Neuropsicologia Clínica
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Aulas com professores mestres e doutores nas respectivas áreas de atuação e/ou Neuropsicólogos e Psicólogos com experiência no campo clínico.
-
Desenvolva uma visão biopsicossocial envolvendo os aspectos fundamentais que compõe o dinamismo do ser humano e são primordiais para uma intervenção assertiva na área da neuropsicologia.
-
Curso baseado em evidências e métodos científicos.
-
Matriz Curricular abrangente com conteúdos básicos e avançados em Neurociências Aplicadas à Compreensão do Comportamento Humano.
-
Estágio Supervisionado fundamentado na Prática Clínica baseada em evidências. Aprenda e aplique os instrumentos de avaliação neuropsicológica na Prática Supervisionada.
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Bônus: Receba um curso de extensão com 150h em Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista, exclusivo para alunos de Neuropsicologia Clínica da Faculdade CENSUPEG.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
As neurociências têm alcançado muita visibilidade diante de suas contribuições nas áreas de pesquisa, educação e, principalmente, na saúde. Dessa forma, é de suma importância para o profissional de saúde manter seu conhecimento científico atualizado.
Atualmente, a neuropsicologia tem grande visibilidade nesta área, assim como especialidade da psicologia, pois seu conhecimento faz a interface entre diversas áreas como a medicina (mais especificamente a neurologia e a psiquiatria), a psicologia cognitiva, a psicometria, entre outras.
Mas qual será a diferença na prática profissional do Neuropsicólogo?
A neuropsicologia irá possibilitar ao psicólogo ampliar sua visão, conforme as demandas apresentadas pelo seu paciente, acolhendo suas queixas e realizando a investigação dos aspectos cognitivos, comportamentos e histórico de vida.
Essa formação também vai possibilitar ao profissional aprimorar sua linguagem e conhecimento técnico na área de saúde, o que irá facilitar sua atuação e compreensão das demandas apresentadas pelo paciente, bem como sua postura técnica perante à família e a equipe de saúde.
O curso de Neuropsicologia Clínica é voltado para psicólogos (as) que desejam o desenvolvimento de uma leitura biopsicossocial do comportamento humano, em uma perspectiva experimental, ou seja, em uma perspectiva baseada em evidências por indicadores quantitativos e qualitativos, mensuráveis e tangíveis.
O Neuropsicólogo (a) trabalha em uma perspectiva correlacional entre as funções do sistema nervoso central, o histórico de vida dos indivíduos, seu período maturacional, o ambiente físico ao qual estes estão inseridos e seus contextos sociais, visando uma compreensão abrangente da análise realizada por meio de avaliação neuropsicológica, envolvendo a observação dos aspectos cognitivos, estados emocionais e comportamentais manifestos.
A Psicologia, regulamentada no Brasil em 1962, pela Lei No 4.119 de 27 de agosto de 1962, tem a Neuropsicologia como especialidade reconhecida em 2004 pela resolução N.02/2004 do CFP (Conselho Federal de Psicologia).
Evidências por modelagem matemática e métodos quantitativos (psicometria), estudos de eletroencefalografia, neuroimagem, estimulação magnética transcraniana, entre outros, e estudos de casos de lesões têm colocado a especialidade em uma perspectiva passível de comprovação de resultados nas avaliações, habilitações, reabilitações e otimização funcional.
Em suma, o curso de Neuropsicologia Clínica foi estruturado para atender as demandas do profissional da psicologia fornecendo um conhecimento confiável e mensurável para o trabalho na melhora da qualidade de vida de pacientes atendidos que apresentem quadros de transtornos do neurodesenvolvimento e neurocognitivos, transtornos mentais, neurocirurgias ou lesões encefálicas adquiridas ou que objetivem melhorar seu desempenho funcional, no campo da educação, trabalho, autonomia e independência, na infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento.
Público-alvo:
Graduados em Psicologia.
Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
Turma disponível para ingresso:
Início: 12 de Fevereiro de 2026, encontros às quintas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.
Viva a Experiência CENSUPEG
Aline Alessandra da Costa Carvalho
Aluna de Neuropsicologia Clínica
Com certeza, recomendo o curso de Neuropsicologia Clínica da CENSUPEG, os professores são extramente capacitados, fiquei muito satisfeita com a seriedade da Instituição e com a qualidade do curso oferecido.
Michelle Souza Gonzalez
Aluna de Neuropsicologia Clínica
Escolhi a CENSUPEG pelo estágio do curso de Neuropsicologia, os professores são atualizados e embasados cientificamente, para mim isso é muito importante e, com boa didática de ensino. É um curso que complementa de forma enriquecedora nossa prática clínica. Com esta Pós-Graduação terei um diferencial como profissional.
Gilma Cardoso Lages
Aluna de Neuropsicologia Clínica
O quadro docente da Faculdade CENSUPEG a torna única, todos são muito competentes, recomendo a CENSUPEG pois é uma instituição séria e de muita qualidade.
Você vai Aprender
- Definição, interdisciplinaridade, divisões em neuropsicologia, fundamentos e percurso históricos, técnicas de diagnóstico e pesquisa em neuropsicologia e apresentação do contraste entre avaliação psicológica e neuropsicológica. Apresentação de possibilidades de atuação no contexto atual da neuropsicologia.
- Procedimentos éticos para utilização de instrumentos para a avaliação neuropsicológica e fontes de evidências de validade, identificação de índices de validade e fidedignidade, apresentação de modelos nomotéticos-nomológicos, perspectivas ideográficas, fundamentação da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI). Orientação sobre a consulta ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).
