Marketing
Graduação EAD
Apresentação
O Curso Superior de Tecnólogo em Marketing
na modalidade EAD para a Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo “constituir profissionais competentes em
construir e reconstruir o conhecimentos aptos para atuar nos processos de
planejamento, organização e gerenciamento das atividades de marketing, apresentando
flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de
situações diversas, presentes ou emergentes, transformados em condutas
pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando pessoas a
melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem”.
Deste modo, aderindo
a esta modalidade, a Faculdade Censupeg terá o importante papel de fornecer a
este profissional, que busca sua diplomação nesta área, qualidade de ensino
junto à inovação e praticidade do EAD.
O
profissional de Marketing deverá adquirir
através de sua formação competências necessárias para atuar em diferentes áreas,
podendo assumir a gestão ou consultoria de empresas do setor produtivo,
comércio e serviços, na medida que as relações sociais se tornam mais
complexas, o espaço de atuação para o profissional em Gestão
de marketing se expande
significativamente. Nesse sentido, abre-se uma imensa gama de possibilidades
profissionais aos egressos do curso de Gestão de Marketing.
Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.
Mercado de Trabalho:
Gestão em Marketing Estratégico, Marketing Digital, Marketing Esportivo, Marketing Político, Endomarketing, Pesquisa de Mercado, Empreendedorismo e Consultoria em Empresas.
Disciplinas
- Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
- História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
- Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
- Introdução à Administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da Contingência Estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica; Teoria Cibernética da Administração.
- Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários mercadológicos; As evidencias físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise de SWOT; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa Start-up; Metodologia Start-up; Start-up e tecnologias.
- Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
- Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
- Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; Ambiente interno e externo das empresas; Objetivos empresariais; Gerenciamento de empresas em um ambiente globalizado; Métodos e técnicas do desenvolvimento empresarial; Técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades.
- Comportamento do Consumidor; Definindo o comportamento do consumidor, sua importância e implicações para o marketing; Processo de tomada de decisão; Tipos de decisão de compra; Fatores sociais que influenciam o comportamento do consumidor; Fatores demográficos que influenciam o comportamento do consumidor; Fatores psicológicos e psicográficos que influenciam o comportamento do consumidor; Fidelizando consumidores; Estratégias Multicanais; Mudanças recentes no macroambiente de marketing e suas influências sobre o comportamento de compra do consumidor; Consumo e responsabilidade ética e sustentabilidade; Neuromarketing e propaganda.
- Introdução ao Marketing; Conceito de Marketing; Escopo de Aplicação do marketing; Microeconomia aplicada ao marketing; Perfil do profissional de marketing; Ambiente de Marketing; Marketing pessoal; Endomarketing; Gestão da demanda e da capacidade; Ferramentas do composto promocional; Marketing de guerrilha; Canais de Distribuição.
- Produto; Desenvolvimento de Produtos; Fundamentos para o desenvolvimento de produto; Métodos para o Planejamento Estratégico do Produto; Lançamento do Produto; O portfólio de produtos e negócios; O Planejamento de ações promocionais; Analise do produto no mercado; Etapas do processo de Marketing; Viabilidade dos produtos; Sistema de distribuição; Estratégia de comunicação.
- O papel do Varejo; Tipologias Varejistas; O potencial do Varejo no Brasil; Reflexos atuais na nova economia; Classificando Varejistas; Localização varejista, formato e comportamento do consumidor; Segmentação, seleção e posicionamento; Técnicas de Comunicação Varejista; Promoção de Vendas: Estimulo do Varejo; Facilitando a Estratégia do Varejo; Venda pessoal e gestão de vendas; Serviço: o produto intangível.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Fundamentos do marketing de serviços; Qualidades de serviços; As expectativas do cliente com o serviço; Estruturando o cliente por meio de pesquisa; Recuperação do serviço; A inovação e o projeto do serviço; Padrões do serviço definidos pelo cliente; As evidencias físicas e o cenário de serviços; O papel do colaborador na execução do serviço; O papel do cliente na execução do serviço; A comunicação integrada no marketing de serviço; O Impacto financeiro e econômico dos serviços.
- Mapeamento do Fluxo de Valor; Comportamento do consumidor em relação a preços, ofertas e promoções; Preço; Formação de Preço de Venda; Precificação de Produto e Serviço; Concorrência e a tomada de preços; Teoria de Preço; Estudo da Elasticidades; Comportamento, personalidade e valores individuais; Agregando Valor: Cadeia de Suprimentos; Relacionamento com o cliente; Importação e Exportação.
- Marketing Digital; Marketing nas Redes Sociais; Gestão de Redes Sociais; O Comércio Eletrônico; Internet e a mudança no cenário econômico; Ferramentas e métricas Web 2.0 e Mídia Social; Implementando o Marketing Interativo e Multicanal; Perfil do Consumo Virtual; Marketing e comércio eletrônico; Gestão de loja virtuais; Implementação do comércio eletrônico; Métricas de análise e otimização de busca.
- Análise de mercados; Dimensionamento de mercados; Segmentação e posicionamento; Pesquisa como ferramenta na gestão; Sistema de informação em pesquisa de marketing; Briefing de pesquisa de marketing; Mercados atrativos e potencial de Mercado; Mercados e Concorrentes; Matriz BCG; Análise e características de cada mercado; Introdução a pesquisa de Marketing; Pesquisa de posicionamento de mercado.
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
- Para que serve o inglês instrumental? Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
- Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
- Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
- Conceitos legais de consumidor. O relacionamento dos conceitos de fornecedor e de empresário/sociedade empresária. Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço. Responsabilidade pelo vício do produto ou do serviço. As práticas comerciais. Os contratos empresarias e o Gestão Comercial do consumidor. Publicidade enganosa e abusiva. Desconsideração da personalidade jurídica. Âmbito de aplicação das normas de Gestão Comercial do Consumidor. Contratos de consumo. Esferas de responsabilização e sanções no CDC. Responsabilidade civil no âmbito do Gestão Comercial do Consumidor. Proteção do consumidor em juízo.
- O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos a média e a proporções (grandes e pequenas amostras)
- O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
- Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos. Mercado Financeiro e Fintechs. Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira. Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções. Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital. Valor de Mercado das Empresas. Governança Corporativa. Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos. Relação Risco e Retorno. Otimização de Risco e Retorno. Análise de Risco em Decisões de Investimento I. Análise de Risco em Decisões de Investimento II.
Diferenciais
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Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00
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Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos
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Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC
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Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho
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A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso
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Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional
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Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial
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No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Coordenadora Técnica

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.