Pedagogia

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Curso desenvolvido para atender as demandas do mercado educacional e para melhor preparar o profissional da educação a desenvolver seu fazer pedagógico dentro e fora da sala de aula.

Objetivos:
Instrumentalizar o profissional da educação nas bases teóricas da educação em ação com o fazer pedagógico no contexto contemporâneo digital.

- Discorrer sobre as teorias da educação no contexto histórico.
- Apresentar conceitos e práticas da gestão no contexto educacional.
- Debater sobre a ação do pedagogo dentro e fora do espaço escolar.
- Instrumentalizar o estudante com as novas técnicas de ensino no contexto contemporâneo.

Público-Alvo:
Profissionais da área da pedagogia, bem como licenciados e bacharéis na área de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, ciências exatas, psicologia, assistência social e arte.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Panorama dos modelos de ação educativa que percorrem desde a educação tradicional até a educação híbrida digital. Principais teóricos da educação clássica e contemporânea. Aspectos da Educação em relação à sociedade contemporânea. Desafios e soluções da educação na era digital.
  • Definição geral do conceito de aprendizagem. Apresentação dos estilos de aprendizado para melhor ensinar. Exposição do ciclo vital e as fases do desenvolvimento do aprender no contexto da sala de aula. Apresentação da teoria das múltiplas inteligências e sua importância no fazer pedagógico. Ações na sala de aula e métodos de aprendizado.
  • As bases pedagógicas do ensino brasileiro. Contribuições do ensino tradicional para o desenvolvimento do ensino digital. Conceitualização da pedagogia digital e o ensino híbrido, formação docente e os aspectos gerais da profissão. Apresentação de intervenções didáticas como as trilhas de aprendizagem.
  • Estrutura de um planejamento escolar. Organização e planejamento do trabalho escolar numa dinâmica efetiva e colaborativa. Aspectos gerais da gestão e construção do currículo, visando ao processo de aprendizado dos educandos.
  • Processos básicos e didáticos por meio da análise das formas de ensinar e aprender. Reflexão sobre a escola como promotora da educação para e na cidadania. Papel do docente e a importância de sua formação ser contínua e atualizada.
  • A ação do pedagogo para além da didática por meio do ensino de gestão de pessoas nas instituições educativas. Gestão de conflitos na escola. Bases teóricas e práticas da gestão escolar por meio da utilização das tecnologias digitais.
  • Analise da ação profissional do pedagogo. Áreas de atuação que saem do ambiente escolar. Perfil e o contribuição do pedagogo dentro de uma organização. Bases técnicas das práticas pedagógicas no meio empresarial e corporativo.
  • O papel do pedagogo para além da sala de aula por meio da reflexão sobre a identidade do pedagogo e espaços sociais de trabalho. As bases da educação não formal como espaço de atuação da prática do pedagogo. As práticas aplicadas na educação não formal como espaço de atuação do pedagogo para além da sala de aula.
  • Aspectos gerais do ensino e da gestão na educação não formal. As bases metodológicas e teóricas da escolarização no ambiente hospitalar. Os princípios didáticos da ação do educador social no contexto comunitário.
  • O modelo híbrido de ensino e aprendizagem. As opções digitais de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). As bases da aprendizagem colaborativa na educação a distância com o uso das tecnologias da web em tempos de transformação do ensino contemporâneo.
  • As bases da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida. O processo de ensino e de aprendizagem na cultura digital. Os processos do aprendizado ativo e colaborativo no âmbito da sala de aula.
  • Conceitos de brainwriting e brainstorm. Introdução sobre as aprendizagens colaborativa e cooperativa. Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem que envolvem o ensino híbrido e o ensino ativo dentro e fora do contexto escolar.