Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

O curso de Neuropsicopedagogia tem como objetivo qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, entre outras, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma base teórica e técnica, para o exercício da Neuropsicopedagogia Institucional. 

Busca, portanto, desenvolver nos profissionais o entendimento e compreensão do papel do cérebro em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas. A princípio, a eficiência científica é comprovada pela literatura que aprimora o processo de aprendizado.

Além disso, estuda como ocorre a intervenção no desenvolvimento da linguagem, as áreas neuropsicomotora, psíquica e cognitiva do indivíduo. Também trabalhar para adquirir clareza política e pedagógica sobre questões educacionais e a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas e diretrizes neuropsicopedagógicas no processo educacional. Por fim, compreende e analisa o aspecto da inclusão de forma sistêmica, cobrindo alunos com dificuldades de aprendizagem e assuntos de risco social.

Objetivos do Curso:
* Qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica/técnica em relação ao processo de aprendizagem para o exercício da Neuropsicopedagogia e da Educação Especial Inclusiva, tendo como concepção norteadora a Resolução 03/2014 da SBNPp, essencialmente em seu art. 10.
* Capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro humano em relação aos processos de aprendizagem, considerando os aspectos neurocientíficos, pedagógicos, psicológicos e biológicos para promover a aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços institucionais, cuja eficiência científica seja comprovada pela literatura, avaliando as funções cognitivas, exceto inteligência, transtornos de humor e personalidade; e intervindo nas questões de aprendizagem.
* Compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo pessoas com dificuldades de aprendizagem e/ou deficiências, bem como sujeitos em risco social, promovendo reintegração pessoal, social e acadêmica nos diferentes espaços coletivos.
* Desenvolver competências de acordo com as disciplinas da grade curricular, bem como conhecimentos técnicos específicos para atuação em espaços coletivos que sejam berço da aprendizagem humana, agindo individualmente ou em equipe multidisciplinar. Construir conhecimentos e práticas neuropsicopedagógicas, a partir da metodologia transdisciplinar desta nova ciência, aprimorando a atuação técnica inerente ao Neuropsicopedagogo, advinda da relação entre Neurociência, Pedagogia e Psicologia.

Público-Alvo:
Profissionais com Ens
ino Superior que atuem como Professores da Rede Pública e Privada, bem como outros profissionais que fazem parte da Equipe Técnica Escolar ou Gestão Educacional com licenciaturas ou bacharelado em Pedagogia ou outras áreas do conhecimento. Profissionais da área da Saúde que desenvolvam orientações e atividades da sua área técnica, a qual tem a aprendizagem como foco, ou pretendem ampliar seus conhecimentos a respeito, como: Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Biólogos, Fisioterapeutas, Pediatras, Fonoaudiólogos, entre outros.

Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.



