Gestão e Design em Carnaval

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Principal curso no Brasil na área de Gestão e Design de carnaval.

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área do Brasil.

  • Corpo docente composto exclusivamente por especialistas, mestres e doutores dinâmicos nas suas áreas e com larga experiência no carnaval das principais capitais do Brasil.

  • Matriz curricular inovadora, atualizada e dividida em quatro grupos: fundamentação histórica, técnicas, julgamento e gestão. Pensada por profissionais do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo.

  • Aulas práticas dentro dos barracões, ateliês e centros culturais.

  • Embasamento para produção em outras manifestações artísticas e populares do Brasil.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A pesquisa em Gestão e Designer de Carnaval propicia, a partir de um projeto que se efetiva nas relações entre duas ou mais disciplinas, eixos e técnicas o estudo relativo a produção e planejamento do espetáculo carnaval.

O curso propõe o aprofundamento na gestão, na produção, na história do carnaval e das escolas de samba proporcionando uma visão sobre as funções pré-produção, produção e pós-produção do espetáculo. O curso dividido em quatro grandes grupos, são eles: fundamentação histórica, técnicas, julgamento e gestão compreende a elaboração desta grande manifestação artística e popular brasileira dentro de uma perspectiva histórica, técnica e experimental, onde privilegiar-se-á não só a prática, mas também a análise crítica e científica de conceitos e diálogo sobre os objetivos da gestão, do planejamento  e da produção no carnaval.

Tem como finalidade capacitar os alunos para pensar e propor práticas carnavalescas que visem à ampla construção de conhecimento. Habilitando-o em um profissional a criação, transmissão, recepção, construção e desenvolvimento de projetos nos quais a aprendizagem destas linguagens estejam atreladas a conquistas como valorização da produção coletiva, o respeito pela diferença e a criação artística como direito de todo indivíduo.

Além do conhecimento sobre as variáveis envolvidas nessa atividade, a apresentação de métodos e técnicas para manipulação e determinação dessas variáveis e, por fim, a análise de situações reais em planejamento e a discussão sobre as soluções adotadas nos barracões.

Objetivos:
*Proporcionar visualização criativa e sistemática dos processos de interação e criação do carnaval, tal como estudar como um todo as fases de projeto, gestão e produção do carnaval;

*Aprimorar o exercício em torno da criação artística, transmissão e recepção do carnaval, assim como dominar técnicas, métodos e materiais essenciais para os processos de criação e construção do carnaval enquanto espetáculo;

*Oferecer uma imersão nas potencialidades cênicas do carnaval, a partir de 4 grupos de disciplinas, proporcionando o estímulo e o entendimento das significações desse evento para com outras manifestações artísticas e culturais do nosso país.

Público-Alvo:
*Profissionais liberais portadores de diploma de graduação;

*Pesquisadores das áreas de Dança, Artes Cênicas, Arquitetura, História, Design, Moda, Cultura e áreas afins;

*Interessados em desenvolver aptidões sobre composições carnavalescas.

