Oncologia

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem os profissionais da saúde em Oncologia   buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral em oncologia, baseado nas Evidências Científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.
A alta complexidade dos pacientes oncológicos, exige que os profissionais de saúde para atuar no atendimento destes pacientes, saibam ter uma visão sistêmica do processo de cuidado destes pacientes, proporcionando assim uma melhor qualidade de atendimento.
Frente está necessidade, a Faculdade Censupeg elaborou este curso multiprofissional onde o aluno irá desenvolver a habilidade na gestão de serviços de Oncologia, o processo de formação dos tumores, medicações utilizadas no tratamento, psicologia aplicada ao paciente e a família, radioterapia, quimioterapia, nutrição, oncologia pediatria, transplante de células tronco-hematopéticas, entre outros assuntos. 

Objetivos:

*Promover o aprofundamento de conhecimentos nos cuidados da oncologia, favorecendo uma reflexão crítica sobre o papel do profissional especialista em oncologia e sua atuação como agente de mudança na equipe multidisciplinar.
*Conhecer os processos relacionados à oncologia;
*Compreender a formação oncológica no indivíduo;
*Instrumentalizar o profissional para a realização de cuidados de alta complexidade em pacientes oncológicos, bem como reconhecer as necessidades de atuação;
*Propiciar subsídios para a atuação multidisciplinar em oncologia.*Desenvolver o manejo e a relação com o paciente oncológico e a família;
*Analisar os diferentes tratamentos e as implicações no quadro do paciente oncológico;
*Estimular a pesquisa e o estudo científico na área.

Público-Alvo:
Graduados e/ou Profissionais atuantes com interesse na área da saúde, como Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos, Farmacêuticos, Terapeuta Ocupacional, Dentistas, Nutricionistas, Físicos, Biomédicos e outros.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 



