Neuropsicopedagogia e Autismo

Pós-Graduação On-line com Aula ao Vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Especialize-se na área do Autismo e esteja preparado para a crescente demanda de atendimento de pessoas com TEA em escolas e clínicas no Brasil.

  • Aprenda novas estratégias de intervenção a partir da relação dos conceitos da Neuropsicopedagogia e da Análise do Comportamento – ABA.

  • Desenvolva um novo olhar sobre as pessoas com TEA a partir de uma visão neurocientífica da aprendizagem.

  • Conquiste sua formação na Faculdade CENSUPEG, nota máxima (5) no MEC, a maior e melhor instituição na área da Neuropsicopedagogia no Brasil, reconhecida como a referência também nas áreas das dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.

  • Aulas ao vivo toda semana com as maiores referências na área do Brasil.

  • Corpo docente composto na maioria por mestres, doutores e pós-doutores com larga experiência profissional.

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta significativamente o desenvolvimento neurológico, influenciando a comunicação e o comportamento de indivíduos em todo o mundo. As estatísticas recentes mostram que o TEA é mais prevalente do que se pensava anteriormente, com os Estados Unidos estimando que 1 em cada 36 crianças seja diagnosticada com autismo, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que cerca de 1% da população mundial esteja no espectro autista. No Brasil, estima-se que aproximadamente 2 milhões de pessoas possam ser diagnosticadas com TEA.

Diante desse cenário, é essencial capacitar profissionais das áreas de saúde e educação para lidar com os desafios específicos associados ao autismo. 

O curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia e Autismo oferecido por nossa instituição visa proporcionar uma formação especializada e interdisciplinar para profissionais habilitados em Neuropsicopedagogia. Por meio da integração de conhecimentos da neurociência, psicopedagogia e neuroeducação, este curso busca instrumentalizar os participantes para compreenderem as peculiaridades do desenvolvimento neurológico de indivíduos com TEA e para elaborarem estratégias eficazes de intervenção. 

Durante o curso, os participantes serão introduzidos aos princípios da Análise de Comportamento Aplicada (ABA) e às abordagens neuropsicopedagógicas voltadas para o autismo. Eles aprenderão a aplicar esses conhecimentos em contextos clínicos, educacionais e domiciliares, visando promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de pessoas com TEA. 

Além disso, os participantes serão capacitados a utilizar ferramentas de avaliação neuropsicopedagógica para identificar as necessidades individuais de cada pessoa com autismo e a desenvolver planos de intervenção personalizados com base em evidências científicas.

Objetivos do curso:
* Capacitar profissionais de Neuropsicopedagogia para aplicar intervenções especializadas voltadas para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), baseadas em abordagens respaldadas por evidências científicas e conhecimentos avançados de neurociência aplicada ao TEA.
* Equipar os profissionais de Neuropsicopedagogia com uma sólida base teórica e prática para lidar com uma ampla gama de desafios enfrentados por pessoas com TEA, utilizando estratégias derivadas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e outras abordagens neuropsicopedagógicas eficazes.
* Ao finalizar o curso, os profissionais de Neuropsicopedagogia serão capazes de desenvolver e implementar programas de intervenção personalizados para indivíduos com TEA, considerando suas necessidades específicas e adaptando estratégias com base em avaliações neuropsicopedagógicas e dados individuais coletados ao longo do processo de intervenção.

Público-alvo:
Exclusivo para Neuropsicopedagogos.

Formato do curso:
Aulas ao vivo por meio da plataforma de videoconferência, em um formato semelhante ao encontro presencial, com interação em tempo real.
Além das aulas ao vivo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estarão disponíveis as Unidades de Aprendizagem que fazem parte dessa formação e as atividades avaliativas.
- Início:  25 de Junho de 2024
Encontros às terças e quintas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília durante os 3 primeiros meses de curso, após, aulas as quintas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Apresenta as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais, pedagógicos, emocionais, bem como a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento, estudando, consequentemente, questões típicas e atípicas a eles relacionados.
  • Compreende estudos e discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que resvalam no processo de aprendizagem.
  • Trata da legislação brasileira e das políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial em âmbito nacional, garantindo a inclusão como direito aos que por ela são atendidos.
  • Estudo e definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas principais características, sintomas, prevalência, fatores de risco, avaliação e diagnóstico, abordagens terapêuticas, entre outros aspectos relacionados ao tema. A história do TEA e sua evolução ao longo dos anos, bem como a compreensão e representação social da condição.
  • Princípios básicos de intervenção comportamental aplicados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Técnicas de análise do comportamento e de identificação de déficits e excessos comportamentais, e como desenvolver planos de intervenção comportamental eficazes. As consequências manejadas e a avaliação do impacto das intervenções comportamentais na qualidade de vida da pessoa com TEA.
  • Fundamentos básicos da análise do comportamento. Identificação de eventos comportamentais, técnicas básicas de observação e registro, métodos para avaliação direta e indireta de comportamentos. Definição de comportamentos-alvo, realização de registros apropriados e escolha de métodos e instrumentos adequados para a coleta de dados. Representação gráfica de dados comportamentais. Visão geral sobre diferentes procedimentos de registro.
  • O processo de avaliação de habilidades e repertório funcional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua importância no tratamento do transtorno. Caracterização de como são obtidos resultados da avaliação e posteriormente, como são utilizados para planejar e desenvolver estratégias de intervenção efetivas.
  • Como a análise do comportamento atua no ensino de habilidades básicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como são utilizadas estratégias eficazes para o ensino de habilidades para pessoas com TEA.
  • As técnicas mais eficazes para intervenção em comportamentos desafiadores na pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), baseadas em evidências.
  • Diferentes tipos de tratamento utilizados para auxiliar crianças com autismo, enfocando a necessidade de intervenção precoce e personalizada. Diversas linhas de intervenção disponíveis e adaptação das terapias às necessidades específicas de cada criança autista. Avaliação contínua da eficácia do tratamento com base nos progressos individuais da criança. Como uma intervenção bem-sucedida pode reduzir comportamentos inadequados e mitigar os prejuízos nas áreas do desenvolvimento, visando aumentar a independência e melhorar a qualidade de vida tanto das pessoas com autismo quanto de suas famílias. Fluxo de organização de atendimento após a suspeita de TEA. Principais abordagens clínicas e institucionais do TEA para o desenvolvimento de competências de linguagem, de comunicação, sociais, de memória, acadêmicas e de aprimoramento de foco e atenção e para redução de problemas comportamentais. Elaboração de um plano terapêutico individualizado considerando as possibilidades familiares e educacionais disponíveis na comunidade.
  • Principais estratégias de avaliação neuropsicopedagógicas adaptadas para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estratégias para identificar as particularidades cognitivas de indivíduos com TEA, considerando suas características específicas. Testes de rastreio disponíveis, bem como escalas e questionários validados para a avaliação neuropsicopedagógica nesse contexto. Etapas necessárias para a devolutiva de uma avaliação, destacando a importância da interpretação dos resultados e da elaboração de planos de intervenção personalizados.
  • Fundamentos teóricos e neuropsicológicos do funcionamento executivo e sua relação com o TEA. Avaliação dos componentes do funcionamento executivo em indivíduos com TEA. Estratégias de intervenção para o desenvolvimento de habilidades de planejamento e organização em pessoas com TEA. Promoção da flexibilidade cognitiva e resolução de problemas em indivíduos com TEA. Intervenção no controle inibitório e na autorregulação emocional em contextos educacionais e sociais. Desenvolvimento de estratégias de autorregulação e gestão do tempo para indivíduos com TEA. Aplicação prática das estratégias de intervenção em situações de aprendizagem e cotidianas de indivíduos com TEA.
  • Identificação de barreiras ao aprendizado acadêmico em pessoas com TEA e sua abordagem neuropsicopedagógica. Estratégias de intervenção para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em indivíduos com TEA. Promoção da matemática funcional e compreensão numérica em contextos educacionais inclusivos. Adaptação curricular e individualização do ensino para atender às necessidades específicas de alunos com TEA. Intervenção no desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita em crianças e adolescentes com TEA. Utilização de recursos tecnológicos e materiais didáticos adaptados para apoiar o ensino e aprendizagem de alunos com TEA. Estudos de caso e elaboração de planos de intervenção para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas em alunos com TEA.

Coordenador Técnico


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.


Coordenador Técnico


Prof. Analista do Comportamento Leandro Augusto de Morais

Neuropsicólogo especialista Análise do Comportamento Aplicada e Educação Especial. Pós-Graduando em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde. Atuou como Acompanhante Terapêutico pelo Núcleo Paradigma (2010 - 2012), Foi monitor em salas de estimulação comportamental (2005 - 2009), Orientador Comportamental (2010 - 2011) e coordenador de Equipe Interdisciplinar na Escola Crerser de Educação Especial (2013 - 2021). Diretor e Fundador do Núcleo de Consultoria Educacional Inclusiva, atua como supervisor técnico da equipe de intervenção comportamental da Associação Integra no TEA - São Sebastião - SP, além da direção técnica do NCEI clínica e consultoria. Ministra cursos e treinamentos em análise do comportamento aplicada desde 2013 com foco em ensino de habilidades e manejo de comportamento problema em crianças com autismo.