Matemática

Graduação EAD

Apresentação

O Matemático elabora teorias e fórmulas, cria bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de produção e logística e ainda planeja e organiza estatísticas das empresas. É um profissional extremamente versátil e funcional: além de atuar na área acadêmica, pode aplicar seu conhecimento no marketing, logística, economia, finanças e engenharias.

O Professor que se forma na Faculdade Censupeg é um facilitador do conhecimento, que através de aprendizagem significativa, terá a habilidade de moldar a lógica matemática de forma que os alunos entenderão. Os cursos de licenciatura da Faculdade Censupeg são alinhados com novos letramentos, com currículo atualizado com a BNCC e matrizes curriculares interdisciplinares com aprendizagem baseada em projetos e neurociências.

Grau Acadêmico:
Licenciatura.

Mercado de Trabalho:
Docência, Ensino, Pesquisa, Análise numérica, Modelagem financeira, Matemática aplicada, Matemática empresarial e Matemática Industrial.

Disciplinas

  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • História da ética. Conceito e Princípios da Ética. A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural. Razões morais em contexto. Responsabilidade Social (Ética aplicada à comunicação). Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo. Cidadania, participação política, social e popular. Empreendedorismo social. Histórico de educação ambiental. Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio). Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Ciência e conhecimento científico. Introdução ao Método de Pesquisa. Apresentação de pesquisa. A natureza do conhecimento. Ética na pesquisa. Tipos de pesquisa. Técnicas de pesquisa. Planejamento e projeto de pesquisa. Contextualização de pesquisa. Análise de Dados e Métodos de Coleta. Hipóteses de pesquisa. Normas da ABNT.
  • Ética; Papel do professor; Educação como processo humano; Ética profissional; Ética no mundo digital; Escola; A Função Social do Ensino; A escola como promotora da educação para e na cidadania; As relações entre professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem; Aprendizagem e Conhecimento; A formação dos profissionais da Educação; Aprendizagens colaborativa e cooperativa.
  • Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
  • Conhecer os documentos norteadores da estrutura e organização da escola: Plano de desenvolvimento da Escola (PDE), Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico/ Proposta Pedagógica e os espaços escolares com seus profissionais e respectivas funções. Planejamento no cotidiano da gestão escolar. Os recursos usados para gerir e planejar o desempenho do ambiente escolar.
  • Questões de gênero. Identidades de Gênero. Gênero. Sexo e sexualidade. Os conceitos históricos da família. O corpo e as formas de subjetivação. Minorias Sociais. Políticas públicas voltadas às mulheres. Promoção da igualdade de gênero e de orientação sexual. O processo histórico da constituição dos direitos humanos. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Direitos humanos. Identidade e Alteridade. Direitos humanos e trabalho.
  • O nascimento da Filosofia e a Educação grega; Noção de filosofia da educação: mito da caverna; A Educação em Roma; A filosofia, a formação do educador e as práticas educativas; As exigências da reflexão filosófica; A Educação na Idade Moderna; Modelo escolar no período colonial nos séculos XVI-XVIII; Transformações educacionais: contexto de uma nova escola (1970 - 1980);Contribuições do Pensamento Pedagógico Crítico e Progressista; Educação contemporânea e o paradigma educacional emergente; Paulo Freire e a Leitura do Mundo.
  • Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem. Aprendizagem. Funções Psicológicas Básicas: Sensação e Percepção. Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição. Aprendizagem, memória, linguagem e fala. A importância do vínculo no desenvolvimento da criança. Gravidez e vida intra-uterina: a formação do bebê e o conceito de infância. Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 1ª infância (0-2 anos) Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 2ª infância (3-6 anos) Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 3ª infância (7-11 anos) Desenvolvimento da criança na escola: aspectos físicos, emocionais e cognitivos. Amadurecimento da infância: início da adolescência.
  • Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de teste conceitual Sala de aula Invertida x Sala de aula tradicional. Brainwriting / Brainstorming. Aprendizagem Baseada em projetos e em problemas. Rotação por estações e dramatização. Think Pair Share ( TPS ). Storyboarding / Storytelling. Blended Learning – educação Hibrida e sala de aula invertida. Ação em Aulas expositivas. One Minute Thesis. GV – GO. Design Thinking.
  • Reflexões sobre experiências de educadores sobre a diversidade da Aprendizagem. Visões que marcam a presença dos estudantes, assumido o olhar sobre a diversidade como ponto de partida. Repensar e reconfigurar o modo escolar reconhecendo as diferenças e em diálogo com a diversidade. Concepções que o docente-educador necessita em sua formação como diverso e para o trato da diversidade.
  • O contexto sócio-cultural e seus impactos na formação do profissional e na sua carreira pedagógica, colaborando para a diversificação dos temas de inclusão na sala de aula. A cultura política e a história da inclusão escolar. Os processos de implementação da proposta de educação inclusiva no sistema escolar, a dinâmica da inclusão no cotidiano; princípios norteadores da educação inclusiva e adaptações curriculares; Diversidade em sala de aula como fator preponderante para a efetivação da educação inclusiva.
  • Iniciação Científica. Projetos de Pesquisa. A pesquisa na vida acadêmica e na profissão educador. Conhecendo as práticas de: *Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e encontros de Iniciação Científica *Participação na organização e execução de eventos acadêmicos; *Participação em grupos de estudos sob a coordenação do tutor do pólo; *Participação em congressos, simpósios e seminários na área de Ciências Humanas *Participação em atividades de vivência junto a movimentos sociais ou em projetos.
  • Introdução ao estudo das políticas públicas em educação; No Brasil: o percurso legal das políticas educacionais; Políticas públicas na educação; Organizações políticas na educação brasileira; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira: aspectos históricos; Gestão dos processos educacionais; A Educação na atualidade, desafios e possibilidades; Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente; Princípios da gestão educacional; Pesquisando Política Educacional: o ciclo de políticas; Políticas Públicas para a Educação Infantil; A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Pedagogia de Projetos; o projeto político pedagógico da escola; projetos de trabalho: uma abordagem da complexidade do conhecimento escolar; a avaliação em projetos de trabalho; os tipos de currículo e o currículo em ação e na perspectiva de integração no ambiente institucional escolar; perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics; a transdisciplinaridade e a organização do currículo; os processos de aprendizagem e as trilhas de aprendizagem como organização curricular.
  • Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Educação Especial no Brasil: origem e mudanças de concepção; História da Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; Libras como língua natural e Português como segunda língua; Língua Brasileira de Sinais: aspectos linguísticos e gramaticais; Comunidade, Cultura e Identidade Surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • As TICs na escola. Os recursos tecnológicos mediadores da aprendizagem. Os processos de comunicação e suas ferramentas tecnológicas. O uso didático das TICs. Evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs); As modificações provocadas pelo avanço da tecnologia; os recursos digitais como parte integrante de sua prática pedagógica; as ferramentas tecnológicas que são utilizadas pelo professor na sala de aula.
  • Iniciação Científica. Projetos de Pesquisa. A pesquisa na vida acadêmica e na profissão educador. Conhecendo as práticas de: *Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e encontros de Iniciação Científica * *Participação na organização e execução de eventos acadêmicos; *Participação em grupos de estudos sob a coordenação do tutor do pólo; *Participação em congressos, simpósios e seminários na área de Ciências Humanas * *Participação em projetos de monitoria; *Participação em atividades de vivência junto a movimentos sociais ou em projetos