Disciplinas

  • 16 Disciplinas
  • Introduz as bases fundamentais do funcionamento do sistema nervoso, central e periférico. Estuda as relações entre as funções do sistema nervoso e os processos neurais de aprendizagem humana, bem como os fatores endógenos e exógenos que podem causar alterações nos processos neurais da aprendizagem humana.
  • Discute o conceito de neuropsicopedagogia, as bases teóricas que a sustenta e a atuação profissional no contexto institucional e clínico.
  • Estuda o sistema sensorial e sua relação com os mecanismos neurais relacionados ao aprendizado, memória, atenção. Discute os processos de autorregulação (funções executivas) e os comportamentos de risco (influência socioeconômicas, alimentação, rotinas de sono) e suas influências no processo de aprendizagem. As Relações entre a educação, dificuldades de aprendizagem e práticas neuroplasticidade.
  • Discute a trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, acessibilidade, adaptações curriculares, tecnologia assistida; e paradigmas. Estuda as diversidades culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Analisa a legislação brasileira (contexto atual) e as políticas públicas para a Educação Inclusiva.
  • Estuda os transtornos e síndromes segundo o DSM-V, CID-10 e CIF. Analisa os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada patologia. Discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem. Analisa e estuda as alterações comportamentais e a influência dos distúrbios emocionais no processo de aprendizagem.
  • Estudo das psicopatologias e suas relações com o DSM-V e o Código Internacional de Doenças (CID). Entendimento das medicações utilizadas para transtornos mentais; nos transtornos do neurodesenvolvimento, em ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, antidemenciais, hipnóticos e outros, compreendendo seus efeitos, suas alterações químicas no cérebro e sua influência na aprendizagem
  • Estuda os aspectos históricos, conceituais e educacionais dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. Analisa as considerações teóricas e políticas propostas pelo MEC e políticas públicas, bem como as características gerais, incluindo as bases neurobiológicas, das pessoas com altas habilidades/superdotação, desenvolvimento sócio emocional e práticas educacionais de inclusão.
  • Estudo da Deficiência Visual com ênfase nos estudos da Neurociência aplicada à educação. Prioriza o conhecimento do Sistema Visual, (do olho ao sistema nervoso central) sua estrutura, funcionamento, seu papel no desenvolvimento cognitivo e as implicações que alterações nesse sistema podem desencadear nesse processo. Estuda, ainda, formas de intervenção e adaptações curriculares necessárias ao êxito do processo de ensino e aprendizagem do deficiente visual.
  • Discute as fases do crescimento e suas implicações no desenvolvimento físico e motor; os fatores que influenciam no crescimento, desenvolvimento e aprendizagem motora; a relação entre os desenvolvimentos físico e motor com fatores neurológicos. A importância de identificação precoce das dificuldades e deficiências motora e física. Procedimentos Didáticos Metodológicos na classe comum e no atendimento Educacional Especializado a alunos com dificuldades e deficiência motora, física e múltiplas deficiência. Discute a relação entre professor, aluno, familiares e a equipe multiprofissional, bem como a deficiência física e a inclusão escolar. Estuda as principais patologias que interferem no desenvolvimento físico da criança
  • História da educação de surdos. O impacto do Congresso de Milão (1880) na educação de surdos no mundo e no Brasil. Legislação e surdez. A anatomia e fisiologia do aparelho auditivo, as causas da perda da audição, os processos de ensino e aprendizagem do deficiente auditivo ou Surdo. Educação bilíngue para surdos. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos, focando as questões neurobiológicas, pautados nas práticas da Educação Especial e da Educação Inclusiva.
  • Discute os critérios para o diagnóstico da deficiência intelectual segundo o DSM-V. Apresenta estratégias de ensino-aprendizagem e, também, propostas de intervenção educacional. Estuda as diferentes concepções de deficiência intelectual; características, atividades especificas no desenvolvimento das habilidades, teorias e fundamentos que determinam as deficiências. Discute propostas de Intervenção educacional.
  • Estudará a organização das classes escolares e/ou grupos de pessoas, buscando compreender a partir das escolhas sociais como as relações se estabelecem entre os indivíduos que os compõe. Com esta compreensão, buscar trabalhar as habilidades sociais individuais ou coletivamente para superar situações variadas que geram conflitos ou desconforto, individuais ou coletivos. Trará as especificidades das questões encontradas, focando nas questões morais e éticas da convivência, pautada no respeito e princípios da inclusão social e escolar.
  • Identifica, por meio de instrumentos de sondagem acadêmica, as dificuldades escolares dos alunos com o objetivo de inseri-los nos programas de apoio escolar e/ou, quando necessário, proceder ao encaminhamento para especialistas da área de saúde. Estuda e discute o modelo de Resposta à Intervenção (RTI) e (K-RTI), visando a um programa para a identificação precoce direcionada a alunos com dificuldades de aprendizagem e comportamento
  • Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.
  • Estuda a ciência e a evolução desta ao longo dos tempos; as formas de conhecimento e o conhecimento científico; a estrutura do trabalho científico e os métodos científicos. Discute as etapas do projeto de pesquisa, os tipos de pesquisa, a ética na pesquisa e, também, as técnicas de resumo e fichamento e a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos.
  • Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do aluno e sua interface com as teorias que fundamentam à Neuropsicopedagogia e sua aplicação na prática.

Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na matriz curricular, visando à otimização do curso.

(*) Estas disciplinas são realizadas no Portal do Acadêmico na modalidade online, conforme previsto do Projeto Pedagógico do Curso, que por sua vez está amparada pelo legislação do Ministério da Educação. Acesse o site www.censupeg.com.br para entrar no portal.

(**) Em caso de faltas, obrigatoriamente, a reposição desta disciplina ocorrerá na modalidade presencial em outra turma. Obs.: na circunstância da pandemia poderão ocorrer ajustes, mas estes serão comunicados previamente pela Central de Relacionamento com o Aluno – CRA.

(***) Esta disciplina é oferecida no modelo de ensino híbrido, conforme cronograma de aula a ser consultado no Portal do Acadêmico.

Diferenciais

  • Seja um Neuropsicopedagogo Institucional e saiba identificar precocemente dificuldades de aprendizagem em alunos no ambiente escolar.

  • Desenvolva seu conhecimento na área da educação especial e da educação inclusiva a partir de uma visão neurocientífica.

  • Curso chancelado pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp.

  • Faça parte do universo da Neuropsicopedagogia e conquiste sua formação profissional na instituição que é pioneira na área no Brasil.

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área da Neuropsicopedagogia do país, corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores, membros dirigentes da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, neurocientistas com grande destaque nacional e internacional, autores das melhores obras literárias na área e Neuropsicopedagogos com larga experiência no atendimento institucional.

  • Entenda sobre a influência dos medicamentos na aprendizagem a partir dos conhecimentos da Neuropsicofarmacologia e CID, disciplina exclusiva da CENSUPEG.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais em Neuropsicopedagogia no Brasil.

  • Seja um Neuropsicopedagogo Institucional, uma profissão reconhecida pela CBO.

  • Conheça as novidades criadas pelo Grupo de Pesquisas CENSUPEG em primeira mão, receba informações sobre os instrumentos desenvolvidos e validados no Laboratório de Inovações e Estudos Neuropsicopedagógicos – Censupeg (LIENPp)

  • Aprenda sobre o funcionamento do cérebro e a sua relação com a aprendizagem.

  • Matriz curricular alinhada com as normas estabelecidas pelo Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia.

  • Crie novas estratégias de aprendizagem por meio dos conceitos das Neurociências Aplicadas à educação e suas interfaces com Pedagogia e Psicologia Cognitiva.

  • Torne-se um aluno CENSUPEG e seja respaldado pela instituição premiada pela grande contribuição social e científica à sociedade brasileira através da Neuropsicopedagogia: Congresso Mundial de Educação em Cuba (2016), 1° Lugar Dica de Mestre - Congresso Aprender Criança (2016 e 2018).


Coordenadora Técnica


MSc. Angelita Fulle

Mestranda em Educação na Linha de Formação de Professores pela UNEATLANTICO/Espanha através da Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER/Espanha . Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Multidisciplinares e Gestão Educacional pela AUPEX (2004), concluiu curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica em Educação a Distância pela Faculdade São Fidélis/Grupo Censupeg (2016), cursa pós graduação em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG. Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ - 2003). Possui experiência como docente na Educação Básica, na tutoria em Curso de Ensino Superior de Pedagogia na metodologia EAD (2012/2014) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Atuou em Secretaria Municipal de Educação nos Setores Administrativo e de Ensino. Tem experiência como Coordenadora Pedagógica nas Séries Finais do Ensino Fundamental, bem como em Polos de Educação a Distância. Dirigiu Polo de Educação a Distância de Ensino Superior (2012/2015) e coordenou as Jornadas Acadêmicas nos anos de 2012, 2013 e 2014. Atua como Professora Convidada em cursos de Pós-Graduação pela CENSUPEG, bem como faz orientação de artigos científicos (desde 2007). Também é professora orientadora de trabalhos de conclusão de Cursos de Especialização da Faculdade CENSUPEG. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica de Pós Graduação da Faculdade CENSUPEG e do Curso de Neuropsicopedagogia. Faz parte da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia como Conselheira Técnica Profissional.