Formato do curso:
As Aulas acontecem aos sábados e Domingos, umas vez ao mês, das 8 às 18h.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Estudo e elaboração de projetos de figurinos/fantasias para espetáculos carnavalescos, levando em consideração etapas de leitura de texto ou estrutura narrativa, técnicas de decupagem de personagens e a contextualização histórica do figurino/fantasia para o carnaval.
  • O processo criativo por meio de uma visão neurocientífica. As diferentes potencialidades do indivíduo, as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos envolvidos na questão da inteligência e criatividade. As principais características dos tipos talentosos, super habilidosos e geniais na história e no contexto contemporâneo, com ênfase no Carnaval.
  • Discute aspectos contemporâneos da comunicação em sentido amplo no contexto carnavalesco. Apresenta noções de jornalismo, postura em entrevistas, técnicas de produção textual e possíveis crises de imagem ao longo do processo de elaboração do desfile. Trata ainda sobre a importância das redes sociais como recurso para movimentar o período pré-carnavalesco e a interação com a opinião pública.
  • A importância da historiografia do carnaval e seus desdobramentos ao longo dos séculos fora e no Brasil, demonstrando com casos as questões sócio-políticas que fazem do carnaval um grande evento social. A formação das escolas de samba e suas especificidades de acordo com cada região. Os diferentes formatos de documentação de carnaval, respeitando as características dos criadores e agremiações.
  • Introdução a história do vestuário com um panorama da pré-história à contemporaneidade. Associação do contexto histórico e a visualidade às questões da arte, do teatro, da moda e os paralelos entre as vestimentas. A história e a cultura através do estudo dos trajes e modos de vida ao longo dos séculos.
  • A compreensão da importância psicológica, sociológica e dramática da caracterização aplicada ao modo de criar figurinos e fantasias para e no carnaval.
  • A construção de estampas conforme os princípios de composição. Tratamentos, estética, textura, forma e harmonia das cores e simulação de técnicas de estamparia, no sistema artesanal. Introdução aos métodos básicos da estamparia por impressão artesanal. Desenvolvimento de amostras com possibilidades para uma produção de estampados.
  • O estudo de estruturas têxteis e desenvolvimento de alternativas de aproveitamento e criação a partir dos processos de tecelagem, tingimento, estamparia e beneficiamentos diversos, elaborados através de pesquisa individual. Execução de maquetes têxtil, como alternativa de criação, destinadas aos figurinos teatrais e as fantasias para os desfiles de carnaval.
  • Os conceitos e o objetivo do planejamento e controle da produção no carnaval em geral. Uma visão sobre a função pré-produção, produção, pós-produção, e o seu papel dentro da organização e o relacionamento dessa área com as demais. Conceitos relacionados às atividades de planejamento, controle da produção e o conhecimento sobre as variáveis envolvidas nessa atividade. A apresentação de métodos e técnicas para manipulação e determinação dessas variáveis e, por fim, a análise de situações reais em planejamento e a discussão sobre as soluções adotadas nos barracões.
  • O aprendizado das práticas de maquiagem artística dirigida a diversos segmentos. Estudo da cor, forma e do personagem como elementos que compõe essa prática. A maquiagem artística do Carnaval e seus principais personagens: Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Destaques, Composições de Carros, Alas, Baianas e Bateria.
  • A compreensão da exploração dos tipos de materiais expressivos, convencionais ou não, na criação artística de perucas para fantasias/figurinos de alas, composições e comissão de frente como adereços carnavalescos. Exercícios de percepção, imaginação e criação. Proposição de formas para desenvolvimento da observação de referências para a criação artística.
  • A análise da modelagem aplicada ao desenvolvimento de fantasias/figurinos, através da ergonomia do corpo humano e variações dimensionais (vertical e horizontal), por meio de estruturas aramadas ou ferragens.
  • O estudo, análise e reflexão sobre os principais conceitos de cenografia e espaço cênico. Compreensão de elementos cenográficos e sua aplicação aos espetáculos das escolas de samba. Elaboração de projetos de alegorias de escolas de samba, levando em consideração as etapas de croqui, desenho técnico e maquete.
  • A definição dos aspectos físicos e perceptivos da luz e suas aplicações em projetos de iluminação para o carnaval. Observação e estudo dos efeitos luminosos. Projeto de iluminação. Variáveis de conforto e desempenho nos ambientes e sistemas integrados de iluminação aplicados ao carnaval.
  • Conceito de estética enquanto princípio das criações plástico-visuais, contemplando o contexto do espetáculo para os desfiles das escolas de samba.
  • Investigação sobre a origem e história do quesito Comissão de Frente. A função de Comissão de Frente nessa manifestação cultural, com um maior detalhamento sobre esse quesito tão importante e suas mudanças ao longo do tempo apresentadas pelas escolas de samba.
  • Entendimento e compreensão das funções, embora conhecidos e muito admirados, da Porta-bandeira e o Mestre-sala, e a coreografia por eles desenvolvida. Discussão de pesquisas bibliográficas na modesta literatura existente, e das entrevistas sobre questões relacionadas com a tradição, circularidade cultural e influências que, de alguma forma, participam da formação do casal ano após ano.
  • Estudo dos dois quesitos de grande relevância nos desfiles de carnaval: harmonia e evolução. A totalidade da voz cantada pela escola durante a apresentação, sendo esse um elemento também considerado para a avaliação da harmonia. A evolução marcada pela criatividade, empolgação e vibração dos componentes da escola e possíveis fatores que prejudicam a visão panorâmica de quem assiste ao espetáculo.
  • A sistematização dos conceitos vivenciados formal e informalmente no estudo musical do quesito bateria, por meio da organização de conteúdos. O aprimoramento das habilidades motoras e perceptivo sensoriais. Os valores estéticos e estilísticos, bem como suas correlações históricas e sociais. Treinamento da percepção rítmica, melódica e harmônica entre instrumentos e sambas enredos.
  • A existência de estudiosos que consideram a dramatização de cortejo carnavalesco elementos fundamentais que passaram a constituir os desfiles das escolas de samba, nos antigos ranchos e nas grandes sociedades. O carnaval de 1939 da Portela como primeira referência de dramatização completa em desfiles de escolas de samba. O histórico dos enredos e sambas em termos de conteúdo, significados e regulamentos.
  • O conceito de ética e a ética dos valores. Fundamentos éticos nas relações pessoais e profissionais. Doutrinas éticas fundamentais. Consciência, virtude e vontade ética. Conhecimento geral do Manual do Julgador, construção de defesas, justificativas e os termos utilizados. O papel do julgador e profissional responsável pelas defesas e justificativas.
  • O estudo e a visão global, crítica e humanística, de forma a atuar em prol do desenvolvimento geral, criação e desfile das escolas de samba.
  • As intervenções do Estado e os impactos nas escolas de samba. Criação de políticas públicas como modificadores dos modelos carnavalescos. Políticas culturais e novos formatos das escolas de samba. Escolas de samba como organização administrativa e criativa – a indústria cultural. Carnavalescos como mediadores culturais. Cadeia produtiva e economia do carnaval e as leis de incentivo.

