Neuropsicopedagogia Clínica

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aprofunde conhecimentos sobre neurodesenvolvimento, neurociências, neurobiologia, fundamentos de atuação, tudo com foco na aprendizagem humana e na sua relação com o sistema nervoso e seu grande maestro: o cérebro!

  • Descubra o universo da Neuropsicopedagogia e forme-se com a Faculdade pioneira nesta nova Ciência da Aprendizagem.

  • Entenda como os medicamentos influenciam a aprendizagem através da disciplina Neuropsicofarmacologia e CID, que é exclusiva da Faculdade CENSUPEG!

  • Seja um Neuropsicopedagogo Clínico, profissão reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, e saiba avaliar e intervir junto de pacientes com dificuldades de aprendizagem ou de transtornos do neurodesenvolvimento.

  • Torne-se um empreendedor e planeje seu futuro com a Neuropsicopedagogia, tendo seu próprio consultório ou atuando em espaços clínicos.

  • Temos evidências científicas dos avanços na aprendizagem que a Neuropsicopedagogia pode promover.

  • Somos chancelados pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp desde 2014.

  • Estude na única Faculdade do Brasil com um Laboratório de Pesquisas em Neuropsicopedagogia, o LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos). Somos idealizadores do Projeto: NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NAS ESCOLAS.

  • Torne-se um estudante CENSUPEG e seja respaldado pela instituição premiada pela grande contribuição social e científica à sociedade brasileira através da Neuropsicopedagogia: Congresso Mundial de Educação em Cuba (2016), onde apresentou seu programa para 21 países e 1° Lugar Dica de Mestre - Congresso Aprender Criança (2016, 2018 e 2022).

  • Tenha aulas com o Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, Prof. Dr. Luiz Antonio Correa e com a Vice-Presidente, Profa. Dra. Rita Russo, autora das principais obras de Neuropsicopedagogia no país.

  • Aproveite sua formação em Neuropsicopedagogia Institucional para realizar as disciplinas específicas da Neuropsicopedagogia Clínica e receba um novo certificado de 600 horas

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais em Neuropsicopedagogia no Brasil.

  • Através do Estágio Supervisionado, exercite a ação em setting clínico junto de um paciente para desenvolver suas competências.

  • Bônus: Receba um curso de 150 horas em Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista, exclusivo para alunos de Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Quando algo não vai bem no processo de aprendizagem, é comum que isso seja sinalizado pela escola ou pela família.  Neste momento, é importante considerar que apesar de tentativas e esforços de ambas, há questões individuais a serem investigadas, o que evidencia a necessidade de um olhar clínico. Então, vem a pergunta: a quem recorrer em momentos como este?

Atualmente, contamos com um novo profissional nas clínicas compostas por equipes multiprofissionais ou em consultórios particulares
, conhecido como o especialista da aprendizagem. Trata-se do Neuropsicopedagogo Clínico,  o qual transita entre as áreas da saúde e da educação e possui um olhar singular sobre as dificuldades de aprendizagem, pois ele é pautado cientificamente nos conhecimentos das Neurociências aplicadas à Educação em interface com a Pedagogia e Psicologia Cognitiva, para compreender como ocorre a aprendizagem humana relacionada com o funcionamento do sistema nervoso.

Ele é capaz de realizar uma avaliação neuropsicopedagógica, detalhando questões importantes sobre as funções cognitivas, as quais estão imbricadas à aprendizagem. Trabalha na identificação dos obstáculos que possam causar tais dificuldades e descreve com cientificidade
, através de indicadores, os possíveis motivos pelos quais elas ocorrem. Ainda, pode orientar ações sequenciais por parte da família através de encaminhamentos a outros profissionais da área da saúde que possam auxiliar no caso.

O Neuropsicopedagogo Clínico também poderá realizar intervenções quando assim indicado. Recomenda-se a realização delas após parecer médico ou avaliação em equipe multidisciplinar do paciente que pode possuir ou não transtornos do neurodesenvolvimento.

