Organização e Legislação Educacional

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O curso de Pós-graduação em Organização e Legislação Educacional visa oferecer conhecimentos na área da legislação pertinente a área de educação, introduzindo uma visão crítica a partir da Legislação de Ensino, fornecendo instrumental para avaliar o processo de modificações atuais.

O curso fornece uma ampla visão das políticas e diretrizes da educação nacional, desenvolvendo as competências necessárias para o entendimento e compreensão da sua aplicabilidade.

Objetivos:
Este curso tem como objetivo desenvolver competências técnicas, políticas e administrativo-pedagógicas, necessárias para implementação de políticas e diretrizes da educação nacional.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos introdutórios e slides.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.





Disciplinas

  • Principais Conceitos da Educação a Distância, Gerenciamento dos Estudos na Modalidade EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Recursos Variados que Auxiliam nos Estudos, A Leitura e seus Estágios, Os Estágios da Leitura nos Estudos, Análise de Textos, Elaboração de Sínteses, O Raciocínio Dedutivo, O Raciocínio Indutivo, O Raciocínio Abdutivo, A Associação Lógica, Internet e Manipulação de Arquivos, Como Trabalhar com Processador de Texto? Como fazer Apresentação de Slides? Como Trabalhar com Planilhas de Cálculo?
  • Lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino, Princípios e fins da educação nacional, Aspectos do sistema escolar brasileiro, Plano Nacional de Educação, Objetivos, duração e organização da Educação Infantil, Ensino Fundamental de 9 anos, Ensino Médio, Educação Especial
  • Conceitos, histórico e evolução do currículo, Parâmetros Curriculares Nacionais, Formação dos profissionais de educação, Recursos financeiros para a escola, Educação em direitos humanos na resolução nº 001/2012, A correlação entre educação e direitos humanos, Educação e direitos humanos e cidadania, Novo marco para a relação étnico-racial no Brasil
  • Histórico do sistema educacional brasileiro (SEB), Entendimento dos conceitos do SEB, Princípios básicos do SEB e demais sistemas educacionais, Características e eficácia do SEB, Instâncias administrativas e organizacionais, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração da UNESCO/ONU sobre educação, Constituição da República Federativa do Brasil, Princípios e fins da educação nacional, Diretrizes e bases da educação, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, Financiamento da educação escolar, Fundo nacional de desenvolvimento da educação, Organização e financiamento da educação profissional de nível médio, Organização e financiamento do ensino superior
  • O direito e sua relação com a justiça e a moral, Classificações, ramos e fontes do Direito, Normas jurídicas, processos e procedimento, Teoria Geral do Estado, A Constituição: Conceitos, classificações e histórico, Princípios constitucionais e direitos e garantias fundamentais, Organização do Estado: A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, A organização e a separação dos poderes na Constituição de 1988, Noções de Direito Civil, Bens e obrigações, Contratos e direitos das coisas, Direito de família e direito das sucessões, Noções de direito tributário, Sistema tributário nacional, A Relação jurídico-tributária, Direitos Sociais
  • Delimitações teóricas e metodológicas da educação, Tratados internacionais de direitos humanos, Educação em direitos humanos e o contexto brasileiro, Educação em direitos humanos na contemporaneidade, Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira, Perspectivas legais e desafios da educação em direitos humanos, Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos, Direitos humanos no ambiente educacional
  • Proposta metodológica e a educação em direitos humanos, Direitos humanos no ensino fundamental, Direitos humanos no ensino médio e na educação profissional, Direitos humanos no ensino superior, Educação em direitos humanos na educação não escolar, Educação para paz, Educação em valores, Desafios e tendências da educação em direitos humanos
  • Conceitos de currículo e a história das disciplinas escolares, Trajetória histórica do currículo, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino Profissionalizante e Educação Superior, Currículo, Diferentes tipos de currículo: diálogos e conflitos, As concepções de currículo em políticas públicas (leis, diretrizes e orientações curriculares), O currículo como produção social e as noções de currículo oculto, Seleção e organização dos conteúdos curriculares na escola, O currículo numa abordagem por competências, Itinerários formativos e flexibilidade curricular, Métricas e cargas horárias curriculares, Conceitos e definições de projetos pedagógicos, Estruturação de um projeto pedagógico curricular, Documentos acessórios do projeto pedagógico curricular, Tendências curriculares no Brasil

Diferenciais

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.