Observação: É perfeitamente possível haver alterações nesta Matriz Curricular, visando a otimização do Curso.

Professor


Vinícius Ferreira Natal

Vinícius Natal é graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como diretor de pesquisa do Centro Cultural Cartola - atual Museu do Samba - desenvolvendo ações voltadas ao Patrimônio Imaterial (2012-2017), além de ter exercido a função de diretor cultural do GRESU Vila Isabel por 5 anos (2014-2019). É co-autor do livro "As Titias da Folia: O Brilho Maduro de Escolas de Samba de Alta Idade" e autor do livro "Cultura e Memória nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Dramas e Esquecimentos", premiado no Concurso de Monografias do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro com menção honrosa. Pesquisou e elaborou a sinopse, em parceria com os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, do GRES Acadêmicos do Cubango em 2019 - Igba Cubango - A Alma das Coisas e A Arte dos Milagres" - e para o GRES Acadêmicos do Grande Rio, para 2020 - Tata Londirá - O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias". Exerceu a função de julgador do carnaval dos grupos de acesso e mirim do Rio de Janeiro, além das cidades de Friburgo (RJ) e Uruguaiana (RS) . Foi professor de História do CAP -UERJ e, recentemente, ocupou o cargo de Coordenador de promoção das Políticas de Igualdade Racial no município do Rio de Janeiro.


Professora


Viviane Martins

Mestre em Artes pela Uerj e graduada em Licenciatura Plena em Educação física pela UFRJ. Coordenadora do Projeto Minueto do Samba para casais de mestre-sala e porta-bandeira. Coreografou os casais de mestre-sala e porta-bandeira das seguintes agremiações: segundo casal Unidos de Padre Miguel (2014 a 2017), primeiros casais das escolas: Acadêmicos da Rocinha (2017 e 2018), Renascer de Jacarepaguá (2012, 2013, 2018 e 2019) São Clemente (2018)e Acadêmicos do Cubango e Renascer de Jacarepaguá (2019). Atuou como porta-bandeira no Arranco do Engenho de Dentro (2004 a 2006) e Boêmios de Inhaúma (2006). Atuou como jurada do quesito mestre-sala e porta-bandeira nos carnavais de Guaratinguetá, São Paulo, Três Rios e Uruguaiana. Avaliadora do quesito mestre-sala e porta-bandeira na AESMRIO de 2011 a 2016. Integrou a companhia de dança folclórica Cia do Rio - UFRJ de 2002 a 2012. Integrou o grupo de danças folclóricas da extinta Universidade Gama Filho de 1997 a 2000. Auxiliou na coreografia dos Jogos Panamericanos 2007 e na Copa de 2014 coreografando casais de mestre-sala e porta-bandeira. Coreografou o grupo de abertura da Quadrilha do Sampaio de 2004 a 2011.


