Metodologia do Ensino com Ênfase em História

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino com Ênfase em História, proporciona aos alunos a provocação através da proposição e da apresentação da história humana, informações e o confronto entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos alunos, promovendo uma reflexão. 

A partir dos conteúdos abordados, o aluno poderá contextualizar a aprendizagem na vida social, e desta forma contribuir de forma ativa e socialmente comprometido pela formação do contexto, produzido e produtor de relações, de saberes e de práticas mais bem aplicadas.

Objetivos:
Este curso tem como objetivo principal fomentar a contextualização sobre o ensino de História no processo de formação de cidadão, apresentando dados atuais do contexto global e multicultural.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos introdutórios e slides.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.


Disciplinas

  • Principais Conceitos da Educação a Distância, Gerenciamento dos Estudos na Modalidade EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Recursos Variados que Auxiliam nos Estudos, A Leitura e seus Estágios, Os Estágios da Leitura nos Estudos, Análise de Textos, Elaboração de Sínteses, O Raciocínio Dedutivo, O Raciocínio Indutivo, O Raciocínio Abdutivo, A Associação Lógica, Internet e Manipulação de Arquivos, Como Trabalhar com Processador de Texto? Como fazer Apresentação de Slides? Como Trabalhar com Planilhas de Cálculo?
  • Concepção de educação, Natureza e especificidade da educação, Perspectivas atuais da educação, Educação no contexto das políticas públicas, Pedagogia X ciências da educação, Pedagogia X andragogia, Pedagogia e os diversos segmentos da educação, Educação X cultura, Pedagogia na contemporaneidade, Formação e atuação do pedagogo, Perspectivas profissionais do pedagogo, Educação no contexto mercadológico, Pensadores dos séculos XVIII, XIX e XX, Concepções e tendências pedagógicas no Brasil, Educação X ideologia, Educação e tecnologia.
  • Conceitualização e Características da Didática, Grandes Educadores e a Didática, Educação: Definições e Processos, Educação como forma de Dominação, Tendências Pedagógicas na Educação, Conteúdos Operacionais da Didática, Componentes do Processo Ensino-Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Pluridisciplinaridade Principais Teorias da Aprendizagem no Ensino, Sala de Aula: Espaço de Construção do Conhecimento, Conteúdos Escolares e de Aprendizagem, Seleção e Organização dos Conteúdos, Técnicas de Ensino-Aprendizagem, Avaliação, Planejamento Educacional: Tipos de Planos, Projetos Educacionais.
  • Construção da prática da avaliação educacional no Brasil, Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil, Tipos de avaliação da aprendizagem, Função da avaliação, Ensino, aprendizagem e avaliação, A concepção de fracasso escolar, Cultura avaliativa mediadora, Nova proposta de avaliação, Gestão escolar e avaliação, Projeto Político Pedagógico e avaliação, A avaliação do Projeto Político Pedagógico, Registros e avaliação da aprendizagem, Instrumentos de avaliação, Tipos de instrumentos de avaliação, Prova prática, Projetos didáticos em sala de aula.
  • Saber histórico e o saber histórico escolar, Parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história, Categorias históricas no processo de ensino-aprendizagem, Prática docente e suas exigências, Aspectos socioculturais e sua influência na prática docente de história, Novas linguagens no ensino de história, Avaliação como processo reconstrução do conhecimento, Prática docente: teoria e prática
  • Livros didáticos de história para anos iniciais do Ensino Fundamental, Diversos tipos de material didático, Propostas tradicionais e inovadoras em livros didáticos, Elaboração de materiais, Formação do professor de história, Avaliação no ensino de história, A pesquisa no ensino de história, Teorias e metodologias inovadoras no ensino de história
  • Fundamentos de ética e cidadania, Conceito de cidadania, Ética social e política, Ética e a moral na contemporaneidade, Ética no mundo do trabalho, Problemas éticos nas profissões, Código de ética das profissões, Ética em profissões não regulamentadas
  • Ética nas relações humanas, Ética e cidadania na sociedade tecnológica, Intolerância, racismo e xenofobia, Ensino da ética nas instituições, Direitos humanos, Ação comunitária e participação democrática, Ética as redes sociais, Educação, ética e cidadania hoje

Diferenciais

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.