MBA em Comunicação Corporativa

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O mundo contemporâneo ampliou as oportunidades de comunicação, atuação e negócios para as organizações. Com a visibilidade das redes digitais, a gestão da imagem institucional se tornou uma área fundamental em que circulam, simultaneamente, ações e estratégias diversas. Da inovação como valor à comunicação integrada da marca institucional, do marketing estratégico e de influência nas redes sociais à prevenção de crises de imagem e conflitos internos, essas são questões fundamentais para quem deseja aprofundar o conhecimento na área de gestão da comunicação corporativa. O MBA em comunicação corporativa tem por objetivo apresentar como a gestão da imagem institucional tem funcionado de modo integrado com as diversas áreas da organização, sua atuação e objetivos, planejamentos e estratégias, bem como referencial teórico e prático de suas atividades.   

Objetivos:
Interpretar e avaliar as estratégias de gestão da comunicação corporativa, suas ferramentas e processos, para aplicá-las e avaliá-las em situações práticas.

- Compreender as estratégias de gestão da comunicação na imagem institucional.
 
- Distinguir as áreas da empresa e seus processos dedicados à gestão corporativa.

- Aplicar as estratégias e ferramentas de promoção e defesa da marca.

- Analisar as situações-problema para o desenvolvimento de comunicação corporativa.

- Elaborar planos de comunicação corporativa.

- Elaborar pesquisas de planos.

- Avaliar a imagem e reputação da marca, bem como a estratégia ideal e os resultados dessa aplicação.

Público-Alvo:
Profissionais que atuam na comunicação social e na gestão organizacional, e que desejam aprofundar seus conhecimentos, construir novas habilidades e estratégias nos campos da comunicação corporativa e das estratégias de gestão interna e externa da imagem institucional.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Conceito de imagem institucional. Valor e reputação. Componentes funcional e emocional da imagem institucional. Impacto da internet na imagem institucional. Comunicação bilateral. As quatro perspectivas de identidade da marca. Kotler e os seis níveis de significados da marca. Kotler e Keller e o trabalho de branding. Brand equity. O círculo dourado de Sinek. Cultura organizacional e as narrativas de cultura. Brandbook e branding: foco das estratégias significativas. A marca e os diferentes públicos. Estratégias de comunicação interna.
  • Empresas inovadoras e evolução tecnológica. Definição de organizações inovadoras. Fatores e características da empresa no processo de inovação. Valor no cenário dos novos negócios. Inovação e valor agregado aos produtos e serviços. Estrutura sustentável de competitividade. Variáveis da inovação. Reavaliação estratégica da posição no mercado competidor. Gestão estratégia do conhecimento e dos relacionamentos (stakeholders). Prahalad e Ramaswamy e o modelo consumer-to-business-to-consumer (C2B2C). Kim e Mauborgne e a estratégia oceano azul e inovação de valor.
  • A construção da marca digital. Os desafios da gestão da marca no ambiente virtual. Influenciadores digitais na consolidação de marcas. Relacionamento com os consumidores virtuais. Relações públicas digitais. Comunicação de marketing on e off-line. Fatores de alcance, ressonância, relevância ou poder de ação. Desafios do marketing no novo e conectado milênio. Segurança na internet e o papel das redes sociais. Métricas. Geração de tráfego, leads, vendas. Persona de marketing digital.
  • As funções da assessoria de comunicação. Comunicação interna e externa. A estrutura de uma assessoria de comunicação. Comunicação no organograma da empresa. Estratégias relacionadas à imagem corporativa. O relacionamento entre assessor, assessorado e imprensa. Princípios éticos que orientam as assessorias de comunicação. Normas de procedimento para organizações-clientes. O composto da comunicação integrada. O papel do relações públicas, jornalismo, publicidade e marketing na comunicação integrada. Estratégias de comunicação para diferentes públicos e suas ferramentas.
  • As etapas do planejamento de comunicação. Planejamento estratégico, tático e financeiro. Metodologias de diagnósticos. Matriz SWOT e indicadores de sucesso. Método tradicional de diagnóstico e teoria apreciativa. Design thinking e processo human centered. Etapas de plano de comunicação integrada. Redação de plano, projeto, programa, estratégia e meta. Planos de comunicação de instituições privadas e governamentais. Modelo de plano de ação.
  • Públicos de relacionamento de relações públicas. As tipologias de classificação de públicos: os públicos e pontos de contato. Teoria situacional. Conceituação lógica de públicos (CLP). Públicos essenciais, não essenciais e redes de interferência. Redes sociais e relacionamento entre organizações e seus públicos. Ferramentas estratégicas do jornalista: clipping e media training. Novos espaços e tendências na propaganda institucional e o papel do jornalista. Propaganda comercial e institucional no mix de comunicação. A propaganda institucional no contexto da publicidade. Boas práticas de comunicação da propaganda institucional.
  • Conceito de comunicação integrada de marketing. Mix de comunicação integrada de marketing: visão 360º da comunicação mercadológica. Etapas de elaboração de plano de comunicação integrada de marketing. Etapas AIDA. Pós-plano. Estratégias da pesquisa de mercado na gestão de produtos e marcas. Pesquisas segundo os objetivos. Testes de mercado e pesquisas de lançamento de novos produtos. Diferenciação e posicionamento de marca nos mercados off e on-line, segundo Kotler, e Ries e Trout. Diferencial competitivo. Omnichannel e multichannel.
  • Estratégias de marketing. Tipos de estratégias de marketing. Estratégias aplicadas a produtos e serviços. Estratégias de marketing e fatores de competitividade. Conceitos e os principais desafios da comunicação em serviços. Integração as comunicações em serviços. Estratégias para intangibilidade dos serviços. Triângulo dos serviços. Definição de métricas. Aplicação de métricas. Indicadores de marketing para avaliação de métricas, segundo Eckert, Milan e Panizzon.
  • Modelos de planejamento digital: a metodologia dos 8 Ps. A metodologia Sostac. Diferenças entre público-alvo e persona. Análise do ambiente externo e interno. Mensuração dos resultados. Perfis dos influenciadores digitais. Fatores de influência do marketing. Os três pilares da influência, segundo Brian Solis. Influenciadores especialistas. Funil de marketing e pirâmide de influência. Campanhas de alcance, branding e conversão. Conceito de cauda longa.
  • O conceito da organização expressiva e suas potencialidades. Hierarquia organizacional e a comunicação. Comunicação polifônica. Público de interesse (stakeholders) para a organização. Fluxos de comunicação interna. Objetivos da comunicação interna para a organização. Diretrizes para comunicação eficaz e contributiva. Canais e técnicas para otimizar a comunicação dentro da empresa.
  • Crises de imagem e reputação. Imagem e reputação: os 4 Cs e as organizações. Origens de conflitos nas organizações. Tipologia de conflitos e crises. Foco na diversidade. Negociação distributiva e barganha integradora. Negociações Informatizadas. Etapas comuns das crises. Estratégias para prevenção e gerenciamento de crises. Pontos do planejamento estratégico que auxiliam na prevenção de crises. Política organizacional. Áreas de aplicabilidade da responsabilidade social das empresas. Responsabilidade social como ferramenta estratégica.
  • Conceito de cidadania empresarial. Diferenças entre cidadania empresarial e responsabilidade social. As quatro dimensões da cidadania empresarial. Matriz de cidadania corporativa. O uso do fact-checking por agências e jornais. Conceito de fake news. Frias Filho e os pontos fundamentais das fake news. International Fact-Checking Network (INFC) e o código de princípios. O uso de redes sociais por empresas privadas e órgãos públicos. Era do marketing 3.0, segundo Kotler. Redes sociais e valores básicos das empresas, segundo Recuero. Modelo SMC (ciclo de mídias sociais) de monitoramento e métrica em mídias.