Professor


Marcus Paulo

É Carnavalesco na cidade do Rio de Janeiro, com passagens nos últimos sete carnavais pela Escola de Samba Unidos da Tijuca. Atualmente assina os carnavais das Escolas de Samba Acadêmicos da Rocinha, e Unidos de Bangu. Responsável pelos projetos artísticos das agremiações: Idealiza, pesquisa, conceitua, projeta; Desenvolvimento e produção dos desfiles. Mestrando em Design na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ). Pós-graduado em Docência No Ensino Superior na Universidade La Salle (UNILASALLE-RJ). Pós-graduando em Cenografia na Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ) e MBA em História da Arte e Artes Visuais UCAM-RJ. Graduado em Design Gráfico pela Universidade Estácio de Sa? (UNESA-RJ). Pesquisador do Observatório de Carnaval do Museu Nacional da UFRJ, com vínculo ao Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LA?BEIS).


Professor


Sidney França

PAULISTANO, CARNAVALESCO E DIRETOR ARTÍSTICO, graduado em Economia (Universidade Mackenzie) e em graduando em História (Universidade Paulista). Cursos livres de História da Arte, Desenho Artístico, Desenho Arquitetônico e Produção Cultural. Autoria dos enredos de carnaval (enredista) do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre (2005 a 2016). Diretor Cultural responsável pelo resgate e manutenção dos valores históricos do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre (2006 a 2016). Responsável pela pesquisa, argumentação, criação textual, concepção visual e direção artística (carnavalesco) dos desfiles de carnaval do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre (2009 a 2016), do G.R.C.S.E.S. Unidos de Vila Maria (2017), do Grêmio Gaviões da Fiel Torcida (2018 e 2019) e do G.R.C.S.E.S. Águia de Ouro (2020 e 2021). Vencedor do Troféu Nota 10 do Diário de São Paulo na categoria Melhor Carnavalesco (2011, 2012 e 2013). Realizou a Direção Artística do Projeto Canto Livro de Literatura e Música, sobre a valorização da leitura e do saber através da musicalidade (2013 a 2017). Fez a curadoria da exposição “Será Que El_ É?” do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, sobre gêneros no Carnaval e a questão da orientação sexual na folia brasileira (2017). Ministra palestras sobre Carnaval em diversas Secretarias de Cultura do Estado de São Paulo e realiza workshops sobre a cultura do samba e do carnaval (2010 a 2020).


Professor


Jessé Cruz

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação pela FURB (Universidade de Blumenau/SC, 2018) com a linha de pesquisa de Linguagens, Arte e Educação", com foco no estudo do Corpo Negro na Dança, faz parte do Grupo de pesquisa "Arte e Estética na Educação" cuja pesquisa é baseado na Artes a partir da epistemologia A/r/tográfica. Idealizador do Congresso Brasileiro de Dança Educacional. Coordenador nas Especializações do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação nos cursos de Artes Cênicas e Dança Educacional e no Curso Técnico do Governo do Estado de Santa Catarina - Joinville/SC. Docente como professor convidado de algumas Universidade do Sul do Brasil. Atualmente é coreógrafo de comissão de Frente de Escolas de Sambas na cidade de Florianópolis, Joinville e São Francisco do Sul, mas passando por Rio de Janeiro e São Paulo e professor/coreógrafo convidado da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Dentro da tecnicidade da dança, pesquisa o corpo a partir das manifestações populares brasileiras hibridadas nas ações contemporâneas e estudo do corpo e no estudo das caracterização, processo de criação e execução na montagem dramaturgia da caracterização cênica. Desenvolve trabalho para formação e capacitação de jurados e assistência em processos de regulamentação, legislação e instruções para eventos como carnaval, festival de dança, entre outros.


