Licenciatura em Educação Física

Graduação EAD

Apresentação

O Curso Superior licenciatura em Educação Física na modalidade EAD para a Faculdade Censupeg tem como principal objetivo constituir profissionais competentes em construir e reconstruir os conhecimentos aptos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas ampliando sua visão humanística e cultural apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, transformados em condutas pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem.

Para além das evidentes intenções profissionalizantes do Curso, certamente voltado à formação de excelência de profissionais com especialização no manuseio do repertório técnico-científico requisitado pela profissão de professor, pretende-se que tais profissionais tenham sólido conhecimento acerca das dinâmicas e dos mecanismos de funcionamento das instituições de ensino da sociedade.

Assim, pretende-se assegurar ao profissional graduado no curso de Educação Física sólida formação geral, humanística, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer.

Grau Acadêmico:
Licenciatura

Mercado de Trabalho:
Docência, Ensino e Pesquisa e Centros Esportivos.

Disciplinas

  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Ciência e conhecimento científico; Introdução ao Método de Pesquisa; Apresentação de pesquisa; A natureza do conhecimento; Ética na pesquisa; Tipos de pesquisa; Técnicas de pesquisa; Planejamento e projeto de pesquisa; Contextualização de pesquisa; Análise de Dados e Métodos de Coleta; Hipóteses de pesquisa; Normas da ABNT.
  • A Biologia: O estudo da Vida; Componentes químicos das células; Célula; Observações de Células Vegetais e suas Estruturas Estrutura da membrana plasmática; Dinâmica das membranas; Bases moleculares da hereditariedade: ácidos nucléicos; Estrutura nuclear: DNA, genes e cromossomos; Transcrição e tradução gênica;; Controle do ciclo celular; Divisão celular: mitose e meiose; Conhecimentos práticos sobre extração e Purificação de DNA e RNA; Síndromes Cromossômicas e Diagnóstico Citogenético; Conhecimentos práticos sobre Cariótipo; Morte celular: apoptose e necrose.
  • Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
  • Concepções da Educação Física e do Esporte; A Importância da Educação Física; Abordagens pedagógicas da Educação física no Brasil; Tendências pedagógicas: higienista e militarista; Tendências pedagógicas: pedagogicista, competitivista, popular e crítico-social; Esportes Ginásticos: teorias, objetivos e prática; ; A importância da ginástica no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes; Movimentos rítmicos da dança e expressão corporal; O trabalho com artes, esportes, danças como mecanismos de ensino-aprendizagem; Ludicidade: o jogo e a brincadeira;; A linguagem corporal expressa em movimentos e brincadeiras das crianças; Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física.
  • Características da iniciação nos esportes coletivos; Características e fundamentos do basquete; Metodologia de ensino do basquete; Características e fundamentos do voleibol; Metodologia do ensino do voleibol; Abordagem histórico-evolutiva do futebol e do futsal; Métodos de ensino aplicados ao futebol e ao futsal; Tática e técnica: aspectos relevantes na iniciação e na formação; Contexto histórico, social e educacional do handebol; Relações e funções dos fundamentos do handebol; Ensino-aprendizagem-treinamento nos esportes coletivos e individuais; Biossegurança e esportes.
  • Introdução à anatomia: Terminologia anatômica e níveis de organização; Sistema nervoso: Estrutura anatômica e tecido nervoso; Sistema esquelético: Esqueleto axial – Neurocrânio; Sistema esquelético: Esqueleto axial – Vicerocrânio; Aspectos anatomofuncionais do sistema nervoso; Sinapses e sistema sensorial; Conhecimento Prático sobre Sistema Nervoso Central; Tecido ósseo e estrutura do esqueleto; Sistema esquelético: Esqueleto axial - Coluna vertebral; Sistema esquelético: Esqueleto axial - Caixa torácica; Sistema esquelético: Esqueleto apendicular - Membro superior; Sistema Esquelético: Esqueleto apendicular: Membro inferior; Sistema articular: articulações axiais e apendiculares; Sistema muscular: Musculatura axial; Sistema muscular: Musculatura apendicular; Conhecimento Prático sobre Sistema Locomotor (Ossos, Ligamentos e Músculos); Sistema tegumentar: pele e anexos; Sistema linfático; Anatomia cardiovascular e respiratória; Conhecimento Prático sobre Sistema Cardiorrespiratório; Sistema digestório: estruturas e órgãos acessórios; C
