Gestão de Negócios Imobiliários

Pós-Graduação EAD

Apresentação

A Pós-Graduação em Gestão de Negócios Imobiliários proporciona ao participante o conhecimento das principais ferramentas envolvidas na gestão imobiliária.

Objetivos:
Fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para o gerenciamento de empreendimentos imobiliários, por meio de conhecimentos dos aspectos jurídicos, financeiros e operacionais do mercado imobiliário e de gestão.

Público-alvo:
Profissionais que atuam no mercado imobiliário, avaliadores, empreendedores imobiliários, e profissionais que tenham o interesse em atuar neste mercado.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula



Disciplinas

  • Visão panorâmica sobre a comunicação empresarial como área interdisciplinar, a qual integra atividades, estratégias, políticas e suas respectivas ferramentas no contexto de quatro subáreas: administrativa, interna, institucional e mercadológica. Principais temas da comunicação empresarial: antecedentes; evolução histórica; especialização; aplicações; abrangência; produção científica; teorias da comunicação; paradigmas e metaparadigmas; gestão de crises, de conflitos e de reputação; ética e responsabilidade social; relações com diferentes públicos; o papel de porta-vozes e a arte de falar em público.
  • Análise do Ambiente Interno: Capacitação, Recursos, Fatores Críticos de Sucesso; Análise do Ambiente Externo: Ameaças, Oportunidades, Concorrência, Parcerias e Alianças; Estratégia de Negociação; Estratégia Competitiva e Posicionamento; Estratégia de Fusões e Aquisições; Governança Corporativa.
  • Plano Diretor. Os projetos técnicos e aprovação administrativa. A Regularização Fundiária no país.
  • Prospecção e avaliação de imóveis. Contrato de locação de imóvel. Lei do Inquilinato (Lei n. 8.245/1991). Conflitos extrajudiciais de litígios no contexto da locação. Retomada do imóvel durante a vigência do contrato de locação – mútuo acordo, infração à lei, falta de pagamento do aluguel ou encargos. Devolução durante a vigência do contrato e após sua prorrogação. Direito de preferência sobre o imóvel. Deveres do locador e do locatário. Denúncia do contrato por alienação. Direito de indenização. Regras para locações especiais (hospitais, escolas...). Locação comercial e não residencial. Prazo para desocupação. Prova de propriedade. Requisitos para renovatória. Contestação do locador quanto à revisão do aluguel. Noções gerais de decadência. Improcedência da ação renovatória.
  • Fundamentos da avaliação de imóveis e perícias. Desenvolvimento do produto imobiliário. Etapas de construção. Sistemas e materiais constituintes dos imóveis. Embasamento legal da avaliação de imóveis e perícias. Norma Brasileira de Avaliação de Bens (NBR 14.653). Laudo de avaliação e modelo básico de vistoria. Métodos de avaliação de imóveis e instrumentos de coleta de dados. Análise de uma edificação. Planejamento e gestão urbano-ambiental. Planta de valores. Classificação dos bens rurais.
  • Princípios aplicáveis ao direito consumerista. Elementos necessários à caracterização da relação de consumo. Principais teorias sobre a aplicação dos direitos previstos no Código de Direito do Consumidor às pessoas jurídicas. Análise dos tópicos mais importantes sobre os direitos do consumidor, com foco no direito material privado. Contratos de consumo ou que possam se apresentar dessa forma. Análise dos mais importantes Enunciados aprovados nas Jornadas de Direito Civil, organizadas pelo Conselho da Justiça Federal.
  • Planejamento e desenvolvimento do produto imobiliário. Plano Diretor e contexto das cidades brasileiras. Desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Avaliação pós-ocupação (APO). Questões legais e técnicas da localização de empreendimentos. Desenvolvimento do produto para o mercado imobiliário e projetos envolvidos no processo. Desenhos técnicos e representação gráfica dos projetos. Definições e conceitos do projeto arquitetônico. Conforto térmico e ambiental da edificação. Princípios da sustentabilidade e sua prática nos empreendimentos imobiliários. Arquitetura dos empreendimentos residenciais (áreas privada e comum). Fachadas e cores das edificações. Análise de aspectos qualitativos de projetos complementares.
  • Origem e desenvolvimento da OSM, considerações gerais e conceituais, as características das organizações e a organização das atividades administrativas. Fundamentos de instrumentos de organização, sistemas e métodos. Redesenho de informações para um roteiro de diagnóstico organizacional. Sistemas administrativos, Estrutura organizacional, Departamentalização, Linha e Assessoria, Delegação e descentralização. Hierarquia. Análise e estrutura de sistemas. Métodos e organização do Trabalho. Instrumentos de desenho organizacional. Objetivo: Proporcionar visão geral da evolução e da importância da estrutura organizacional, o papel dos analistas de OSM, compreender e utilizar instrumentos e ferramentas para analisar e propor a estrutura mais adequada para obter o melhor desempenho de atividades.