Metodologia do Ensino de Língua Inglesa

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A promoção de boas situações de aprendizagem em língua inglesa demanda conhecimentos que embasem a atuação do professor, levando em consideração as especificidades dos estudantes, os aspectos fundamentais da própria língua e os conhecimentos didáticos. O curso se propõe a abordar, de maneira aprofundada, diferentes concepções de aprendizagem e suas implicações para as práticas de ensino, noções fundamentais da língua inglesa, no que diz respeito aos seus aspectos fonéticos, morfológicos e sintáticos, e aspectos relevantes para o planejamento de boas situações de ensino e de aprendizagem (diferentes metodologias e práticas, subsídios para o desenvolvimento de competências linguísticas, a importância da contextualização dos conteúdos, a perspectiva formativa da avaliação e o papel docente na construção de novos conhecimentos).

Objetivos:
Especializar profissionais da educação para que estejam preparados para propor boas situações de aprendizagens para a construção de novos conhecimentos em língua inglesa.

- Oportunizar a compreensão de como se dão os processos de aprendizagem humanos e do que é necessário para que as ações educativas possibilitem a construção de novos conhecimentos.
- Ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre as noções fundamentais da língua inglesa, incluindo os aspectos fonéticos, morfológicos e sintáticos.
- Analisar diferentes metodologias do ensino da língua inglesa, levando em consideração as práticas discursivas de ensino, a diversidade de métodos e o desenvolvimento de competências comunicativas.
- Refletir sobre o papel do professor de língua inglesa, visando à oferta de situações de aprendizagem nas quais os conhecimentos sejam contextualizados, os alunos sejam respeitados em suas particularidades e a avaliação se coloque a serviço da construção de novos conhecimentos por todos os educandos.

Público-Alvo:
Bacharéis no curso de letras, com especialização em língua inglesa, que queiram obter a licenciatura para atuar como docentes no ensino de inglês. Profissionais do ensino de língua inglesa que queiram buscar subsídios para a qualificação de suas ações educativas, visando a novos caminhos para a promoção de novas aprendizagens para seus alunos.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Surgimento do estudo do comportamento humano, a partir das experiências de Pavlov, Watson e Skinner. Teoria cognitiva e escola psicológica. Conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Teorias da aprendizagem e sua relação com os processos de ensino e de aprendizagem.
  • Conceito de aprendizagem. Natureza multiparadigmática. Teorias da aprendizagem. Processos psicológicos que envolvem aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem. Inteligências múltiplas. Aprendizagem social sob a lente da teoria cognitiva social de Bandura. Andragogia: princípios da educação de jovens e adultos. Teoria da aprendizagem de adultos na elaboração de programas de treinamento.
  • Processos psicológicos da aprendizagem. Principais abordagens sobre aprendizagem. Aplicação de análises de comportamento no processo educacional. Aprendizagem organizacional. Diferenciação entre aprendizagem organizacional e organização da aprendizagem. Ferramentas de apoio para o processo de aprendizagem organizacional.
  • Introdução ao alfabeto fonético internacional. O contraste entre os sons mais comuns do inglês com os da língua portuguesa e sua relação com as facilidades e dificuldades enfrentadas por falantes brasileiros do inglês. O conceito de pares mínimos nos processos de ensino e aprendizagem das pronúncias em língua inglesa. A entonação em língua inglesa. A transcrição fonética como ferramenta de autoaprendizagem e ensino de inglês. Alfabeto fonético e transcrição fonética da língua inglesa.
  • Sistema fonológico do inglês: vogais, consoantes, semivogais. Transcrições fonéticas realizadas com o alfabeto fonético internacional. Sistema consonantal do inglês. Formas variantes dos fonemas consonantais do inglês. Dificuldades enfrentadas pelos alunos brasileiros na aquisição do sistema consonantal da língua inglesa. Sotaques da língua inglesa. Variações de pronúncia em língua inglesa.
  • Morfologia como conceito central da linguística. Classificação dos morfemas. Noções básicas de morfologia. Partes do discurso (substantivos, pronomes, adjetivos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições e verbos). Funções de cada parte do discurso da língua inglesa. Sintaxe da língua inglesa. Norma culta da língua inglesa em situações comunicativas.
  • Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de língua inglesa. Fundamentos teóricos metodológicos envolvidos no ensino da língua inglesa como parâmetros para a elaboração e avaliação de materiais didáticos. Diferentes registros de língua inglesa: variações situacionais e históricas. World englishes. Conceito de língua global, sua motivação e seus riscos. Fatores históricos, políticos e culturais que tornaram o inglês uma língua global. Futuro do inglês como língua global.
  • Finalidades do inglês instrumental. Importância do inglês como idioma oficial do mercado internacional. Estratégias de leitura em língua inglesa. Diferentes estratégias de leitura para diferentes situações comunicativas. Revisão gramatical.
  • Habilidades linguísticas de audição, expressão oral e escrita. Estratégias para o aprimoramento da audição, da expressão oral e da escrita em língua inglesa. Construção textual. Elementos coesivos de textos em inglês. Coesão referencial e coesão sequencial. Progressão temática de textos em inglês. Coerência interna de textos em inglês. Produção textual e capacidade de argumentação.
  • Uso de estratégias de comunicação em interações comunicativas na vida cotidiana. Expressões reconhecidas em inglês para expressar opiniões e fornecer instruções. Ensino de pronúncia na sala de aula de Inglês: inteligibilidade, compreensibilidade e grau de acento. Papel dos componentes fonológicos e fonéticos no ensino da pronúncia da língua inglesa. Dicas para a leitura de um texto em inglês. Diferentes estratégias para a leitura de gêneros textuais diversos. Estratégias para lidar com vocabulário desconhecido.
  • Abordagens e métodos de ensino em Língua Inglesa. Avaliação e sua relação com as diferentes abordagens e métodos. Importância do pensamento crítico para a aquisição de uma segunda língua. Papel da motivação na aprendizagem da segunda língua. Papel do aprendiz no processo de aquisição da segunda língua.
  • Tipos, objetivos e critérios de avaliação em língua inglesa. Implicações da avaliação em língua inglesa para o processo de ensino. Relações entre a utilização de testes e as diferentes metodologias e abordagens de ensino. Testes de proficiência. Tendências atuais da avaliação em língua inglesa. Perspectivas históricas da avaliação no contexto de línguas. Propostas avaliativas nacionais para as áreas de língua portuguesa e língua inglesa.