  • Iniciação Científica. Projetos de Pesquisa. A pesquisa na vida acadêmica e na profissão. Conhecendo as práticas de: Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e encontros de Iniciação Científica; Participação na organização e execução de eventos acadêmicos; Participação em grupos de estudos virtuais.
  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • Controle do movimento corporal; Curva do Crescimento Humano: elaboração e utilização; Desenvolvimento motor: fases, características e comportamentos; Ampulheta de Gallahue; Definições de habilidade, classificação de habilidades motoras, fases de aprendizagem, análise de tarefas; Processo de aquisição, retenção e transferência de uma habilidade motora; Aprendizagem Motora: teorias e conceitos; Conceitos e estimulação dos elementos psicomotores; Programas de intervenção por meio da Aprendizagem Motora; Andragogia e aprendizagem motora; idoso: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial; Avaliação da marcha.
  • Introdução a Cinesiologia; Mecânica articular e muscular e sistema nervoso; Cinesiologia da coluna vertebral; Conhecimentos Práticos sobre Movimentos da Coluna Cervical; Exercícios em cadeia cinética aberta e fechada; Cinesiologia dos membros superiores e inferiores; Conhecimentos práticos sobre os movimentos da Articulação Glenoumeral e do Quadril; Avaliação funcional; Composição corporal; Conhecimentos práticos sobre Avaliação da Composição Corporal (Antropometria) Planejamento de avaliações; Avaliação da aptidão física; Ergometria/calorimetria; Exame Físico da Massa Muscular; Avaliação física para o idoso. Conhecimentos práticos sobre Fases da Marcha Humana e Parâmetros Especiais com Relação ao Pé Durante a Marcha.
  • Introdução à Fisiologia; Fundamentos da fisiologia humana; Neurofisiologia; Função motora; O Coração e o Ciclo Cardíaco; Regulação da Pressão Sanguínea; Funções e processos digestórios; O sistema respiratório; Fisiologia do sistema tegumentar; Fisiologia renal; Fisiologia da reprodução; Conceitos introdutórios em fisiologia do exercício.
  • Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • Iniciação Científica. Projetos de Pesquisa. A pesquisa na vida acadêmica e na profissão. Conhecendo as práticas de: Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e encontros de Iniciação Científica; Participação na organização e execução de eventos acadêmicos; Participação em grupos de estudos virtuais.
  • Planejamento, organização e construção dos conhecimentos e objetivos das diferentes manifestações da corporeidade e do movimento rítmico nos diversos contextos da Educação Física; A expressividade e os gêneros musicais. Ritmo e a cultura corporal; A dança como prática regular de atividade física para melhor qualidade de vida.
  • Contexto histórico e social das deficiências; Política pública de inclusão; Características da pessoa com deficiência física ou motora e o benefício do esporte e atividade física; Deficiência Motora; Deficiência Visual; Deficiência Auditiva; Deficiência Intelectual; Fatores que interferem no crescimento, desenvolvimento otor e envelhecimento em pessoas com deficiência (motora, intelectual, auditiva e visual); Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física; Jogos Olímpicos e Paralímpicos; Dança Adaptada; Basquete adaptado.
  • Exercício, homeostase e metabolismo; Proteínas; Água; Vitaminas; Lipídeos; Transferência de Energia anaeróbica; Transferência de Energia Aeróbica; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema respiratório; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema digestório; Efeitos da atividade motora no sistema neuromuscular; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema cardiovascular; Ação muscular: concêntrica, excêntrica e isométrica.