  • Medida de segmento, segmentos proporcionais; Teorema de Tales. Medida de ângulo. Circunferência e círculo. Ângulos em uma circunferência. Triângulos: Congruência e semelhança de triângulos, pontos notáveis de um triângulo, triângulo retângulo, Teorema de Pitágoras, e triângulo qualquer. Quadriláteros. Polígonos convexos. Polígonos regulares. Perímetros dos polígonos, comprimento da circunferência. Áreas de figuras planas. Polígonos; Pirâmides; Prismas; Poliedros; Teorema de Euler; Cilindros; Cone; Esfera. Volumes de sólidos.
  • Vetores no R². Vetores no R³. Vetores linearmente independentes e linearmente dependentes. Produto escalar. Produto vetorial. Duplo produto vetorial e misto. Coordenadas cartesianas no R² e no R³. Distância entre dois pontos no R² e R³. Equações de Retas no R² e no R³. Posição relativa entre ponto e reta, e entre retas. Distância entre ponto e reta. Curvas no R², estudo das cônicas. Posições relativas entre circunferências. Equações de retas e planos no R³. Posições relativas entre ponto, reta e plano no R³. Distância em R³. Superfícies quadráticas no R³. O sistema de coordenadas polares: conversão de coordenadas cartesianas para polares e vice versa. O sistema de coordenadas cilíndricas: conversão de coordenadas cartesianas para polares e vice versa. O sistema de coordenadas esféricas: conversão de coordenadas cartesianas para polares e vice versa.
  • Operações e propriedades, determinantes. Sistemas de equações lineares. Espaços e subespaços vetoriais. Dependência e independência linear. Base e dimensão. Transformações e operadores lineares. Matriz de uma transformação linear. Mudança de base e coordenadas. Produto interno. Autovalores e autovetores.
  • Porcentagem. Juros e Montante (simples e composto). Valor do dinheiro no tempo. Característica do Juro. Diferença entre Juros e Lucro. Sistema de Capitalização Simples. Juros simples. Sistema de Capitalização Composta. Juros compostos. Juro composto e valor presente. Desconto. Sistemas de amortização. Estudo das taxas. Um pouco mais sobre calculadoras.
  • Aponta meios de conclusão do planejamento para a criação de um Projeto Educacional. Formas de ser trabalhado e direcionado o projeto educacional. Os modelos de projetos de acordo com cada modalidade da educação.
  • A prática social e o vínculo com a comunidade em diferentes ações: *Participação na organização e execução de eventos culturais; *Participação em grupos de estudos sob a coordenação do tutor do pólo; *Participação em palestras e conferências; *Participação em projetos de monitoria; 153 *Participação em atividades de vivência junto a movimentos sociais ou em projetos.
  • Teoria de conjuntos. Números naturais, inteiros, racionais e reais: operações e propriedades. Intervalos. Resoluções de equação de equações, inequações e equações modulares. Função polinomiais (1º e 2º grau). Função modulares. Função exponencial e logarítmica. Função racional. Trigonometria e funções trigonométricas. Princípio Fundamental da Contagem. Permutações e arranjos. Combinações.
  • Números inteiros. Princípio da Boa Ordem. Teorema de Indução. Teorema da Divisão de Euclides. MDC. MMC. Teorema Fundamental da Aritmética. Teorema dos Ideais Principais. Números primos. Classes de congruência módulo n. Critérios de divisibilidade. Anel dos inteiros módulo n. Pequeno Teorema de Fermat. Função Phi de Euler. Equações diofantinas lineares. Teorema Chinês dos Restos. Anéis: definição, exemplos, ideais, homomorfismos, anel quociente. Anéis de polinômios: polinômios com coeficientes inteiros, reais e complexos. Irredutibilidade de polinômios. Critérios de irredutibilidade. Teorema fundamental da Álgebra. Domínio. Corpos: definição, exemplos, extensões de corpos, extensões finitas, algébricas, grau de uma extensão, corpo de raízes de um polinômio sobre Q. Números complexos, raízes da unidade. Equações de 3º e 4º graus. Teoremas dos Homomorfismos. Grupos: definição, exemplos. Subgrupos, subgrupos normais, classes laterais. Teorema de Lagrange Grupos cíclicos. Grupos de Permutação. Grupos simples. Grupos de simetrias de figura
  • Conjuntos finitos e conjuntos infinitos: enumeráveis e não-enumeráveis. Números reais: propriedades algébricas e de ordem, supremo e ínfimo. Sequências e séries numéricas: convergência. Topologia na reta. Limite de funções. Funções contínuas. Diferenciabilidade de funções. Integração.
