Gestão de Marketing e Comunicação Integrada

Pós-Graduação EAD

Apresentação

A Pós-Graduação em Gestão de Marketing e Comunicação Integrada tem por objetivo desenvolver no profissional a habilidade de identificar oportunidade de negócios, avaliar diferentes cenários e atuar de forma integrada nas áreas de comunicação e marketing.

Objetivos:
Desenvolver habilidades de gerenciar a comunicação na empresa de forma a constituir um relacionamento positivo com clientes e demais stakeholders.

Público-alvo:
Dirigido a profissionais que desejam reciclar ou aprimorar seus conhecimentos. A Pós-Graduação em Gestão de Marketing e Comunicação Integrada prepara profissionais para atuar nas áreas de marketing e comunicação de forma conjunta.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.



Disciplinas

  • Conceitos fundamentais e as boas práticas de marketing para agregar valor de acordo com a visão do cliente. Segmentos e posicionamento de mercado. Critérios de segmentação de mercado. Estratégias de marketing segundo as preferências dos clientes na compra de bens e serviços. Aspectos do ambiente competitivo. Exemplos de como as variáveis externas afetam os negócios. Roteiro do processo de estabelecimento e implantação de estratégias de marketing. Principais modelos estratégicos, reconhecidos internacionalmente. Cuidados na implementação do processo estratégico. Ferramentas de monitoramento e controle do processo estratégico. Roteiro de plano de marketing.
  • Serviços na Economia e no Marketing; Gestão do marketing e o Relacionamento por Serviços; Qualidade Percebida em Serviços; Pré-Venda e Pós-Venda; Gerência Estratégica de Serviços.
  • Premissas sobre o consumidor; Perspectivas a respeito do consumidor; Processo de decisão do consumidor; Natureza do processo de decisão; Tipos de processo de decisão; Fatores de influência; Atitudes e intenções que possibilitam predizer o comportamento do consumidor; Importância dos sentimentos nas atividades dos consumidores; Evolução do consumo, dimensões básicas dos direitos do consumidor; Marketing de relacionamento; Marketing de relacionamento interno; Relacionamento estratégico; Características do marketing de relacionamento; Aplicação tática e aplicação estratégica do marketing de relacionamento; Requisitos de desempenho do relacionamento; Planejamento do relacionamento; Administração da fidelidade; Tipos de programas de fidelidade; Preparação e desenvolvimento de equipe no atendimento ao cliente.
  • Introdução a comunicação de marketing; A marca; Processo de comunicação integrada; Propaganda; Relações Públicas; Promoções de Vendas; Marketing Direto; Internet; Venda Pessoal; Patrocínio; Eventos; Boca a boca; Comunicação interna nas organizações; Comunicação integrada na prática.
  • Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das empresas. Estratégias e aplicação do composto de marketing. As diferentes fases e técnicas de vendas para alavancar os resultados da empresa. Definição de varejo; Desenvolvimento do varejo; O varejo no Brasil; O varejo na economia; Oportunidades no varejo; Tipos de Varejo; Varejistas baseados em lojas; Natureza do composto do varejo; Vendas no varejo; Varejo sem lojas, eletrônico e de catálogos marketing - mix do varejo: produtos, preços, ponto, promoção, apresentação e pessoal; Varejo e canais de distribuição.
  • Planejamento de marketing digital: a nova economia digital, segmentação e análise de mercado. A internet como estratégia de marketing. E-business: conceituação, planejamento e promoção. Ferramentas de avaliação de desempenho na internet. Novas mídias e novos profissionais do marketing digital.
  • Conceitos e definições de propaganda e publicidade. História da publicidade no Brasil. Meios e veículos de comunicação. Comunicação. Publicidade contemporânea. Comunicação mercadológica. Marketing. Agência de publicidade. Peças publicitárias. Campanha publicitária. Ética na publicidade e propaganda. Composto de vendas. Ciclo de vida de um produto. Promoção de vendas. Comunicação integrada de marketing (CIM). Promoção de vendas no ambiente virtual.
  • Origem e desenvolvimento da OSM, considerações gerais e conceituais, as características das organizações e a organização das atividades administrativas. Fundamentos de instrumentos de organização, sistemas e métodos. Redesenho de informações para um roteiro de diagnóstico organizacional. Sistemas administrativos, Estrutura organizacional, Departamentalização, Linha e Assessoria, Delegação e descentralização. Hierarquia. Análise e estrutura de sistemas. Métodos e organização do Trabalho. Instrumentos de desenho organizacional. Objetivo: Proporcionar visão geral da evolução e da importância da estrutura organizacional, o papel dos analistas de OSM, compreender e utilizar instrumentos e ferramentas para analisar e propor a estrutura mais adequada para obter o melhor desempenho de atividades.