  • Introdução ao Atletismo; Treinamento e desenvolvimento técnico voltado ao atletismo; Exercícios educativos para corrida; Provas de Corrida de Pista; Provas de Corrida de Campo; Provas de Arremessos e Lançamentos; Classificação das artes marciais; Potencial pedagógico das lutas; Natação; Esportes Ginásticos: teorias, objetivos e prática; Ginástica circense: teoria, objetivos e práticas; possibilidades de se trabalhar os esportes.
  • Conceito de Primeiros Socorros; Montagem de caixa de Primeiros Socorros; Funções, Sinais Vitais e Sinais de Apoio; Lesões traumáticas I: ferimentos, hemorragias, queimaduras, afogamento; Lesões traumáticas II: traumas, entorses, luxações, fraturas, distensão, estiramento; Lesões clínicas: vertigens, desmaios, convulsão, infarto, parada cardiorrespiratória, acidente vascular encefálico; Avaliação primária; Emergências e urgências coletivas; Obrigatoriedade do profissional da saúde de prestar socorro; Noções de imobilização e transporte; Órgãos internacionais e importância da padronização; Conceito; legislação e papel do profissional de educação física.
  • Participação em eventos promovidos pela Instituição; Participação em eventos externos à Instituição; Participação em palestras promovidas pela Instituição; Extensão- Organização, coordenação, realização de cursos e/ou eventos internos ou externos à Instituição Monitoria; Realização de Estágios não curriculares e outros.
  • Aprender como avaliar a competência motora riscos de crianças, adolescentes, adultos e idosos; Como identificar indivíduos em risco para sua competência motora; Como avaliar a capacidade física e qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos; planejamento de intervenções motoras.
  • Ética; Papel do professor; Educação como processo humano; Ética profissional; Ética no mundo digital; Escola; A Função Social do Ensino; A escola como promotora da educação para e na cidadania; As relações entre professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem; Aprendizagem e Conhecimento; A formação dos profissionais da Educação; Aprendizagens colaborativa e cooperativa.
  • Introdução ao estudo das políticas públicas em educação; No Brasil: o percurso legal das políticas educacionais; Políticas públicas na educação; Organizações políticas na educação brasileira; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira: aspectos históricos; Gestão dos processos educacionais; A Educação na atualidade, desafios e possibilidades; Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente; Princípios da gestão educacional; Pesquisando Política Educacional: o ciclo de políticas; Políticas Públicas para a Educação Infantil; A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Pedagogia de Projetos; O projeto político pedagógico da escola; Projetos de trabalho: uma abordagem da complexidade do conhecimento escolar; A avaliação em projetos de trabalho; Os tipos de currículo; O currículo no ambiente institucional escolar; Um currículo em ação; O currículo na perspectiva da integração; Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TICs; A transdisciplinaridade e a organização do currículo; Processos de Aprendizagem; Trilhas de Aprendizagem como organização curricular.
  • O contexto sociocultural e seus impactos na formação do profissional e na sua carreira pedagógica, colabora para a diversificação dos temas de inclusão na sala de aula. Os processos de implementação da proposta de educação inclusiva no sistema escolar, a dinâmica da inclusão no cotidiano; Princípios norteadores da educação inclusiva e adaptações curriculares; Diversidade em sala de aula como fator preponderante para a efetivação da educação inclusiva.
  • Participação em eventos promovidos pela Instituição; Participação em eventos externos à Instituição; Participação em palestras promovidas pela Instituição; Extensão- Organização, coordenação, realização de cursos e/ou eventos internos ou externos à Instituição Monitoria; Realização de Estágios não curriculares e outros.
  • Questões de gênero. Identidades de Gênero. Gênero. Sexo e sexualidade. Os conceitos históricos da família. O corpo e as formas de subjetivação. Minorias Sociais. Políticas públicas voltadas às mulheres. Promoção da igualdade de gênero e de orientação sexual. O processo histórico da constituição dos direitos humanos. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Direitos humanos. Identidade e Alteridade. Direitos humanos e trabalho.
