História e Geografia: Ensino de Práticas e Metodologias

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Objetivos:
O curso tem como objetivo desenvolver o conhecimento de práticas pedagógicas fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para a atividade docente. Possibilita a qualificação de professores para a elaboração de uma prática pedagógica atualizada e propicia a formação de profissionais da área das Ciências Humanas no sentido da ampliação dos seus conhecimentos historiográficos, considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, socializando experiências e reconstruindo saberes.

Público-alvo: 
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Teorias geográficas. O objeto da Geografia. Geografia escolar e Geografia universitária. A Geografia como Ciência. Métodos e procedimentos metodológicos de análise geográfica
  • A constituição da História como disciplina no contexto da educação escolarizada no Brasil. Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico. Conhecimento das atuais perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo educativo. A História nas propostas curriculares da educação básica. Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de história. A elaboração e a regulamentação dos livros didáticos para o ensino de história. Diferentes linguagens e fontes no ensino de História. Projetos pedagógicos e oficinas para o ensino de história.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Contextualização e historicidade da geografia tanto enquanto ciência quanto como disciplina escolar. Os conceitos, categorias e temas que norteiam o estudo da geografia. As propostas curriculares para o Ensino Fundamental e Médio discutindo os pressupostos teóricos e práticas utilizadas para selecionar os conteúdos a serem trabalhados. O uso de materiais e estratégias complementares aos livros. Planejamento e avaliação no ensino de geografia.
  • Bases teóricas e conceituais da Geografia da População. As diferentes teorias demográficas. Caracterização da população mundial e suas desigualdades regionais. Métodos e técnicas de estudos populacionais. Organização espacial e população. Taxa de natalidade. Taxa de mortalidade. Desequilíbrios populacionais. As causas da existência das migrações do Brasil. Os efeitos da globalização sobre as migrações internacionais. Principais problemas das imigrações. Problemas raciais e étnicos e a xenofobia à nível mundial. Raças, etnias, povos, migrações. Imigrações. Formação da população brasileira e seus aspectos culturais e sociais. População e recursos naturais. A problemática do consumismo e os recursos naturais finitos. A migração como questão contemporânea no Brasil e no mundo.
  • Processos históricos contemporâneos com ênfase nas relações internacionais que se estabeleceram a partir do século XX. As guerras mundiais, as revoluções socialistas e o movimento operário. O desenvolvimento do capitalismo e do comunismo como modelos econômicos. A Guerra Fria e a bipolarização. O socialismo, seus limites e suas transformações. O capitalismo, suas crises e suas superações. Neoliberalismo, Globalização e mundialização do capital no final do século XX. Terrorismo, guerras, política, economia e sociedade no século XXI.
  • Análise sobre a historiografia africana: fontes de pesquisa e os debates teórico-metodológicos. Estudo sobre a presença humana no continente africano e a história da África: da Pré-História à Antiguidade. Religiosidade africana: Orixás, Islamismo e Cristianismo. A dinâmica escravista no Continente Africano. A África no contexto da expansão mercantil. O processo de colonização e a diáspora africana nas Américas. Neolocolonialismo e a partilha da África. Os processos de independência.
  • Compreensão do cotidiano e do processo didático; didática como prática educativa na sociedade; ensinar e aprender; a aula como um ato interativo; prática educativa, pedagógica e didática; planejamento de ensino; a prática pedagógica e a avaliação diagnóstica e transformadora; pressupostos e características da didática; o contexto da prática pedagógica; a dinâmica da sala de aula; construção da proposta pedagógica.