Musicoterapia e Autismo

Pós-Graduação On-line com Aula ao Vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Descubra como a Musicoterapia pode contribuir para o tratamento do TEA por meio de um processo de avaliação e intervenção baseado em evidências científicas.

  • Aprenda importantes conceitos da Análise do Comportamento – ABA e especialize-se como Musicoterapeuta para atender pessoas com TEA.

  • Viva uma experiência de formação profissional em aulas ao vivo com as maiores referências em Musicoterapia do Brasil.

  • Aulas ao vivo por meio de plataforma de videoconferência, em um formato semelhante ao encontro presencial, com possibilidade de interação em tempo real.

  • Conquiste sua formação na Faculdade CENSUPEG. nota 5 (máxima) no MEC, reconhecida como a instituição que mais forma Musicoterapeutas no Brasil.

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Apresentação

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é reconhecido como uma condição que impacta o desenvolvimento neurológico e afeta tanto a comunicação quanto o comportamento em indivíduos no mundo inteiro. Em 2023, os Estados Unidos atualizaram a estimativa de prevalência para cerca de 1 em cada 36 crianças é diagnosticada com autismo, representando um aumento em comparação com a estimativa anterior de 1 em cada 44 crianças. Paralelamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que cerca de 1% da população mundial esteja no espectro autista. No Brasil, especula-se que aproximadamente 2 milhões de indivíduos possam ser diagnosticados com o TEA.

Diante do crescente diagnóstico e conscientização, torna-se cada vez mais importante capacitar profissionais das áreas da saúde e educação para lidar com os desafios associados a essa condição. 

Nesse contexto, os profissionais da Musicoterapia que já atuam no desenvolvimento potencial e no restabelecimento das funções do indivíduo por meio da música, podem se apropriar de técnicas da Análise de Comportamento Aplicada – ABA para atuação com autistas.

Por isso, o curso de Pós-graduação em Musicoterapia e Autismo, oferecido pela nossa instituição para profissionais já habilitados em Musicoterapia, busca fornecer uma formação aprofundada e interdisciplinar, instrumentalizando o acadêmico dentro das sete dimensões do ABA: Analítica, Comportamental, Aplicada, Efetiva, Tecnológica, Conceitualmente Sistemática e Generalização, para que o profissional da Musicoterapia tenha as habilidades fundamentais para conduzir o processo de intervenção, a partir de práticas baseadas em evidências, no contexto de atendimento clínico, domiciliar e escolar.

Objetivos do curso:
* Capacitar profissionais de Musicoterapia para atuar com intervenções eficazes para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base em práticas respaldadas por evidências e neurociência aplicada ao TEA.
* Fornecer aos Musicoterapeutas recursos teóricos e práticos para enfrentar diversas situações de intervenção com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, utilizando a perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada.
* Ao término do curso, os Musicoterapeutas estarão aptos a desenvolver e implementar programas de intervenção para pessoas com TEA, considerando suas necessidades específicas e utilizando estratégias eficazes baseadas em dados individuais.

Público-alvo:
Musicoterapeutas.

