MBA em Gestão Estratégica da Cultura e dos Negócios no Cooperativismo

Pós-Graduação On-line com Aulas Ao Vivo

Apresentação

Certamente estamos vivendo o momento de maior reaprendizagem da história da humanidade e que trouxe inúmeras mudanças, dentre as quais, destacam-se as relações humanas e de trabalho, os hábitos de consumo e a aceleração digital.

Se antes da pandemia a inovação era essencial para as cooperativas manterem-se competitivas no mercado, agora, reinventar-se – e de forma permanente - tornou-se uma questão de sobrevivência!

Por isso, desenvolver uma cultura de inovação e uma estrutura de gestão mais ágil com o propósito a frente de todas as relações, acelerar a transformação digital mantendo a humanização, tornar exponencial o crescimento do segmento, além de reforçar de forma mais propositiva ações e uma cultura de ESG, são alguns dos desafios do Movimento Cooperativo nessa nova era.

Nós, da Faculdade CENSUPEG, temos em nosso DNA um cuidado genuíno e real com o ser humano e acreditamos que a educação transforma para melhor a vida das pessoas e da sociedade.

Esse olhar, aliado ao desejo de ajudar a preparar você e o cooperativismo para os novos tempos, nos fez reinventar o formato tradicional dos MBAs disponibilizados pelo mercado ao segmento cooperativo e lançarmos o MBA em Gestão Estratégica da Cultura e dos Negócios no Cooperativismo!

Objetivos:
Manter e fortalecer a cultura cooperativista para que o movimento cresça de forma propositiva sem perder a essência.
* Compartilhar estratégias e ações para promover maior engajamento e senso de pertencimento dos associados/cooperados ao empreendimento cooperativo.
Estabelecer bases para o desenvolvimento de uma cultura mais ágil no cooperativismo e que permita maior autonomia e engajamento das pessoas.
* Promover uma transformação digital humanizada aderente ao jeito cooperativo de ser.
* Compartilhar estratégias e ações para adaptar o marketing das cooperativas às oportunidades do cenário digital.
* Aprofundar debates para a implantação de uma estratégia de plataforma cooperativa.
* Elevar o patamar de intercooperação através do compartilhamento de boas práticas, especialmente no Laboratório Intercooperativo de Inovação do curso.
* Promover uma transformação digital humanizada aderente ao jeito cooperativo de ser.
* Ampliar a mentalidade empreendedora a fim de promover as inovações que o cooperativismo necessita para os desafios da nova era.
* Estimular a adoção de boas práticas de governança e gestão para que o movimento cooperativo seja ainda mais reconhecido pela sua integridade, competitividade e capacidade de melhorar as condições econômicas e sociais.
* Ampliar a consciência, estratégias e ações para promover maiores impactos positivos em relação à sustentabilidade no movimento cooperativo.

Público-Alvo:
Conselheiros, Superintendentes, Diretores, Gestores, Líderes e Colaboradores de Cooperativas.

Formato do Curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de vídeoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
- Encontros às terças-feiras das 19h às 22h, no horário de Brasília.
- Início das aulas: 15 de Março de 2022.

