Matemática Financeira e Estatística

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Fundamentar ao discente as funções da matemática financeira por meio de problemas práticos das operações financeiras no mercado financeiro e organizacional. Descrever a estatística como ferramenta gerencial para a tomada de decisão, utilizando os atributos da análise estatística, como a elaboração e análise de relatórios estatísticos. Capacitar os discentes na execução de suas atividades profissionais com ênfase no processo decisório empresarial.

Objetivos:
Capacitar o gestor tático a exercer a tomada de decisão organizacional em relação às operações financeiras e de análise estatística para que possa identificar os processos operacionais financeiros e desenvolver atividades de coleta, tratamento e análise de dados estatísticos para a sustentabilidade econômico-financeira e o cumprimento do planejamento estratégico da empresa.

- Compreender as operações financeiras operacionais, identificando as taxas e demais elementos das diversas operações.
- Desenvolver e estruturar os métodos de análise de investimentos para avaliação de empresas.
- Estruturar o orçamento empresarial para apoio ao planejamento estratégico.
- Elaborar a ferramenta de fluxo de caixa em consonância com as atividades de contas a receber e contas a pagar.
- Desenvolver atividades de coleta, tratamento e análise de dados estatísticos.
- Relacionar variáveis que correlacionam situações de relevância para a tomada de decisão, por meio da inferência.
- Aplicar os softwares estatísticos como ferramentas de apoio à decisão.

