Gestão Financeira

Graduação EAD

Apresentação

O motivo de qualquer empresa existir, antes de qualquer visão, missão, valores é obter lucro, pois sem esse elemento a empresa não vive. Por isso o profissional formado no curso superior em Tecnologia em Gestão Financeira é um profissional que todas as empresas, de um modo geral, precisam. 

O Gestor Financeiro tem a reponsabilidade que pode ser considerada a premissa para qualquer empresa, a de manter o caixa girando, e para isso é preciso visão e atitude estratégica, habilidade de negociação, e um apurado faro para oportunidades de eficiência operacional dentro dos setores da empresa.

Como Analista Financeiro, este profissional atuará com olhar sistêmico elaborando relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros das empresas, indicadores quantitativos para tomada de decisões, coletando, organizando e analisando informações gerenciais para construção de orçamento empresarial, avaliando os custos das fontes de financiamento e de produção a curto e longo prazo, articulando soluções de fluxo de caixa, avaliando potenciais de captação e aplicação de recursos financeiros, gerenciando processos financeiros, avaliando e por fim, emitindo parecer técnico em sua área de formação.

Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.

Mercado de Trabalho;
Analista Financeiro, Auditoria, Assessoria Técnica Financeira e Consultoria, Planejamento Estratégico.



Disciplinas

  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • História da ética; Conceito e Princípios da Ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade Social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança Desenvolvimento de líderes; Habilidades de Liderança; O papel da Liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de Coaching; Coaching de Equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e Organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Conceito Iniciais, são propostas atividades que farão você resgatar a sua história de vida e projetar o seu futuro, assim como, resgatar experiências e aprendizados com pessoas da sua comunidade.
  • A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários Mercadológicos; Especificação de requisitos para um cenário de negócios; As evidências físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa start-up; Metodologia start-up enxuta; Start-ups e tecnologia.
  • Para que serve o inglês instrumental?; Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
  • Língua Brasileira de Sinais: Uma Conquista Histórica; História da Educação de Surdos; Surdez: Conceito, Causa e Políticas de Prevenção; Libras como Língua Natural e Português como Segunda Língua; Língua Brasileira de Sinais: Aspectos Linguísticos e Gramaticais; Comunidade Cultura e Identidade Surda; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para Crianças Surdas.
  • Cultura e Etnicidade; Educação Multicultural e Diretrizes Básica da Lei Brasileira; Ética e Questões Éticas; Etnia e Raça; Desigualdade Étnico-Raciais; Combate ao Racismo de Discriminação; Formação Sócio Cultural do Brasil.
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos; Mercado Financeiro e Fintechs; Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira; Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções; Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital; Valor de Mercado das Empresas; Governança Corporativa; Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos; Relação Risco e Retorno; Otimização de Risco e Retorno; Análise de Risco em Decisões de Investimento.
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo; Tipos de empreendedorismo; Perfil e comportamento empreendedores; Tipos de inovação; Modelagem do negócio; Desenvolvendo modelos de negócios; Canvas; Pitch; Tendências de mercado nacional e internacional; Empreendedorismo social: contexto; Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto; Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
  • Conceitos introdutórios à matemática Financeira; Características do juro; Juros simples; Juros compostos; Desconto; Taxas; Sistemas de amortização; Operações financeiras; Método do valor presente – VPL; Taxa interna de retorno; Payback simples; Retorno sobre o investimento (ROI).
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Cenários para Empreender, são propostas atividades para desenvolver habilidade na análise de cenários empresariais, identificando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
  • História da contabilidade; Evolução histórica da contabilidade; Contabilidade e doutrinas da contabilidade; Contabilidade e campo de atuação; Características qualitativas da informação contábil; Identificação dos princípios e convenções contábeis; O balanço patrimonial; Elaboração do demonstrativo de resultado do exercício; Esquema básico de demonstração contábil; Partidas dobradas: Processo de contabilização, lançamentos contábeis, métodos e processo; Plano de contas; Apuração das fichas de estoque pelos métodos: UEPS, PEPS e Média Ponderada.
  • Contabilidade de custos; Contabilidade financeira; Princípios contábeis aplicados a custos; Classificações e nomenclaturas de custos; Custeio por absorção; Critérios de rateio dos custos indiretos; Materiais diretos; Mão-de-obra direta.
  • Noções gerais de economia e economia política; Pressupostos e conceitos das principais correntes econômicas; Custo de oportunidade e suas aplicações; Fatores determinantes da demanda e da oferta; O equilíbrio de mercado. Noções de Macroeconomia; Principais agregados macroeconômicos; Crise x 17 endividamento; Intervenção do Estado na Economia; IDH; Desenvolvimento econômico e sustentabilidade; Planos Econômicos.
  • Conceitos básicos de contabilidade gerencial; Demonstrações contábeis e a sua importância para as empresas; Criação de valor para a empresa; Análise Custo – Volume – Lucro; Orçamento, planejamento e controle; Avaliação e desempenho; Utilização de ferramentas para avaliação de desempenho das empresas.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Influências Econômicas nas Organizações, são propostas atividades para desenvolver habilidades na solução de problemas, compreendendo a interconectividade de temas e áreas em cenários comuns nas empresas.
  • Análise horizontal e vertical; Índice de liquidez, rentabilidade e lucratividade; Análise da gestão de caixa; Análise da gestão do lucro como instrumento de verificação e gestão do desempenho das instituições.
  • Administração financeira de curto e longo prazo; Decisões de investimento e financiamento; Análise de risco e retorno; Custo de capital próprio e terceiros; Orçamento de capital e decisões de investimento; Estrutura de capital.
  • Introdução à administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da contingência estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica e Teoria Cibernética da Administração.
  • Os “Cs” de Crédito (Caráter, Capacidade, Condições, Capital, Colateral e Conglomerado); Conceito e relevância do crédito; Política de crédito; Atribuições técnicas de análise de crédito; Utilização de índices econômico-financeiros; Análise da necessidade líquida de capital de giro; Análise da tesouraria; Análise dos fatores que atuam sobre o capital de giro e recursos gerados pelas operações.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Análise de Investimentos, são propostas atividades de análise de investimentos empresariais, com a finalidade de identificar estratégias necessárias que devem ser adotadas pelas empresas para que obtenham ganhos financeiros em seus projetos.

Diferenciais

  • Aqui, com mais 2 anos, você pode também sair formado Bacharel em Ciências Contábeis

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.