Literatura Infantil

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Este curso tem como objetivo aprimorar a capacidade crítica e literária dos participantes, além de buscar estratégias para a formação de leitores de textos literários e não literários. Portanto, visa a fornecer equipamentos para profissionais que atuam em diversas áreas ou que desejam se engajar na prática da leitura, para a formação de cidadãos críticos, autônomos e criativos em literatura infantil e infantojuvenil, partindo do entendimento de bases literárias à aplicabilidade natural da literatura infantil em sala de aula.

Objetivos:
Oferecer fundamentos aos ingressantes do curso de pós-graduação em literatura infantil sobre o significado do ensino de literatura na formação de leitores, a partir de diversos aspectos que estimulem o imaginário infantojuvenil, como afeto, artes, leitura, entre outros.

- Conhecer a história da literatura infantil, pontuando seu surgimento, evolução, natureza e situação atual.
- Refletir sobre a necessidade de inserir a literatura infantil no cotidiano escolar.
- Trabalhar e incentivar o apoio ao ensino e à formação do leitor.
- Estimular senso crítico no estudante por meio de atividades orais e escritas, com base na literatura infantil e infantojuvenil.

Público-Alvo:
Professores do ensino básico ou superior, portadores de diploma de licenciatura, além de portadores de diploma de cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação que estejam interessados em conhecer mais sobre o universo infantil e infantojuvenil da literatura.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • A conexão entre literatura e o afeto. O conhecimento e os sentidos. As emoções como um percurso inicial para o conhecimento. Literatura e as suas relações com a arte e a pedagogia. A abordagem da estética da recepção em relação ao fenômeno literário. Relações entre a literatura e outras formas de arte. Literatura surda. As características da literatura surda. Diferenciação da literatura surda para literatura tradicional.
  • As noções de narrativa, história e sociedade. As relações entre a literatura e o seu contexto de produção. Os modos pelos quais a literatura lida com temas da sociedade. Os papéis de autor, narrador e narratário. Os níveis do discurso. Os recursos técnico-discursivos. As narrativas folclórica e artística. Os conceitos relativos às narrativas infantis. As possibilidades de uso das narrativas infantis nas práticas pedagógicas.
  • O que é literatura popular. As caraterísticas da literatura popular escrita e oral. Obras literárias populares. As especificidades dos textos em prosa nas literaturas africanas em língua portuguesa. A importância da oralidade e da escrita para a narrativa africana. A construção de um estilo próprio na prosa literária africana em língua portuguesa. A relação existente entre o texto e o leitor. A importância da leitura pessoal do estudante na interpretação dos textos, sem se ater, exclusivamente, à intenção do autor. O papel e a importância do professor enquanto leitor.
  • Aproximações entre a oralidade e a escritura. As especificidades do texto oral. As marcas da oralidade no texto escrito. As formas de linguagem: escrita e oralidade. A oralidade em textos literários. A relação da linguagem com seu contexto de produção. As estratégias de aprendizagem da leitura. Diferentes contextos de aprendizagem da leitura. A importância de exercitar a leitura dos diversos veículos de informação, tais como jornais, revistas, folhetos, cartazes etc.
  • Estratégias eficientes para a conquista do leitor. A importância da família como precursora no processo de alfabetização. A compreensão crítica do ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita. A função social da leitura e da literatura. O papel da escola na formação do leitor. Formas de incentivo à leitura em sala de aula. A importância da literatura infantil na formação de novos leitores. As principais características da literatura infantil. As diversas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil nas escolas.
  • A importância da leitura no cotidiano escolar. A construção do conhecimento ao prazer de aprender. Estratégias de incentivo à leitura na sala de aula. Narrativas para bebês e crianças pequenas. Estratégias para a promoção do primeiro contato dos bebês com os livros. A mediação da leitura para bebês e crianças pequenas. A leitura da literatura em sala de aula no Brasil ao longo dos anos. A importância da leitura como forma de aumentar o repertório crítico do leitor. Os conceitos de leitura e de letramento.
  • Os elementos da linguagem literária. Os elementos característicos da linguagem literária em textos. Diferenciação entre ficção e discurso (polifonia e dialogismo). As transformações da literatura infantojuvenil brasileira. A importância dos interesses prévios dos alunos na seleção de livros para leitura na escola. A utilização de linguagens verbais e não verbais em textos de literatura infantojuvenil. A evolução da literatura infantil brasileira. A importância de associar os títulos selecionados aos interesses literários dos alunos. Estratégias que tornem o livro literário atraente frente à concorrência com os recursos audiovisuais da contemporaneidade.
  • A prática pedagógica com relação à literatura em sala de aula. Oportunidades de melhoria com relação à literatura em sala de aula. Estratégias que promovam a prática da literatura no espaço escolar. A relação do público jovem com as mídias digitais. A relação entre a literatura juvenil e os textos produzidos em diferentes mídias. Planos de aula com textos multimidiáticos atuais. A importância da capacitação do educador no trabalho com a literatura infantil nas séries iniciais. A importância de desenvolver a imaginação da criança a partir de textos de literatura infantil. O uso do texto literário como mecanismo de desenvolvimento do gosto pela leitura.
  • A importância da palavra escrita na vida dos alfabetizandos. Atividades de leitura e de produção textual. Como selecionar textos que enriqueçam o vocabulário e favoreçam o processo de alfabetização. Critérios importantes que devem ser considerados na seleção de textos de literatura infantil. A importância da ilustração na composição de textos infantis. A interação entre texto e ilustração no sentido de se evitar a solidificação de preconceitos e estereótipos. A literatura infantil como um importante instrumento para a aprendizagem da matemática. Obras de literatura infantil que possam contribuir na aprendizagem da matemática. A interdisciplinaridade entre literatura e matemática.
  • Os principais poetas das literaturas africanas em língua portuguesa. Os aspectos fundamentais do gênero lírico nessas literaturas. A importância do gênero lírico para a compreensão da realidade social nos países africanos. A presença da mulher na autoria poética. Importantes poetas brasileiras e o contexto histórico em que viveram. Críticas da produção poética feminina em língua portuguesa. As características da lírica na Antiguidade, vinculando-as ao contexto histórico de produção. De que forma a lírica clássica influenciou a poesia brasileira. Autores da lírica clássica influenciados pela “Poética” de Aristóteles.
  • Os contextos histórico e cultural em que surgiu a poesia concreta. ​​​​​​​Definição de poesia concreta. A importância do espaço gráfico-visual para a interpretação da poesia concreta. Breve panorama sobre gêneros literários. Os gêneros em poesia e prosa. Os elementos estruturantes do texto literário nos gêneros em poesia e prosa. A importância das obras contemporâneas em língua portuguesa. As principais características da poesia contemporânea em língua portuguesa. Exemplos de poemas contemporâneos em língua portuguesa.
  • A importância da poesia folclórica no processo de aprendizagem da criança. Atividades relacionadas à poesia folclórica. A relação entre a criança e a sonoridade construída por meio de interjeições e alusões relacionadas à poesia folclórica. Poesia lírica. Os recursos de som, imagem e ritmo utilizados na poesia. A importância da linguagem na construção do poema. Algumas características da poesia lírica. Os recursos de som, imagem e ritmo utilizados na poesia. A importância da linguagem na construção do poema.