Pedagogia Social e Gestão de Projetos Sociais

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Como as práticas pedagógicas são articuladas nos diferentes contextos sociais? Quais são as novas exigências à ação profissional para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade? Diante desses questionamentos, educadores e profissionais que trabalham na educação buscam estratégias para desenvolver suas habilidades e competências, ampliando as possibilidades de inserção profissional.

A pós-graduação em pedagogia social e gestão de projetos sociais tem por objetivo preparar profissionais para atuação em áreas de educação formal e não formal com habilidades e capacidades para planejar e executar práticas educativas direcionadas à emancipação humana.

Objetivos:
Formar profissionais capacitados para atuar em diferentes espaços de práticas pedagógicas com aplicação de conhecimento pedagógico e habilidades de gestão de projetos sociais.

- Capacitar os estudantes para intervir no processo de gestão educacional, de modo a melhorar as etapas pedagógicas.
- Promover a reflexão sobre as políticas públicas de educação e as influências sofridas pelo desenvolvimento tecnológico.
- Viabilizar competências e habilidades para atuação interventiva nos espaços sociais e educacionais, em consonância com a realidade contemporânea.

Público-Alvo:
Profissionais da educação e de outras áreas correlatas que trabalham ou desejam trabalhar com a educação e práticas pedagógicas em suas diferentes possibilidades de atuação.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • O surgimento do estudo do comportamento humano. Desenvolvimento de estudos sobre o comportamento. Experiências de Pavlov, Watson e Skinner. Contribuições de Pavlov, Watson e Skinner para os estudos sobre o comportamento. Escola psicológica: teoria cognitivista. A contribuição da escola cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem. Processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento. Conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende. Teorias da aprendizagem. Principais pesquisadores da psicologia da educação. Diferentes correntes teóricas da aprendizagem. Teorias da aprendizagem com os processos de ensino-aprendizagem.
  • Aspectos históricos, culturais e sociais da educação brasileira. Papel da educação enquanto fator ideológico. Papel social da educação. Sistema aberto de educação. A escola como um sistema social. Pressupostos da escola enquanto sistema social. Diferenças e semelhanças teóricas nas variadas linhas epistemológicas. O valor da relação de afeto no processo de ensino e aprendizagem. A relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem.
  • Sistema educacional brasileiro. Legado histórico da pedagogia no Brasil. A formação do pedagogo no contexto sócio-histórico brasileiro. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) como documento normativo que rege a educação brasileira. Principais alterações na nova LDB. Análise crítica da implementação da política de educação. Desafios com a aprovação da LDB. Organização da educação conforme a LDB. Determinações do Plano Nacional de Educação (PNE). Implementação do Sistema Nacional de Educação e atribuições do Conselho Nacional de Educação.
  • Formação teórica e metodológica na formação acadêmica do pedagogo. Relações existentes entre a formação e a atuação em contexto escolar. A influência dos desafios contemporâneos na formação do pedagogo. A importância das entidades de classe na formação profissional. A influência das entidades de classe no contexto educacional brasileiro. A influência dos movimentos representativos na atuação profissional e na definição da remuneração profissional. Bases legais que fundamentam a formação e a atuação profissional do pedagogo. A Resolução CNE/CP nº 2/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais. A importância da formação profissional em consonância com a Base Nacional Comum Curricular.
  • Identificar os espaços de atuação profissional do pedagogo. As ações desenvolvidas dentro de cada espaço social. Os setores de atuação do pedagogo no âmbito não escolar. As etapas da educação nos quais os profissionais de pedagogia estão habilitados a atuar. A pedagogia na área empresarial. Atuação de pedagogos em espaços não escolares. Ensino e aprendizagem como objetos de trabalho do pedagogo. Perfil de um pedagogo. Perfil profissional, objeto de trabalho e os desafios do contexto educacional atual.
  • Capacitação de educadores para atuar em lugares distintos de ensino. reconhecimento da educação não formal em lugares diversos. identificação de espaços não-escolares possíveis ao pedagogo. técnicas e métodos para o pedagogo trabalhar com a educação não formal. práticas profissionais do pedagogo em empresas, museus, organizações não governamentais, hospitais, entre outros. profissional de pedagogia como facilitador de aprendizagem em diferentes espaços. o perfil do pedagogo nas organizações. as dificuldades na contratação do pedagogo em organizações. perfil do pedagogo para contratação em organizações.
  • Diversidade humana e suas formas de expressão. Desafios para a construção de uma educação de qualidade com respeito à diversidade. Equidade a partir da diversidade nas escolas e nos diferentes contextos sociais. Tipos de deficiência e transtornos encontrados entre os estudantes. A prática inclusiva e a educação aberta à diversidade. Relacionamento com alunos com deficiência. Garantias da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Relação entre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a legislação educacional brasileira.
  • Globalização e política educacional. Internacionalização da educação básica. O papel do Estado no contexto de globalização da política educacional. O trabalho docente e as alterações na política educacional. O papel do professor na formulação e execução da política educacional. A formação de professores e a política educacional. Contextos históricos, econômicos, políticos e culturais na elaboração e implementação de políticas educacionais. Elaboração de políticas públicas na mundialização da política e internacionalização da economia. Mudanças da relação entre educação e Estado a partir das políticas públicas para diferentes níveis de ensino.
  • Conceitos de educação e as suas características. O conceito de cultura organizacional. As tendências do cenário contemporâneo referente à educação na cultura organizacional. Conceito de educação. conceito de cultura. a relação entre educação e cultura. fundamentos do comportamento organizacional. grupos formais e informais nas organizações. aspectos motivacionais e desmotivacionais que atuam sobre as organizações.
  • Características e público-alvo dos projetos sociais. Relação entre o espaço de educação não formal e a inclusão social. Projetos sociais de sucesso. As vantagens de trabalhar com projetos. Elaboração de projetos temáticos com os alunos. Projeto como parte de uma problematização. Conceitos, semelhanças e diferenças de projetos e programas. Como efetivar políticas públicas por meio de projetos e programas. Relação entre gestão social e execução de programas e projetos de políticas públicas.
  • Fundamentos da Pedagogia de projetos. Principais características do trabalho com projetos em sala de aula. A capacidade individual de buscar conhecimento a partir das demandas. A importância dos projetos para as organizações. Como são estruturados os projetos pedagógicos nas organizações. Diferenciando projetos pedagógicos para treinamento e para desenvolvimento de pessoas. Conceitos de educação e suas características. Conceito de cultura educacional. Tendências do cenário contemporâneo na cultura organizacional.
  • Criatividade e inovação nas organizações. Principais características de um profissional inovador. Criatividade dos profissionais por intermédio de demandas. Conceito de gestão escolar. Tipos de gestão escolar. A importância da gestão democrática como um instrumento de qualidade social da educação básica. Função social da educação. O papel da gestão educacional na garantia do direito à educação no âmbito das políticas públicas. Comparação entre políticas de enfrentamento das desigualdades e políticas para inclusão social no âmbito da gestão educacional.