Personal Trainer

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

Preparar profissionais para proporcionar o desenvolvimento da conscientização sobre a importância de avaliação completa para o planejamento e execução de um programa de treinamento personalizado, aprofundando os estudos nos fundamentos cineantropométricos do movimento humano e da fisiologia do exercício.

Objetivos:
* Proporcionar o desenvolvimento da conscientização sobre a importância de avaliação completa para o planejamento e execução de um programa de treinamento personalizado.
* Aprofundar os estudos nos fundamentos cineantropométricos do movimento humano e da fisiologia do exercício.
* Construir referências que evidenciam a importância de uma prática totalmente baseada em evidências.
* Adquirir competências que possibilite um trabalho com diferentes populações, ampliando o seu escopo de atuação.

Público-Alvo:
Graduados em curso superior de Educação Física Licenciatura/bacharelado.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 



Disciplinas

  • Conceitos da fisiologia da atividade física. Metabolismo energético e transferência de energia no exercício. Consumo de energia durante o repouso e no exercício físico. Adaptações cardiorrespiratórias e neuromusculares no exercício físico. Respostas agudas e crônicas do sistema cardiorrespiratório e neuromuscular ao exercício físico em diferentes intensidades. Resposta ao exercício em ambientes diversos.
  • Introdução e estudo das linhas de atuação da biomecânica. Adaptação e evolução do sistema locomotor. Conceitos de cinemática, cinética e dinâmica. Biomecânica óssea e muscular e articular. Análises qualitativas e quantitativas do movimento humano.
  • Anatomia e fisiologia aplicadas ao alongamento e flexibilidade. Métodos de treinamento da flexibilidade. Interações com o treinamento de força. Prevenção de lesões e influências na performance.
  • Introdução à nutrição no esporte. Metabolismo energético no exercício físico. Avaliação da composição corporal de atletas. Importância dos macronutrientes na atividade física. Planejamento dietético para praticantes de exercício físico. Nutrição pré, durante e pós exercício. Hidratação. Recursos ergogênicos nutricionais.
  • Apresenta como deve ser realizada a abordagem inicial com o aluno, sobre identificação de alterações de fatores de risco coronariano, estilo de vida e nutricional. Aborda as questões relacionadas à mudança do estilo de vida e a prática de hábitos saudáveis relacionados à promoção da saúde e bem-estar. Orienta a aplicação de escalas de triagem para nortear a avaliação física do aluno.
  • Apresenta os testes para medir e avaliar as capacidades neuromotoras de flexibilidade, força, resistência muscular, coordenação motora, agilidade, equilíbrio. e os sete movimentos funcionais: agachamento, elevação alternada da perna estendida, avanço, mobilidade dos ombros, extensão dos cotovelos, flexão do quadril, apoio ventral com flexão do ombro e rotação do tronco. Orienta como realizar a aplicação pratica dos testes utilizando equipamentos específicos bem como interpretar e discutir os resultados com o aluno/cliente.
  • Apresenta os testes de medida direta e indireta para avaliar a potência aeróbia e limiar de lactato. Orienta como realizar a aplicação pratica dos testes utilizando a bicicleta, esteira e pista bem como interpretar e discutir os resultados com o aluno/cliente.
  • Apresenta a a elaboração de sessões de treinamento personalizado de acordo com o nível de aptidão física e objetivos do aluno/cliente. Orienta como selecionar os diferentes métodos e técnicas de exercícios - Cíclicos, Acíclicos, Alongamento Ativo, FNP, Pilates, Treinamento Funcional Massagem, Relaxamento, Musculação, como estratégias de ensino para a montagem e aplicação prática de sessões de treinamento personalizado. Prescrições, indicações e contra-indicações dos tipos de exercícios mostrados.
  • Fundamentos e Estruturação do Treinamento personalizado físico e Funcional para indivíduos especiais. Programa de Atividades adaptadas para grupos diferenciados: obesos, cardíacos, gestantes, asmáticos, deficientes, transtornos mentais e outros. Indicações, contra-indicações e aplicação médica. Implementação de equipamentos e espaço físico.
  • Conjunto de atividades físicas a partir de fundamentos das mais diversas modalidades de de luta, como o muay thai, o boxe, jiujitsu. Principais benefícios das artes marciais.
  • Estudo dos conceitos dos Princípios do Treinamento Desportivo. São eles: Principio da Individualidade Biológica, Princípio da Adaptação, Princípio da Variedade, Princípio da Continuidade, Princípio da Especificidade, Princípio da Relação Volume e Intensidade e Princípio da Saúde, em suas aplicações na nova perspectiva do treinamento funcional.
  • Prescrição do Treinamento HIIT para diferentes Grupos Populacionais e Objetivos de Treinamento através de protocolos validados cientificamente.
  • Estudo dos conceitos e estruturas do treinamento desportivo. Entendimento do processo de treinamento para aquisição e manutenção dos objetivos conforme as características individuais e os objetivos do treinamento. Estímulos e atividades diversificadas, podendo contribuir de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e desenvolvimento das capacidades motoras durante a fase de adaptação com a bola suíça para aquisição e manutenção da performance.
  • Desmaios (sincope). Crise convulsiva. Afogamento. Choque. Noções de imobilização e transporte. Protocolos iniciais, biomecânica e cinemática de trauma.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) Disciplina exclusiva CENSUPEG

(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.


Supervisor Técnico


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.