Neuropsicopedagogia Institucional

Pós-Graduação On-line com Aulas Ao Vivo

Apresentação

No decorrer dos anos escolares, muitas são as tentativas dos docentes quanto à superação de dificuldades de aprendizagem, principalmente, nos níveis iniciais da Educação Básica. Mas, ocorre que isso na grande maioria das vezes não acontece e estas seguem com os estudantes até o final do Ensino Médio. Então, o que fazer? Por que essas dificuldades ocorrem? Como identificá-las e tratá-las no contexto escolar?

Essas respostas são encontradas na Neuropsicopedagogia Institucional. Através das Neurociências aplicadas à Educação em interface com a Pedagogia e Psicologia Cognitiva,  é possível compreender como ocorre a aprendizagem humana relacionando-a com o funcionamento do sistema nervoso. Esses conhecimentos científicos, aplicados nos contextos educacionais das instituições de ensino,  apontam-nos que é muito importante tratar habilidades, competências e conteúdos, mas, além disso, é necessário olharmos para as funções cognitivas.

A cognição é a caixa de ferramentas utilizada durante o ato de aprender que, por sua vez, é intrínseco em cada sujeito. Então, entender o que são essas funções, como estimulá-las de acordo com o esperado quanto aos aspectos do neurodesenvolvimento é o caminho para o docente atuar junto de seus estudantes.

O Neuropsicopedagogo Institucional auxilia os docentes no trabalho com estudantes que, possivelmente, não terão diagnóstico de transtorno ou dificuldade de aprendizagem, mas encontram obstáculos neste processo, bem como aqueles que não possuem estas mesmas dificuldades, mas podem ser beneficiados com avanços de acordo com seu nível de desenvolvimento.

Sua atuação visa elevar os patamares da qualidade educacional, trabalhando na identificação precoce das difculdades de aprendizagem e na prevenção de decorrências, a partir delas no percurso acadêmico dos estudantes. Objetiva assim incluir a todos pelas diferenças, sejam elas aquém ou além do esperado, na perspectiva da reintegração pessoal, social e acadêmica de cada sujeito.

A Neuropsicopedagogia Institucional é o propósito de todos os profissionais da educação, comprometidos com a qualidade do ensino e com o sucesso da aprendizagem. 

Objetivo do Curso:
Compreender o  processo de aprendizagem, considerando o desenvolvimento típico e atípico à luz da Neuropsicopedagogia, para atuar em contexto coletivo como instituições de ensino públicas e privadas na Educação Básica, Ensino Superior e Terceiro Setor.

Público-Alvo:
Professores com ensino superior de todas as áreas de atuação, gestores educacionais, profissionais da saúde e outros de áreas afins.

Formato do Curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
- Confira as opções de aulas durante a semana ou nos finais de semana em "inscreva-se" e selecione a turma de sua preferência.