Professor


Macaco Branco

Mestre de bateria da Unidos de Vila Isabel, desde 2018, sua escola do coração. Foram dois carnavais no posto, tendo conquistado prêmios como o Estandarte de Ouro de Revelação em 2019 e o Estandarte de Ouro de melhor bateria em 2020, ano em que garantiu os 50 pontos, a nota máxima no comando dos ritmistas da Swingueira de Noel. É músico e já gravou com os maiores nomes da música brasileira. leva a nossa cultura a todos os cantos do Brasil e do mundo. Mestre no samba, mestre na cidadania. Macaco Branco ensina sua arte em projetos sociais importantes e tem a marca do talento e do compromisso com a alegria do seu povo.


Professor


Gabriel Haddad

É mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle - Niterói (2010). Desde o carnaval de 2020, assina como carnavalesco, em parceria com Leonardo Bora, o projeto artístico do GRES Acadêmicos do Grande Rio. Além disso, trabalhou como assistente para diversos carnavalescos em escolas do Rio de Janeiro e São Paulo, como Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Grande Rio, Gaviões da Fiel, Unidos de Vila Maria, Vai-Vai, dentre outras. Como carnavalesco, atuou nas escolas Mocidade Unidade do Santa Marta, Acadêmicos do Sossego e Acadêmicos do Cubango, sagrando-se três vezes campeão dos carnavais da Intendente Magalhães (Santa Marta 2013 e 2014; Sossego 2016), duas vezes ganhador do Estandarte de Ouro de Melhor Escola da Série A (Cubango 2018 e 2019) e uma vez ganhador do Estandarte de Ouro de Melhor Escola do Grupo Especial (Grande Rio 2020). Durante o mestrado estudou as relações entre cultura popular, arte contemporânea e carnaval através do processo criativo do desfile de 2019 da Acadêmicos do Cubango. No Observatório de Carnaval - OBCAR/UFRJ está credenciado nas linhas de a) artes da cena, artes visuais, arte da narrativa e história da arte e b) texto, imagem, discurso e arte da narrativa.


Professora


Profa. Annik Salmon

Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ no curso de Belas Artes (Indumentária e Cenografia) e pós-graduada em Educação Artística com formação para docentes pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). Ao formar-se, em 2003, começou a estagiar na Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, num acordo entre a Liga das Escolas de Samba (Liesa) e a Faculdade de Belas Artes. Em 2004 já era assistente e figurinista do carnavalesco Alexandre Lousada, com quem trabalhou até 2007 para agremiações diferentes: Porto da Pedra, Vila Isabel e Beija-Flor. Nos anos seguintes trabalhou na Vila Isabel, como Assistente dos carnavalescos Alex de Sousa e Paulo Barros, até que em 2009 foi para Unidos da Tijuca, com o carnavalesco Paulo Barros, onde foi sua assistente até o carnaval de 2014. Após, passou a integrar a Comissão de Carnaval da Unidos da Tijuca de 2015 à 2019. Em 2020 assume como carnavalesca solo a Unidos do Porto da Pedra que assina a até o carnaval de 2022 onde a escola consegue o vicecampeonato. Em 2022 já para o carnaval de 2023 é convidada para ser carnavalesca, fazendo dupla com Guilherme Estevão, na escola de samba Estação Primeira de Mangueira.


