Medicina do Trabalho

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de pós-graduação em medicina do trabalho tem como propósito contribuir com a capacitação dos profissionais na área da saúde do trabalhador. No curso, são desenvolvidas atividades teórico-práticas com foco em habilidades e competências que permitam aos profissionais implementar ações e estratégias em prol da saúde dos trabalhadores. Para isso, o profissional irá adquirir fundamentação teórica baseada em evidências científicas de alto impacto, além de experiência prática para desempenhar sua função com excelência e maestria.

Objetivos:
Proporcionar ao aluno a capacidade de conhecer e reconhecer as políticas públicas de saúde da área da saúde do trabalhador, bem como prestar uma assistência segura e de qualidade.

- Capacitar o aluno a desenvolver plano de ação para a saúde do trabalhador de acordo com a realidade vivenciada no local, com o objetivo de superar os desafios existentes no ambiente de trabalho.
- Proporcionar fundamentação teórica baseada em evidências científicas para que o profissional de saúde tenha segurança ao adotar condutas na prática clínica, zelando pela sua saúde e pela saúde de seus colegas de trabalho.

Público-Alvo:
Profissionais médicos e enfermeiros, graduandos da área de medicina e enfermagem que estejam no último semestre da graduação e que sejam atuantes ou que desejem atuar na área da saúde do trabalhador.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • As políticas públicas nacionais na saúde do trabalhador. Ações e estratégias necessárias para a elaboração e implementação das políticas públicas nacionais na saúde do trabalhador. Principais aspectos relacionados à vigilância em saúde e à saúde do trabalhador.
  • História da saúde ocupacional. Riscos existentes e gerenciamento de riscos relacionados à atividade laboral do trabalhador. Serviço de engenharia de segurança e a medicina do trabalho: atuação.
  • Possíveis acidentes no ambiente de trabalho. Recomendações de segurança do trabalho. Atuação da comissão interna de prevenção de acidentes e serviços de engenharia de segurança e medicina ocupacional.
  • Definição, tipos de isolamento, tipos de resíduos e gerenciamento de resíduos de saúde. A importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e da adoção de medidas de biossegurança e saúde do trabalhador.
  • Toxicologia ocupacional. Tipos de riscos químicos e o sistema de classificação de riscos de agentes químicos (agentes quimioterápicos, imunoterápicos e radioterápicos). Como os agentes químicos podem afetar a saúde dos profissionais de saúde.
  • Ergonomia aplicada à saúde do trabalhador. Principais aspectos ergonômicos e riscos físicos que podem afetar a ergonomia do trabalho. A importância da biomecânica ocupacional para a saúde do trabalhador.
  • Organização dos serviços de saúde do trabalho. Planejamento e administração do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO) e do programa de gerenciamento de riscos (PGR). Ética médica em saúde e no trabalho.
  • A importância das normas regulamentadoras para a garantia da saúde do trabalhador. O impacto da jornada de trabalho na saúde do trabalhador. A importância do direito nacional e internacional na saúde do trabalhador (legislação aplicada à saúde do trabalhador).
  • A saúde ocupacional diante de cenários que envolvem pandemias. A importância da saúde do trabalhador e a sua relação com os programas de promoção da saúde nas organizações e com a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
  • O processo de evolução do trabalho. Tipos de doenças ocupacionais que podem afetar a saúde do trabalhador da saúde. Impactos da atividade laboral na saúde mental.
  • A importância do médico e de sua atuação na equipe multidisciplinar em prol da prevenção e do manejo das doenças ocupacionais. Ética e bioética aplicadas à saúde dos trabalhadores.
  • A importância da medicina preventiva ocupacional e da ambiental. Aspectos relacionados à gestão do absenteísmo, perícia e afastamentos previdenciários. Readaptação e retorno ao trabalho.