Disciplinas

  • Apresenta as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais, pedagógicos, emocionais, bem como a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento, estudando, consequentemente, questões típicas e atípicas a eles relacionados.
  • Estuda o funcionamento do sistema nervoso para comprender como ocorre o aprendizado, a memória, a atenção e o comportamento em uma interface com práticas do sistema educacional formal. Disso decorre o conhecimento dos processos de autorregulação (funções executivas) e dos comportamentos de risco (questões socioeconômicas, alimentação, rotinas de sono), para compreender como aspectos orgânicos, sociais, pedagógicos, emocionais e ontogenéticos influenciam a aprendizagem.
  • Trata da legislação brasileira e das políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial em âmbito nacional, garantindo a inclusão como direito aos que por ela são atendidos.
  • Compreende estudos e discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que resvalam no processo de aprendizagem.
  • Estuda à luz de documentos DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada um e discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem a eles relacionados.
  • Conceitua a Neuropsicopedagogia segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropscopedagogia (SBNPp) e apresenta o arcabouço teórico desta ciência, caracterizando os conceitos essenciais para a atuação profissional.
  • Apresenta o perfil profissiográfico, competências inerentes às profissões nos contextos clínicos e instuticional, detalhando a atuação em cada um deles, com diretrizes para organizar e selecionar seu instrumental de trabalho.
  • Compreende os processos de crescimento, desenvolvimento humano, maturação e desenvolvimento motor do ser humano, bem como dos fatores que os afetam, identificando questões típicas e atípicas que influenciam na aprendizagem humana embasados no DSM-V, relacionando essas questões à instrumentalização do futuro profissional para a atuação neuropsicopedagógica institucional e clínica.
  • Aborda as bases neurobiológicas relacionadas a cálculo, lógica e outras habilidades matemáticas, apontando questões típicas e atípicos desta função cognitiva. Analisa os aspectos da numeracia, noções espaciais, situações-problemas outras funções executivas, conforme indicadores do DSM-V. Relaciona todos estes elementos abordados anteriormente a atuação institucional e clínica, instrumentalizando o futuro profissional.
  • Aborda as bases neurobiológicas relacionadas à atenção e memória, apontando questões típicas e atípicas no seu desenvolvimento. Relaciona as questões atípicas aos indicadores do DSM-V, instrumentalizando o acadêmico quanto à atuação institucional e clínica.
  • Estuda os fundamentos, as bases neurológicas, o desenvolvimento normal e alterações da linguagem oral e escrita, embasado no DSM-V. Apresenta a instrumentalização do futuro profissional dos contextos clínicos e institucional.
  • Compreende a definição das funções executivas e sua relação com a aprendizagem, as alterações que podem ocorrer dentro do que é correspondente ao nível de desenvolvimento, tendo como base indicadores do DSM-V. Aborda a instrumentalização do futuro profissional nos contextos clínicos e institucional.
  • Estuda as especificidades do perfil profissiográfico voltado para área institucional, as formas de organização do trabalho junto da equipe técnica da escola, dos sistemas educacionais público e privado e de outras instituições de ensino que abrangem níveis e modalidades de educação específicos, bem como a importância de conhecer áreas da saúde para encaminhamentos específicos de estudantes.
  • Discute os fundamentos para a identificação das dificuldades, defasagens e obstáculos de aprendizagem com o objetivo de compreender sua relação com baixo rendimento acadêmico e escolar.
  • Estuda as estratégias neuropsicopedagógicas para promover a aprendizagem a partir de dificuldades e potencialidades de aprendizagem, através de projetos específicos com metas iniciais, intermediárias e finais.
  • Analisa as peculiaridades do Terceiro Setor no atendimento às crianças e adolescentes e identifica a relação do trabalho desempenhado pelas instituições com o aspecto educacional , visando ao desenvolvimento de projetos que auxiliem na reintegração acadêmica dos que são atendidos por elas.
  • Discute o sociograma como técnica para identificação de fatos sociométricos que permitem a análise de classes escolares e/ou grupos de pessoas, compreendendo a partir das escolhas sociais como as relações se estabelecem entre os indivíduos que os compõem e como estas influenciam na aprendizagem humana, baseado no Código de Ética Técnico-Profissional da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp.
  • Espaço para estudo, discussões e práticas de pesquisas ligados a experiências científicas e organizado pelo nosso Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP para desenvolvimento de competências profissionais com o propósito de inovação.

Diferenciais

  • Descubra o universo da Neuropsicopedagogia e forme-se com a Faculdade pioneira nesta nova Ciência da Aprendizagem.

  • Somos chancelados pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp desde 2014.

  • Seja um Neuropsicopedagogo Institucional, profissão reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, e saiba identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem em ambientes coletivos na Educação Básica, no Ensino Superior e no Terceiro Setor.

  • Estude na única Faculdade do Brasil com um Laboratório de Pesquisas em Neuropsicopedagogia, o LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos). Somos idealizadores do Projeto: NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NAS ESCOLAS.

  • Temos evidências científicas dos avanços na aprendizagem que a Neuropsicopedagogia Institucional pode promover. Em percentuais, comprovamos que mesmo estudantes sem dificuldades de aprendizagem se beneficiam da intervenção neuropsicopedagógica institucional.

  • Aprofunde conhecimentos sobre neurodesenvolvimento, neurociências, neurobiologia, fundamentos de atuação, tudo com foco na aprendizagem humana e na sua relação com o sistema nervoso e seu grande maestro: o cérebro!

  • Entenda como os medicamentos influenciam a aprendizagem através da disciplina Neuropsicofarmacologia e CID, que é exclusiva da Faculdade CENSUPEG!

  • Torne-se um estudante CENSUPEG e seja respaldado pela instituição premiada pela grande contribuição social e científica à sociedade brasileira através da Neuropsicopedagogia: Congresso Mundial de Educação em Cuba (2016), onde apresentou seu programa para 21 países e 1° Lugar Dica de Mestre - Congresso Aprender Criança (2016 e 2018).

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais em Neuropsicopedagogia no Brasil.

  • Tenha aulas com o Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, Prof. Dr. Luiz Antonio Correa e com a Vice-Presidente, Profa. Dra. Rita Russo, autora das principais obras de Neuropsicopedagogia no país.