- Apresentação da importância da neurofarmacologia para o tratamento de transtornos, conceitos básicos de farmacologia X sistema nervoso, classificação das drogas psicotrópicas e farmacodinâmica.
- Bases neuroanatômicas da cognição: divisão anatômica do sistema nervoso central, tecido nervoso/ sinapse, divisão funcional, medula espinal, tronco encefálico, cerebelo, cérebro, áreas corticais e subcorticais. Estruturas e funções do córtex cerebral. Áreas de projeção, motora e sensoriais. Áreas de associação unimodais e supramodais.
- Fundamentos do desenvolvimento do sistema nervoso e das funções cognitivas, conceito de plasticidade, neuroplasticidade e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo no ciclo vital.
- Fundamentos da neurologia aplicados às patologias, fundamentos da saúde mental, apresentação das principais patologias neurológicas (AVE, TCE, epilepsia, LEA´s), transtornos do neurodesenvolvimento e transtornos neurocognitivos (TNM e TNCL), raciocínio clínico e processo diagnóstico em neurologia e psiquiatria e sua interface com a neuropsicologia. Explanação sobre o uso do DSM-5 e CID 11 e apresentação da interface entre a neuropsicopatologia no contexto jurídico.
- Apresentar tecnologias e técnicas que podem ser utilizadas no diagnóstico e pesquisa em neuropsicologia e exames neurológicos utilizados para análise diferencial, raciocínio clínico para a análise.
- Neurodesenvolvimento e neurogênese na gestação, erros de neurodesenvolvimento, período pós-natal, podas sinápticas, neurogenética, transmissão dos genes, epignética e doenças neurogenéticas.
- Bases neuroanatômicas e neurobiologia da atenção, modelo cognitivo do sistema atencional, processos atencionais, recursos atencionais, respostas sensoriais, alterações bottom-up e top down processing, atenção exógena e endógena, disfunções, possibilidades para a avaliação e intervenção.
- Bases neuroanatômicas e neurobiologia da memória, sistemas de memória, modelos teóricos, desenvolvimento da memória no ciclo vital, interface entre aprendizagem e memória, principais disfunções, possibilidades para a avaliação e intervenção.
- Conceitos e modelos de inteligência, Efeito Flynn, modelos de funções executivas (FEs), interface entre inteligência e funções executivas, desenvolvimento das FEs, bases anatômicas das FEs, disexecução e disfunções cognitivas, altas habilidades/ superdotação, possibilidades para a avaliação e intervenção.
- Neurofisiologia do sistema motor, visuomotricidade, comportamento e competências motoras, funções executivas e relações com o desenvolvimento motor, psicopatologias associadas ao comportamento motor e praxias, possibilidades para a avaliação e intervenção.
- Bases neuroanatômicas e neurobiologia das emoções, sistema límbico, circuito de recompensa, cognição social e Teoria da Mente, habilidades sociais, emoções primárias e secundárias, neurônios espelho, transtornos internalizantes e externalizantes, dependência química, psicopatologias associadas à cognição social, possibilidades para a avaliação e intervenção.
- Bases neurobiológicas da linguagem, aquisição da linguagem, processamento cognitivo-linguístico, desenvolvimento da linguagem, comunicação expressiva e receptiva, psicopatologias associadas à linguagem, possibilidades para a avaliação e intervenção.
- Raciocínio clínico e introdução à avaliação neuropsicológica na infância e adolescência, principais aspectos a serem considerados: anamnese, exame das funções cognitivas e funções executivas, investigação da personalidade e humor. Instrumentos, testes psicológicos e neuropsicológicos, interpretação e elaboração de relatório neuropsicológico. Orientação aos alunos quanto ao estágio supervisionado e entrega de documentação dos estágios.
- Intervenção orientada e focada na avaliação de um caso clínico (avaliação infantil/ adolescente). O estágio deverá ser realizado no contexto clínico - escolhido pelo aluno -, com supervisão do professor, elaboração de relatórios dos atendimentos, elaboração e entrega de relatório de avaliação neuropsicológica.
- Raciocínio clínico e introdução à avaliação neuropsicológica com adultos e idosos, principais aspectos a serem considerados: anamnese, exame das funções cognitivas e funções executivas, investigação da personalidade e humor, bem como aspectos pré-morbidos. Instrumentos, testes psicológicos e neuropsicológicos, interpretação e elaboração de relatório neuropsicológico. Orientação aos alunos quanto ao estágio supervisionado e entrega de documentação do estágio.
- Intervenção orientada focada na avaliação de um caso clínico (avaliação de um adulto/ idoso). O estágio deverá ser realizado no contexto clínico - escolhido pelo aluno -, com supervisão do professor, elaboração de relatórios dos atendimentos, elaboração e entrega de relatório de avaliação neuropsicológica.
- Socialização dos atendimentos e apresentação sintetizada do histórico do estágio. Hipóteses formuladas. Instrumentos utilizados e resultados obtidos. Avaliação, conclusão e encaminhamentos. Entrega final do Relatório do Caso Clínico.
- Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção por meio de métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
- Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica.
(*)
Essas disciplinas devem ser cumpridas pelo acadêmico por meio da sua
participação nas aulas e acessos aos materiais disponíveis no Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA).
(**) Essas disciplinas devem ser cumpridas pelo
acadêmico obrigatoriamente por meio da sua participação na Supervisão de
Estágio, acesso e postagem dos documentos necessários no Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA).
(***) O Módulo optativo estará disponível no
portal do acadêmico, mediante solicitação e aceite em Contrato de Prestação de
Serviços, com valores adicionais.