Neurociência e Autismo

Pós-Graduação On-line com Aula ao Vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Abordagem interdisciplinar: O curso aborda o TEA a partir de uma perspectiva interdisciplinar, integrando conhecimentos de neurociência, genética, psicologia, educação, tecnologia assistiva e políticas públicas. Isso permite aos alunos compreender as várias dimensões do autismo e desenvolver soluções abrangentes e eficazes.

  • Enfoque em práticas baseadas em evidências: O programa enfatiza a importância das práticas baseadas em evidências para garantir a eficácia das intervenções. Os alunos aprenderão a analisar criticamente a literatura científica e aplicar os conhecimentos adquiridos na prática clínica, educacional e na formulação de políticas.

  • Corpo docente altamente qualificado: A equipe docente é composta por especialistas renomados em suas áreas de atuação, com experiência acadêmica e profissional sólida. Eles estão comprometidos em proporcionar uma formação de alta qualidade e manter os alunos atualizados sobre os avanços mais recentes na neurociência e no autismo.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa e heterogênea que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Diante do crescente diagnóstico e conscientização, torna-se cada vez mais importante capacitar profissionais das áreas da saúde e educação para lidar com os desafios associados à essa condição. Nesse contexto, a neurociência oferece insights valiosos na compreensão dos mecanismos cerebrais envolvidos no TEA e na elaboração de estratégias eficazes de intervenção e suporte. 

O curso de Pós-graduação em Neurociência e Autismo, oferecido pela nossa instituição, busca fornecer uma formação aprofundada e interdisciplinar, cobrindo desde os fundamentos genéticos e moleculares do TEA até as melhores práticas para avaliação e intervenção. Dessa forma, os acadêmicos terão a oportunidade de explorar a neurobiologia do autismo e suas implicações no desenvolvimento motor, sensorial e da linguagem. 

Além disso, o curso aborda o papel da tecnologia assistiva e das políticas públicas na promoção da inclusão e dos direitos das pessoas com TEA. Com um enfoque em práticas baseadas em evidências, os acadêmicos serão capacitados a entender os processos de avaliações e intervenções no contexto clínico, domiciliar e escolar. 

Neste programa de Pós-graduação, o discente será exposto a um currículo rigoroso e atualizado, combinando teoria, pesquisa e práticas baseadas em evidências. A equipe docente altamente qualificada e comprometida com a excelência na formação acadêmica garantirá que ele desenvolva as habilidades e o conhecimento necessários para se tornar um especialista em Neurociência e Autismo. 

Ao longo do curso, o acadêmico terá a oportunidade de interagir com especialistas de renome e ao concluir este programa, estará preparado para contribuir significativamente para o campo da Neurociência e Autismo, seja na pesquisa, na prática clínica ou no desenvolvimento de políticas e diretrizes. 

Objetivos do curso
* Capacitar profissionais da área Educação e Saúde para atuar com intervenções eficazes para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de práticas baseadas em evidências e neurociência aplicada ao TEA. Ao final do curso, os acadêmicos estarão aptos a desenvolver e implementar programas de intervenção para pessoas com TEA, levando em consideração suas necessidades e utilizando estratégias efetivas planejadas em dados individuais.

Público-alvo
Profissionais graduados nas áreas da Educação e da Saúde.

Formato do curso:
- Aulas ao vivo por meio da plataforma de videoconferência, em um formato semelhante ao encontro presencial, com possibilidade de interação em tempo real.
- Além das aulas ao vivo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estarão disponíveis as Unidades de Aprendizagem que fazem parte dessa formação e as atividades avaliativas.