Àqueles que visam contribuir em casos pontuais para promover avanços na aprendizagem através de uma nova oportunidade em sua carreira, a Neuropsicopedagogia Clínica é um verdadeiro mar de oportunidades.

Objetivo do Curso:
Compreender e analisar as necessidades específicas de cada indivíduo, abrangendo pessoas com dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento e/ou deficiências, bem como sujeitos em risco social, promovendo reintegração pessoal, social e educacional através da prática clínica em neuropsicopedagogia.

Público-alvo:
Profissionais graduados nas áreas da Educação, com licenciatura ou bacharelado nos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, entre outras e, na área da Saúde, para graduados em Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e outros profissionais que atuam em setting clínico.

Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.

Viva a Experiência CENSUPEG

Regina Saltorato

Aluna de Neuropsicopedagogia Clínica

Durante o curso, tive aulas com professores bem preparados, atuantes, com um conhecimento que nos deixava sempre com um "gostinho de quero mais". Os conhecimentos que adquiri durante o curso de neuropsicopedagogia auxiliaram-me compreender não só os aspectos pedagógicos das dificuldades de aprendizagem, mas sim, o cérebro, seu funcionamento e como melhorar a minha atuação com estes alunos. Recomendo o curso de Neuropsicopedagogia do Censupeg aos colegas professores e demais profissionais!

Glauci Abrahao

Aluna de Neuropsicopedagogia Clínica

Foi muito interessante e gratificante poder aprender mais sobre o desenvolvimento da linguagem e sobre novas alternativas para o aprendizado das crianças em relação aos processos neurocognitivos. A Neurociência é de suma importância para os profissionais da educação e afins, para compreensão e desenvolvimento do educando nas dificuldades de aprendizagem e para a contribuição social.

Michele Nakata

Aluna de Neuropsicopedagogia Clínica

Foi uma experiência maravilhosa na minha vida vivenciar cada aula, cada momento com a nossa turma onde podemos fazer trocas de experiências incríveis com professores maravilhosos, entender como o cérebro funciona é mágico e sensacional, me ajudou muito na minha profissão pois agora tenho um embasamento sólido das bases neurológicas podendo assim contribuir melhor no aprendizado dos meus alunos e saber observar melhor cada um deles!