  • Funções reais de uma variável real. Limite e continuidade. Diferenciabilidade. Derivada da função inversa e derivada da função implícita. Aplicações da derivada: Máximos e mínimos. Regra de L’Hospital. Fórmula de Taylor. Derivadas de ordem superior. Integral indefinida. Integral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Técnicas de integração. Aplicações da integral. Utilização de softwares computacionais.
  • Conhecimento, proposição e problematização de práticas relativas ao profissional no Ensino Fundamental. Intervenção Supervisionada e/ou Orientada. Relatório.
  • A prática social e o vínculo com a comunidade em diferentes ações: *Participação na organização e execução de eventos culturais; *Participação em grupos de estudos sob a coordenação do tutor do pólo; *Participação em palestras e conferências; *Participação em projetos de monitoria; *Participação em atividades de vivência junto a movimentos sociais ou em projetos.
  • Introdução à Estatística. Conceitos Básicos: Variáveis Qualitativas e Quantitativas. Tipos de Amostragem. Representação Gráfica e Distribuição de Frequência. Medidas de Posição, Dispersão, Assimetria e Curtose. Probabilidade espaço amostral e eventos, definições (axiomática, clássica, frequentista ou estatística e subjetiva), probabilidade da união de eventos e de eventos complementares, probabilidade condicional, Teorema de Bayes e independência de eventos. Variáveis aleatórias discretas: função de probabilidade, modelos e aplicações (Bernoulli, uniforme, binomial, etc.), função de probabilidade bidimensional, independência de variáveis e medidas (variabilidade, posição e dependência). Distribuições de Probabilidade. Modelos Probabilísticos. Correlação e Regressão.
  • Unidades, grandezas físicas e vetores. Movimento em uma e duas dimensões. Introdução histórica à Dinâmica. Sistemas de referência. Leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Leis de Conservação da Energia e dos Momentos Linear e Angular. Oscilações e Ondas. Medidas. Instrumentos de medidas. Erros e gráficos. Experimentos envolvendo conceitos de Cinemática, Leis de Newton, Energia Mecânica e Momento Linear. Gravidade.
  • Funções de várias variáveis reais a valores reais. Gráficos e Curvas de nível. Limite e continuidade. Diferenciabilidade. Derivadas Parciais. Máximo e mínimos. Derivadas Direcionais. Gradiente. Hessiano. Plano Tangente. Regra da Cadeia. Polinômio de Taylor. Integral Dupla. Integrais duplas em coordenadas polares. Integral Tripla. Integrais triplas em coordenadas cilíndricas e esféricas. Utilização de softwares computacionais.
  • Conhecimento, proposição e problematização de práticas relativas a atuação de um Profissional voltado para o Ensino Médio. Intervenção Supervisionada e/ou Orientada. Relatório.
  • Caracterização da escola do Ensino Fundamental, voltada a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Dimensões sócio-histórica, políticas, sociais e estruturais da organização do trabalho pedagógico. A construção do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem. Observação e prática em salas da EJA.
  • Conhecimento, proposição e problematização de práticas relativas ao profissional do docente de licenciatura em História no processo de aprendizagem no cotidiano dos espaços de ensino conforme a demanda da região em um desses segmentos: Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância e Educação Escolar Quilombola. Intervenção Supervisionada e/ou Orientada. Relatório.
  • A investigação científica como um processo da construção do conhecimento e sua operacionalização na área da Educação. Estudo investigativo: procedimentos técnicos e ético-legais inerentes ao desenvolvimento da pesquisa e preparo para apresentação, avaliação e divulgação do estudo.

Diferenciais

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Coordenadora Técnica


Profa. MSc Lidiane Soares

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2008), Especialista em Interdisciplinaridade na Formação de Professores e Especialistas da Educação pela Universidade da Região de Joinville (2002), Graduada em PEDAGOGIA pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (2000). Atuou como Coordenadora Pedagógica - SENAI - JARAGUÁ DO SUL/SC; Orientadora Educacional da Escola Municipal Joaquim Félix, Tutora e Orientadora de Artigos Científicos na Pós Graduação, UNISOCIESC e Bolsista do IFSC, como Orientadora de TCCs. Foi Tutora Externa no Centro Universitário Leonardo da Vinci e Coordenadora do Ensino Fundamental no Colégio Exathum. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.