Gestão de Políticas Públicas Educacionais

Pós-Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

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Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação


Objetivos:
Proporcionar subsídios para uma compreensão ampla do funcionamento da sociedade e também mostrar a interface desses conteúdos com o trabalho educativo, fornecendo a metodologia do ensino das ciências sociais e as bases para a atuação docente com tais conteúdos teóricos e práticos.

Público-alvo:
O curso de Pós-Graduação EAD em Educação, Política e Sociedade foi desenvolvido principalmente para educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Política e ciência política. Conceitos fundamentais da ciência política. Os clássicos da política. Estado e formas de Estado. Formas e sistemas de governo. Separação de poderes. Estado de Direito. Sufrágio, voto e eleição. Sistemas eleitorais. Partidos políticos. Sociedade civil e sociedade política.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Mudanças de paradigma na educação. Novas formas de ensino. Ensino híbrido. Flexibilidade e adaptação. Planejamento de aulas. Ser professor em sala de aula e a distância. Ferramentas de mediação on-line. Qualidade na educação. Uso criativo de ferramentas digitais. Professor como sujeito da práxis docente. Curadoria de conteúdo. Autonomia crítica e reflexiva. Importância da afetividade. Protagonismo docente. Mudança de mindset.
  • Noções básicas de recursos humanos. Planejamento estratégico da gestão de pessoas em um ambiente dinâmico. Seleção de pessoas. Aplicando pessoas. Orientação das pessoas. Modelagem de cargos. Programas de incentivo. Desenvolvimento de pessoas e de organizações. Mantendo e monitorando pessoas. O futuro da gestão de pessoas.
  • Concepções de Estado e Sociedade Civil. A reformulação do conceito de “Público”. Modelos de gestão e parcerias na Administração Pública. Privatização. Descentralização. Franquia pública. Terceirização. Convênio. Consórcio público.
  • Evolução histórico-sociológica da infância e da adolescência. Teoria da situação irregular à teoria da proteção da criança e do adolescente. Direitos fundamentais da criança e do adolescente. Relação entre a menoridade e a responsabilidade penal. Política de atendimento. Atos infracionais. Tutela jurídica especial à criança e ao adolescente: condição peculiar de desenvolvimento. Medidas de proteção e medidas socioeducativas. Relação entre criança, adolescente e escola.
  • Políticas educacionais e diretrizes para a educação brasileira propostas em diferentes momentos históricos. Reformas educacionais e planos de educação no Brasil. O sistema de ensino brasileiro em seus aspectos legais, organizacionais, pedagógicos, curriculares, administrativos e financeiros em todos os níveis da educação básica e do ensino superior. O planejamento educacional em nível federal, estadual e municipal no Brasil. Política de formação de professores. Avaliação institucional e qualidade de ensino. Impactos e perspectivas das políticas educacionais na vida escolar e nas identidades de seus atores.
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.