Disciplinas

  • Apresenta as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais, pedagógicos, emocionais, bem como a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento, estudando, consequentemente, questões típicas e atípicas a eles relacionados.
  • Estuda o funcionamento do sistema nervoso para compreender como ocorre o aprendizado, a memória, a atenção e o comportamento em uma interface com práticas do sistema educacional formal. Disso decorre o conhecimento dos processos de Autorregulação (funções executivas) e dos comportamentos de risco (questões socioeconômicas, alimentação, rotinas de sono), para compreender como aspectos orgânicos, sociais, pedagógicos, emocionais e ontogenéticos influenciam a aprendizagem.
  • Estuda à luz de documentos DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada um e discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem a eles relacionados.
  • Trata da legislação brasileira e das políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial em âmbito nacional, garantindo a inclusão como direito aos que por ela são atendidos.
  • Compreende estudos e discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que resvalam no processo de aprendizagem.
  • Conceitua a Neuropsicopedagogia e sua identidade como ciência da aprendizagem nos campos de atuação institucional e clínico, segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) e apresenta o arcabouço teórico desta ciência, caracterizando os conceitos essenciais para a atuação profissional.
  • Apresenta o perfil profissiográfico, competências inerentes às profissões nos contextos clínicos e institucional, detalhando a atuação em cada um deles, com diretrizes para organizar e selecionar seu instrumental de trabalho.
  • Compreende os processos de crescimento, desenvolvimento humano, maturação e desenvolvimento motor do ser humano, bem como dos fatores que os afetam, identificando questões típicas e atípicas que influenciam na aprendizagem humana embasados no DSM-V, relacionando essas questões à instrumentalização do futuro profissional para a atuação neuropsicopedagógica institucional e clínica.
  • Aborda as bases neurobiológicas relacionadas a cálculo, lógica e outras habilidades matemáticas, apontando questões típicas e atípicas desta função cognitiva. Analisa os aspectos da numeracia, noções espaciais, situações-problemas outras funções executivas, conforme indicadores do DSM-V. Relaciona todos estes elementos abordados anteriormente a atuação institucional e clínica.
  • Aborda as bases neurobiológicas relacionadas à atenção e memória, apontando questões típicas e atípicas no seu desenvolvimento. Relaciona as questões atípicas aos indicadores do DSM-V, instrumentalizando o acadêmico quanto à atuação institucional e clínica.
  • Estuda os fundamentos, as bases neurológicas, o desenvolvimento normal e alterações da linguagem oral e escrita, embasado no DSM-V. Apresenta a instrumentalização do futuro profissional dos contextos clínicos e institucional.
  • Estuda a definição das funções executivas e sua relação com a aprendizagem, as alterações que podem ocorrer dentro do que é correspondente ao nível de desenvolvimento, tendo como base indicadores do DSM-V. Aborda a instrumentalização futuro profissional nos contextos clínicos e institucional.
  • Estuda as especificidades do perfil profissiográfico voltado para área clínica, as formas de organização do trabalho em setting clínico, a importância do trabalho em equipe multiprofissional, da supervisão clínica no início da carreira e estruturação do raciocínio neuropsicopedagógico e suas peculiaridades.
  • Discute os fundamentos da avaliação neuropsicopedagógica: levantamento de hipótese diagnóstica por meio dos indicadores, delineamento de prognóstico e trabalho em equipe multiprofissional.
  • Discute os fundamentos da intervenção neuropsicopedagógica: planejamento e etapas da intervenção, avaliação de resultados e trabalho em equipe multiprofissional.
  • Estuda casos clínicos reais e hipotéticos de pacientes com o objetivo de embasar o treino e exercícios de habilidades que o levem à elaboração do raciocínio neuropsicopedagógico em contexto clínico que, necessariamente, será vivenciado durante o Estágio Supervisionado.
  • Analisa a utilização do recurso lúdico como jogos, brincadeiras, softwares educativos no processo de intervenção neuropsicopedagógica clínica.
  • Apresenta a estrutura da atividade de Supervisão Clínica pelo Neuropsicopedagogo Clínico aos colegas da área.
  • Estuda a anamnese e a sua importância na investigação do desenvolvimento motor e comportamental, visando um conhecimento global do sujeito que aprende. Analisa o material quantitativo e qualitativo a ser utilizado na avaliação e intervenção neuropsicopedagógica.
  • Discute a seleção de instrumentos avaliativos a ser aplicado durante as sessões, tendo como referência os dados obtidos na entrevista inicial com os pais [anamnese] e a observação feita em contato com a criança/adolescente.
  • Discute as orientações básicas para o estudo de caso, visando ao plano de trabalho (ação) para a prevenção e/ou intervenção. Executa o registro formal de todo o processo [elaboração do relatório clínico], de forma articulada com a prática profissional e com as atividades de pesquisa.
  • Estuda e discute a partir de encontros promovidos pelo nosso LIEENP – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos, formas de atuação profissional no contexto clínico e institucional através de práticas baseadas em evidências científicas para desenvolvimento de competências profissionais com o propósito de inovação.

(*) A aprovação destas disciplinas é pré-requisito para que o acadêmico possa realizar algumas das disciplinas do curso, confira os detalhes nas Perguntas Frequentes.
(**) Nesta disciplina o acadêmico participará dos eventos do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos – LIEENP.
É perfeitamente possível haver alteração na Matriz Curricular, visando à otimização do curso.

Embaixadora da Neuropsicopedagogia CENSUPEG no Brasil


Profa. Dra. Rita Russo

Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga, Pedagoga, Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.


Coordenador Técnico, Neurocientista e Líder do LIENPp (Laboratório de Inovações e Estudos Neuropsicopedagógicos)


Prof. Dr. Fabrício Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.