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Neuropsicopedagogia Institucional

Pós-Graduação Presencial

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  • Perguntas frequentes

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aprofunde conhecimentos sobre neurodesenvolvimento, neurociências, neurobiologia, fundamentos de atuação, tudo com foco na aprendizagem humana e na sua relação com o sistema nervoso e seu grande maestro: o cérebro!

  • Descubra o universo da Neuropsicopedagogia e forme-se com a Faculdade pioneira nesta nova Ciência da Aprendizagem.

  • Entenda como os medicamentos influenciam a aprendizagem através da disciplina Neuropsicofarmacologia e CID, que é exclusiva da Faculdade CENSUPEG!

  • Seja um Neuropsicopedagogo Institucional, profissão reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, e saiba identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem em ambientes coletivos na Educação Básica, no Ensino Superior e no Terceiro Setor.

  • Temos evidências científicas dos avanços na aprendizagem que a Neuropsicopedagogia Institucional pode promover. Em percentuais, comprovamos que mesmo estudantes sem dificuldades de aprendizagem se beneficiam da intervenção neuropsicopedagógica institucional.

  • Somos chancelados pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp desde 2014.

  • Estude na única Faculdade do Brasil com um Laboratório de Pesquisas em Neuropsicopedagogia, o LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos). Somos idealizadores do Projeto: NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NAS ESCOLAS.

  • Torne-se um estudante CENSUPEG e seja respaldado pela instituição premiada pela grande contribuição social e científica à sociedade brasileira através da Neuropsicopedagogia: Congresso Mundial de Educação em Cuba (2016), onde apresentou seu programa para 21 países e 1° Lugar Dica de Mestre - Congresso Aprender Criança (2016, 2018 e 2022).

  • Tenha aulas com o Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, Prof. Dr. Luiz Antonio Correa e com a Vice-Presidente, Profa. Dra. Rita Russo, autora das principais obras de Neuropsicopedagogia no país.

  • Aproveite sua formação em Neuropsicopedagogia Clínica para realizar as disciplinas específicas da Neuropsicopedagogia Institucional e receba um novo certificado de 420 horas

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais em Neuropsicopedagogia no Brasil.

  • Bônus: Receba um curso de 150 horas em Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista, exclusivo para alunos de Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui

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Apresentação

No decorrer dos anos escolares, muitas são as tentativas dos docentes quanto à superação de dificuldades de aprendizagem, principalmente, nos níveis iniciais da Educação Básica. Mas, ocorre que isso na grande maioria das vezes não acontece e estas seguem com os estudantes até o final do Ensino Médio. Então, o que fazer? Por que essas dificuldades ocorrem? Como identificá-las e tratá-las no contexto escolar?

Essas respostas são encontradas na Neuropsicopedagogia Institucional
. Através das Neurociências aplicadas à Educação em interface com a Pedagogia e Psicologia Cognitiva, é possível compreender como ocorre a aprendizagem humana relacionando-a com o funcionamento do sistema nervoso. Esses conhecimentos científicos, aplicados nos contextos educacionais das instituições de ensino,  apontam-nos que é muito importante tratar habilidades, competências e conteúdos, mas, além disso, é necessário olharmos para as funções cognitivas.

A cognição é a caixa de ferramentas utilizada durante 
o ato de aprender que, por sua vez, é intrínseco em cada sujeito. Então, entender o que são essas funções, como estimulá-las de acordo com o esperado quanto aos aspectos do neurodesenvolvimento é o caminho para o docente atuar junto de seus estudantes.

O Neuropsicopedagogo Institucional auxilia os docentes no trabalho com estudantes que
, possivelmente, não terão diagnóstico de transtorno ou dificuldade de aprendizagem, mas encontram obstáculos neste processo, bem como aqueles que não possuem estas mesmas dificuldades, mas podem ser beneficiados com avanços de acordo com seu nível de desenvolvimento.

Sua atuação visa elevar os patamares da qualidade educacional, trabalhando na identificação precoce das dificuldades de aprendizagem e na prevenção de decorrências
, a partir delas no percurso acadêmico dos estudantes. Objetiva assim incluir a todos pelas diferenças, sejam elas aquém ou além do esperado, na perspectiva da reintegração pessoal, social e acadêmica de cada sujeito.

A Neuropsicopedagogia Institucional é o propósito de todos os profissionais da educação
, comprometidos com a qualidade do ensino e com o sucesso da aprendizagem. 

Objetivo do Curso:
Compreender o  processo de aprendizagem, considerando o desenvolvimento típico e atípico à luz da Neuropsicopedagogia, para atuar em contexto coletivo como instituições de ensino públicas e privadas na Educação Básica, Ensino Superior e Terceiro Setor.

Público-alvo:
Profissionais graduados nas áreas da Educação, com licenciatura ou bacharelado nos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, entre outras e, na área da Saúde, para graduados em Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social e outros profissionais que compõe a equipe multiprofissional.

Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.

