Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso visa capacitar o profissional médicos na área da Anatomia e Fisiologia Aeroespacial com ênfase no Resgate e Transporte Aéreo, aplicado a Fisiologia da Altitude e peculiaridades na utilização de aeronaves de asas rotativas e fixas no Resgate Aéreo e Transferência Inter-hospitalar, bem como os conhecimentos específicos guardadas as competências legais do enfermeiro, desde o resgate de vítimas em ambiente pré-hospitalar, considerando a abordagem em cardiologia, neurologia, pneumologia, pediátrico/neonatal, trauma e agravos clínicos, até a etapa final no ambiente hospitalar.

Público-Alvo:
Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Pilotos e Oficiais de Segurança pública com nível superior.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Mayra Wilbert

Aluna de Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo.

Encontrei professores maravilhosos na Faculdade CENSUPEG, todos com muita experiência nas suas áreas de atuação, a abordagem do conteúdo do curso é excelente, sem dúvidas, a qualidade das aulas é um diferencial, faz com os alunos sejam incentivados a participarem e estarem presentes em cada encontro.

Diogo Mendonça

Aluno de Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo.

A CENSUPEG leva aos alunos o conhecimento completo. Todos os professores ensinam o que realmente vivenciam ou vivenciaram na prática da profissão, possuem uma didática excelente, não é nada apenas teórico, as aulas fazem com o que o aluno tenha vontade de aprender e se superar, recomendo o curso da CENSUPEG com certeza.

Marcelo da Silva Dehoul

Aluno de Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo.

Já indiquei a CENSUPEG por diversas vezes pois os professores do curso são excelentes, todos com muita expertise nas áreas abordadas, é uma instituição dinâmica e atualizada.

Você vai Aprender

  • A origem do serviço aeromédico e suas atribuições atualmente, assim como, as perspectivas para o futuro da aviação aeromédica e suas tecnologias.
  • Definição de gestão de serviço aeromédico. Legislações ANAC para aeromédico. IS 135. RBCA90. Portarias COFEN e CFM. Abordagem da gestão da equipe. Abordagem da gestão de materiais e equipamentos. Abordagem da gestão de triagem. Abordagem da gestão do plano de voo. Abordagem da gestão no destino e origem. Abordagem da gestão de custos. Elaboração de uma missão aeromédica.
  • Estudo das atribuições da ANAC – Agência Nacional de Aviação Cível, relacionada ao serviço aeromédico, juntamente com as legislações vigentes.
  • Caracterização dos riscos dentro de aeródromos e aeroportos, visando compreender o funcionamento do SIPAER.
  • Compreensão de como um corpo humano sadio reage a altitude.
  • Caracterização de como realizar o atendimento e estabilização de um paciente politraumatizado, seguindo os protocolos vigentes.
  • Detalhamento de como realizar o atendimento e estabilização a um paciente com emergência respiratória, cardiológica e neurológica, antes da decolagem, seguindo os protocolos vigentes.
  • As diversas modalidades e equipamentos para realização de resgates em área de difícil acesso. O SCI – Sistema de Comado de Incidentes, e como uma equipe de serviço aeromédico atuará em uma situação de AMUVI – Atendimento a Múltiplas Vítimas.
  • Estabelecimento de relações e tomada de decisão, evitando e gerenciando os erros de cabine aeromédica.
  • As mudanças fisiológicas que poderão ocorrer com a gestante durante o transporte aeromédico, devido as mudanças de altitude.
  • Compreensão dos fatores que envolvem a estabilização de um paciente com emergência cardiovascular antes mesmo de realizar a decolagem.
  • Compreensão dos fatores que envolvem a estabilização um paciente com emergência respiratória antes mesmo de realizar a decolagem. Manejo do paciente em ventilação mecânica no transporte aeromédico.
  • Compreensão dos fatores que envolvem a estabilização de um paciente com emergência neurológica antes mesmo de realizar a decolagem.
  • As diferenças entre o adulto, a criança e o neonatal. As principais emergências pediátricas e neonatal, juntamente com os protocolos de transporte neonatal.
  • As diversas formas de busca pela sobrevivência em uma selva ou no meio do mar, em casos de acidentes ou imprevistos com a aeronave.
  • Capacidade de se comunicar de forma eficaz. Habilidades de Liderança. Capacidade de gerenciamento do tempo. Habilidades de trabalho em equipe. Gestão de processos de qualidade. Desenvolvimento Profissional. Desenvolvimento de líderes. Conceito de hospital. Tarefas e habilidades do administrador hospitalar. Funções e problemas enfrentados pelo administrador hospitalar.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica- pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

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