Perícia Contábil

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O contexto das corporações tem passado por um momento único. A nova dinâmica das transações econômicas, cada vez mais rápidas, complexas e integradas, tem imposto importantes desafios aos governos, aos órgãos supranacionais e às mais diversas partes interessadas. As transações começaram a derrubar as barreiras geográficas de países e territórios, tornando o conhecimento cada vez mais integrado. Áreas tradicionais como contabilidade, Direito, auditoria e perícia não estão imunes a essas mudanças, já que, desses profissionais, é cada vez mais demandada uma formação holística, multidisciplinar e capaz de conectar os pontos. É justamente a proposta deste programa.

A pós-graduação em perícia contábil aborda o tema com uma visão ampla, sendo estruturada em quatro eixos: avaliação de investimentos, fundamentos gerais da perícia contábil, áreas e normas da perícia contábil e procedimentos técnicos da perícia contábil, que, em conjunto, proporcionarão uma experiência que irá além da preparação de laudos periciais.

Objetivos:
Fornecer o conhecimento teórico e prático que habilite o participante a atuar como perito contábil, bem como fornecer subsídios para eventuais exames de qualificação técnica para perícia contábil.

- Compreender as diferenças de atuação dos profissionais da auditoria e de perícia.
- Identificar a relação entre as atividades periciais e o processo civil brasileiro.
- Demonstrar como o conhecimento do ferramental contábil pode auxiliar o profissional em todos os temas citados.
- Identificar a importância da perícia contábil nos métodos alternativos de solução de conflitos, como mediação, conciliação e arbitragem.