Disciplinas

  • As raízes do Movimento; Proposta de Valor Genuína do Cooperativismo; Armadilhas à preservação da essência Cooperativista; Desafios da coerência e alinhamento cultural em cooperativas; O Mindset, a cultura e a estratégia em cooperativas; A cultura cooperativista diante dos novos modelos organizacionais e digitais; O Círculo Dourado do Cooperativismo.
  • Formação de personalidade. Surgimento dos Comportamentos. Crenças e Modelos Mentais. Desenvolvimento Humano: Autoconhecimento. Habilidades Socioemocionais. Psicologia positiva. Neurociência e desenvolvimento. Alteração e desenvolvimento de Competências. Saúde e Qualidade de Vida.
  • Por que a Diversidade importa? Pauta Social e estratégia alinhada com os valores do cooperativismo; Viés Inconsciente; Comunicação Não Violenta, Empatia e Diversidade; Pilares da Diversidade: Raça, Gênero, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiências, Gerações; Gestão da Diversidade nas Cooperativas: Papel da Liderança, Segurança Psicológica, Aspectos Legais da Diversidade; Construção de Plano de Ação para ampliação da Diversidade e Inclusão;
  • Confiança, colaboração e autonomia (inclusive em tempos de home-office); Liderança na Gestão de Mudanças; Resolução de Conflitos e Comunicação Não Violenta; Liderando
  • Mindset criativo, digital e empreendedor; Criatividade; Cultura de empreendedorismo e inovação; Ecossistemas de inovação e negócios disruptivos; Inovação de valor no cooperativismo.
  • Ressignificando a Sustentabilidade. Os desafios da sustentabilidade mundiais e locais; ESG no Cooperativismo. Gerindo organizações/Cooperativas mais sustentáveis; Inovações e gestão na cadeia produtiva e partes interessadas; As cooperativas como geradoras de riqueza e responsabilidade social.
  • Fundamentos e princípios dos métodos ágeis e autogestão. Planejamento ágil e principais metodologias. Níveis e aplicação de casos de organizações que adotam métodos ágeis com sucesso.
  • Horas dedicadas exclusivamente a inovações práticas e que será realizado em formato similar a um Hackaton, porém sem competição e sim, intercooperação.
  • A influência da mentalidade na definição estratégica; Fatores críticos para desenvolver o "pensar estratégico; Garantindo a coerência estratégica; Mecanismos para melhorar a execução da estratégia.
  • Pilares da Governança em Cooperativas; Principais agentes de governança e os desafios práticos; Boas práticas de governança cooperativa; A governança como impulsionadora do engajamento, pertencimento e perenidade.
  • Programação mental para o Cooperativismo Digital sustentável; Postura de Experimentação e formas para se manter em versão <beta>; Growth Hacking no Cooperativismo; Tecnologia exponencial e o cooperado do futuro; Economia clássica, economia digital e economia pós-digital/quântica; Transformação digital com unbundling, desintermediação e decoupling; Design Thinkin + Design Feeling; As 03 características inexoráveis da Transformação Digital.
  • Aperfeiçoar os fundamentos para uma jornada de experiência que visa a lealdade do associado/cooperado aliada à ressignificação do termo "vendas" no cooperativismo em busca de alta performance.
  • Fundamentos e práticas de comunicação e marketing em cooperativas; A marca como maior ativo do cooperativismo; Storytelling e marketing de conteúdo em cooperativas. O Círculo Dourado aplicado à Comunicação e Marketing no cooperativismo.
  • Gestão integrada de riscos; Controles Internos, Compliance e Auditoria; Prevenção a fraudes; Elementos principais na gestão de riscos e compliance.
  • Mercado financeiro e cenários econômicos; O desafio das margens no cooperativismo e alternativas; Gestão financeira e orçamentária; Gestão de investimentos, custos e formação de preços; Eficiência Operacional x Inovação
  • Horas dedicadas exclusivamente a inovações práticas e que será realizado em formato similar a um Hackaton, porém sem competição e sim, intercooperação.
  • Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.
  • Estuda a ciência e a evolução desta ao longo dos tempos; as formas de conhecimento e o conhecimento científico; a estrutura do trabalho científico e os métodos científicos. Discute as etapas do projeto de pesquisa, os tipos de pesquisa, a ética na pesquisa e, também, as técnicas de resumo e fichamento e a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos.
  • Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do aluno e sua interface com as teorias que fundamentam a temática deste curso e sua aplicação na prática

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Diferenciais

  • Além de muitas atividades práticas em cada disciplina, o MBA contará com Lab Intercooperativo de Inovação com 50 horas dedicadas exclusivamente a inovações práticas e que será realizado em formato similar a um Hackathon.

  • Conteúdos e disciplinas exclusivas para temas atuais - e urgentes – para o cooperativismo com professores qualificados e com grande vivência prática permitindo trazer reflexões e provocações que possam gerar insights significados para os principais desafios do cooperativismo.

  • Possibilidade de ampliar de forma expressiva o networking com lideranças de diversos ramos do cooperativismo em todo o Brasil.

  • Corpo docente composto por grandes referências do cooperativismo de diferentes regiões do Brasil.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação do Brasil.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Receba um código de desconto de 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.


Supervisor Técnico


Prof. Marcos Vernei Schuster

Possui mais de 26 anos no cooperativismo, dos quais 15 anos no Sicredi onde foi gestor em diversas áreas, dentre as quais, Gerente do PMO e Gerente de Governança de TI do respectivo Sistema. Foi consultor de governança e gestão em cooperativas, Gerente Administrativo-Financeiro na Unicred Florianópolis e atualmente atua no Sistema Ailos como Diretor na Transpocred, Cooperativa de Crédito com foco no Segmento de Transportes, Correios e áreas relacionadas. Graduado em Ciências Contábeis, com pós-graduações em Finanças, Marketing e Gestão e Inteligência Competitiva. Foi Certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Em 2017 fundou o Planeta Cooperativo (1º Podcast sobre o Cooperativismo no Brasil) e em 2019 foi Cofundador do Jeito Coop, movimento voltado à gestão por propósito no Cooperativismo inspirado no Modelo de Negócios e Liderança Disney onde possui experiência prática na implantação inclusive com treinamento no Walt Disney World em Orlando (EUA).