Coordenadora Técnica


Profa. Mda. Angelita Fulle

Mestranda em Educação na Linha de Formação de Professores. Neuropsicopedagoga formada pela Instituição Pioneira e referência no Curso de Neuropsicopedagogia no país, Faculdade CENSUPEG. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica de Pós-Graduação da Faculdade CENSUPEG e dos Cursos de Neuropsicopedagogia. Também é membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPP), atuando como Conselheira Técnica-Profissional. Atua também na Coordenação do Núcleo de Apoio Neuropsicopedagógico (NANPp) do Ensino Superior do Grupo Educacional CENSUPEG. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Multidisciplinares e Gestão Educacional pela FAEL e também concluiu o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica em Educação a Distância pela Faculdade São Fidélis/Grupo. É Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ - 2003). Possui experiência como docente na Educação Básica e na tutoria em Curso de Ensino Superior de Pedagogia na metodologia EAD. Atuou em Secretaria Municipal de Educação nos Setores Administrativo e de Ensino. Tem experiência como Coordenadora Pedagógica nas Séries Finais do Ensino Fundamental, bem como em Polos de Educação a Distância. Dirigiu Polo de Educação a Distância de Ensino Superior (2012/2015) e coordenou as Jornadas Acadêmicas nos anos de 2012, 2013 e 2014. Atua também como Professora convidada em cursos de Pós-Graduação pela CENSUPEG, bem como faz orientação de artigos científicos (desde 2007). Também é professora orientadora de trabalhos de conclusão de Cursos de Especialização da Faculdade CENSUPEG.

Professora


Profa. Dra. Rita Margarida Toler Russo

Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga – Pedagoga – Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.

Professor


Prof. Dr. Luiz Antonio Correa

Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp). Doutor em Psicologia pela USAL - Buenos Aires - Argentina. Com formação em Psicanálise, Pedagogo e Psicólogo, já atuou na área de psicologia clínica, psicanalista; psicólogo hospitalar; organizacional, como gestor de recursos humanos e educacional e como psicólogo escolar. Palestrante e Professor universitário, ministra atualmente palestras em congressos, seminários e simpósios nacionais e internacionais. Ministra aulas em cursos de pós-graduação em vários estados brasileiros e também no exterior, disciplinas referentes à educação, psicanálise, neurociência, neuropsicologia e neuropsicopedagogia.

Professor


Prof. Msc. Michel Vicentine Martins

Mestre em Educação, Gestor Escolar e implementador de políticas públicas transdisciplinares e inovadoras para Redes e Sistemas Públicos de Ensino. Atuação como formador para docentes de Redes Municipais e Estadual (SP) da BNCC para gestores e professores. Articulador da prática da BNCC para a Prática, Planejamento e Avaliação dos profissionais da educação. Experiência como docente da Educação Básica e Ensino Superior. Neuropsicopedagogo Clínico (CENSUPEG), Especialista em Alfabetização e Letramento, Licenciado em Educação Musical (UFSCar - SP) e Pedagogo (Faculdade Paulista de Educação e Comunicação). Autor do Livro "A música e o processo educativo - Atos, Cenas e Recortes Pedagógicos" pela editora Loyola e Coautor do livro Reflexões para o Despertar da Consciência Ética.

Professor


Prof. Dr. Francisco Romero Cabral

Doutorado em Neurologia / Neurociências na Universidade Federal de São Paulo (2007), Mestrado em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará (2001) e graduação em Farmácia na Universidade Federal do Ceará (1994). Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da Universidade Federal de Pelotas, RS; Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Nível Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pesquisador do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein (2008 - 2017). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Epilepsia, Acidente Vascular Encefálico, Neuroquímica e Neurofarmacologia.

Professora


Profa. Mda. Ana Paula Oliveira da Silva Diatchuk

Psicóloga pela Universidade Metodista de Piracicaba e Neuropsicopedagoga pela Faculdade CENSUPEG, instituição pioneira no país nesta área, também é Especialista em Transtorno do Espectro Autista pela Faculdade CENSUPEG. Atualmente é aluna mestranda pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Atua como psicóloga da educação da PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRINQUE. Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase na área clínica e educação. Desenvolve trabalhos relacionados às áreas de Equipe de Educação e Transtornos da Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), com atuação junto à formação de professores e atendimento em Educação Especial Inclusiva. Também é professora nos Programas de Pós-Graduação nas áreas da Neuropsicopedagogia, Autismo e atua na Orientação de Artigos científicos.

Professora


Profa. PhD. Jackeline Moraes Malheiros

Pós-doutorado em Neurologia/Neurociências pela UNIFESP. Doutorado e Mestrado em Neurologia/Neurociências pela UNIFESP com colaboração do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMag) do Instituto de Física da USP de São Carlos. Graduação em Física Médica pela UNESP - Botucatu. Professora da disciplina de Neurofisiologia da UNIFESP campus SP de 2017-2019. Psicopedagoga Clínica e Institucional (Univap), pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista (Censupeg), mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI (Instituto CBM – SP/Instituto Feuerstein-Israel) e capacitadora do Programa de Estimulação da Atenção (PEA). Áreas de atuação de pesquisa: imagens de ressonância magnética, MEMRI (Maganese-enhanced MRI), neurofisiologia, modelos animais de epilepsia e estimulação nociceptiva neonatal, estimulação cerebral profunda, neurofeedback, ondas de choque extracorpórea em doenças neurológicas e vulnerabilidade à Covid-19 e Síndrome de Down.

