Gestão Escolar

Pós-Graduação EAD

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

O cotidiano escolar é repleto de situações que desafiam diariamente os profissionais que atuam como gestores. Por isso, torna-se de fundamental importância o aprimoramento dos conhecimentos sobre a organização de um trabalho pedagógico que aborde especificamente questões pertinentes à gestão escolar, dispondo de subsídios para a resolução de situações administrativas e pedagógicas que se apresentam cotidianamente nas instituições escolares. Na pós-graduação em gestão escolar, o conteúdo é apresentado com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, aliado a experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que atuará na área de educação, propondo reflexões sobre os principais desafios escolares que requerem uma intervenção educativa de qualidade.

Objetivos:
Especializar profissionais da área da educação e demais interessados em aprimorar seus estudos acerca da gestão escolar, destacando as principais reflexões sobre os desafios existentes no contexto educacional. Oferecer aportes teóricos e práticos para a organização do trabalho pedagógico e administrativo na escola.

- Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos acerca do trabalho de gestão escolar. 

- Destacar a importância dos conhecimentos acerca da organização das práticas de gestão escolar. 

-Aprofundar os estudos acerca das relações humanas presentes nos espaços escolares. 

- Oportunizar um aprendizado crítico e reflexivo acerca da atuação da gestão escolar na contemporaneidade. 

- Formar profissionais com sólido conhecimento na gestão escolar. 

Público-Alvo:
Graduados em pedagogia ou áreas afins e educadores que pretendem aprofundar seus conhecimentos sobre a gestão escolar. 

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Princípios da gestão educacional. A gestão dos processos e das políticas públicas educacionais. O desenvolvimentodas bases e as orientações gerais do sistema educacionalbrasileiro. Constituição dos conselhos escolares.
  • Introdução aos estudos das políticas públicas em educação. O conceito de políticas públicas no âmbito educacional. As políticas públicas educacionais no séc. XXI. A importância da participação da comunidade escolar. Desafios sociais da educação.
  • A gestão dos e nos sistemas educacionais. As origens e as bases históricas dos conselhos na gestão da educação. Um estudo acerca das funções e das dinâmicas dos conselhos em suas diferentes instâncias. A atual estrutura do sistema educacional brasileiro.
  • A gestão escolar. O trabalho realizado pela gestão escolar no cotidiano das instituições de ensino. A gestão pública da educação e as políticas públicas educacionais. A evolução da gestão participativa e democrática no ambiente escolar.
  • O planejamento escolar na perspectiva das políticas públicas. A organização do planejamento escolar no cotidiano das instituições de ensino. A gestão do currículo e da aprendizagem na escola. Tipos de planejamento e sua utilização na educação escolar. As influências internas e externas que interferem na prática docente.
  • A gestão das pessoas nos espaços escolares. Conflitos nas instituições de ensino e a mediação da atuação gestora. Ações de enfrentamento aos conflitos na escola. A gestão escolar e a disponibilidade de um trabalho inovador com uso de tecnologias.
  • Definição de ensino e de aprendizagem. O processo de ensino e aprendizagem segundo os quatropilares da educação da UNESCO. O reconhecimento da função social da escola. A promoção de estratégias para a educação para a cidadania. O percurso histórico da formação docente e do papel do professor. As mudanças na sociedade contemporânea e seus impactos na escola e na atuação docente.
  • O sistema de avaliação da educação básica (Saeb). O Saeb e suas diretrizes para as avaliações em larga escala. O trabalho de qualificação educacional a partir dos resultados das avaliações externas. O projeto político pedagógico da escola e os resultados das avaliações externas. Os resultados das avaliações externas para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A relação entre as avaliações externas e as avaliações realizadas em sala de aula.
  • A frequência escolar a partir da legislação federal. O conceito de rendimento escolar e sua base legal. O percurso escolar do aluno a partir da frequência e do rendimento. Definição e organização dos indicadores de qualidade. Ideb, Enem e censo escolar.
  • Os processos psicológicos que envolvem os aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem. Um estudo sobre os processos de inteligências múltiplas. As diferentes abordagens comportamentais sobre a aprendizagem. As análises de comportamento no processo educacional. A importância da aprendizagem organizacional. As ferramentas de apoio para o processo de ensino e aprendizagem.
  • A escola como organização social e sua relação com a sociedade. A gestão escolar como um processo coletivo coordenado pelo administrador escolar. A atuação dos dirigentes escolares com foco na mudança da escola. Características indispensáveis ao diretor escolar. A responsabilidade social de uma escola. O projeto pedagógico na perspectiva da realidade escolar como um instrumento de inovação da prática pedagógica e da implementação do currículo.
  • A evolução histórica do conceito de currículo escolar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O rendimento escolar a partir da intersecção entre currículo e avaliação educacional. Definição de currículo escolar. Currículo escolar e o planejamento educacional. Contribuição do currículo para um planejamento pedagógico com base na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade.