Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa oferece importantes abordagens para sua atuação profissional. O trabalho com diferentes gêneros discursivos atende a crescente necessidade de um mercado em constante transformação. 

O curso fornece os conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa, relativos à norma culta e a prática de leitura e escrita. 

Objetivos:
Este curso tem o objetivo de estudar as teorias atuais sobre linguagem, leitura, escrita, gêneros do discurso e da linguagem, além de compreender a construção das gramáticas portuguesas e o ensino da língua portuguesa. 

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos introdutórios e slides.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Disciplinas

  • Principais Conceitos da Educação a Distância, Gerenciamento dos Estudos na Modalidade EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Recursos Variados que Auxiliam nos Estudos, A Leitura e seus Estágios, Os Estágios da Leitura nos Estudos, Análise de Textos, Elaboração de Sínteses, O Raciocínio Dedutivo, O Raciocínio Indutivo, O Raciocínio Abdutivo, A Associação Lógica, Internet e Manipulação de Arquivos, Como Trabalhar com Processador de Texto? Como fazer Apresentação de Slides? Como Trabalhar com Planilhas de Cálculo?
  • Fundamentos epistemológicos, históricos e metodológicos, Aprender e ensinar na escola, Objetivos, conteúdos e orientações didáticas em língua portuguesa, Avaliação de aprendizagem para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Funcionamento da fala e leitura, Fenômenos da variação linguística e os processos da fonologia, Características dos diferentes tipos de leitura, Leitura na escola, Compreendendo como funciona a escrita, Prática da produção textual pelas crianças, Produção de textos na escola, Interferência da tecnologia no desenvolvimento da escrita, Língua Portuguesa e outras áreas de conhecimento, Jogos e brincadeiras no ensino de Língua Portuguesa, Tecnologia em prol do ensino de Língua Portuguesa, Desafios e tendências do ensino de Língua Portuguesa.
  • Morfemas, morfes e estrutura de palavras, Classificação e função dos morfemas, Processos de estrutura das palavras, Palavras primitivas e derivadas, simples e compostas, Processos de formação de palavras, Flexões dos nomes, Flexões dos verbos, Tempos e os modos verbais
  • Classes gramaticais da língua portuguesa, Morfologia dos adjetivos e substantivos, Padrão dos substantivos, Padrão dos adjetivos, Morfossintaxe dos substantivos, Morfossintaxe dos adjetivos, Características dos verbos, Transitividade dos verbos
  • Conceitos importantes acerca da linguagem, Noções de fonética e fonologia do português, Aparelho fonador, Tipos de sons da fala, Alfabeto fonético, Transcrição fonética, Segmentos vocálicos, Segmentos consonantais
  • Encontros vocálicos e consonantais, Dígrafos e dífonos, Alofone e sua variação, Neutralização e o arquifonema, Fonética e fonologia e o ensino da língua portuguesa, Variação fonológica do português brasileiro, Interferências fonológicas na escrita, Aquisição do som e da escrita e variações
  • O objeto de Estudo da Semântica no estudo da Língua Portuguesa, Situando a semântica nos Estudos Linguísticos, As propriedades semânticas no estudo de LP, Expressividades linguísticas da Língua Portuguesa, A Semântica Formalista, A Semântica Argumentativa, A Semântica Cognitiva, A Semântica Representacional
  • Conceitos e representações da Abordagem Mentalista, Metáforas e Polissemia na Abordagem Mentalista, Conceitos e representações da Abordagem Pragmática, Teorias dos atos de fala no estudo semântico de Língua Portuguesa, Texto e argumentação: a construção semântica nos escritos em Português, Aspectos semânticos da língua portuguesa: fundamentos para a formação do leitor, Práticas de leitura semântica no contexto escolar e cotidiano, Sujeito, sentido e enunciação no estudo da Língua Portuguesa
  • A dupla articulação da linguagem, Fonema, gramática e léxico, Sintaxe e gramática, Sintaxe e pragmática, Da abordagem estrutural à sintaxe gerativa, Funcionalismo e distribucionalismo das línguas, O gerativismo de homsky e a sintaxe gerativa, O estudo do verbo
  • Os constituintes frasais, Termos acessórios da oração: o estruturalismo, Termos acessórios de uma oração e a regência verbal: o funcionalismo, As classes gramaticais e a estrutura sintagmática de uma oração, Desvendando a frase, oração e período, Termos de uma oração, Tópicos especiais em sintaxe: sintaxe da colocação e as funções do “se”, Tópicos especiais em sintaxe: coordenação sintaxe

Diferenciais

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

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