Orientação, Supervisão e Gestão Escolar

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Na escola, a organização do trabalho pedagógico é imersa por inúmeras situações que diariamente desafiam orientadores, supervisores e gestores escolares. Dessa forma, destaca-se como fundamental a qualificação dos conhecimentos acerca das questões administrativas e pedagógicas, que se apresentam cotidianamente nas instituições escolares. O conteúdo deste curso é apresentado com profundidade teórica necessária em nível de pós-graduação, aliado às experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que atuará junto à área da educação, propondo reflexões sobre os principais desafios escolares, os quais requerem uma intervenção educativa, da orientação, da supervisão e da gestão no contexto escolar.

Objetivos:
Especializar profissionais da área da educação e demais interessados em aprimorar seus estudos acerca da orientação, da supervisão e da gestão escolar, destacando as principais reflexões sobre os desafios existentes no contexto educacional, por meio de aportes teóricos e práticos, que abordam a organização do trabalho pedagógico e administrativo na escola.

- Proporcionar conhecimentos, teóricos e práticos, acerca do trabalho realizado com a orientação, a supervisão e a gestão escolar.  

- Reconhecer a importância dos conhecimentos acerca da organização das práticas de orientação, supervisão e gestão escolar.  

- Aprofundar os estudos acerca das relações humanas presentes nos espaços escolares.  

- Oportunizar um aprendizado crítico e reflexivo acerca da atuação do orientador, do supervisor e do gestor escolar na contemporaneidade. 

- Formar profissionais com sólido conhecimento na orientação, na supervisão e na gestão escolar. 

