Política e Sociedade

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Política e Sociedade proporciona uma fundamentação teórica acerca dos fenômenos sociopolíticos, apresentando, assim, as relações entre ciência política, acontecimentos históricos e forças sociais.  

Objetivos:
O curso tem como objetivo subsidiar uma compreensão ampla do funcionamento da sociedade e mostrar sua interface com o trabalho educativo, fornecendo os fundamentos metodológicos e práticos para a atuação docente.  

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.




Disciplinas

  • Estado, capitalismo e luta de classes; Estado, liberalismo e bem comum; formas de governo e regimes políticos - democracia, ditadura, presidencialismo, parlamentarismo, república e monarquia; ideologia: trabalho e dominação; burocracia - controle, poder e alienação; globalização, neoliberalismo e imperialismo.
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.
  • Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.
  • Interfaces e mútua dependência das partes que compõem a sociedade. A sociedade agrícola, industrial e pós-industrial. Sociedade agrícola (civilizações grega e romana, cristianismo e ordem feudal) e industrial (sistemas de produção, social e político, capitalismo e socialismo, crise e ruptura). Surgimento e desenvolvimento da globalização. Impacto da Revolução Industrial sobre a economia mundial. Surgimento do capital financeiro. Ordem internacional estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial. Revolução tecnológica e novo ciclo de expansão do capitalismo. Características da sociedade pós-industrial (sentido e rumo das mudanças, conhecimento e velocidade, empreender na nova economia). Crise nas identidades individual e coletiva da humanidade. Sistemas de poder e suas representações. Sociedade brasileira como sistema, sua realidade e suas perspectivas democráticas.
  • A Ciência Política no conjunto das Ciências Sociais e como instrumento de análise do Homem, entendido como “animal político”. A organização política da sociedade contemporânea e as estruturas de poder vigentes. Estado: análise do mesmo enquanto fenômeno jurídico e político. A formação do Estado. O Estado moderno. Formas de Estado. Formas de Governo. Sistemas de Governo. Sistema Eleitoral. Estado Liberal de Direito. Estados Não Liberais. Estado Social de Direito. Estado Neoliberal. Estado Brasileiro.
  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
  • Origens e transformações do Estado moderno; globalização e novas configurações políticas contemporâneas; Estado, políticas públicas e modelos de Estado do bem-estar social; Estado e sistema de proteção social brasileiro; Estado, movimentos sociais e organizações não governamentais
  • Sociologia e educação; Sociologia da educação no Brasil; Educação e família; infância e juventude; Escola; Estratificação social; Movimentos sociais; Estado; Profissão docente.

Diferenciais

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.