Professora


Profa. Esp. Ana Lucia Hennemann

Neuropsicopedagoga Clínica, ex-membro do Conselho Técnico Profissional da SBNPp (Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia) gestão (2016-2018) (2018 -2020) graduada em Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Curso Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação Ivoti (2009), Especialista em Alfabetização pela Universidade Cidade de São Paulo (2010). Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela FAFIPA (2012) e Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (JANGADA). Especialista em Neuroaprendizagem (UNOPAR). Especialista em Gestão e Liderança pela Faculdade SÃO FIDELIS (2021). Cursando especialização em Educação 5.0: metodologias ativas, tecnologias disruptivas e inovação acadêmica no ensino superior. Atualmente é professora em cursos de Pós-graduação pelo CENSUPEG nas disciplinas relacionadas a Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Co-fundadora e Diretora Pedagógica na Plataforma Educacional Neurons ( sistema on-line de avaliação e intervenção de funções cognitivas e executivas envolvidas na alfabetização)

Professor


Prof. Dr. Alfred Sholl Franco

Doutor e Mestre em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica), Biólogo e Neurocientista. Atualmente é Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia) e atua como Superintendente de Formação Acadêmica em Extensão (PR-5/UFRJ), Coordenador do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF - www.cienciasecognicao.org), Pesquisador Associado ao Laboratório de Neurogênese (IBCCF, UFRJ). Dedica-se à Pesquisa Básica em desenvolvimento do sistema nervoso (proliferação, diferenciação e morte celular), neuroimunomodulação, neuroplasticidade, neurodegeneração e regeneração. Realiza ainda Pesquisa Aplicada em Neuroeducação, nas áreas de corporeidade, aprendizado, distúrbios da aprendizagem, narrativa, alfabetização, artes e inclusão. Tem experiência nas áreas de Neurociências, Neuroeducação, Divulgação Científica e Editoração Eletrônica. Coordeno o Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Grupo de Pesquisa CNPq NEUROEDUC) e o Grupo de Pesquisa em Neuroimunologia (CNPq). É membro permanente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), da Society for Neuroscience (SfN), da International Mind, Brain and Education Society (IMBES) e da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). É Fundador e Editor-Chefe da revista científica "Ciências e Cognição (CAPES Qualis B1 em Psicologia e B2 em Educação e Ensino). É membro permanente das Pós-Graduações da UFRJ em Ciências Biológicas (Biofísica - conceito Capes 7) e MP-EGeD (conceito Capes 4) e da Pós-Graduação da UFF em Diversidade e Inclusão (CMPDI - Conceito Capes 4). I am a Biologist, Neuroscientist, MSc. and PhD in Biological Sciences (Biophysics, URFJ). Currently I work as Associate Professor I (UFRJ, IBCCF, Neurobiology Program), Superintendent of Academic Training in Extension (PR-5 / UFRJ), Coordinator of the Center for Scientific Outreach and Neuoscience Teaching (NuDCEN / IBCCF - www.cienciasecognicao. org), and Associated Researcher at Neurogenesis Laboratory (IBCCF, UFRJ). I am dedicated to Basic Research in nervous system development (proliferation, differentiation, and cell death), neuroimmunomodulation, neuroplasticity, neurodegeneration, and regeneration. My work is also releated to Applied Research in Neuroeducation, corporeality, learning, learning disorders, literacy, narrative, arts, and inclusion. I have experience in the areas of Neuroscience, Neuroeducation, Scientific Outreach, and Electronic Publishing, coordinating the Center for Neuroscience and Educational Studies (NEUROEDUC Research Group, CNPq) and the Neuroimmunology Research Group (CNPq). I am permanent member of the Brazilian Society of Neuroscience and Behavior (SBNeC), the Society for Neuroscience (SfN), the International Mind, Brain and Education Society (IMBES), and the National Science for Education Network (CpE). I am the Founder and Editor-in-Chief of the scientific magazine "Sciences and Cognition".

Professor


Prof. Dr. Filipe Meneguelli Bonone

Doutor em Ciências Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Neurologia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo, Professor da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG, Membro do conselho Técnico da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPp, Palestrante em diversos estados brasileiros com os temas de Neurociências e Educação, Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem, Neuropsicofarmacologia, Neurodesenvolvimento e Janelas de Oportunidade.

Professor


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.