-Encontros às quartas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília. -Início das aulas: 12 de Junho de 2024

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Estudo e definição sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas principais características, sintomas, prevalência, fatores de risco, avaliação e diagnóstico, abordagens terapêuticas, entre outros aspectos relacionados ao tema. A história do TEA e sua evolução ao longo dos anos, bem como a compreensão e representação social da condição.
  • As bases genéticas e neurobiológicas do desenvolvimento humano durante a infância. O estudo dos processos de desenvolvimento cerebral, influências genéticas e ambientais no desenvolvimento e como esses fatores interferem no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A interpretação das pesquisas e teorias mais recentes da área.
  • O desenvolvimento genético e neurobiológico durante a adolescência e a vida adulta, considerando aspectos biológicos, genéticos e ambientais que influenciam no desenvolvimento humano, além de aspectos específicos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Questões relacionadas aos impactos da idade avançada na saúde mental, física e cognitiva de pessoas com TEA.
  • A aplicação da Neuropsicofarmacologia no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a avaliação e monitoramento do uso de medicamentos e os seus princípios no tratamento de pessoas com TEA.
  • A avaliação diagnóstica do Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo as diferentes abordagens e ferramentas utilizadas para identificar o transtorno, bem como as características e comportamentos específicos que são considerados para o diagnóstico. Os critérios de diagnósticos alcançados pela Associação Psiquiátrica Americana (APA) e como essas informações são utilizadas para o estabelecimento de um diagnóstico preciso.
  • O processo de avaliação de habilidades e repertório funcional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a sua importância no tratamento do transtorno. Caracterização de como são obtidos resultados da avaliação e posteriormente, como são utilizados para planejar e desenvolver estratégias de intervenção efetivas.
  • As diferentes formas de desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como intervenções específicas podem melhorar essas habilidades. As tecnologias assistivas e outras alternativas de comunicação. Como ensinar habilidades sociais e de comunicação para pessoas com TEA.
  • O estudo do desenvolvimento neuromotor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as estratégias de intervenção para auxiliar nesse desenvolvimento. A identificação das necessidades específicas de cada caso de TEA e a avaliação de habilidades motoras para orientar intervenções eficazes. O desenvolvimento de habilidades motoras básicas para pessoas com TEA.
  • As técnicas e estratégias de intervenção para trabalhar com alteração do processamento sensorial e as atividades de vida diária para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Brincadeiras funcionais e o desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e comportamentais, e à importância de incluir as atividades de vida diária e as brincadeiras na intervenção de pessoas com TEA. Como trabalhar com essas áreas para melhora da qualidade de vida e de desenvolvimento dessas pessoas.
  • As principais técnicas e intervenções para o trabalho com pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Questões introdutórias de cada método e os principais métodos de intervenção para pessoas com TEA.
  • Princípios básicos de intervenção comportamental aplicados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As técnicas de análise do comportamento e de identificação de déficits e excessos comportamentais, e como desenvolver planos de intervenção comportamental eficazes. As consequências manejadas e a avaliação do impacto das intervenções comportamentais na qualidade de vida da pessoa com TEA.
  • As técnicas mais eficazes para intervenção em comportamentos desafiadores na pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), baseadas em evidências.
  • Como a análise do comportamento atua no ensino de habilidades básicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como são utilizadas estratégias eficazes para o ensino de habilidades para pessoas com TEA.
  • As tecnologias assistivas disponíveis para atender as necessidades específicas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Seu fornecimento em dispositivos de comunicação alternativos, recursos de software, tecnologias para melhoria da aprendizagem, entre outros e a implementação eficaz dessas tecnologias em programas de intervenção para pessoas com TEA.
  • A elaboração de planos de ensino individualizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), levando em consideração suas características e necessidades, bem como a aplicação de metodologias e técnicas pedagógicas para o seu desenvolvimento. O desenvolvimento de habilidades na avaliação da força das defesas, tal como na articulação com as equipes multidisciplinares e familiares envolvidos.
  • Os direitos legais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo acesso à educação e atendimento médico. As questões éticas e políticas relacionadas a atenção da pessoa com TEA.

(*) Essas disciplinas obrigatoriamente devem ser cumpridas pelo acadêmico através da participação na aula ao vivo e realização das atividades propostas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para maiores informações consulte o Plano de Aprendizagem das disciplinas.

