Gestão das Políticas Sociais

Pós-Graduação EAD

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  • Material digital disponível para download.

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

A Pós-Graduação em Gestão das Políticas Sociais fundamenta e instrumentaliza a atuação de profissionais do campo da gestão e das políticas sociais públicas e/ou privadas.

Objetivos:
O curso tem como objetivo a capacitação de profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação e das políticas sociais em geral, com atuação na formulação, gestão, financiamento e controle de programas e projetos sociais. Destaca temas como desenvolvimento social, proteção social, políticas públicas da seguridade e de desenvolvimento social, e gestão estratégica de programas sociais.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Estado, capitalismo e luta de classes; Estado, liberalismo e bem comum; formas de governo e regimes políticos - democracia, ditadura, presidencialismo, parlamentarismo, república e monarquia; ideologia: trabalho e dominação; burocracia - controle, poder e alienação; globalização, neoliberalismo e imperialismo.
  • Esta disciplina é uma introdução elementar ao estudo científico da política. Está organizada em torno de três grandes eixos temáticos: a questão do poder e do seu exercício institucionalizado por meio do Estado; a questão da ideologia e das doutrinas políticas; e a questão do comportamento efetivo dos agentes políticos.
  • Regimes políticos no Brasil; Constituição Federal; institucionalização democrática; eleições; poderes Legislativo e Executivo; sistema partidário; sociedade civil.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Compreensão do desenvolvimento das políticas públicas como ação governamental e como objeto de análise das ciências sociais. Políticas públicas nos regimes democráticos. Noções de Estado, Governo e cidadania. O papel do Estado frente às demandas do cidadão e a concepção e implementação de políticas públicas.
  • Conceito de epistemologia. Análise crítica das principais linhas de reflexão epistemológica em Ciências Sociais. Fundamentos da teoria do conhecimento: relação ciência-ideologia, relação sujeito objeto, relação objetividade-subjetividade, conceito de lei e teoria. Construção de modelos multifatoriais, reducionismo, individualismo e holismo metodológicos. A problematização teórica e empírica de um objeto de estudo: a escolha dos referenciais teóricos na construção da revisão bibliográfica.
  • Conceito de políticas públicas. Objetivo, natureza e dinâmica das políticas públicas. Ciclo de vida das políticas públicas. Indicadores de monitoramento. Regimes democráticos. O papel do Estado x demandas da sociedade. As políticas públicas de corte social. Pesquisa avaliativa em políticas públicas e modelos analíticos. Pré-requisitos, relevância, técnicas e métodos utilizados nas pesquisas.
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.