Gestão de Custos e Formação de Preços

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Esta especialização aborda as principais estratégias de venda e marketing, salientando desde as principais técnicas de negociação, administração de conflitos e análise de tendências de vendas até o planejamento em marketing. O curso contempla, ainda, elementos como gerenciamento de custos, pesquisa de mercado e inteligência competitiva, destacando os principais métodos de custeio e como os gastos de uma empresa devem ser organizados de forma estratégica nas decisões de investimento e na formação do preço de venda.

Objetivos:
Especializar profissionais que atuem ou desejem atuar nos segmentos do comércio, serviço ou indústria, desenvolvendo competências e habilidades que possibilitem a esse profissional analisar e gerenciar estratégias de administração de marketing, a fim de compreender o ambiente em que as organizações estão inseridas, com foco no mapeamento de custos e na formação do preço de venda.

- Possibilitar a compreensão dos elementos formadores do preço de venda.
- Apresentar as principais técnicas de vendas, negociação e administração de conflitos.
- Apresentar as principais técnicas de pesquisas de mercado e como essas técnicas subsidiam a tomada de decisão.
- Apontar as principais estratégias de mapeamento do perfil do consumidor, a fim de alcançar os resultados em vendas.
- Apresentar as distintas classificações de custos de uma empresa e os métodos de custeio, a fim de compreender o impacto dos custos nas operações empresariais.
- Indicar os principais elementos a serem observados na decisão de investimento empresarial.

Público-Alvo:
O curso é indicado para graduados nas mais diversas áreas da administração de empresas e para empreendedores que desejam apropriar-se do processo de gestão de custos e de administração de marketing.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Conceituação de estratégias de vendas e marketing. O processo de estratégia nas organizações. Análise de cenários para definição e escolha das estratégias de vendas. Técnicas de vendas e negociação. Definições e principais diferenças entre varejo e e-commerce. Desenvolvimento de estratégias para e-commerce. Marketplace e plataformas e-commerce. Internet e ações de marketing. Estratégias de remarketing. Análise das principais tendências de venda. Tendência de vendas para impactar nos resultados. Sustentabilidade e ética empresarial. Experiência do cliente omnichannel e multichannel. O uso de tecnologias nas experiências de vendas. Gestão de vendas. Prospecção e manutenção de clientes. Modelos de gestão para tendências de vendas. Gestão de equipes de vendas.
  • Características de uma negociação. Técnicas e modelos de negociação. Etapas do processo de negociação. Conflitos nos processos de negociação. Níveis de conflito nas organizações. Técnicas de administração de conflitos. Estilos de administração de conflitos. Administração de conflitos com foco no cliente. Conflitos como oportunidade de crescimento e alcance de resultados. Boas práticas no processo de negociação. Estrutura de um processo de negociação. Melhores alternativas para o alcance de acordo em uma negociação. Paradoxos em um processo de negociação. Aprendizado por meio do processo de negociação.
  • Principais conceitos e técnicas de formação do preço de venda. Estrutura comercial e planejamento de equipe de vendas. Estrutura comercial na formação de preço de venda. Gerenciamento de equipes de vendas. Técnicas de relacionamento com o cliente. Elementos formadores no preço de venda. Análise e classificação de custos. Custos na formação do preço de venda. Custos e despesas na formação do preço de venda. Impostos e tributos na formação no preço de venda. Definição de preço de produtos e serviços.
  • Planejamento estratégico de marketing. Segmentação de mercado. Posicionamento de mercado. Mix de marketing e processo decisório nas ações de marketing. Ferramentas de marketing para vendas. Marketing nos canais de vendas. Funil de vendas. Comportamento do consumidor. Análise de segmento. Análise de concorrência. Etapas do plano de marketing. Previsão de vendas e processo orçamentário.
  • Tipos de pesquisa de mercado. Etapas de uma pesquisa de marketing. Tomada de decisão a partir de pesquisas de mercado. Segmentação e mensuração de mercado. Business intelligence, teorias e estratégias. Inteligência da informação como suporte à decisão. Google Ads como motivador para tomada de decisão.
  • Mapeamento do perfil do consumidor. Comportamento do consumidor no ambiente digital. Análise de tendência de comportamento do consumidor. Consumidor e o processo de decisão de compra. Fatores que influenciam o processo decisório do consumidor. Sustentabilidade e preservação ambiental por meio das atividades de marketing. Estratégia de mapeamento e ações para promover a satisfação do consumidor.
  • Análise de custos no processo de produção. Custos de produto vendido e custos de período. Padrões de comportamento de custos. Custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis. Custos diretos e indiretos. Departamentalização e centro de custos. Rateio de custos. Rateio de custos para a indústria e para o comércio. Métodos de custeio. Sistemas de apuração de custos.
  • Custo de oportunidade. Gerenciamento de restrições e maximização de resultados. Margem de contribuição. Análise de custo, volume e lucro. Conceito e importância do ponto de equilíbrio. Tipos de ponto de equilíbrio. Limitações da análise do ponto de equilíbrio. Imbricações entre ponto de equilíbrio e margem de contribuição. Margem de contribuição e resultados. Análise do custo volume e lucro. Margem de segurança. Custo volume e lucro, conceito e importância. Importância da alavancagem operacional.
  • Custeio por absorção. Custeio variável. Método de custeio ABC. Definição de direcionadores e acumuladores de custo. Vantagens e desvantagens dos diferentes métodos de custeio. Movimentação dos diferentes tipos de custo e de mão de obra. Cálculo de unidade equivalente de produção. Gestão estratégica de custos e vantagem de competitiva.
  • A importância dos custos e despesas no contexto organizacional. Tipos de custos e de despesas. Custo de oportunidade. Definição de margem de contribuição e margem de segurança. Composição e aplicação da margem de segurança. Margem de segurança como elemento da tomada de decisão. Mensuração da margem de segurança. Margem de segurança para o suporte a decisão e análise de risco. Etapas do mecanismo de custeio baseado em atividade. Custeio ABC observando o cálculo de taxas de atividades. Sistema de custeio ABC e relatórios gerenciais.
  • Influência dos custos na tomada de decisão. Controladoria de custos como modelo de gestão. A análise de custos e o processo decisório. Definição do índice de margem de contribuição. Cálculo do índice de margem de contribuição. Índice de margem de contribuição e o processo decisório. Gestão baseada em atividade. Desenvolvimento e aplicação de melhorias na gestão baseada em atividades.
  • Planejamento financeiro de curto e longo prazo. Orçamento de capital. Payback. Taxa interna de retorno (TIR). Projeção de receita e custos. Fluxo de caixa. Análise de viabilidade financeira e econômica de um negócio. Ativos financeiros e investimentos. Desempenho financeiro atrelado a estratégia corporativa. Sustentabilidade corporativa.