História e Geografia: Ensino de Práticas e Metodologias

Pós-Graduação EAD

Apresentação

Objetivos:
O curso tem como objetivo desenvolver o conhecimento de práticas pedagógicas fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para a atividade docente. Possibilita a qualificação de professores para a elaboração de uma prática pedagógica atualizada e propicia a formação de profissionais da área das Ciências Humanas no sentido da ampliação dos seus conhecimentos historiográficos, considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, socializando experiências e reconstruindo saberes.

Público-alvo: 
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula

Disciplinas

  • Teorias geográficas. O objeto da Geografia. Geografia escolar e Geografia universitária. A Geografia como Ciência. Métodos e procedimentos metodológicos de análise geográfica
  • A constituição da História como disciplina no contexto da educação escolarizada no Brasil. Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico. Conhecimento das atuais perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo educativo. A História nas propostas curriculares da educação básica. Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de história. A elaboração e a regulamentação dos livros didáticos para o ensino de história. Diferentes linguagens e fontes no ensino de História. Projetos pedagógicos e oficinas para o ensino de história.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Contextualização e historicidade da geografia tanto enquanto ciência quanto como disciplina escolar. Os conceitos, categorias e temas que norteiam o estudo da geografia. As propostas curriculares para o Ensino Fundamental e Médio discutindo os pressupostos teóricos e práticas utilizadas para selecionar os conteúdos a serem trabalhados. O uso de materiais e estratégias complementares aos livros. Planejamento e avaliação no ensino de geografia.
  • Bases teóricas e conceituais da Geografia da População. As diferentes teorias demográficas. Caracterização da população mundial e suas desigualdades regionais. Métodos e técnicas de estudos populacionais. Organização espacial e população. Taxa de natalidade. Taxa de mortalidade. Desequilíbrios populacionais. As causas da existência das migrações do Brasil. Os efeitos da globalização sobre as migrações internacionais. Principais problemas das imigrações. Problemas raciais e étnicos e a xenofobia à nível mundial. Raças, etnias, povos, migrações. Imigrações. Formação da população brasileira e seus aspectos culturais e sociais. População e recursos naturais. A problemática do consumismo e os recursos naturais finitos. A migração como questão contemporânea no Brasil e no mundo.
  • Processos históricos contemporâneos com ênfase nas relações internacionais que se estabeleceram a partir do século XX. As guerras mundiais, as revoluções socialistas e o movimento operário. O desenvolvimento do capitalismo e do comunismo como modelos econômicos. A Guerra Fria e a bipolarização. O socialismo, seus limites e suas transformações. O capitalismo, suas crises e suas superações. Neoliberalismo, Globalização e mundialização do capital no final do século XX. Terrorismo, guerras, política, economia e sociedade no século XXI.
  • Estudar a modernização do Brasil e as consequentes transformações políticas e sociais a partir da compreensão do modelo capitalista brasileiro e dos processos de exclusão social, refletindo acerca da pobreza no Brasil, da diversidade social e cultural e dinâmica de classes que estrutura a sociedade brasileira, situando-a no contexto da nova ordem mundial.
  • Compreensão do cotidiano e do processo didático; didática como prática educativa na sociedade; ensinar e aprender; a aula como um ato interativo; prática educativa, pedagógica e didática; planejamento de ensino; a prática pedagógica e a avaliação diagnóstica e transformadora; pressupostos e características da didática; o contexto da prática pedagógica; a dinâmica da sala de aula; construção da proposta pedagógica.