Viva a Experiência CENSUPEG

Eli Antunes

Aluna de Neuropsicopedagogia Institucional

Sou Coordenadora Pedagógica, muitas coisas eu não compreendia, principalmente no que se refere às dificuldades de aprendizagem, tinha um conhecimento raso, no curso comecei a entender que o cérebro é a coisa mais magnífica que nós temos, a Neuropsicopedagogia mudou completamente o meu olhar sobre o meu trabalho e minha vida. Não existe jeito de permanecer estagnado, todos tem a capacidade de aprender.

Greice Andrade

Aluna de Neuropsicopedagogia Institucional

A Faculdade Censupeg me surpreendeu muito, quando iniciei os estudos pensei que seria só mais um curso. No entanto, com o passar das aulas, percebi a qualidade, tanto dos profissionais que fazem ela acontecer, quanto do corpo docente, que é excelente. Professores dispostos a mediar todo o conhecimento com presteza e qualidade, especificamente a curso de Neuropsicopedagogia, eu só posso dizer o quanto é valioso esse conhecimento!

Sandra Denoni

Aluna de Neuropsicopedagogia Institucional

Sou pedagoga e já trabalho há bastante tempo com educação infantil é fundamental. Penso que precisamos estar nos atualizando sempre para enfrentar os desafios em nossa caminhada profissional. Estudar o processo da aprendizagem em seus aspectos afetivos, cognitivos, sociais, entre outros... que interferem no aprendizado humano.

Disciplinas

Bases Neurobiológicas da Aprendizagem (*)
  • Apresenta as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais, pedagógicos, emocionais, bem como a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento, estudando, consequentemente, questões típicas e atípicas a eles relacionados.
Neurociências Aplicada à Educação (*)
  • Estuda o funcionamento do sistema nervoso para compreender como ocorre o aprendizado, a memória, a atenção e o comportamento em uma interface com práticas do sistema educacional formal. Disso decorre o conhecimento dos processos de Autorregulação (funções executivas) e dos comportamentos de risco (questões socioeconômicas, alimentação, rotinas de sono) para compreender como aspectos orgânicos, sociais, pedagógicos, emocionais e ontogenéticos influenciam a aprendizagem.
Neurodesenvolvimento: Transtornos e Síndromes que Influenciam na Aprendizagem (*)
  • Estuda à luz de documentos DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada um e discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem a eles relacionados.
Legislação e Políticas da Educação Especial e Inclusão (*)
  • Trata da legislação brasileira e das políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial em âmbito nacional, garantindo a inclusão como direito aos que por ela são atendidos.
Neuropsicofarmacologia e CID (*)
  • Compreende estudos e discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que resvalam no processo de aprendizagem.
Neuropsicopedagogia: Arcabouço Teórico e Conceitos Básicos (*)
  • Conceitua a Neuropsicopedagogia e sua identidade como ciência da aprendizagem nos campos de atuação institucional e clínico, segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) e apresenta o arcabouço teórico desta ciência, caracterizando os conceitos essenciais para a atuação profissional.
Neuropsicopedagogia: Fundamentos e Práticas dos Contextos de Atuação (*)
  • Apresenta o perfil profissiográfico, competências inerentes às profissões nos contextos clínicos e institucional, detalhando a atuação em cada um deles, com diretrizes para organizar e selecionar seu instrumental de trabalho.
Fundamentos da Atuação Neuropsicopedagógica I – Comportamento Motor (*)
  • Compreende os processos de crescimento, desenvolvimento humano, maturação e desenvolvimento motor do ser humano, bem como dos fatores que os afetam, identificando questões típicas e atípicas que influenciam na aprendizagem humana embasados no DSM-V, relacionando essas questões a instrumentalização do futuro profissional para a atuação neuropsicopedagógica institucional e clínica.
Fundamentos da Atuação Neuropsicopedagógica II – Habilidades Matemáticas (*)
  • Aborda as bases neurobiológicas relacionadas a cálculo, lógica e outras habilidades matemáticas, apontando questões típicas e atípicas desta função cognitiva. Analisa os aspectos da numeracia, noções espaciais, situações-problemas outras funções executivas, conforme indicadores do DSM-V. Relaciona todos estes elementos abordados anteriormente a atuação institucional e clínica.
Fundamentos da Atuação Neuropsicopedagógica III – Atenção e Memória (*)
  • Aborda as bases neurobiológicas relacionadas à atenção e memória, apontando questões típicas e atípicas no seu desenvolvimento. Relaciona as questões atípicas aos indicadores do DSM-V, instrumentalizando o acadêmico quanto à atuação institucional e clínica.
Fundamentos da Atuação Neuropsicopedagógica IV – Linguagem (*)
  • Estuda os fundamentos, as bases neurológicas, o desenvolvimento normal e alterações da linguagem oral e escrita, embasado no DSM-V. Apresenta a instrumentalização do futuro profissional dos contextos clínicos e institucional.
Fundamentos da Atuação Neuropsicopedagógica V- Funções Executivas (*)
  • Estuda a definição das funções executivas e sua relação com a aprendizagem, as alterações que podem ocorrer dentro do que é correspondente ao nível de desenvolvimento, tendo como base indicadores do DSM-V. Aborda a instrumentalização futuro profissional nos contextos clínicos e institucional.
Organização do Trabalho em Contexto Institucional (**)
  • Estuda as especificidades do perfil profissiográfico voltado para área institucional, as formas de organização do trabalho junto da equipe técnica da escola, dos sistemas educacionais público e privado e de outras instituições de ensino que abrangem níveis e modalidades de educação específicos, bem como a importância de conhecer áreas da saúde para encaminhamentos específicos de estudantes.
Fundamentos da Prática Institucional I – Sondagem e Triagem Acadêmica (*)
  • Discute os fundamentos para a identificação das dificuldades, defasagens e obstáculos de aprendizagem com o objetivo de compreender sua relação com baixo rendimento acadêmico e escolar.
Fundamentos da Prática Institucional II – Intervenção em Contexto Educacional (*)
  • Estuda as estratégias neuropsicopedagógicas para promover a aprendizagem a partir de dificuldades e potencialidades de aprendizagem, através de projetos específicos com metas iniciais, intermediárias e finais.
Fundamentos da Prática Institucional III – Neuropsicopedagógica Institucional no Terceiro Setor (*)
  • Analisa as peculiaridades do Terceiro Setor no atendimento às crianças e adolescentes e identifica a relação do trabalho desempenhado pelas instituições com o aspecto educacional , visando ao desenvolvimento de projetos que auxiliem na reintegração acadêmica dos que são atendidos por elas.
Fundamentos da Prática Institucional VI – Sociograma e Estratégias para Contribuir com a Aprendizagem (*)
  • Discute o sociograma como técnica para identificação de fatos sociométricos que permitem a análise de classes escolares e/ou grupos de pessoas, compreendendo a partir das escolhas sociais como as relações se estabelecem entre os indivíduos que os compõem e como estas influenciam na aprendizagem humana, baseado no Código de Ética Técnico-Profissional da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp.
Comunidade de Aprendizagem Colaborativa para Atuação em Neuropsicopedagogia Institucional (***)
  • Espaço para estudo, discussões e práticas de pesquisas ligados a experiências científicas e organizado pelo nosso Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP para desenvolvimento de competências profissionais com o propósito de inovação.

Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na matriz curricular, visando à otimização do curso.

(*) Estas disciplinas são realizadas no Portal do Acadêmico na modalidade online, conforme previsto do Projeto Pedagógico do Curso, que por sua vez está amparada pelo legislação do Ministério da Educação. Acesse o site www.censupeg.com.br para entrar no portal.

(**) Em caso de faltas, obrigatoriamente, a reposição desta disciplina ocorrerá na modalidade presencial em outra turma. Obs.: na circunstância da pandemia poderão ocorrer ajustes, mas estes serão comunicados previamente pela Central de Relacionamento com o Aluno – CRA.

(***) Esta disciplina é oferecida no modelo de ensino híbrido, conforme cronograma de aula a ser consultado no Portal do Acadêmico.

Embaixadora da Neuropsicopedagogia CENSUPEG no Brasil


Profa. Dra. Rita Russo

Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga – Pedagoga – Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.


Neurocientista no CENSUPEG e líder do LIEENPp (Laboratório de Inovações e Estudos Neuropsicopedagógicos)


Prof. Dr. Fabrício Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.


Coordenadora Técnica


Profa. NPp. Institucional e Clínica Angelita Fülle

Mestranda em Educação na Linha de Formação de Professores. Neuropsicopedagoga formada pela Instituição Pioneira e referência no Curso de Neuropsicopedagogia no país, Faculdade CENSUPEG. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica de Pós-Graduação da Faculdade CENSUPEG e dos Cursos de Neuropsicopedagogia. Também é membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPP), atuando como Conselheira Técnica-Profissional. Atua também na Coordenação do Núcleo de Apoio Neuropsicopedagógico (NANPp) do Ensino Superior do Grupo Educacional CENSUPEG. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Multidisciplinares e Gestão Educacional pela FAEL e também concluiu o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica em Educação a Distância pela Faculdade São Fidélis/Grupo. É Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ - 2003). Possui experiência como docente na Educação Básica e na tutoria em Curso de Ensino Superior de Pedagogia na metodologia EAD. Atuou em Secretaria Municipal de Educação nos Setores Administrativo e de Ensino. Tem experiência como Coordenadora Pedagógica nas Séries Finais do Ensino Fundamental, bem como em Polos de Educação a Distância. Dirigiu Polo de Educação a Distância de Ensino Superior (2012/2015) e coordenou as Jornadas Acadêmicas nos anos de 2012, 2013 e 2014. Atua também como Professora convidada em cursos de Pós-Graduação pela CENSUPEG, bem como faz orientação de artigos científicos (desde 2007). Também é professora orientadora de trabalhos de conclusão de Cursos de Especialização da Faculdade CENSUPEG.


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Sobre o curso

  • 450 horas
  • 18 Disciplinas
  • Pós-Graduação Presencial
  • 15% desconto de pontualidade*

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