MBA em Liderança 4.0 e Gestão Humanizada

Pós-Graduação On-line com Aulas Ao Vivo

Apresentação

A frase “Só os melhores sobrevivem” nunca foi tão intensa no mundo dos negócios, a hipercompetitividade do mercado, impulsionada pela revolução tecnológica em todos os segmentos da economia, reforça a necessidade de repensar a forma de liderar diante de um mundo V.U.C.A, em que a alta liderança precisa aliar a experiência aos novos conceitos de gestão para lidar com os inúmeros novos desafios que surgem um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Subestimar este cenário de mudanças é, sem dúvidas, um caminho arriscado que pode comprometer a imagem e a performance profissional.  A queda de resultados, a alta rotatividade de colaboradores e os conflitos que geram o desgaste emocional do integrantes da equipe podem ser sintomas das decisões pouco qualificadas do líder.

O conceito do Líder 4.0 vai muito além das boas práticas de gestão, entender sobre os fundamentos essenciais para a qualificação da tomada de decisão do ponto de vista estratégico é fundamental no mundo em que vivemos hoje.

A nova geração de trabalhadores é totalmente conectada, inovadora, criativa e ágil, eles dão mais valor ao propósito e à reputação de uma marca do que a altas posições em uma empresa, contudo de nada valem tais características se o gestor não assumir para si algumas responsabilidades para que sua equipe alcance o bem-estar, consideradas como um dos pilares das maiores empresas do mundo, o fortalecimento de lideranças que atuem em uma perspectiva sistêmica com base nos conceitos das neurociências e da psicologia positiva é, sem dúvidas, o melhor caminho para desenvolvimento de times de alta produtividade e performance.

Objetivos:
* Desenvolver em gestores a habilidade de tomada de decisão estratégica com base em metodologias e ferramentas assertivas.
* Desenvolver as competências necessárias para uma liderança integrativa, capaz de alcançar os objetivos organizacionais de forma sustentável.
* Preparar um profissional capaz de atuar num mercado competitivo de forma ética, valorizando a integridade nas relações e negociações.
* Possibilitar o desenvolvimento de gestores com competências múltiplas e visão sistêmica para a organização, pessoas e mercado. 
* Desenvolver competências de liderança e habilidades interpessoais.
* Capacitar os gestores para a utilização e aplicação de ferramentas e metodologias atuais focadas nos objetivos organizacionais.

Público-Alvo:
Profissionais e gestores atuantes em diversos segmentos de negócios.

Formato do Curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de vídeoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
- Encontros às quintas-feiras das 19h às 22h, no horário de Brasília.
- Início das aulas: 05 de agosto/21.