Coordenador Técnico


Prof. Analista do Comportamento Leandro Augusto de Morais

Neuropsicólogo especialista Análise do Comportamento Aplicada e Educação Especial. Pós-Graduando em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde. Atuou como Acompanhante Terapêutico pelo Núcleo Paradigma (2010 - 2012), Foi monitor em salas de estimulação comportamental (2005 - 2009), Orientador Comportamental (2010 - 2011) e coordenador de Equipe Interdisciplinar na Escola Crerser de Educação Especial (2013 - 2021). Diretor e Fundador do Núcleo de Consultoria Educacional Inclusiva, atua como supervisor técnico da equipe de intervenção comportamental da Associação Integra no TEA - São Sebastião - SP, além da direção técnica do NCEI clínica e consultoria. Ministra cursos e treinamentos em análise do comportamento aplicada desde 2013 com foco em ensino de habilidades e manejo de comportamento problema em crianças com autismo.


Professor


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.


Professora


Isabela de Oliveira Teixeira

Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), na Universidade Federal de São Carlos (Bolsista CAPES). Realizou Estágio-Pesquisa de Doutorado na Universidade Federal do ABC (2020-2021) sob a orientação da Profª Drª Priscila Benitez. Mestre em Educação Especial pelo PPGEEs (Bolsista CNPq). Possui graduação em Normal Superior, pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Especialização em Alfabetização e Letramento com Ênfase em Dificuldades de Aprendizagem, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Especialização em Neuroeducação: a ciência do cérebro e do comportamento aplicada ao ensino e à aprendizagem, pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2013). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2016). Especialização em Análise do Comportamento Aplicada à Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e com Atraso no Desenvolvimento, pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Tem experiência na Educação Especial, com atuação de 10 anos na Sala de Recursos Multifuncional, atuando principalmente com deficiência intelectual e autismo. Atualmente é professora de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e supervisora ABA.


Professor


Felipe Monteiro da Silva

Graduado em Fonoaudiologia trabalhando em ênfase em Audiologia clínica e ocupacional, Otoneurologia, Linguagem e cognição, Neurociências comportamental, e Voz. Especialista em Audiologia na UNIREDENTOR -RJ, especializando em Análise do Comportamento Aplicada voltada a Crianças com autismo e desenvolvimento atípico pela FACULDADE CENSUPEG. Mestrando em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento pela UNESP - SP. Trabalhou como fonoaudiólogo da equipe interdisciplinar na Secretaria de Educação de Marataízes (SEMED), Trabalhou na clínica de neuropsicologia em Cachoeiro de Itapemirim ? ES, e também com audiologia e voz na empresa INNOVAR em Marataízes ? ES. Palestrando sobre as bases neurofisiológicas e comportamentais da Dislexia na UFES Campos 2 em Vitória- ES, e sobre as bases genéticas e neurofisiológicas da síndrome de Angelman em Miami 2014 Winter Symposium: The Molecular Basis of Brain Disorders em Miami/Flórida -EUA. Realizou cursos de forma conjunta como professor na CEREBRUM em 2015 - via online, e conjunto ao Instituto Conhecer nas formações continuadas de 9 municípios com o enfoque no desenvolvimento de habilidades cognitivo/comportamentais na área da educação especial. Atualmente trabalha com supervisão em casos de TEA e aplicação de Terapia baseada nos procedimentos ABA em crianças com TEA e Deficiência Intelectual (DI).


Professor


Diego Caroli Orcajo

Possui graduação e formação em Psicologia pela Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (2015) e Especialização em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo (2017). As principais áreas de interesse são: Psicoterapia; Depressão; Análise do Comportamento; Transtornos de Ansiedade; Fobias e Formação do Psicoterapeuta. Atua como docente em programa de pós-graduação, como psicólogo clínico e social e como disseminador da psicologia enquanto prática baseada em evidências (por meio da produção de textos e da participação em entrevistas e em eventos enquanto palestrante, todos habitualmente a convite).