  • História e história da Educação; O nascimento da Filosofia e a Educação grega; Noção de filosofia da educação: mito da caverna; A Educação em Roma; A filosofia, a formação do educador e as práticas educativas; As exigências da reflexão filosófica; A Educação na Idade Moderna; Modelo escolar no período colonial nos séculos XVI-XVIII; Transformações educacionais: contexto de uma nova escola (1970 - 1980); Contribuições do Pensamento Pedagógico Crítico e Progressista; Educação contemporânea e o paradigma educacional emergente; Paulo Freire e a Leitura do Mundo.
  • Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de teste conceitual; Sala de aula Invertida x Sala de aula tradicional; Brainwriting / Brainstorming ; Aprendizagem Baseada em projetos e em problemas; Rotação por estações e dramatização; Think Pair Share ( TPS ); Storyboarding / Storytelling; Blended Learning – educação Hibrida e sala de aula invertida; Ação em Aulas expositivas; One Minute Thesis; GV – GO; Design Thinking.
  • Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem. Aprendizagem; Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção. Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição. Aprendizagem, memória, linguagem e fala. A importância do vínculo no desenvolvimento da criança. Gravidez e vida intra-uterina: a formação do bebê e o conceito de infância. Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 1ª infância (0-2 anos). Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 2ª infância (3-6 anos). Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 3ª infância (7-11 anos). Desenvolvimento da criança na escola: aspectos físicos, emocionais e cognitivos. Amadurecimento da infância: início da adolescência
  • Conhecer os documentos norteadores da estrutura e organização da escola; Plano de desenvolvimento da Escola (PDE). Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico/ Proposta Pedagógica e os espaços escolares com seus profissionais e respectivas funções. Planejamento no cotidiano da gestão escolar. Os recursos usados para gerir e planejar o desempenho do ambiente escolar.
  • Ludicidade. Pressupostos sobre corporeidade e ludicidade. A ludicidade nas séries iniciais. Conceituando a ludicidade e o brincar. Metodologias para desenvolvimento de atividades lúdicas que se utilizam do corpo como expressão. Dos espaços destinados a brincar. O lúdico e o corpo: trabalhando a imaginação e a fantasia na criança. Corpo e imaginação. A corporeidade como expressão do ser-no-mundo, da criança. Consciência corporal nas séries iniciais. Recursos pedagógicos: a influência do lúdico na aprendizagem de crianças com necessidade especiais. O professor como mediador das/nas brincadeiras. Ludicidade e desenvolvimento motor.
  • Orientações gerais da residência; Orientações da fase 1, fase 2, fase 3 e fase 4; A ética docente na relação com a escola e o aluno; Atividade de docência: observação da escola e da comunidade; coleta de dados institucionais e da comunidade; acompanhamento de atividades de ensino; análise da realidade escolar e do currículo; elaboração e desenvolvimento de projeto de ensino em turmas de Educação Física Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Participação em atividades escolares de caráter geral, reuniões de acompanhamento e avaliação e pontos de encontro de estagiários. Portfólio: elaboração de documento e socialização da experiência de estágio.
  • Orientações gerais da residência; Orientações da fase 1, fase 2, fase 3 e fase 4; A ética docente na relação com a escola e o aluno; Atividade de docência: observação da escola e da comunidade; coleta de dados institucionais e da comunidade; acompanhamento de atividades de ensino; análise da realidade escolar e do currículo; elaboração e desenvolvimento de projeto de ensino em turmas de Educação Física Anos Finais do Ensino Fundamental; Participação em atividades escolares de caráter geral, reuniões de acompanhamento e avaliação e pontos de encontro de estagiários. Portfólio: elaboração de documento e socialização da experiência de estágio.
