Neuropsicologia Clínica

Pós-Graduação On-line com Aulas Ao Vivo

Apresentação

O objetivo do curso de Neuropsicologia Clínica é possibilitar ao psicólogo a construção de conhecimentos relacionados a aplicação das neurociências no entendimento do comportamento humano, visando uma leitura científica e pautada em evidencias para construção de algoritmos confiáveis na habilitação, reabilitação e otimização funcional. O curso visa também formar neuropsicólogos que trabalhem como especialistas para atendimento dos distúrbios do desenvolvimento e transtornos mentais. Por fim, objetiva que seus formandos sejam ativistas na utilização de técnicas e referenciais consagrados na literatura da área, mas também protagonistas na construção de algoritmos revolucionários para promoção da qualidade de vida, no desenvolvimento típico e atípico da população atendida.

Objetivos:
*Formar Psicólogos (as) especialistas em Neuropsicologia, com domínio do raciocínio clínico cientifico, experimental, com competência para articulação da Neuroanatomia funcional com o comportamento humano observável.
*Desenvolver competências para avaliar e intervir na perspectiva psicometria/ biopsicossocial.
*Desenvolver o raciocínio clínico em Neuropsicologia pela modelagem de formação de hipóteses e testes de hipóteses.

Público-Alvo:
Psicólogos (as).

Formato do Curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de vídeoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.

No momento não temos turmas com matrículas abertas, mas você pode preencher o formulário clicando no menu Inscreva-se, que assim que tivermos uma nova turma iremos te avisar e você ainda garante um desconto especial.