Público-Alvo:
Profissionais da contabilidade, gestores, advogados, profissionais de auditoria e de controles internos, tanto na esfera pública quanto privada. Além disso, os demais interessados e impactados pela atividade pericial, como mediadores, árbitros, profissionais do mercado financeiro e de consultoria, também poderão obter interessantes aportes deste curso.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • O estudo dos demonstrativos econômico-financeiros de uma empresa é fundamental para a atividade de perícia, pois, em diversas situações, será requerido do perito uma opinião acerca dos valores de ativos, passivos e do patrimônio de uma entidade, para além do que é visível nos relatórios produzidos pela empresa. Conteúdos abordados: análise das demonstrações contábeis; método de análise de fluxos de caixa.
  • A avaliação de empresas permite aos administradores a identificação de processos que precisam ser revistos, setores carentes de controle interno, bem como potenciais riscos nas operações da entidade. Isso porque o processo de avaliação de empresas busca a aferição do valor patrimonial e de mercado das empresas, cujas técnicas envolvem, entre outras, identificar potenciais eventos que possam diminuir o valor futuro ao adquirente. Nesse contexto, os trabalhos de auditoria, compliance e gestão de riscos influenciam de forma relevante o valor da empresa. Conteúdos abordados: avaliação de empresas; valor patrimonial das empresas; valor de mercado das empresas.
  • Nesta disciplina, os procedimentos de perícia contábil serão contextualizados em três temáticas, quais sejam a avaliação do patrimônio, a dissolução societária e a apuração de haveres. A contextualização da atividade pericial é importante, pois as diferentes demandas e, portanto, as diferentes partes envolvidas demandam do perito uma condução diferenciada dos trabalhos. Esta disciplina apresentará as especificidades de cada um desses contextos. Conteúdos abordados: perícia contábil na avaliação do patrimônio; perícia contábil em dissolução societária; perícia contábil na apuração de haveres.
  • Confusões sobre perícia contábil e auditoria são comuns. Apesar de terem em comum o uso dos conhecimentos contábeis na produção de seus relatórios, pareceres e laudos, perícia e auditoria não se confundem. O principal usuário da informação de seus produtos difere nos propósitos e objetivos, o que torna único o desenvolvimento de cada um dos trabalhos. Nesta disciplina, serão abordados os principais aspectos que diferem o trabalho pericial do da auditoria, e em que aspectos podem se assemelhar. Conteúdos abordados: objetos e tipos de perícia; diferença entre perícia e auditoria.
  • As perícias existem nas mais diversas áreas do conhecimento humano, cada qual com as suas abordagens, premissas e especificidades. A ciência contábil tem como objeto o patrimônio das entidades, logo a perícia contábil visa a explicar divergências de valoração de tais patrimônios e a apuração de haveres em eventuais conflitos de interesses envolvendo partes interessadas. Nesta disciplina, serão analisadas as diversas causas que motivam as perícias contábeis. Conteúdos abordados: fundamentos da perícia contábil; a perícia contábil nas várias causas judiciais; tópicos contemporâneos de perícia contábil.
  • Nesta disciplina, serão abordados temas de relevância que nortearão a atuação do perito, como, por exemplo, as Normas Brasileiras de Contabilidade, que versam sobre o procedimento de indicação do perito-contador assistente técnico, os direitos e deveres funcionais do profissional e a atuação do perito na arbitragem, e ainda alguns deveres do profissional, como participar dos programas de formação continuada para se manter atualizados em relação à profissão. Conteúdos abordados: perfil do profissional em perícia; ética; responsabilidades; pessoalidade na função; recusas; substituições.
  • O papel do perito é decisivo em algumas situações como a recuperação judicial e discussões nas esferas trabalhista e tributária. Cada área demandará do perito conhecimentos especializados da legislação, as fontes normativas, as peculiaridades das operações e os principais julgados dos tribunais. O conhecimento das questões legais é fundamental para que o profissional conheça a contribuição do laudo pericial nessas áreas de especialidade. Conteúdos abordados: perícia contábil na nova lei de falências e recuperação judicial; perícia contábil na área trabalhista e tributária.
  • A perícia contábil, assim como qualquer atividade de especialização técnica, é regida por normas aplicáveis à atividade. Tais normas visam a padronizar os procedimentos, equalizar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, garantir a segurança e medir eventuais desvios de conduta profissional. No caso da perícia contábil, além das normas que regem a própria categoria, há que ser observada as normas constantes no Código de Processo Civil, que dispõe sobre admissão da perícia, escolha do perito, suspeição, entre outros aspectos. Conteúdos abordados: Código de Processo Civil; Código de Ética Profissional do Contador; normas brasileiras sobre perícias contábeis.
  • As provas são fundamentais no processo judicial, pois quando fatos são levados ao juízo devem estar em concordância com as normas processuais. O procedimento probatório, ou seja, produção, proposição e admissibilidade das provas são presentes nos mais variados processos, como trabalhistas, cíveis, penais e tributários. A perícia se conecta com esse tema, pois a prova pericial busca solucionar uma controversa técnica no processo, auxiliando o juízo em suas decisões. Conteúdos abordados: provas admitidas no Direito brasileiro; prova pericial; perícias trabalhistas.
  • O fluxo dos trabalhos de perícia contábil não é aleatório. O chamado ciclo de perícia contábil envolve a nomeação do perito, apresentação de honorários, aprovação, planejamento e início dos trabalhos. O produto do trabalho pericial consiste na solicitação da documentação pertinente, verificação dos documentos, análise de quesitos formulados, oitivas e preparação do laudo. Conteúdos abordados: ciclo de perícia contábil; prazos e documentações para o suporte das perícias; formulação de quesitos.
  • Neste tópico, serão abordados os procedimentos de mediação, conciliação e arbitragem no contexto da atividade pericial. A mediação é um processo formal, complementar ou alternativo para trazer mais celeridade à resolução da lide. Nessas situações, o papel do perito é de extrema importância para trazer de forma objetiva e assertiva valores que são objetos de controversa na lide. Conteúdos abordados: mediação, conciliação e arbitragem – conceitos, fundamentação legal e procedimentos.
  • O laudo pericial é o resultado do trabalho do perito, que é um documento escrito em que são registrados, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e a manifestação e conclusão do perito acerca da situação demandada no processo. A elaboração do laudo deve seguir um padrão de clareza e objetividade na comunicação, bem como o correto uso da linguagem. Nesta disciplina, será a abordada a estruturação dos laudos, além de temas complementares, como a forma de elaboração, estimativa e apresentação dos honorários periciais no curso do processo. Conteúdos abordados: noções gerais sobre laudos periciais e honorários periciais.