Público-Alvo:
Profissionais atuantes (de nível operacional a nível tático) das áreas financeira e de planejamento das organizações. Discentes interessados em desenvolver carreira profissional na área financeira ou de planejamento estratégico.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • O estudo da matemática financeira é relevante por se tratar de um assunto recorrente em todas as áreas, tanto organizacionais como pessoais. Sua utilização é destacada ao identificar o valor do dinheiro ao longo do tempo, tanto para opções de compra, por parte do consumidor, como para operações financeiras dentro das organizações, tais como compra a crédito junto aos fornecedores e tomada de recursos frente às instituições financeiras. Dessa maneira, o profissional se qualifica para identificar e encontrar resultados financeiros para a tomada de decisão nas organizações privadas.
  • Entre os vários aspectos abordados pela matemática financeira, o conhecimento da equivalência financeira de capitais é um dos conceitos primordiais desses estudos. É comum, nas operações financeiras, ocorrer situações em que se faz necessária a antecipação ou postecipação do pagamento de títulos bancários. Assim, a importância de conhecer os princípios da equivalência de capitais se destaca, pois acontece a substituição de obrigações financeiras por outras obrigações em momentos e valores diferentes (novas datas de vencimento e novos valores dos títulos). O objetivo é identificar que não ocorra perda financeira por parte dos credores ou devedores.
  • A inflação é um tema recorrente, independente do contexto econômico, seja em épocas de baixa ou alta inflação. Compreender suas variações, e como isso afeta o desempenho econômico do país e seus reflexos nas organizações, é fundamental para o profissional da área de finanças. Os preços praticados na economia sofrem a influência da inflação e da correção monetária, que procura corrigir os efeitos da inflação. Identificar as operações usais que utilizam taxas das operações financeiras, taxa de desconto e a taxa de inflação é responsabilidade do profissional da área financeira, pois, por intermédio desses cálculos, procura minimizar os efeitos negativos da inflação.
  • A gestão financeira operacional é fator de sucesso em qualquer organização privada, pois, pela avaliação de resultados econômico-financeiros, é possível mensurar a lucratividade operacional das empresas. A estruturação de fluxos de caixa, orçamento empresarial e captação de recursos para capital de giro são alguns dos assuntos a serem abordados na disciplina. Conhecer essas funções é extremamente relevante para os colaboradores da área financeira da empresa, fornecerem as informações necessárias para a tomada de decisão, a nível operacional.
  • Uma operação, por exemplo, de empréstimo financeiro é um contrato entre um cliente (captador de recursos financeiros) e uma instituição financeira (fornecedora de recursos financeiros). Nesse contexto, estão envolvidos elementos como: valor do empréstimo, taxa financeira utilizada, tempo de carência (se aplicável), tempo de pagamento, taxa de desconto por pagamento antecipado (se aplicável), entre outras informações. Esses componentes são essenciais para o desenvolvimento dos cálculos financeiros para determinar o valor da parcela a ser paga, ou no caso de depreciação dos ativos não circulantes, quanto deve ser abatido do valor original dos ativos. Dessa maneira, você vai se familiarizar com as principais características desses cálculos financeiros e identificar os diferentes processos de cálculo. Nesse sentido, torna-se relevante compreender a sistemática de cálculo para a tomada de decisão.
  • Dentro do estudo de finanças empresariais existe a área denominada orçamento de capital. Nessa área, estudam-se os aspectos que tangenciam os investimentos de capital das empresas. De acordo com os objetivos da organização, ela procura identificar quais são os projetos de investimento mais adequados ao objeto fim da organização e com o propósito de aumento da sua lucratividade. A análise de investimentos é condição ímpar pela empresa em definir qual é o melhor investimento a ser adotado pela empresa. Essa decisão será apoiada pelas técnicas de orçamento de capital, tais como VPL (valor presente líquido) e TIR (taxa interna de retorno), que referenciarão a melhor escolha.
  • Cada vez mais a ciência de dados tem se destacado como uma área do conhecimento com relevância para as mais diversas empresas. Como a estatística é a ciência que apresenta métodos e técnicas de coletas de dados, além de apresentar e interpretar adequadamente os dados coletados, sejam quantitativos ou qualitativos. Os métodos de análise de dados são importantes, especialmente em ações de conhecimento sobre o mercado como tendências de consumo e comportamento do consumidor, entre outras. Assim, as métricas estudadas na estatística descritiva são base fundamental na análise dos dados de forma geral, tais como a média, mediana, desvio-padrão e variância. Nesta disciplina, você vai aprender a importância da ciência de dados e o motivo pelo qual essa área vem sendo cada vez mais solicitada pelas empresas.
  • A esperança matemática (também chamada de estimativa) estuda como prever medidas populacionais desconhecidas, fundamentadas em resultados conhecidos na amostra. Para isso, o estudo da probabilidade sugere que se inicie no desenvolvimento do conceito de chance como uma quantidade contínua, a fim de mostrar, por exemplo, ao empresário que alguns eventos são mais ou menos prováveis que outros. Como, por exemplo, se duas unidades de negócio estão concorrendo em volume de vendas (dentro do mês), faltando menos de 5 dias para o final do mês, a chance da unidade A se sagrar vencedora é maior do que a unidade B, pois, na área geográfica da unidade B, existe um feriado municipal que afetará o nível de vendas da unidade. A análise estatística e a inferência sobre populações com base em amostras dependem de muitas medidas para que a tomada de decisões seja a melhor possível. Em estatística, dizemos que, quanto mais informações das características da variável em estudo tivermos, mais acertada será nossa decisão sobre ela.
  • Quando nos deparamos com eleições representativas, normalmente recebemos a informação da ocorrência de pesquisas eleitorais que tiveram como objetivo a identificação dos candidatos com maiores probabilidades de serem bem sucedidos em seu intento político. As informações descrevem, além da intenção de voto dos eleitores pesquisados, qual foi a base amostral utilizada (quantidade de pesquisas realizadas), desvio-padrão (variância de desvio em relação à média) e a probabilidade de acerto (margem de confiança). Da mesma forma, esse conceito estatístico se aplica nas empresas privadas, quando pesquisas de marketing são realizadas para identificar a participação de mercado de determinada empresa, qual é a tendência de consumo do potencial cliente, entre outras demandas. Essas pesquisas baseiam-se quantitativamente nos conceitos de amostra e população.
  • O conceito de análise de regressão é amplo no ambiente organizacional, pois atua desde a indústria até os serviços de saúde. O propósito é verificar se duas ou mais variáveis se relacionam de alguma forma, de outra maneira é categorizado como uma modelagem matemática denominada regressão. Esse modelo permite que se entenda como uma determinada variável se comporta em relação. Assim, podemos estudar se a variável de compra por impulso está relacionada com a celebração de datas festivas ou não, o que auxilia a tomada de decisão em ações de marketing nas corporações.
  • A atividade mais relevante no mundo dos negócios é a tomada de decisão. A razão disso é que essa ação organizacional decide sobre o futuro das organizações, desde uma forma positiva (desenvolvimento de novos negócios com a ampliação de mercado da empresa) até uma maneira negativa (o investimento em um novo ativo que não seja aceito pelo mercado e, consequentemente, não gere os resultados estimados). Por isso que o embasamento científico apoiado pela inferência, que é ação intelectual que atesta a realidade de uma proposição em consequência de correlação com outras afirmações corretas, necessita de apoio de relatórios estatísticos fundamentados. Dessa forma, a tomada de decisão será a mais assertiva possível para o desenvolvimento da missão da empresa.
  • Por meio de um levantamento de informações a respeito de determinados assuntos que os dados estatísticos são coletados, são as chamadas técnicas de coletas de dados, dentre as quais as entrevistas. Por meio de instrumentos de coleta de dados, por exemplo, questionários, que os dados são angariados. Com o advento da modernização dos meios eletrônicos de processamento de dados (planilhas eletrônicas), ocorreu a simplificação operacional deste processo e a complexidade na análise destes dados por meio de softwares estatísticos. Os mais conhecidos são a planilha Excel e o SPSS, que são softwares que automatizam a análise dos dados e alavancam a confiabilidade dos dados coletados para auxiliar a tomada de decisão empresarial.