  • A investigação científica como um processo da construção do conhecimento e suas práxis na profissão de professor. Um olhar para o futuro a partir do estudo reflexivo, investigativo: com procedimentos técnicos e ético inerentes ao desenvolvimento da carreira.
  • Orientações gerais da residência; Orientações da fase 1, fase 2, fase 3 e fase 4; A ética docente na relação com a escola e o aluno; Realidades sociais na comunidade escolar; Planejamento: um desafio a olhar; Lugares para aprender e ensinar. Aplicar os diferentes instrumentos e estratégias de avaliação da aprendizagem, de maneira justa e comparável, devendo ser considerada a heterogeneidade dos estudantes. Desenvolver práticas consistentes inerentes à área do conhecimento, adequadas ao contexto dos estudantes, de modo que as experiências de aprendizagem sejam ativas, incorporem as inovações atuais e garantam o desenvolvimento intencional das competências da BNCC. Ajustar o planejamento com base no progresso e nas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes.
  • Orientações gerais da residência; Orientações da fase 1, fase 2, fase 3 e fase 4; A ética docente na relação com a escola e o aluno; Atividade de docência: observação da escola e da comunidade; coleta de dados institucionais e da comunidade; acompanhamento de atividades de ensino; análise da realidade escolar e do currículo; elaboração e desenvolvimento de projeto de ensino em turmas de Educação Física no Ensino Médio; Participação em atividades escolares de caráter geral, reuniões de acompanhamento e avaliação e pontos de encontro de estagiários. Portfólio: elaboração de documento e socialização da experiência de estágio.
  • Educação de jovens e adultos; Um novo paradigma de aprendizagem de jovens e adultos; Orientações curriculares para andragogia; Paulo Freire e a Leitura do Mundo; O Conteúdo Relevante para o Aluno da EJA: A Desigualdade Social e suas Influências no Contexto Educacional; O ensino para jovens e adultos através das modalidades de educação a distância e semipresencial; Gestão, produção do conhecimento e o letramento; Orientações curriculares para EJA; A educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho; A prática docente na EJA: a produção do saber escolar e a cidadania.
  • Contexto histórico e social das deficiências. Da exclusão à inclusão: aspectos históricos. O Direito à inclusão. A positivação dos Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A Legislação Educacional Contemporânea: a constituição e a educação como direito. Política pública de inclusão. Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil. Leis de amparo à pessoa com deficiência. Lei Nº 10.098 – Acessibilidade (2000). Atendimento Educacional Especializado: Discutindo Legislações. Tecnologia e Educação Inclusiva
  • Motivação. Escola Psicológica: Teoria Cognitivista. Aprendizagem. Neurociência e linguagem. Neurônios: Propriedades celulares e de rede. Sinapses e sistema sensorial. Tecido nervoso: Sistema nervoso central e periférico. Desenvolvimento do sistema nervoso. Pensamento, linguagem e inteligência. A neurociência e as altas habilidades/superdotação. Meditação e musicoterapia nas fases de vida. Síndromes neurológicas (Síndrome de Down).
  • Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil e as manifestações culturais étnicas e raças (negra, indígena, branca); Formação sociocultural do Brasil e o racismo; Cultura popular, de massa e pensamento social.

Diferenciais

  • Seja aluno do curso de Educação Física CENSUPEG e conheça tudo o que há de mais moderno em Educação.

  • Aprenda sobre Neurociências, Metodologias Ativas, Educação 5.0 e Gamificação na Educação.

  • Curso com realidade virtual: Aprenda anatomia, biologia, estudos antropométricos e muito mais na prática no Laboratório de Realidade Virtual da Faculdade CENSUPEG.

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00.

  • Seja formado pela CENSUPEG, a maior e melhor Instituição na área da Neuropsicopedagogia no Brasil

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Faça parte da nova era da Educação e descubra as melhores estratégias de aprendizagem para a nova geração.

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Supervisor Técnico


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.