Formato do curso:
 - Aulas ao vivo por meio da plataforma de videoconferência, em um formato semelhante ao encontro presencial, com interação em tempo real.
- Além das aulas ao vivo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estarão disponíveis as Unidades de Aprendizagem que fazem parte dessa formação e as atividades avaliativas.
- Encontros às segundas e quartas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília durante os 3 primeiros meses de curso, após, aulas as quartas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília
- Início das aulas: 17 de Junho de 2024.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Etapas básicas do processo musicoterapêutico: encaminhamento, avaliação inicial, plano de tratamento, aplicação do tratamento, avaliação dos resultados e processo de alta ou derivação. Processos vivenciados pelo paciente em musicoterapia: vivência dentro da estrutura da música, autoexpressão através da música e vivências musicais com outras pessoas.
  • Paradigmas Psicodinâmicos, Biomédicos, Músico-centrados e Sociais/Comunitários em Musicoterapia. Modelos oficiais de Musicoterapia segundo a Federação Mundial de Musicoterapia: BMGIM, Benenzon, Comportamental, Analítica e Criativa. História dos Modelos, principais conceitos e metodologias, e sua produção científica. Abordagens Plurimodal (APM) e neurológica (Thaut et al., 2014). Perspectivas da Musicoterapia Brasileira. Introdução ao conceito de ser humano como ser biopsicossocial e espiritual, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (OMS, 2001). Diferenças entre Experiências Musicais e Técnicas em Musicoterapia. Incentivo à práxis relacionada aos contextos de aplicação da Musicoterapia (áreas de Prática, Bruscia, 2016) e sua contribuição interdisciplinar. Pensamento ético em Musicoterapia (Dileo, 2001).
  • Contexto histórico e teórico das vivências Musicoterapêuticas. Como os diferentes modelos de musicoterapia refletem sobre as competências pessoais do profissional musicoterapeuta. Interligação das disciplinas da Musicoterapia com as vivências musicoterapêuticas. Transformações da escuta musicoterapêutica nos diferentes suportes expressivos: vivências, fala e escrita. Diálogo da autoescuta intermusical e interpessoal. Procedimentos de escuta de si, do outro e escuta com o outro. Vivências da musicalidade clínica em suas potências e dificuldades.
  • Estudo e definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas principais características, sintomas, prevalência, fatores de risco, avaliação e diagnóstico, abordagens terapêuticas, entre outros aspectos relacionados ao tema. A história do TEA e sua evolução ao longo dos anos, bem como a compreensão e representação social da condição.
  • Princípios básicos de intervenção comportamental aplicados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Técnicas de análise do comportamento e de identificação de déficits e excessos comportamentais, e como desenvolver planos de intervenção comportamental eficazes. As consequências manejadas e a avaliação do impacto das intervenções comportamentais na qualidade de vida da pessoa com TEA.
  • Fundamentos básicos da análise do comportamento. Identificação de eventos comportamentais, técnicas básicas de observação e registro, métodos para avaliação direta e indireta de comportamentos. Definição de comportamentos-alvo, realização de registros apropriados e escolha de métodos e instrumentos adequados para a coleta de dados. Representação gráfica de dados comportamentais. Visão geral sobre diferentes procedimentos de registro.
  • O processo de avaliação de habilidades e repertório funcional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua importância no tratamento do transtorno. Caracterização de como são obtidos resultados da avaliação e posteriormente, como são utilizados para planejar e desenvolver estratégias de intervenção efetivas.
  • Como a análise do comportamento atua no ensino de habilidades básicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como são utilizadas estratégias eficazes para o ensino de habilidades para pessoas com TEA.
  • As técnicas mais eficazes para intervenção em comportamentos desafiadores na pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), baseadas em evidências.
  • Introdução às Alterações Sensoriais no TEA. Fundamentos da Musicoterapia. Avaliação das Necessidades Sensoriais. Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Emocionais. Musicoterapia e Atividades de Vida Diária. Brincadeiras Funcionais e Musicoterapia. Estudos de Caso e Práticas Baseadas em Evidências.
  • Apresentação das diferentes funções das metodologias de avaliação em musicoterapia aplicadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estudo e aplicação das escalas traduzidas e validadas no Brasil. Registros descritivos qualitativos e quantitativos das sessões.
  • Introdução ao Comportamento Estereotipado no TEA. Estratégias de Intervenção Sensorial. Estimulação Auditiva Não Contingente. Interrupção da Resposta e Redirecionamento (RIRD). Combinação de Estratégias de Intervenção. Avaliação da Eficácia e Validade Social. Desenvolvimento de Planos de Intervenção Individualizados. Estudos de Caso e Aplicação Prática.
  • A disciplina visa aprofundar os conhecimentos sobre a relação entre música e neurociências aplicadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de estudos científicos e atividades práticas para uma melhor compreensão sobre a prática musicoterapêutica na área neurológica.

Coordenador Técnico


Prof. Dr. Marcello da Silva Santos

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1991, é especialista em musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU) (2002), foi professor nos cursos de graduação e pós-graduação, de 2003 a 2010. Possui mestrado (2005) e doutorado (2011) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo programa EICOS, do Instituto de Psicologia da UFRJ. É coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé e é também conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.


Coordenador Técnico


Prof. Analista do Comportamento Leandro Augusto de Morais

Neuropsicólogo especialista Análise do Comportamento Aplicada e Educação Especial. Pós-Graduando em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde. Atuou como Acompanhante Terapêutico pelo Núcleo Paradigma (2010 - 2012), Foi monitor em salas de estimulação comportamental (2005 - 2009), Orientador Comportamental (2010 - 2011) e coordenador de Equipe Interdisciplinar na Escola Crerser de Educação Especial (2013 - 2021). Diretor e Fundador do Núcleo de Consultoria Educacional Inclusiva, atua como supervisor técnico da equipe de intervenção comportamental da Associação Integra no TEA - São Sebastião - SP, além da direção técnica do NCEI clínica e consultoria. Ministra cursos e treinamentos em análise do comportamento aplicada desde 2013 com foco em ensino de habilidades e manejo de comportamento problema em crianças com autismo.