Gestão Contábil

Pós-Graduação EAD

Apresentação

A Pós-Graduação em Gestão Contábil proporciona ao aluno o conhecimento a respeito da contabilidade e suas nuances.

Objetivos:
Capacitar o aluno para a tomada de decisões pautadas na análise e avaliação de informações contábeis e financeiras.

Público-alvo:
Portadores de diploma de curso de graduação e empreendedores que buscam capacitação ou aprimoramento dos conhecimentos a respeito de Contabilidade e Finanças.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.



Disciplinas

  • A contabilidade. O Patrimônio. Contas e escrituração. Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração do Fluxo de Caixa. Fundamentos de custos. Análise das demonstrações financeiras.
  • Conceitos Finalidade e Usuários; Contabilidade Financeira, Gerencial e Fiscal; Estrutura Patrimonial e de Resultado; Princípios Contábeis: Entidade e Competência; Provisões e Despesas Antecipadas; Contas Retificadoras: Depreciação e Amortização; Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração do Valor Adicionado; Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido – DMPL, Notas Explicativas, Parecer de Auditoria; Indicadores de Gestão: Índices de Liquidez, de Estrutura, de Capital, de Rentabilidade, Ebit e Ebitda, Consolidação das Demonstrações Contábeis.
  • Evolução histórica da contabilidade. Conceitos básicos de contabilidade, patrimônio, contas, escrituração, demonstrações contábeis, Balanço Patrimonial, operações com mercadorias e outras informações contábeis importantes para tomada de decisão do gestor.
  • Caracterização e abrangência da Contabilidade Gerencial. Relação entre a Contabilidade Gerencial e outras áreas da organização. Demonstrações contábeis e fluxo de caixas. Administração do capital de giro. Recursos e aplicações de longo prazo. Indicadores econômico-financeiros. Análise de balanços, de rentabilidade e de geração de lucro. Gestão de custos. Formação e gestão de preços. Tipos de orçamento, estrutura e controle orçamentário. Contabilidade por responsabilidade. Indicadores de desempenho.
  • Diretrizes para implantação de um sistema de custo eficaz. Conceitos básicos sobre os principais componentes do custo. Sistema de acumulação de custos. Custos e despesas específicas. Gastos de empresas não-industriais. O controle dos custos. Aplicação gerencial dos sistemas de custeio. Novas técnicas. Integração com a Contabilidade financeira.
  • Princípios constitucionais tributários. Sistema Tributário Nacional. Planejamento tributário relacionado à elisão, evasão e simulação; ao ato ilícito; aos paraísos fiscais; a produtos e prestação de serviços. Carga tributária suportada pelas empresas. Imposições tributárias para as operações entre empresas. O Simples, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado. Tributação sobre a receita. Perspectiva da Fazenda Pública. Conceito e aplicação de operações intercompany. Tratados internacionais e impostos devidos. Reorganização societária (cisão, incorporação, fusão e transformação). Implementação de estratégias tributárias por meio de casos práticos. Lei n. 8.137/1990 e crimes contra a ordem tributária. Teoria da desconsideração da personalidade jurídica. Posicionamento jurisprudencial.
  • Conceitos Básicos de informática. Sistemas operacionais. Sistemas Integrados e Bancos de Dados. Projeto e Implantação de Sistemas de Informação Contábil. As etapas do processo. As causas das falhas nos projetos. Modelos de sistemas contábeis não integrados e integrados. Controles Internos – Revisão de Contas e ajuste de saldos. Relatórios e Pareceres da informação. Casos Práticos de Sistemas Contábeis.
  • Origem e desenvolvimento da OSM, considerações gerais e conceituais, as características das organizações e a organização das atividades administrativas. Fundamentos de instrumentos de organização, sistemas e métodos. Redesenho de informações para um roteiro de diagnóstico organizacional. Sistemas administrativos, Estrutura organizacional, Departamentalização, Linha e Assessoria, Delegação e descentralização. Hierarquia. Análise e estrutura de sistemas. Métodos e organização do Trabalho. Instrumentos de desenho organizacional. Objetivo: Proporcionar visão geral da evolução e da importância da estrutura organizacional, o papel dos analistas de OSM, compreender e utilizar instrumentos e ferramentas para analisar e propor a estrutura mais adequada para obter o melhor desempenho de atividades.