Professor


Prof. Claudio Vicente

Cofundador do Movimento Jeito COOP e sócio gestor do Instituto Foco, onde já realizou mais de 1.000 palestras e cursos alcançando público de mais de 100.000 pessoas. Especialista no Modelo de Negócios e Liderança da Disney, realizou treinamentos oficiais do Disney Institute, e anualmente ministra treinamento de imersão para líderes brasileiros no Walt Disney World em Orlando (EUA), tendo capacitado mais de 100 líderes e empreendedores de todo o Brasil. Administrador, MBA em Marketing e Mestre em Eng. de Produção, foi executivo de médias e grandes empresas e coordenador de cursos de graduação e pós gradução. Atualmente é professor de Pós e MBA em diversas instituições, e atua como consultor de cooperativas em diversos segmentos.

Professor


Prof. Marcelo Marques

Advogado, com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro na área de Compliance, Controles Internos, Riscos e Governança Corporativa. Membro da Subcomissão de Compliance e da subcomissão de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos 2012/2018. MBA – Executivo em gestão estratégica e econômica de negócio pela Fundação Getúlio Vargas. Management Programme – Sistema de Cooperativismo de Crédito da Alemanha – Pela Akademie Deustscher Genossenchaften – ADG – em Montabauer Alemanha. Atualmente responsável pela área de Compliance, controles Internos e Riscos da Cooperativa de Crédito Viacredi.

Professora


Profa. Andrea Rissardo

Gestora de projetos socioambientais, graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP, especialização em Terapia Comunitária - PUC/SP. Atuou nas áreas de educação, cultura e desenvolvimento local. Experiência empresarial na área de comunicação, gestão de crise, responsabilidade social e sustentabilidade, com mensuração de resultados e impactos sociais, bem como relatórios e balanços GRI e indicadores Ethos.

Professor


Prof. Delfino Pellegrini Andrade

Pesquisador, pensador e praticante na arte do desenvolvimento humano e liderança. No campo profissional atua há mais de duas décadas como liderança no ambiente corporativo no segmento de cooperativas. Foi sócio-proprietário de empresa de treinamento e desenvolvimento humano em empresa social. Em atividade na educação há 19 anos, trabalhou com ensino médio, formação de jovens para o mercado de trabalho, ensino profissionalizante e ensino superior sempre com temas voltados ao desenvolvimento de habilidades, competências, comportamento humano e formação de personalidade. Atual Vice-Presidente na Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) de Blumenau-SC. Mediador em grupos, fóruns e entidades que tratam sobre comportamento e desenvolvimento humano. Sua formação inclui: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Licenciatura em Filosofia; Especialização em Educação, Gestão e Tutoria de EAD; Supervisão e Direção Escolar; Neurociência e Comportamento; Gestão de Pessoas; Filosofia Clínica.

Professora


Profa. Fabiana Gutierrez

Experiência em comunicação, mídias sociais e relações públicas em empresas nacionais, multinacionais, agências e terceiro setor. Cofundadora de Carlotas, uma empresa com propósito que surgiu em 2011 com o foco de trabalhar as habilidades socioemocionais usando a arte e a ludicidade com base em três pilares: Diversidade, respeito e empatia. Durante esses anos, desenvolveu programas, atividades, workshops e palestras para empresas e instituições de ensino. Empresas como Allianz, B3, Barilla, Bradesco, Coty, Instituto Eurofarma e Novartis são clientes regulares com trabalhos de desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Também participa de aulas, congressos, seminários e palestras como Congresso Brasileiro de Treinamento de Desenvolvimento, organizado pela ABTD; ATD Summit; Ibmec; Encontro da OAB - Jabaquara SP e Impacta Maringá. Bacharel em Comunicação Social pela ESPM com MBA pelo IBMEC e especialização em Relações Públicas pela University of Delaware.

