus da qualidade e a evolução da gestão da qualidade. Três métodos universais da GQ. Administração da qualidade e o modelo japonês. Conceitos básicos em qualidade total. Dimensões da qualidade. Gestão de processos de qualidade. Assegurando processos repetitivos e conformes. A curva do ponto ótimo dos custos da não qualidade. As 7 ferramentas da qualidade. Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde. Acreditação hospitalar. Modelos de Acreditação aplicados às organizações de Saúde. Auditorias de qualidade. A organização de saúde e o ciclo de qualidade de serviço.
  • Conceitos de contratos. Origem e importância dos contratos. Legislação e processo de contratação. Identificação dos elementos do contrato administrativo. Convênios. Planos de saúde. Gestão de contratos e convênios. Teoria Geral dos Contratos. Ferramentas para gestão de contratos. Implicações jurídicas dos contratos e convênios. Sistemas gerenciais aplicados aos contratos. Processo licitatório. Tipos e modalidades de licitação. Extinção dos convênios. Terceirização.
  • Conceitos de gestão de processos. Gerenciamento do processo e suas operações em serviços de saúde. Identificação do inter-relacionamento existente entre um processo e suas operações. Reconhecimento da forma como um processo deve ser gerenciado. Descrição dos processos de gestão e sua importância. Reconhecimento de modelos adotados pelo sistema de gestão. Caracterização do trabalho no setor de saúde. Processo de trabalho em saúde.

Diferenciais

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.