Algumas aulas do curso




Disciplinas

  • História das neurociências e história da Neuropsicologia no Brasil. Apresentação das principais técnicas de neuroimagem, neuroimagem funcional, eletrocenfalografia, estimulação magnética transcraniana e modelos computacionais. Apresentação de estudos de casos clássicos da literatura. Descrição de campos de atuação e colaboração: eixos assistenciais, da saúde e educação.
  • Principais classes de psicofármacos. Introdução a farmacocinética e farmacodinâmica. Fisiologia do comportamento, psicobiologia e fisiologia neuronal. genética e epigenética. Indicações, efeitos colaterais e algoritmos psicofarmacologia.
  • Estruturas neuronais e principais correlatos comportamentais. Divisões do sistema nervoso central e suas interfaces com o sistema nervoso periférico. Neuroplasticidade. Desenvolvimento e declínio funcional típico e atípico. Processos físico-químicos das células, tecidos e órgãos do sistema nervoso central.
  • Introdução a prática clínica. Apresentação dos principais instrumentos em Neuropsicologia. Trabalho multidisciplinar na Neuropsicologia. Elaboração de relatórios e laudos. Utilização do DSM5, CID-10 e CIF. Métodos de exploração: abordagem quantitativa e qualitativa.
  • Transtornos de personalidade. Crime e leitura Neuropsicologia. Sistema jurídico, medidas sócias educativas e neurociências. Prevenção. Tratamentos. Alterações da cognição social. Manifestações alteradas das emoções primarias e secundarias. Violência e abuso. Uso de substancias psicoativas.
  • Transtornos mentais e deficiências segundo DSM5 (APA, 2014) e CID-10 (OMS,1993). Avaliações e intervenções da Neuropsicologia. Exame psíquico e saúde mental: consciência, modulações da atenção, orientação auto e alopsíquica, psicomotricidade, volição, linguagem, pensamento, juízo, inteligência, senso percepção e afeto. Considerações em Neuropsicologia e educacão. Genética e comportamento.
  • Características da Neuropsicologia aplicada a compreensão do comportamento da criança, do adulto e do idoso. Principais transtornos em cada ciclo de vida. Breves considerações sobre o estatuto da criança e do adolescente. Estatuto do idoso e especificidades dos serviços em saúde, educação e assistência social em que o neuropsicólogo realiza interface. Considerações sobre avaliação e intervenção nas respectivas fases do desenvolvimento. Estudo de caso na área.
  • Técnicas para formulação e teste de hipótese. Erros do tipo I e II em ciência. Estatística descritiva e apresentação dos dados. Principiais técnicas inferenciais. Epidemiologia e saúde pública/ saúde coletiva. Epidemiologia da estética X Epidemiologia da funcionalidade. Psicométrica Clássica e Teoria de Resposta ao Item.
  • Modelo Cattell-Horn de cognição fluída e cognição cristalizada. Teorias do desenvolvimento cognitivo em Piaget e Vygotsky. Atualizações e pesquisas com inteligência artificial (modelo iCub). Funções executivas “frias” e “quentes”. Controle inibitório, flexibilidade mental, planejamento, modulações da atenção e memória operacional.
  • Emoções primárias e secundárias. Funções do sistema límbico, circuito de recompensa e volição. Dependência química e distúrbios alimentares. Transtornos ansiosos e transtornos do humor. Cognição social e teoria da mente. Habilidades sociais, transtorno de conduta e transtorno dissocial.
  • Biomecânica elementar (cinética e cinemática). Desenvolvimento motor. Dupla tarefa. Comportamento axial e apendicular. Praxias e apraxias. Deficiência motora. Alteração do comportamento motor por uso de psicofármacos ou lesão neurológica.
  • Linguagem receptiva e expressiva. Praxias da fala e articulação miofuncional orofacial. Repertório léxico, semântico e pragmático. Aspectos morfológicos e sintáticos. Neurolinguística.
  • Construção do raciocínio clínico. Anamnese, triagem, formulação de hipótese, teste de hipótese (avaliação), cuidados com erro do tipo I e II (coletando amostra do comportamento nos padrões de ciência). Parecer neuropsicológico. Intervenção (mensurações da precisão e velocidade de processamento e execução). Reteste, follow-up e encaminhamentos. Apresentação de um caso clínico pelo docente.
  • Algoritmos envolvendo a avaliação e intervenção de um caso clínico. Estágio realizado em setting clínico (sala individual). Apresentação do modelo de raciocínio clínico cientifico. Técnicas para escolha de material na avaliação e intervenção. Apresentação dos alunos do início do estágio: anamnese, triagem, formulações de hipóteses e escolha de instrumentos para teste de hipótese. Discussões em grupo mediadas pelo professor. Orientações para a continuação da Avaliação, construção da intervenção e parecer.
  • Apresentação dos alunos do início do estágio: Anamnese, triagem, formulações de hipóteses e escolha de instrumentos para teste de hipótese. Discussões em grupo mediadas pelo professor. Orientações para a continuação: avaliação e construção da intervenção e parecer.
  • Socialização final dos atendimentos com o resumo do histórico do estágio. Hipóteses formuladas. Instrumentos utilizados, resultados obtidos. Programa de intervenção montada, conclusão e encaminhamentos. Entrega do relatório final de estágio.
  • Elaboração do Relatório Clínico, preenchimento das fichas que comprovam a realização do estágio, cumprimento das orientações dados pelo Orientador do estágio, que ocorrem entre as etapas I e IV do estágio.
  • Observação em campo no local definido pelo acadêmico conforme seu interesse: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, clínica de atendimento neuropsicológico, hospital, residência inclusiva ou terapêutica, residencial para idosos, moradia assistida para pessoas com deficiência, abrigo, penitenciaria, hospital de custodia, hospital psiquiátrico, instituições especiais, escolas regulares. CECCO (Centros de Convivência e Cooperativas) e outros. Registro e observação do funcionamento de um local assistencial, do campo da saúde ou educacional. As possíveis contribuições da Neuropsicologia para o segmento escolhido. O empreendedorismo na área da Neuropsicologia. Socialização sistematizadas dos conhecimentos da experiência da observação.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Esta disciplina ocorre em atividade de campo e socializada no decorrer do curso.

(**) Carga horária do curso destinada para produção do Relatório de Estágio e atividades de campo.

(***) Estas disciplinas acontecem no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem possibilitando a autonomia do processo de produção científica do acadêmico de forma assíncrona.

Diferenciais

  • Matriz curricular abrangente com tópicos do básico ao avançado em neurociências aplicadas ao entendimento do comportamento humano.

  • Aulas com professores mestre e doutores nas respectivas áreas de atuação e/ou neuropsicólogos (as) experientes no campo clínico.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curso baseado em evidências e método cientifico.