Disciplinas

  • Introdução a Oncologia. Epidemiologia do câncer. Estimativas de câncer no Brasil e as ações de prevenção. O uso da estatística na área de saúde. Métodos existentes de diagnósticos de câncer, diagnóstico e estadiamento de tumores.
  • O código de ética dos profissionais da área da saúde tem sua origem no reconhecimento da liberdade como valor central e das demandas políticas inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. O código de ética busca a benevolência; defesa da universalidade dos direitos humanos; consolidação da cidadania; respeito à diversidade; acesso as informações; e verdade. Portanto, o estudo da Bioética abriga discussões sobre as atribuições do profissional da área de saúde, assim como, o reconhecimento de seus direitos e deveres garantido de acordo com princípios éticos.
  • Oncogênse e genética e biologia tumoral. Lesões, metástese e as lesões pré-neoplásicas. Tumores malignos e benignos.
  • Tumores hematopoiéticos; Câncer de mama, pele, genicológico, pulmão, cólon-retal; Tumores de cabeça e pescoço; Tumores gastrintestinais; Tumores ósseos de partes moles.
  • Conceitos e objetivos de farmácia clínica / atenção farmacêutica. O farmacêutico atuando na assistência à saúde do paciente oncológico. Âmbito dos profissionais de saúde da equipe multiprofissional (nutrição, farmácia, enfermagem, fisioterapia, medicina). Abordagem multiprofissional do paciente oncológico. A dor no paciente oncológico. Estratégias e técnicas para o farmacêutico realizar a atividade em farmácia clínica / atenção farmacêutica em oncologia. Central de manipulação oncológica. Seguimento farmacoterapêutico em oncologia. Assistência farmacêutica em oncologia.
  • Classificação dos quimioterápicos. Finalidade da quimioterapia; Determinantes do plano terapêutico; Vias e métodos de administração de quimioterápicos; Efeitos colaterais e toxicidade e as complicações do tratamento; Normas e técnicas de manuseio de agentes quimioterápicos. Fatores de risco. Acessos venosos em oncologia (CTI, duplo lúmen, PICC, periférico, hipodermóclise.
  • Assistência psicológica ao paciente oncológico, assim como aos seus familiares e para os demais subsistemas envolvidos no processo do cuidar. Estudo e discussão das reações psíquicas, espirituais e sociais do indivíduo nos processos de sofrimento diante da doença.
  • Conceitos e finalidades de radioterapia; Tipos de Tratamento. Implicações biológicas da radioterapia; Efeitos colaterais e toxicidade e as complicações do tratamento.
  • Resoluções e normas técnicas. Infra-estrutura de quimioterapia. Controle e cuidados necessários. Biossegurança na central quimioterápica e dos profissionais envolvidos. Equipamentos e proteção individual e coletiva.
  • Avaliação de fatores e medidas que possam determinar atendimento humanizado e, por conseguinte a melhoria na qualidade da assistência multiprofissional direcionada aos pacientes portadores de câncer cuja doença não responde mais ao tratamento curativo. Enfocar aspectos importantes no controle da dor e promoção do alívio nos demais sintomas que os pacientes possam desenvolver.
  • Implantação e Gestão do Núcleo de Segurança do Paciente (mapas de risco, planos de contingência, gestão de notificações); Ênfase em: Elaboração e execução de: Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Protocolo de Higiene das mãos; Protocolo de Prevenção de quedas; Protocolo de Identificação do paciente; Práticas assistenciais multiprofissionais ao paciente oncológico: comunicação efetiva, estruturação na admissão e consulta multiprofissional ao paciente oncológico; Estudo dos protocolos de quimioterapia em tumores sólidos e hematológicos e a integração dos tratamentos propostas às necessidades assistenciais da equipe multiprofissional. Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer de cólon e reto, Melanoma, Leucemias, Linfomas. Estratégias para adesão aos guias internacionais de tratamento oncológico em: Suporte no tratamento antiemetogênico; suporte em Cuidados Paliativos. Estudo de casos clínicos: Subtipos tumorais e diagnóstico individualizado: câncer de mama, câncer colorretal, câncer de
  • Terapias nutricionais oral, enteral e parenteral nos pacientes oncológicos clínico e cirúrgico. Suplementação para pacientes oncológicos. Biodisponibilidade dos nutrientes. Nutraceuticos. Alimentos funcionais e fatores antinutricionais em oncologia Técnicas dietéticas em oncologia.
  • Tumores pediátricos; Fatores de risco associados ao seu aparecimento, epidemiologia, modalidades diagnósticas, estadiamento, modalidades de tratamento, seguimento, reabilitação e tratamentos de suporte em oncologia.
  • Transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH). Procedimentos. Fases do transplante. Fontes de células precursoras. Principais complicações. Assistência de enfermagem hospitalar e ambulatorial.
  • Reconhecer a importância da capacidade de comunicação e seus fundamentos básicos. Construir o conceito de liderança, seus princípios básicos e aplicação. Gerenciamento de tempo, distribuição de atividades e qualidade de conclusão das demandas. Trabalho em equipe, identificar os aspectos importantes para ser parte de uma equipe. Construção de plano de carreira adequado a sua visão pessoal e competências adquiridas profissionalmente. Reconhecer a importância de uma rede de contato, identificando as oportunidades em estabelecer e expandir essa rede. Gestão de patrimônio, pessoas, atendimento e tecnologias. Estabelecer paralelo entre conceito de hospital na atualidade em relação a outras épocas. Compreende o hospital como uma unidade integrada de saúde e as principais funções do administrador hospitalar e seus desafios na gestão de pessoas.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente composto por Mestres e Doutores em sua maioria que são referências em suas respectivas áreas no Brasil.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

  • O curso segue as recomendações da Resolução COFEN Nº 655/2020 e e 623/2016 do CFF.

  • Titulação de Enfermeiro em Oncologia na sua carteira do COREN após envio de documento para o órgão;


Coordenador Técnico


Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro na Faculdade Uniandrade Curitiba PR; Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergencia; Especialista em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial; Enfermeiro de Voo Hércules Táxi Aéreo; Enfermeiro Intervencionista do SAMU RMC; Professor de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg; Professor e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.

Professora


Enfº Neiva Prestes

Graduada em Bacharel Em Enfermagem UPF Especialista em Terapia Intensiva Especialista em Gestão Hospitalar Formação em Coaching e Líder Coach - Escola de Coaching Express Condor Blanco Internacional Possui vasta experiência em Urgência e Emergência Intra-hospitalar, Terapia Intensiva, Cardiologia, Hemodinâmica e Gestão em Serviços de Saúde sendo diretora de uma grande hospital do Oeste Catarinense por mais de 10 anos.

