Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso se propõe a subsidiar a ação de pedagogos que se disponham a atuar em contextos não escolares, na educação não formal, planejando e implementando práticas educativas capazes de promover a construção de novos conhecimentos para os educandos, respeitando suas especificidades e suas demandas. Ao aprofundar os conhecimentos sobre as teorias da aprendizagem e os diferentes contextos nos quais ela ocorre, o curso visa a oportunizar a reflexão em relação ao papel do professor nos diferentes contextos de atuação e a ampliar os conhecimentos sobre diferentes aspectos que devem ser contemplados no planejamento e na implementação das práticas educativas.

Objetivos:
Especializar profissionais da educação para que atuem em espaços educativos não escolares. Subsidiar a ação dos pedagogos em espaços não formais de aprendizagem.

- Oportunizar a ampliação dos conhecimentos sobre as teorias da aprendizagem e suas implicações para as práticas educativas.
- Refletir sobre os diferentes espaços de aprendizagem.
- Compreender a importância de uma educação voltada para o desenvolvimento de competências e identificar o que é necessário para que o desenvolvimento das competências ocorra.
- Analisar os aspectos necessários para que a aprendizagem ocorra em contextos organizacionais.
- Elencar diferentes espaços, formais e não formais, para a atuação do pedagogo.

Público-Alvo:
Profissionais da educação que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre os diferentes espaços de atuação e os diferentes papéis desempenhados pelos Pedagogos em contextos não escolares, para que possam propor ações educativas pertinentes a cada local de atuação.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Fundamentos da teoria da aprendizagem significativa. Conceitos de Pavlov, Watson e Skinner. Estudos comportamentais. Desenvolvimento cognitivo nas teorias de Piaget e Vygostky.
  • Conceito de aprendizagem. Natureza multiparadigmática. Teorias da aprendizagem. Processos psicológicos que envolvem aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem. Inteligências múltiplas. Aprendizagem social sob a lente da teoria cognitiva social de Bandura. Andragogia: princípios da educação de jovens e adultos. Teoria da aprendizagem de adultos na elaboração de programas de treinamento.
  • Processos psicológicos da aprendizagem. Principais abordagens sobre aprendizagem. Aplicação de análises de comportamento no processo educacional. Aprendizagem organizacional. Diferenciação entre aprendizagem organizacional e organização da aprendizagem. Ferramentas de apoio para o processo de aprendizagem organizacional.
  • Teorias da aprendizagem. Teóricos da psicologia da educação. Correntes teóricas da aprendizagem. A relação entre as teorias da aprendizagem e os processos de ensino e aprendizagem. Redes de conhecimento e sua importância para a produção de conhecimentos. Principais redes de aprendizagem. Redes de aprendizagem e gestão do conhecimento. Redes de aprendizagem e inovação. Aprendizagem colaborativa e cooperativa. Planejamento das atividades pedagógicas cooperativas e colaborativas. Instrumentos avaliativos e seus critérios para o atendimento às especificidades do trabalho pedagógico colaborativo e cooperativo.
  • Conceito de aprendizagem organizacional. Processos da aprendizagem organizacional. Tipos de aprendizagem organizacional. Estilos de aprendizagem. Ciclo de aprendizagem. Educação corporativa: conexão entre aprendizado e gestão de conhecimento. Objetivos da gestão do conhecimento. Processos de conversão do conhecimento em aprendizagem. Ferramentas de apoio para a gestão do conhecimento.
  • Currículo e educação por competências. Conceito de competência. O currículo para o desenvolvimento de competências. Limites e possibilidades pedagógicas da organização curricular por competências. Gestão estratégia de competências. Desafios da gestão por competências nas organizações. Trilhas de aprendizagem como organização curricular.
  • Aprendizagem organizacional. Características de uma empresa que aprende. Análise do estágio de aprendizagem das organizações. Ciclo de aprendizagem vivencial. Aprendizagem baseada em situações-problema e sua relação com a aprendizagem vivencial. Ciclo da aprendizagem vivencial e suas etapas componentes. Treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações. Programa de orientação aos colaboradores. Distinção entre treinamento e desenvolvimento de pessoas.
  • O campo e as demandas da educação não formal nas empresas privadas. Ações do pedagogo no espaço empresarial. Ferramentas tecnológicas para a organização das ações educativas no espaço empresarial. A comunicação nas organizações. Níveis de comunicação nas organizações. Diferentes tipos de comunicação nas organizações. Educação corporativa. Estratégias da educação corporativa. Contexto de surgimento da educação corporativa.
  • Modelo estratégico de treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional. Desenvolvimento de programas estratégicos integrados ao negócio da empresa. Ações de treinamento e desenvolvimento e vantagens competitivas organizacionais. Think pair share (TPS) como metodologia de fomento do trabalho em grupo no contexto das metodologias ativas. Características dos elementos da metodologia TPS. Importância de saber trabalhar em grupo. Elementos norteadores da metodologia do design thinking.
  • Níveis e áreas de atuação dos profissionais em pedagogia. Importância da pedagogia na área empresarial. Atuação de pedagogos em espaços não escolares. O perfil do pedagogo dentro de uma organização. Dificuldades em contratar um pedagogo para atuar nas organizações. Perfil do pedagogo para atuação em uma organização. Práticas pedagógicas empresariais. Métodos utilizados em dinâmicas de grupo. Práticas pedagógicas do pedagogo na empresa.
  • Espaços de atuação do pedagogo. Identidade do pedagogo e espaços sociais de trabalho. Setores de atuação do pedagogo no âmbito não escolar. Educação não formal como espaço de atuação da prática do pedagogo. Educação não formal e a ausência de sistematicidade. Técnicas e métodos de atuação do pedagogo na educação não formal. Práticas profissionais do pedagogo em empresas, museus, ONGs, hospitais. Facilitação da aprendizagem em espaços variados.
  • Metas da educação não formal. Gestão na educação não formal. Educação hospitalar e seus fundamentos legais. Espaços e práticas educativas no ambiente hospitalar. Habilidades necessárias ao pedagogo para atuar na educação hospitalar. Perfil do educador social. Papel do educador social na educação não formal. Educador social e espaços coletivos de ação na educação não formal.