  • Desenvolva uma visão biopsicossocial partindo da leitura genética, fisiológica, anatômica, do histórico de vida, período maturacional, ambiente físico, contextos culturais e de interação sociais para entendimento e trabalho com o comportamento.

  • Curso com Estágio: Prepare-se para o mercado de trabalho, aprenda e aplique os instrumentos de avaliação e intervenção neuropsicológica na prática supervisionada.


Supervisor Técnico


MSc. Cristiano Pedroso

Formado em psicologia, pedagogia, com especializações em Neuropsicologia, Psicomotricidade e Neuropsicopedagogia. Possui um mestrado em Distúrbio do Desenvolvimento e um segundo mestrado em Neurociências e Comportamento pela USP de São Paulo. Atualmente é doutorando do instituto de psicologia da USP, com 18 anos de experiência no campo dos distúrbios do desenvolvimento, além de ser docente na graduação e pós-graduação, com aulas ministradas em 16 estados brasileiros, em mais de 40 cidades diferentes, no campo das neurociências.

Professora


Profa. Dra. Rita Margarida Toler Russo

Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga – Pedagoga – Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.

Professora


Dra. Larissa Zeggio

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (Bacharel -2001; Formação de Psicólogo Clínico-2002), mestrado (2004) em Ciências da Saúde (Psicobiologia-UNIFESP), doutorado em Ciências-Neurociência UNIFESP (2010), pós-doutorado em Cognição e Revisão Sistemática (2012) também pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo e é pós-doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fundadora do RCLUB, rede social positiva para o desenvolvimento de inteligência emocional e resiliência [https://resilienciaclub.com] É Diretora da Formação do Método FRIENDS no Brasil e presidente do IBIES – Instituto Brasileiro de Inteligência Emocional e Social. Parceira Internacional do Pathways Health and Research Centre (Brisbane, Austrália) com o Método FRIENDS de desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais. Possui 19 anos de experiência lecionando no Ensino Superior, em cursos de graduação e pós-graduação, nas Universidades ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, UNINOVE, CENSUPEG, ICTC e CIAP; experiência como líder de grupo de pesquisa (Saúde Mental-UNINOVE) vinculado à plataforma CNPq, e experiência na Diretoria de Cursos de Capacitação para profissionais da Saúde e Educação no Instituto Numen e IBIES. Possui ampla experiência na supervisão e treinamento de profissionais na área de habilidades socioemocionais e manejo de comportamento, sendo formada nos protocolos: PQIF - Protocolo de Qualidade na Interação Familiar (UFPR); PPP - Positive Parenting Progam (Triple P International); SAS - habilidades socioemocionais para Autismo (Tripe P, Austrália); Fun Friends, Friends For Life, Friends Youth e Adult Resilience (Pathways, Austrália); ACT - Building Strong Families (APA - Associação Americana de Psicologia). Autora do livro “A Depressão como fenômeno cultural da sociedade pós-moderna: um ensaio analítico-comportamental dos nossos tempos”. Organizadora da coleção “Caçadores de Neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade?”, com cinco volumes publicados. E autora de vários capítulos em livros brasileiros sobre neurociências e psicologia. Atualmente é professora convidada na pós-graduação do CENSUPEG (neuropsicologia e neuropsicopedagogia) e CIAP (TCC e ABA); Coordenadora Florianópolis do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science, Coordenadora do Projeto de Divulgação Neurocientífica “Caçadores de Neuromitos”, Psicóloga Clínica e Supervisora. Tem experiência na área de Neurociências, Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e memória emocional, neuropsicologia, habilidades socioemocionais, saúde mental, neurociências e educação, e divulgação científica.

Professora


Dra. Elaine Cristina Zachi

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) (2002), Mestrado em Psicologia (2005) e Doutorado (2009) na área de Neurociências e Comportamento pelo mesmo instituto. Realizou estudo de Pós-Doutorado acerca dos perfis neuropsicológico e de funções sensoriais visuais associados ao Transtorno do Espectro do Autismo (IPUSP, 2018). Possui aprimoramento em Neuropsicologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2005). Coordenadora da disciplina Fundamentos de Neuropsicologia Experimental credenciada junto aos Programas de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (NeC) e de Psicologia Experimental no IPUSP. Neuropsicóloga do Programa Genoma e Neurodesenvolvimento (PROGENE) e colaboradora em pesquisa no Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células Tronco (CEGH-CEL USP). Colaboradora em pesquisa no Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (IPq-FMUSP). Tem experiência em Neuropsicologia, com ênfase na avaliação do perfil neuropsicológico de transtornos do desenvolvimento e doenças tais como Autismo e Distrofia Muscular de Duchenne, entre outras condições.

Professora


MSc. Andrea Goldani Pinheiro

Psicologa (UFF), neuropsicóloga (SCM/RJ), mestre em neurociências e comportamento (USP). Formação em Terapia Cognitivo Comportamental e terapia dos esquemas, com aperfeiçoamento em desenvolvimento cognitivo pelo Universidade Tecnica de Lisboa. Professora de graduação e pós graduação em psicologia e neuropsicologia, supervisora de estágio em clínica cognitivo comportamental e neuropsicologia, sócio fundadora da Córtex atendimento social multidisciplinar e cursos de psicologia. Mais de 30 anos em experiência clínica, avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Professora


Dra. Ariella Fornachari Ribeiro Belan

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialização em Neurolinguística pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Doutorado em Ciências, pelo departamento de Neurologia da FMUSP. Pós- doutorado em Ciências (área de Neuro-Psico-Geriatria) pelo departamento de Psiquiatria da FMUSP. Certificada pelo método Lee Silverman Voice Treatment (LSVT) e pelo método PROMPT- Nível 1 (Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets). Professora de diversos curso de extensão em fonoaudiologia, no país. Coordenadora de Pós Graduação em Distúrbios Linguísticos- Cognitivos no Adulto e Idoso. Atuação clínica e em pesquisa na área de fonoaudiologia e neuropsicologia, com ênfase em alterações de linguagem, cognição, fala e deglutição em pacientes com distúrbios neurológicos adquiridos

Professor


Dr. Francisco Paulino Dubiela

Possui bacharelado (2002) e licenciatura (2006) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), e mestrado (2005), doutorado (2012) em Psicobiologia e pós-doutorado (2016) no Programa de Pós-Graduação em Biologia Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com ênfase na pesquisa da importância do sono em processos neurais de formação de memória. Possui também especialização em Educação Inclusiva pelo Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD-UDESC), com ênfase na higiene do sono em crianças e adolescentes com autismo. É Professor Pesquisador e Tutor dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do CEAD-UDESC, Professor de Ciências do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Florianópolis, e Professor Convidado de Pós Graduação nos cursos de especialização em Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia do CENSUPEG. Publicou vários artigos científicos em revistas internacionais com mais de duzentas citações, e é autor de capítulos em livros brasileiros sobre divulgação científica das neurociências. É tradutor e revisor de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) da plataforma educacional Coursera, bem como de palestras de divulgação científica curadas pela organização sem fins lucrativos TED. Tem experiência na área de Neurociências, Farmacologia, Ensino de Ciências, Educação Inclusiva e Divulgação Científica.

Professor


Prof. Dr. Francisco Romero Cabral

Doutorado em Neurologia / Neurociências na Universidade Federal de São Paulo (2007), Mestrado em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará (2001) e graduação em Farmácia na Universidade Federal do Ceará (1994). Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da Universidade Federal de Pelotas, RS; Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Nível Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pesquisador do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein (2008 - 2017). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Epilepsia, Acidente Vascular Encefálico, Neuroquímica e Neurofarmacologia.

Professora


MSc. Munira Queiroz

Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Bolsista CAPES. Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/RJ). Bacharel e licenciada em Psicologia pela UNESA. Recebeu o Prêmio Marco Elizabetsky da Sociedade Paulista de Medicina. Professora universitária. Editora-chefe da Revista Littera D&D em revista. Coordenadora e Professora da Pós Graduação em Neuropsicologia da UNESA.

Professora


Esp. Aline Carolina Bassoli Barbosa

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na UNESP-Bauru. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - Bauru (2009), especialização em Neuropsicologia; e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. Aprimoramento em Psicologia Clínica e Técnicas Terapêuticas; Intervenções Breves e Atenção Psicológica; e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Atua como Psicóloga e Neuropsicóloga clínica e Psicóloga na APAE - Bauru, no Setor de Avaliação pelo Centro Especializado em Reabilitação - CER III.

Professor


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.