Professor


Prof. Willian Thiago de Oliveira

Acredita que os negócios podem rodar no triângulo PDA – Performance, com Diversão e Aprendizado. Atua há mais de 16 anos no Sistema Ailos, onde atuou por 13 anos na Central Ailos e atualmente é Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Transpocred. Vive o cooperativismo como estilo de vida, aprende de forma constante e confia que é possível viver a experimentação na prática, por meio das pessoas, moldando uma cultura de abundância, que valoriza e promove o aprendizado, pensando grande, começando pequeno e crescendo rápido, de forma sustentável e sem perder a essência. É um estudioso da transformação digital, economia colaborativa, curiosidade exponencial, comunicação nutritiva, tecnologias ancestrais e um treinador incansável do aprendizado “da pele para dentro”. Graduado em Administração com Habilitação em Finanças, com Pós-Graduações em Gestão de Pessoas e Gestão de Cooperativas de Crédito, além de participação no PROEX – Programa de Desenvolvimento de Executivos.

Professor


Prof. Rodrigo Dellagustina

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FURB, MBA em Gerenciamento de Marketing pelo INPG. Atuou na Cia. Hering na concepção dos canais de e-commerce e foi o gestor responsável pelo projeto de rebranding e gestão da mudança da Cecred para Ailos que foi premiado regional e nacionalmente. Com 15 anos de experiência, atualmente, atua como gerente de Comunicação e Marketing na Central Ailos.

Professor


Prof. Esp. Jan Diniz

Engenheiro de Produção pela UFSCar, criador de uma das primeiras aceleradoras corporativas do Brasil em 2013, criador do 1º. FabLab em Minas Gerais que ganhou o prêmio de Design de Stanford. Professor de Transformação Digital e Inovação na Fundação Dom Cabral e no MBA da UFSCar. Especialista e membro do Global Shapers que é a rede jovem do Fórum Econômico Mundial. Atualmente é sócio do Grupo Anga&Din4mo e Diretor Executivo de uma das empresas da holding chamada Din4mo. A Din4mo é uma venture builder que desenvolve e investe em startups orientadas a impacto.

Professora


Profa. MSc. Fernanda Chidem da Costa

Sócia-Educadora na Cooperativa Coletiva, trabalhando com educação corporativa há mais de 25 anos. Possui experiência nas áreas de treinamento e desenvolvimento, recursos humanos e programas de educação corporativa ligados ao negócio e ao relacionamento com o associado. Atuou no mercado financeiro em instituições como Sicredi e Bradesco, tanto na área comercial, quanto com educação nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Mestre em Educação, com Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Empresarial, Mercado de Capitais e Especialista em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Educadora Financeira, com especialização em Economia Comportamental pelo Instituto B3 e em Psicologia Econômica e Arquitetura de Escolhas pelo Vertice Psi. Estudou Economia comportamental no InBehavior Lab.

Professor


Prof. MSc. Alexandre Carrasco

Atua como consultor e mentor nas áreas de Estratégia, Inovação, Gestão Empresarial e Sustentabilidade. Com mais de 20 anos de experiência, atuou como consultor e executivo em empresas como Bureau Veritas, Elektro e AES Brasil onde pode alcançar relevantes resultados como premiações, certificações e expressivos resultados financeiros. Graduado em Tecnologia Elétrica (Universidade Mackenzie), também possui licenciatura em Administração (ISCTE-IUL/Lisboa), MBA em Gestão Empresarial (FGV), MBA em Gestão Global (FGV), Pós MBA em Inteligência de Negócios (FGV) e Mestrado em Gestão (ISCTE-IUL/Lisboa). Complementam sua formação certificações como Auditor líder em Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14000) e Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001), Master Black Belt em Lean/Seis Sigma, Especialista III (FNQ) e como facilitador LEGO® SERIOUS PLAY® Methods. Entre as premiações mais relevantes obtidos sob sua gestão estão a conquista do PNQ- Prêmio Nacional da Qualidade (AES Sul em 2014, Eletropaulo e AES Tietê em 2012 e Elektro em 2010), Prêmio Ibero Americano da Qualidade (AES Tietê em 2013 e AES Sul 2011), Prêmio ABRADEE de Qualidade da Gestão (AES Sul em 2015 e 2012, Eletropaulo em 2013 e Elektro em 2011) além de reconhecimento no PEX Awards/IQPC entre os finalistas na categoria programas de excelência operacional (AES Brasil em 2015). Desde 2006, dedica-se voluntariamente ao tema “excelência na gestão” tendo atuado como avaliador do PNQ- Prêmio Nacional da Qualidade e PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, diretor do IPEG- Instituto Paulista de Excelência na Gestão além de comitês técnicos dedicados ao tema. Desde 2012, tem se especializado na construção de modelos inovadores de organização, transformação organizacional, design thinking e metodologias ágeis.