MBA em Gestão Estratégica da Cultura e dos Negócios no Cooperativismo

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

Objetivos:
* Preservar e fortalecer a essência cooperativista, para que o propósito cooperativo esteja a frente de todas as relações e negócios;
* Inspirar e apoiar os participantes a aperfeiçoarem a mentalidade empreendedora a fim de promoverem as transformações e inovações que o cooperativismo necessita para enfrentar os desafios da nova era;
* Estimular a adoção de práticas de governança e gestão para que o movimento cooperativo seja ainda mais reconhecido pela sua integridade, competitividade e capacidade de melhorar as condições econômicas e sociais e promover a felicidade das pessoas.

Público-Alvo:
Conselheiros, Diretores, Gestores, Líderes e Colaboradores de Cooperativas.

Formato do Curso:
 
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 



Disciplinas

  • As raízes do movimento; proposta de valor genuína do cooperativismo; armadilhas à preservação da essência cooperativista; o círculo dourado do cooperativismo; construindo e fortalecendo a gestão por propósito em cooperativas.
  • A extraordinária evolução do ser humano e alguns retrocessos; reconhecendo o poder e os limites dos modelos mentais; desenvolvendo a autogestão comportamental; estabelecendo um modelo de aprendizagem cooperativa.
  • Cultura organizacional: tipos, elementos e benefícios; desafios da coerência e alinhamento cultural em cooperativas; o mindset, a cultura e a estratégia em cooperativas; bases culturais que sustentam a essência do cooperativismo; a cultura cooperativista diante dos novos modelos organizacionais e digitais; a gestão da mudança como um processo.
  • O desafio de liderar a sí mesmo; a evolução do pensamento sobre liderança e gestão de pessoas; criando e sustentando um clima organizacional com alto desempenho; repensando práticas tradicionais de gestão de pessoas; desenvolvendo seres mais humanos e com mais significado.
  • Mindset criativo, digital e empreendedor no cooperativismo; como despertar, deixar em sono profundo ou matar a criatividade; criando uma cultura de inovação e empreendedorismo; ecossistemas de inovação e negócios disruptivos em cooperativas; promovendo a inovação de valor no cooperativismo.
  • Características da nova era e seus impactos; pensamento exponencial em cooperativas; mindset digital e transformação digital; cooperativismo de plataforma; economia colaborativa e capitalismo consciente.
  • Pilares da Governança em Cooperativas; principais agentes de governança e os desafios práticos; boas práticas de Governança Cooperativa; em busca da efetiva autogestão, sucessão e desenvolvimento do quadro social; a governança como impulsionadora da perenidade.
  • A influência da mentalidade na definição estratégica; fatores críticos para desenvolver o "pensar estratégico"; garantindo a coerência estratégica; mecanismos para melhorar a execução da estratégia.
  • Mudanças e tendências do comportamento de consumo; A estratégia e estrutura centrada no associado/cooperado; Construindo a jornada da experiência do associado/cooperado; Os desafios do relacionamento pessoal versus digital no cooperativismo; Estratégias para retenção e fidelização do associado/cooperado.
  • Fundamentos e práticas de Comunicação e Marketing em cooperativas; a marca como nosso maior ativo; marketing holístico no cooperativismo?; storytelling e marketing de conteúdo em cooperativas; comunicação interna e endomarketing.
  • Ressignificando o termo "vendas" no cooperativismo; a essência cooperativista com performance em vendas; elementos fundamentais para negociação e vendas; indicadores e metas comerciais em cooperativas - características e armadilhas; construindo o círculo dourado em vendas.
  • Um novo olhar para a gestão de risccos e compliance; Abrangência e conexão entre os riscos; A Gestão de Riscos no modelo ERM e Sistema de Gestão de compliance; Componentes na estrutura para gerenciar os riscos e o compliance; Elementos principais na gestão de riscos e compliance.
  • Mercado financeiro e cenários econômicos; O desafio das margens no cooperativismo e alternativas; Gestão financeira e orçamentária em cooperativas; Gestão de custos e formação de preços; A relevância de adequada gestão do ciclo de crédito no negócio cooperativo.
  • Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.
  • Estuda a ciência e a evolução desta ao longo dos tempos; as formas de conhecimento e o conhecimento científico; a estrutura do trabalho científico e os métodos científicos. Discute as etapas do projeto de pesquisa, os tipos de pesquisa, a ética na pesquisa e, também, as técnicas de resumo e fichamento e a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos.
  • Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do aluno e sua interface com as teorias que fundamentam a temática deste curso e sua aplicação na prática.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.