Professor


Prof. Dr. Carlos

Graduado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Mestre e Doutor em Artes Visuais – Imagem e Cultura pela UFRJ. Autor do livro “Chapa Branca: farda e fantasia nos desfiles da Beija-Flor (1973-1975)”. Vice coordenador do Núcleo de Estudos de Carnavais e Festas - CNPq/UFRJ. Atuou como Professor de História da Arte para os ensinos Fundamental II e Médio (2012-2021). Professor Substituto nos cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas da UFRJ (2020- 2022). Professor convidado no curso Lato Sensu Figurino e Carnaval na Universidade Veiga de Almeida (2015-2020). Iniciou no carnaval em 1998, no G.R.E.S. União da Ilha do Governador onde permaneceu até 2004. Em 2005 no G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel junto com o carnavalesco Alexandre Louzada e de 2006 a 2009 como seu assistente no G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis. Em 2010 desenvolveu junto ao carnavalesco Paulo Barros e a figurinista Bruna Bee fantasias especiais e o figurino para comissão de frente para o enredo “É Segredo” para o G.R.E.S. Unidos da Tijuca e em 2015 como membro do departamento de carnaval. Atuou também como jurado de enredo e alegorias nos carnavais de Niterói/RJ (2018), nos desfiles da liga LIVRES/RJ (2020 e 2022), Carnaval de Vitória/ES (2022) e para os desfiles do Carnaval de Maquete (2019-2021) e Carnaval Virtual (2021).


Professora


Profa. Ivete Dibo

Especialização em História Moderna. - Universidade Federal Fluminense, UFF. Graduação em Superior de Moda. - Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ. Graduação em Licenciatura em História. - Universidade Santa Úrsula/RJ. Atuou profissionalmente na Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ como professora convidada de 2007 até 2017 e na Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Belas Artes, UFRJ, como professora substituta, 2019 – 2021 / 2014 – 2016 / 2006 – 2008. Atuou com maquiagem artística e caracterização no carnaval do Rio de Janeiro desde 2007 passando por várias escolas como:comissão de frente do Unidos da Tijuca. 2022; alas - Mocidade Independente de Padre Miguel. 2020; Mestre Sala e Porta Bandeira - Acadêmicos do Salgueiro, 2020; alas de comunidade - da Paraíso do Tuiuti. 2019; Criação de perucas e adereços para a alegoria - Paraíso do Tuiuti. 2019; Caracterização - 'Vampiro Neoliberalista' - Paraíso do Tuiuti. 2018; Caracterização - Carro Abre Alas - Paraíso do Tuiuti. 2017; Segundo Casal Mestre Sala e Porta Bandeira - Acadêmico do Salgueiro. 2017; Adereços – teatro - 'Repertório Shakespeare - Macbeth e Medida por Medida'. 2016; Maquiagem artística - Paraíso do Tuiuti. 2016; Maquiagem artística – Circo/Teatro - Espetáculo: “Gênesis - O Mix da Criação”. 2016; Musical infantil A Onça e o Bode. 2016; Maquiagem artística - comissão de frente + primeiro casal de mestre sala e porta bandeira - União da Ilha do Governador. 2016; Maquiagem artística - Comissão de Frente + primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira + adereços - Paraíso do Tuiuti. 2015; Maquiagem artística - Comissão de Frente - Estácio de Sá. 2014; Maquiagem artística - Beija-Flor de Nilópolis. 2014; Maquiagem artística - Comissão de Frente + adereços - Estácio de Sá. 2013 e 2014; Adereços- Comissão de Frente + Carros alegóricos - Estácio de Sá. 2013; Maquiagem artística - Comissão de Frente - Inocente de Belford Roxo. 2013; Maquiagem artística - Comissão de Frente e carros alegóricos - Paraíso do Tuiuti. 2012; Maquiagem artística para a peça teatral O Auto da Compadecida. 2012; Maquiagem artística - Comissão de Frente - Império da Tijuca -. 2010; Visagismo para a peça teatral Urucubaca. 2010; Maquiagem artística - Comissão de Frente - União da Ilha. 2009; Adereços - Peça teatral 'As Centenárias'. 2007; Maquiagem artística - Comissão de Frente - Império Serrano. 2007. Possui alguns prêmios no carnaval carioca como:2016 Troféu Plumas & Paetês em homenagem ao Monarco Melhor Maquiadora Artística;2015 Troféu Plumas & Paetês em homenagem à Elza Soares Maquiadora Artística; 2013 Troféu Plumas & Paetês em Homenagem à Chiquinha Gonzaga Maquiador Artístico.