Público-Alvo:
Graduados em pedagogia e áreas afins que pretendam aprofundar seus conhecimentos sobre orientação, supervisão e gestão escolar.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Estudo acerca do comportamento humano, bem como sobre as experiências de Pavlov, Watson e Skinner. Contribuição da escola cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende. Principais pesquisadores da psicologia da educação. Diferentes correntes teóricas da aprendizagem e as teorias da aprendizagem com os processos de ensino e aprendizagem.
  • Estudo acerca da aprendizagem humana e sua natureza multiparadigmática. Teorias cognitivas de aprendizagem e a aprendizagem social sob a lente da teoria cognitiva social de Bandura. Características das principais teorias de aprendizagem. Teoria da aprendizagem de adultos na elaboração de um programa de treinamento. Reconhecimento do processo de ensino e aprendizagem do educando adulto. Definição de andragogia e dos princípios a serem aplicados em sala de aula.
  • Estudo sobre os mecanismos envolvidos na aprendizagem. Processos psicológicos que envolvem os aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem. Processo de inteligências múltiplas. Definição do conceito de aprendizagem. Diferentes abordagens comportamentais de aprendizagem. Aplicação das análises de comportamento no processo educacional. Importância da aprendizagem organizacional e a diferença entre aprendizagem organizacional de organização que aprende (learning organization). Identificação das ferramentas de apoio para o processo de aprendizagem organizacional.
  • Estudo acerca da discussão dos conceitos primários da organização das políticas educacionais. Análise das competências requeridas do gestor educacional. Identificação das áreas de atuação da gestão educacional. Princípios da gestão pública na educação. Relação entre as políticas públicas na educação e a gestão pública na educação escolar. Definição das práticas democráticas e participativas na gestão escolar. Descrição do cenário político, econômico e cultural das políticas de gestão da Educação Básica. Reconhecimento da evolução da gestão participativa e democrática no ambiente escolar. Identificação dos avanços de democratização do ensino religioso.
  • Estudo acerca da definição do ensino. Explicação do que é aprendizagem. Descrição do processo de ensino e aprendizagem segundo os 4 Pilares da Educação da Unesco. ​​​​​​​ Reconhecimento da função social da escola. Análise da importância da educação para a cidadania. Construção de estratégias que promovam relações de cooperação entre a escola, a família e a comunidade. Percurso histórico da formação docente. Identificação do papel do professor. Articulação entre as mudanças na sociedade contemporânea e seus impactos na escola e na atuação docente.
  • Estudo acerca do reconhecimento da escola como organização social e sua relação com a sociedade. Discussão da gestão escolar como um processo coletivo coordenado pelo administrador escolar. Análise da atuação dos dirigentes escolares com foco na mudança da escola. Justificativa da afirmativa "a escola é um sistema", com base nos argumentos utilizados no texto. Identificação das características indispensáveis ao diretor escolar. Indicadores que demonstram a responsabilidade social de uma escola. Conceituação do projeto pedagógico na perspectiva da realidade escolar. Descrição da autonomia legal da autonomia construída pelo coletivo da escola. Utilização do projeto pedagógico como instrumento de inovação da prática pedagógica e da implementação do currículo.
  • Estudo acerca do contexto histórico da teoria da complexidade. Diferença entre os principais conceitos da teoria da complexidade. Teoria da complexidade no contexto da educação contemporânea. Identificação de como se processa a organização e o planejamento do trabalho escolar. Reconhecimento das influências internas e externas que condicionam a prática docente. Análise do espaço de autonomia do professor e do seu impacto no processo de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Definição de currículo escolar, articulando-o à Base Nacional Comum Curricular e ao Projeto Político-Pedagógico. Planejamento da gestão do currículo com foco na aprendizagem. Avaliação da relação das aprendizagens com o currículo praticado na escola.
  • Estudo acerca da relação existente entre o currículo escolar e o planejamento educacional. Contribuição do currículo para um planejamento pedagógico com base na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade. Identificação da avaliação no currículo escolar. Organização das novas formas de avaliação de um currículo que atenda à escola do século 21. Formulação de um portfólio como instrumento para uma avaliação contínua.
  • Estudo acerca da identificação dos sujeitos da comunidade escolar e das relações que permeiam o cotidiano. Definição da equipe de trabalho, bem como das lideranças que otimizam os processos da gestão participativa. Formação das equipes escolares em serviço. Descrição da cultura escolar. Gerência dos conflitos no cotidiano escolar. As ações de enfrentamento aos conflitos na escola. Identificação dos recursos tecnológicos que apoiam a gestão escolar e a gestão pedagógica. Estabelecimento das relações entre recurso tecnológico e metodologia de trabalho no gerenciamento dos indicadores escolares ou na gestão pedagógica e de ensino. Definição do papel do gestor no constante aperfeiçoamento frente ao desenvolvimento da gestão e a sua relação com as tecnologias existentes.
  • Conceito de gestão escolar. Diferença dos tipos de gestão escolar. Identificação da importância da gestão democrática como um instrumento de qualidade social da educação básica. Definição dos indicadores de aprendizagem. Reconhecimento da forma de organização dos indicadores de aprendizagem. Identificação dos indicadores de aprendizagem como instrumentos fundamentais na qualificação educacional. ​​​​​ Importância do trabalho de qualificação educacional a partir dos resultados das avaliações externas. Análise do projeto pedagógico da escola a partir dos resultados da avaliação externa. Desenvolvimento das estratégias para resolução de problemas apresentados na avaliação externa.
  • Estudo acerca dos diversos tipos de comportamentos agressivos. Reconhecimento dos diversos papéis assumidos pelos indivíduos dentro de grupos envolvidos com a agressividade. Gerenciamento de estratégias eficazes para lidar com a agressividade no ambiente escolar. Identificação da origem e da aplicabilidade do conceito de bullying. Reconhecimento dos mecanismos relacionados à prática do bullying no contexto escolar. Desenvolvimento das ações pedagógicas capazes de inibir o bullying, promovendo uma mudança de atitude, em especial, junto aos alunos diretamente envolvidos com tal prática. Reconhecimento da sexualidade como parte do ciclo vital dos indivíduos em sua experiência de socialização. Identificação dos riscos e consequências do comportamento sexual dos indivíduos e a importância de uma educação para a sexualidade. Construção das iniciativas educacionais que visem às transformações sociais e comportamentais frente à discriminação e ao preconceito com relação à diversidade sexual.
  • Estudo acerca das diferentes visões sobre o desenvolvimento de gênero. Reconhecimento dos estereótipos sobre gênero e quatro identidades de gênero. Discussão sobre as questões relacionadas ao gênero no ensino. Reconhecimento da influência das religiões nos valores éticos e humanistas das diversas culturas. Desenvolvimento de uma abordagem inclusiva sobre a temática das religiões, considerando a vasta diversidade religiosa presente no mundo. A promoção de um ensino aconfessional, que respeite e valorize os aspectos positivos das diversas religiões. Relação entre a prática educadora com os conceitos de autonomia e de emancipação dos sujeitos. Identificação dos diversos ambientes educativos como espaços democráticos que possibilitam uma troca de saberes e um mútuo enriquecimento. Repensar sobre a organização dos ambientes educativos para o favorecimento da coletividade, da democracia e da participação.