Disciplinas

  • Conhecer as 7 Emoções Básicas segundo os estudos de Paul Ekman. Compreender o funcionamento dos gatilhos Emocionais e desenvolver oportunidades de Conexão Emocionais. Trabalhar cases de Inteligência Emocional no Atendimento ao Cliente.
  • Conceitos e definições. Problemas de relacionamento. O ciclo do conflito. Tipos de conflito. As principais causas que geram conflitos. Lidando com os diversos perfis de interlocutores. A relação Causa e Efeito. O processo de resolução de conflitos.
  • Compreender os principais bloqueios à Criatividade e como lidar com eles. Diferenças entre Criatividade x Inovação. O comportamento do ser criativo. Técnicas para desenvolver a Produção Criativa.
  • O perfil do líder Educador. Aprender a aplicar os Princípios da Andragogia no desenvolvimento de equipes. Autorrealização e Propósito. Neurociência aplicada ao Desenvolvimento Humano.
  • Compreender as diferenças entre os processos de Coaching e Mentoring e os resultados que cada um proporciona. Conhecer as competências que um mentor precisa desenvolver para aplicar os fundamentos e Ferramentas nos processos de aprendizagem.
  • Fazer o Mapeamento de Situações e Cenários. Aprender a metodologia CANVAS para modelos de novos Negócios. Acessar ferramentas para o desenvolvimento e avaliação de modelos de negócio.
  • Conhecer os Principais Comportamentos do Empreendedor e como pode o intraempreendedor ser um agente fundamental para o desenvolvimento de novos negócios. O sentido da Realização e Propósito que move o Empreendedor. Trabalhar Metas e Objetivos de forma estruturada. Colocar em prática métodos de Avaliação de risco, bem como do Potencial Mercadológico.
  • Atividade desenvolvida em grupo durante a disciplina de Atitudes Empreendedoras na Prática, considerando alunos com expertises diferentes, de atuação em mercados diferentes, num ambiente cocriativo para a construção de um negócio experimental autônomo, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma forma diferente de colocar os aprendizados em prática.
  • Desenvolver o conceito da linguagem como fator de influência e aprender os conceitos da Comunicação Não Violenta desenvolvido por Marshall Bertram Rosenberg.
  • Trabalhar os componentes da negociação e as suas variáveis básicas. Desenvolver as habilidades e competências do negociador, conhecendo os diferentes perfis. Negociação ideal e os diferentes tipos de clientes. Planejamento da Negociação. Exercícios Práticos.
  • Ética comportamental aplicada às empresas. Sistemas de incentivo e desempenho corporativo. Diversidade, Cultura, Propósito e Performance empresarial. Discussão de casos de fraudes empresariais. Soluções para fomentar a ética nas empresas.
  • Entender as diferenças entre o Compliance Contratual e Concorrencial, conhecendo o papel do Compliance Officer. Trabalhar a Comunicação e os Treinamentos de um Programa de Compliance, além das formas de prevenção à lavagem de dinheiro. Legislação pertinente e princípios da governança corporativa. Consolidar as melhores práticas de governança corporativa. Como lidar com o conflito de interesses na organização e governança na empresa familiar.
  • Mente empreendedora atuando nas abordagens do Causation e Effectuation. Compreendendo o ecossistema de startups. Momentos da vida de uma startup e metodologias de sucesso em cada fase. Estudos de casos.
  • Compreender como acontece a transformação digital no futuro das organizações. Mudando o mindset para aprender e atuar com Métodos Ágeis (SCRUM e KANBAN).
  • Atividade desenvolvida em grupo durante a disciplina Metodologias Ágeis na Transformação Organizacional: Como alavancar a produtividade através de pessoas, produtos e processos, considerando alunos com expertises diferentes, de atuação em mercados diferentes, num ambiente cocriativo para a construção de um negócio experimental autônomo, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma forma diferente de colocar os aprendizados em prática.
  • Hemisférios cerebrais e impactos na Saúde e Aprendizagem. Tipos de inteligência. Estados Emocionais e seus impactos no cotidiano. Síndrome de Burnout. Bem-Estar e a relação com a produtividade. Universidade Brahma Kumaris e a prática do Just a Minute no ambiente de trabalho.
  • Ambiente econômico global e nacional. Análise da viabilidade econômica de projetos. Principais KPIs financeiros. Análise de Capital de Giro. Análise de Balanços. Valuation.
  • Conhecer as Leis das Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger (Lei da Ordem, Lei do Pertencimento e a Lei do Equilíbrio) e como atuam nas relações pessoais e profissionais. A teoria dos Campos Morfogenéticos de Rupert Sheldrake Empresas Familiares e as relações com as Constelações Familiares Como aplicar as Leis Sistêmicas das Constelações no ambiente organizacional.
  • Fazer análise de ambiente, das Circunstâncias e da situação presente. Estabelecer métricas e desenvolver KPIs das metas e objetivos. Aprender a construir estratégias com base em valor, elaborar planos de ação definindo prazos e responsabilidades.
  • Atividade desenvolvida em grupo durante a disciplina Vendas com base em valor, considerando alunos com expertises diferentes, de atuação em mercados diferentes, num ambiente cocriativo para a construção de um negócio experimental autônomo, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma forma diferente de colocar os aprendizados em prática.
  • Compreender a neurofisiologia do processo de tomada de decisão, bem como os gatilhos relacionados ao Neuromarketing.

* Atividade desenvolvida em grupo ao decorrer da disciplina abordada, considerando alunos com expertises diferentes, de atuação em mercados diferentes, num ambiente cocriativo para a construção de um negócio experimental autônomo, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma forma diferente de colocar os aprendizados em prática.

Diferenciais

  • Torne-se um líder 4.0 e esteja preparado para atuar em um ambiente imprevisível e de mudanças.

  • Aprenda conceitos inovadores de liderança em um programa acadêmico único de MBA.

  • Professores de excelência com larga experiência profissional no mundo corporativo.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação do Brasil.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Faça uso das práticas relacionadas ao bem estar e à felicidade como ferramentas para aumento da produtividade do seu time.

  • Amplie o seu potencial de conquista de maiores ganhos financeiros por meio da formação em um MBA premium.

  • Aumente o seu networking e aproxime o seu relacionamento com gestores de empresas líderes do mercado.


Supervisor Técnico


Prof. Marco Acras

Formado em Direito e Administração de empresas, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Treinamento e Desenvolvimento e extensão em Neuropsicologia, Cognição e Emoção pela PUC de São Paulo. É coaching de carreira e mentor de novos negócios para empreendedores e empresários de pequenas e médias empresas. Designer Instrucional, especialista em construção de Experiências de Aprendizagem e jogos de Empresa pelo ICCAPE, atuando como docente dos cursos de Gestão de Negócios e Gestão na área da saúde. É Instrutor e facilitador de Programas de Desenvolvimento de Competências Empreendedoras e Inteligência Emocional aplicada aos negócios.

Professora


Profa. Dra. Lívia Carminato Balsalobre

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, com MBA em Gestão de Projetos, Especialista em Linguagem Corporal, Certificada Internacionalmente pelo Ontological and Leadership Coaching Program da Accomplishment Coaching (EUA), Coach Sistêmica com atuação na área de desenvolvimento humano, trabalhando como Gestora de Projetos e de Pessoas por 9 anos, e individualmente com clientes internacionais e nacionais dando suporte para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, alinhando com as organizações as necessidades de mercado e propostas adaptativas para prosperidade tanto individual como coletiva. Especialista em trabalhos com grupos, times e equipes, possuo certificação nas metodologias de Co-desenvolvimento, System Team Awareness e Action Learning. Consultora acadêmica e de carreira, dou suporte para todo processo de application para cursos de MBA no exterior.

Professor


Prof. Msc. Frank Gomes

Possui Mestrado em Administração com ênfase em Finanças pela FECAP. Possui MBA em Finanças e MBA em Telecom pelo IBMEC. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Professor de disciplinas nas áreas de Gestão e Finanças. Possui mais de 25 anos de experiência na área de finanças, tendo ocupado funções executivas em empresas de diferentes portes e segmentos. Possui Certificação CFO(BR) emitida pelo Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças, IBEF-SP. Mentor de Startups no programa InovAtiva Brasil. É fluente em português e inglês, e possui bons conhecimentos de italiano, espanhol e francês.

Professora


Profa. Aline Maria Fonseca

MBA Executivo Internacional pela FIA, Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos pela Veris do Grupo Ibmec e Bacharelado em Sistemas de Informação pela ISES Liderança em Transformação Digital e formação de times de alta performance em empresas em diversos seguimentos como e-commerce e serviços financeiros, aumentando a capacidade de entrega das equipes e reduzindo o tempo de lançamento de novos produtos. Estruturação e implantação de metodologia ágil em escala em ambientes corporativos, promovendo melhora na qualidade e na velocidade de implementação de projetos estratégicos, permitindo às corporações atingirem os objetivos financeiros planejado. Liderança, Execução e Implantação de Projetos, Programas e Portfólio, com equipes multidisciplinares em ambiente ágil e tradicional.

Professor


Prof. Mauro Pedro Lopes

Facilitador de Processos de Aprendizado, Didata em Dinâmica de Grupos e Coaching. Pós-graduados pela FIA USP em Administração, Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e MBA em Comportamento Organizacional, com Especializações em Pioneiros e Empreendedores pela FEA USP e Empreendedorismo pela GTZ/Alemanha convênio CAPE e pelo Babson College –Boston/EUA. Diretore da SBDE Representante daMSI –Washington DC/EUA, empresa criadora do EMPRETEC -ETW Entrepreneurship Training Workshop, Programa de desenvolvimento de empreendedores através do convênio ONU –Organização das Nações Unidas (UNCTAD) e USAID -Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Consultor em diversos programas e processos.

Professor


Prof. Rubens Leite Borges

Possui MBA em Gestão Estratégica de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional (INPG), Graduação em Gestão em Recursos Humanos (UNITAU), Graduação em Tecnologia em Telecomunicações (Estácio de Sá), Graduação em Engenharia Cartográfica (UERJ), Coaching Executivo, Psicanalista e Mentor Empresarial, Consultor de desenvolvimento organizacional atuando em pequenas e em médias empresas a mais de 20 anos. Professor em Cursos de Pós-Graduação e de MBA, em diversas Faculdades e Universidade.

Professor


Prof. Dr. Filipe Meneguelli Bonone

Doutor em Ciências Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Neurologia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo, Professor da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG, Membro do conselho Técnico da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPp, Palestrante em diversos estados brasileiros com os temas de Neurociências e Educação, Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem, Neuropsicofarmacologia, Neurodesenvolvimento e Janelas de Oportunidade.

Professor


Prof. Esp. Fernando Novais da Silva

Possui certificações em Formação de Professores e em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). Educador pelo programa 21st Century Educators from Finland, Active Learning Methods in Theory and in Practice, oferecido pela TAMK University, na Finlândia. Coordenação e direção de projetos relacionados a Educação a Distância e Inovação acadêmica (projetos acadêmicos e estratégicos). É Líder de Formação de Professores do Grupo Censupeg. Entusiasta do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e de Tecnologias Educacionais, leciona nos cursos de Graduação e Pós-graduação. Congressista no CIAED, 2019, Temática: Aplicação de metodologias ativas em ambientes 100% online. Atuou com a direção das unidades de Faculdade Censupeg em São Fidélis, RJ e Joinville, SC.

Professor


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.