Professora


Enfª Larissa Marcondes

Graduada em Enfermagem – UEPG Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente, na modalidade residência - Faculdades Pequeno Príncipe. Especialista em Oncologia e Cuidados Paliativos - Universidade Positivo Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência – Censupeg Mestrado em Enfermagem – UFPR Doutoranda em Enfermagem – UFPR Supervisora de Enfermagem do Hospital Erasto Gaertner Professora Adjunta do Centro Universitário Santa Cruz.

Professora


Enfª Bruna Nadaletti de Araújo

Graduação em Enfermagem - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialização em Terapia Intensiva - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialização em Saúde e Segurança do Trabalho – UNIASSELVI Mestrado em Educação - Universidade de Passo Fundo Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí Ampla experiência na área de Terapia Intensiva, Cuidados Paliativos, Oncologia, Gestão Hospitalar e Docência Universitária. no adulto.

Professora


Enfª Fábila Fernanda dos Passos da Rosa

Graduação em Enfermagem - UNISUL Especialista em Urgência e Emergência Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Cursando Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria - Anhanguera Mestrado em Educação e Saúde - UFSC. Docente nos Cursos de Graduação Anhanguera. Coordenadora do projeto de Monitoria Acadêmica de Enfermagem Anhanguera - Maenfa Coordenadora da Liga Acadêmica Trauma e Emergência Anhanguera -LATEA Supervisora de estágio Anhanguera.

Professora


Andrezza Viviany Lourenço Marques

Farmacêutica graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Especialista em Farmácia em Oncologia – SOBRAFO Mestre em Oncologia – AC Camargo Cancer Care Doutoranda em Ciências Farmacêuticas – UFPR Avaliadora do Sistema Brasileiro de Acreditação Hospitalar – ONA, pelo IBES Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO. Representante Regional da SOBRAFO – PR Coordenadora da Comissão Nacional de Farmacêuticos em Cuidados Paliativos em Oncologia – SOBRAFO Membro do Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Hospitalar do CRF – PR.

Professora


Drª Carla Alberici Pastore

Graduada em Medicina - Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Graduada em Nutrição - Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Aperfeiçoamento através do Programa de Educação Continuada em Nutrição Clínica realizado pela Faculdade de Nutrição e Hospital Escola - UFPEL (2006), Mestrado em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Doutorado em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) Vasta experiência na área de docência em Nutrição (com ênfase em Nutrição Clínica e Nutrição Desportiva). Atua principalmente em terapia nutricional enteral, dietoterapia geral e do paciente oncológico, nutrição materno-infantil e nutrição do atleta. Atuou como docente e como Nutricionista (técnico-administrativo em educação) na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é médica residente em Clínica Médica no Hospital Escola EBSERH/UFPEL e atua neste mesmo hospital como médica plantonista da enfermaria COVID-19 no enfrentamento à pandemia.

Professora


Enfª Fernanda Feitosa

Gerente de Enfermagem Atenção Primária Regional Leste SES/DF Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unibrasília São Sebastião DF; Professora Gran Cursos Online; Especialista em Enfermagem Dermatológica - Gama Filho; Especialista em Gerontologia - SBGG; Especialista em Preceptoria do SUS - Instituto Sírio Libanês.

Professora


Enfª Giovana Fratin

- Graduada em Enfermagem – PUCPR - Especialista em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem – PUCPR - Especialista em Auditoria e Saúde do Trabalhador - Mestrado em Enfermagem – UFPR - Enfermeira Intervensionista SAMU Curitiba - Operadora de Suporte Médico do SAMU Curitiba - Diretora de Ensino no Instituto Vechi & Fratin - Gerente de Atenção as Urgências do Estado do Paraná. - Membra da Foça Nacional do SUS - Profissional com ampla vivência em cargos de gestão pública, com atuação em serviços de atenção primária, unidades de urgência, central de regulação de leitos e de urgência, e hospitalar.